Instituto Florence de Ensino Superior

Discentes:

Anne Elen Cardoso

Jéssica Santos

Mônica Salvador

Thamires Prado

É uma empresa de distribuição e comércio de produtos farmacêuticos, pertencente a Ultrapar .A empresa está entre as 10 maiores redes de farmácias do Brasil, com lojas nas Regiões Norte e Nordeste.

Ambiente Interno

  • Endereço: Av. dos Libaneses nº3503,Aeroporto Cunha Machado, loja 23 Tirirical- São Luís- MA;

  • Ramo de atuação: Mercado de produtos farmacêuticos e cosméticos SA;

  • Número de Funcionários: 14

  • Horário de Funcionamento: 24 hrs;

  • Grupo no qual faz parte: Ultrapar, Rede Extrafarma ;

História

  • Pedro de Castro Lazera fundou em 2 de Dezembro de 1960, a Imifarma, inicialmente focada no mercado de distribuição de medicamentos;

  • Na década de 90, a Imifarma passou a operar no mercado de varejo por meio de rede própria de farmácias sob o nome Extrafarma. A rede de lojas começou em Belém e expandiu-se para outras áreas do Pará e para os estados de Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte;

Infraestrutura Física

Infraestrutura física

Infraestrutura física

  • As instalações atendem/correspondem às normas legais do país de acordo com as normas da RESOLUÇÃO-RDC No- 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009 CAPÍTULO III que trata da infraestrutura física;

  • Lixo

Tanto o transporte como a destinação devem ser realizados por empresas licenciadas nos órgãos ambientais estaduais competentes;

  • Insalubridade no local de trabalho

Sim, há insalubridade no local de trabalho

 • Segurança e condições de higiene no trabalho

O local contém um sistema de segurança contendo câmeras internas pertencentes à Drogaria e externas da Polícia Federal, assim tendo um controle maior de segurança. O local possui um controle de higiene rigoroso como preconizado pela Anvisa.

 

Infraestrutura física

• Adequação tecnológica

A referente Drogaria conta com a tecnologia necessária para um melhor funcionamento, como programas de computador para pesquisas e registros de controle.

Transportes

• Meios de transportes utilizados pelos empregados: coletivo, táxi( para quem trabalha na madrugada) e condução própria;

  • Não possui um acesso viário facilitado, possuindo apenas um coletivo(Aeroporto São Cristovão);

Situação Econômica

  • A loja, faz parte de uma rede que fatura mais de 1 bilhão de reais por ano, sendo anti-ético, falar sobre valores e faturamento de lojas individuais;

Produtos e Serviços

  • cosméticos;

  • perfumes;

  • Celulares;

  • produtos de higiene pessoal;

  • produtos médicos (utilização por leigos em ambientes domésticos) Ex: luva; nebulizador; glicosímetro; munhequeira; talas; monitor de pressão; termômetro; canetas para aplicação de insulina; teste de gravidez etc.

Clima Organizacional

  • Acontece em 3 níveis:

  • Estratégico: Onde diretores através de pesquisas decidem os rumos estratégicos a serem tomadas dentro da instituição;

  • Tático: Supervisores, gerentes , trabalham na área financeira, Rh e tomada decisões;

  • Operacional:Compreendendo colaboradores, trabalhando diretamente ao atendimento ao cliente;

Clima Organizacional

  • Aferição da imagem que o público interno tem da organização:

  • A organização oferece boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento, investimento na carreira dos funcionários, sendo assim um ambiente bom para o trabalho;

Clima Organizacional

  • Pontos fortes:

  • Pagamento em dia;

  • Plano de saúde;

  • Comissão;

  • Vale alimentação;

Norteadores Estratégicos

  • Missão:

  • Transmitir segurança, preservando e valorizando a saúde de nossos clientes e colaboradores, objetivando o bem estar, comprometendo-nos em prestar um atendimento total com preços justos.

Norteadores Estratégicos

  • Visão:

  • Ser a melhor empresa em nosso segmento, buscando sempre o crescimento e fortalecimento da marca;

  • Valores:

  • Ética , organização,valorização, confiança e qualidade;

Capital Intelectual

  • Ativos de mercado: marcas, fidelidade dos clientes, canal de distribuição, licenças, clientes, contratos de franquia, nome da organização, sua logomarca;

  • Ativos centrados no indivíduo: formação, qualificações profissionais, conhecimentos e competências associadas com o trabalho;

Ambiente Externo

  • Concorrência

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem hoje no Brasil aproximadamente 97 mil farmácias e drogarias, uma quantidade considerável de concorrência;

  • É a única farmácia no aeroporto de São Luís;

  • Não Trabalha com ações sociais;

Comunicação e Mix de Marketing

  • Internet

  • E-mail

  • Reuniões

  • Eventos Especiais

Mix de Marketing

      Estratégias aplicadas

Identificar, atrair e manter clientes rentáveis. Uma das estratégias utilizadas na drogaria é o Marketing de Relacionamento que busca conhecer o perfil do consumidor, para identificar com maior probabilidade de acerto quais são suas reais necessidades. A partir daí, realiza ofertas específicas que visam à satisfação e posterior fidelização do cliente. Uma das estratégias envolve o estudo do comportamento do consumidor através de um banco de dados eficiente, para que se exerça o gerenciamento das relações com os clientes. Existem, ainda, programas de relacionamento que buscam a fidelização dos consumidores. Portanto, estabelecer um relacionamento com o cliente torna-se um diferencial para a organização frente à concorrência.

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