marisete-rodrigues-de-moraes-6

marisete-rodrigues-de-moraes-6

Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Biologia e Química, Química
12
perguntas
Perguntas
há quase 9 anos

crise econômica

A crise econômica que marcou as primeiras décadas do século XX decorre das seguintes determinações sócio-históricas:Escolha uma:a. ampliação do capital e formação de países socialistas.b. queda da bolsa de Nova Iorque, independência de países latinoamericanos e hegemonia norte americana na economia e política.c. presença da ideologia fascista, desenvolvimento do capitalismo concorrencial e formação de países socialistas.d. queda da bolsa de Nova Iorque, grandes Guerras Mundiais, ampliação da ideologia fascista e desenvolvimento de países socialistas.
0
há quase 9 anos

Gênero

Quando Segato afirma que: "Masculino e feminino são, nesta tese, posições relativas, que se encontram mais ou menos estavelmente representadas pelas anatomias de homens e mulheres na vida social. Mas não necessariamente. De fato, no seio das instituições totais, como cárceres e conventos, estas posições relativas ressurgem (e não me refiro somente à sua reedição no campo da sexualidade, mas aponto para o universo mais amplo das relações afetivas), agora reencarnadas em anatomias uniformes", a autora está nos dizendo que:Escolha uma:a. A autora está nos dizendo, com sua tese, que "masculino" e "feminino" não se referem, dentro dos estudos de gênero, aos aspectos morfológicos que geralmente são confundidos com gênero (como os órgãos sexuais), mas sim que "masculino" e "feminino" se referem às posições tomadas pelos sujeito dentro das culturas e das sociedades.b. A autora está nos dizendo que "masculino" e "feminino" se referem aos sexos com os quais nascemos, mas independente disso, ao longo da vida podemos escolher o gênero com o qual vamos nos identificar. Portanto, é possível haver mulheres "masculinas" e homens "femininos".c. Com "posições relativas", a autora se refere à pluralidade de condições genéticas que podem definir o gênero, ou seja, definir se alguém é mulher ou homem, como no caso do hermafroditismo.d. A autora está dizendo que nas instituições religiosas a ideia de gênero é definida segundo os caracteres da morfologia sexual, reprodutiva, dos sujeitos, enquanto na sociedade a ideia de gênero é definida pela representação social desse sujeito.
0
há mais de 6 anos

Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão que se constituiu através da contradição da sociedade capitalista. Nesse sentido, tem sua identidade construída às lutas sociais vislumbrando a construção de direitos sociais, bem como de sua plena efetivação no curso da vida social. Com base nisso, comente sobre o objeto da profissão e a construção de sua identidade.
0
há quase 9 anos

A probreza

“A pobreza não é uma certa relação de bens, nem simples relação entre meios e fins; acima de tudo, é relação entre pessoas”. (SAHLINS: 1978, p.42)A frase acima expressa uma conclusão importante do autor Marshall Sahlins sobre a pobreza que nos remete a um olhar da antropologia olhar para as relações econômicas.scolha uma:a. A antropologia pensa a pobreza como uma conseqüência dos índices de desenvolvimento humano, como a renda per capta.b. Para a antropologia, é a forma como pensamos culturalmente as próprias relações econômicas que define o que é pobreza ou riqueza.c. A antropologia considera que a pobreza é fruto da relação alienada entre os homens e as mercadorias.d. Para a antropologia, dizer que a pobreza é uma relação entre pessoas significa que ela é fruto da desigualdade social.
1