Bio Guia Do Estudante 2017

Bio Guia Do Estudante 2017

(Parte 1 de 9)

VESTIBULAR+ENEM 2017 W .GUIADOES TUD ANTE.C OM.BR arrow AULAS SOBRE OS TEMAS QUE MAIS CAEM NAS PROVAS biologia

VICTOR CIVITA ROBERTO CIVITA
(1907-1990) (1936-2013)

Fundada em 1950

Conselho Editorial: Victor Civita Neto (Presidente),

Thomaz Souto Côrrea (Vice-Presidente), Alecsandra Zapparoli, Eurípedes Alcântara Giancarlo Civita e José Roberto Guzzo

Presidente do Grupo Abril: Walter Longo Diretor de Operações: Fábio Petrossi Gallo Diretor Comercial: Rogério Gabriel Comprido

Diretor de Planejamento, Controle e Operações: Edilson Soares

Diretora de Serviços de Marketing: Andrea Abelleira

Diretor de Tecnologia: Carlos Sangiorgio Diretor de Vendas para Audiência: Dimas Mietto

Diretora de Conteúdo: Alecsandra Zapparolli

Diretor Editorial - Estilo de Vida: Sérgio Gwercman

Diretor de Redação: Fabio Volpe

Diretor de Arte: Fábio Bosquê Editores: Ana Prado, Fábio Akio Sasaki, Lisandra Matias, Paulo Montoia Repórter: Ana Lourenço Analista de Informações Gerenciais: Simone Chaves de Toledo Analista de Informações Gerenciais Jr.: Maria Fernanda Teperdgian Designers: Dânue Falcão, Vitor Inoue Estagiários: Guilherme Eler, Paula Lepinski, Sophia Kraenkel Atendimento ao Leitor: Carolina Garofalo, Sandra Hadich, Sonia Santos, Walkiria Giorgino CTI Eduardo Blanco (Supervisor)

PRODUTO DIGITAL Gerente de Negócios Digitais: Marianne Nishihata Gerentes de Produto: Pedro Moreno e Renata Gomes de Aguiar Analistas de Produto: Elaine Cristina dos Santos e Leonam Bernardo Designers: Danilo Braga, Juliana Moreira, Simone Yamamoto Animação: Felipe Thiroux Estagiário: Daniel Ito Desenvolvimento: Anderson Renato Poli, Cah Felix, Denis V Russo, Eduardo Borges Ferreira, Elton Prado. Estagiário: Vinicius Arruda

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Edição: Thereza Venturoli Consultoria: Adelaide Ferreira Marsiglio Ilustração: 45 Jujubas (capa) Infografia: Estúdio Pingado e Multi-SP Revisão: José Vicente Bernardo w.guiadoestudante.com.br

GE BIOLOGIA 2017 ed.5 (ISBN 978-85-69522-17-1) é uma publicação da Editora Abril. Distribuída em todo o país pela Dinap S.A. Distribuidora Nacional de Publicações, São Paulo.

IMPRESSA NA GRÁFICA ABRIL Av. Otaviano Alves de Lima, 40, CEP 02909-900 – Freguesia do Ó – São Paulo – SP

5GE BIOLOGIA 2017

O passo final é reforçar os estudos sobre atualidades, pois as provas exigem alunos cada vez mais antenados com os principais fatos que ocorrem no Brasil e no mundo. Além disso, é preciso conhecer em detalhes o seu processo seletivo – o Enem, por exemplo, é bastante diferente dos demais vestibulares.

arrow COMO O GE PODE AJUDAR VOCÊ O GE Enem e o GE Fuvest são dois verdadeiros “manuais de instrução”, que mantêm você atualizado sobre todos os segredos dos dois maiores vestibulares do país. Com duas edições no ano, o GE ATUALIDADES traz fatos do noticiário que podem cair nas próximas provas – e com explicações claras, para quem não tem o costume de ler jornais nem revistas.

Um plano para os seus estudos

Este GUIA DO ESTUDANTE BIOLOGIA oferece uma ajuda e tanto para as provas, mas é claro que um único guia não abrange toda a preparação necessária para o Enem e os demais vestibulares.

É por isso que o GUIA DO ESTUDANTE tem uma série de publicações que, juntas, fornecem um material completo para um ótimo plano de estudos. O roteiro a seguir é uma sugestão de como você pode tirar melhor proveito de nossos guias, seguindo uma trilha segura para o sucesso nas provas.

O primeiro passo para todo vestibulando é escolher com clareza a carreira e a universidade onde pretende estudar. Conhecendo o grau de dificuldade do processo seletivo e as matérias que têm peso maior na hora da prova, fica bem mais fácil planejar os seus estudos para obter bons resultados.

arrow COMO O GE PODE AJUDAR VOCÊ O GE PROFISSÕES traz todos os cursos superiores existentes no Brasil, explica em detalhes as características de mais de 260 carreiras e ainda indica as instituições que oferecem os cursos de melhor qualidade, de acordo com o ranking de estrelas do GUIA DO ESTUDANTE e com a avaliação oficial do MEC.

Para começar os estudos, nada melhor do que revisar os pontos mais importantes das principais matérias presentes no Ensino Médio. Você pode repassar todas as disciplinas ou focar só em algumas delas. Além de rever os conteúdos, é fundamental fazer exercício para praticar.

arrow COMO O GE PODE AJUDAR VOCÊ Além do GE BIOLOGIA, que você já tem em mãos, produzimos um guia para cada matéria do Ensino Médio: GE QUÍMICA, Física, Matemática, História, Geografia, Português e Redação. Todos reúnem os temas que mais caem nas provas, trazem muitas questões de vestibulares para fazer e têm uma linguagem fácil de entender, permitindo que você estude sozinho.

Os guias ficam um ano nas bancas – com exceção do ATUALIDADES, que é semestral. Você pode comprá-los também nas lojas on-line das livrarias Cultura e Saraiva.

CAPA: 45 JUJUBAS 1 Decida o que vai prestar

FALE COM A GENTE: Av. das Nações Unidas, 7221, 18º andar, CEP 05425-902, São Paulo/SP, ou email para: guiadoestudante.abril@atleitor.com.br

CALENDÁRIO GE 2016

Veja quando são lançadas as nossas publicações

MÊS PUBLICAÇÃO Janeiro

Fevereiro GE HISTÓRIA MarçoGE ATUALIDADES 1

Abril GE GEOGRAFIA

Maio GE PORTUGUÊS

Junho GE ENEM

JulhoGE REDAÇÃO

AgostoGE ATUALIDADES 2

Setembro GE MATEMÁTICA

Outubro GE PROFISSÕES

Novembro Dezembro

Você já deve ter reparado: é raro a imprensa

6GE BIOLOGIA 2017 trazer notícias positivas, de fatos a ser comemorados. Talvez quando o Brasil vence a Copa do Mundo – o que já faz muito tempo que não acontece. Em 2015 não tivemos muitas manchetes animadoras.

Na maioria, chamavam reportagens preocupantes – as crises políticas e econômicas, o drama dos imigrantes que fogem para a Europa ou o avanço do zika vírus no mundo. Esse aspecto pessimista do jornalismo tem um fundamento: a imprensa é um dos canais pelos quais a população é alertada dos problemas e dos desafios que devem ser enfrentados e vencidos.

Pois bem. O GE BIOLOGIA tem uma pegada jornalística – os temas de cada capítulo são abordados a partir de fatos da atualidade. Portanto, não foge à regra do jornalismo. Das seis reportagens desta edição, quatro falam de preocupações: o aquecimento global, o avanço do zika vírus no Brasil e no mundo, as desigualdades entre homens e mulheres e acidentes ambientais. Mas as outras duas falam de avanços da ciência – o que é sempre uma notícia bem-vinda. Nossa intenção é que você compreenda como, por trás de diversos acontecimentos no Brasil ou no mundo, existe um toque da ciência que estuda a vida.

As aulas foram elaboradas e os exercícios, selecionados pela professora Adelaide Ferreira Marsiglio, do Colégio Objetivo de São Paulo, com conteúdo mastigado e explicado passo a passo. A equipe da redação do GUIA DO ESTUDANTE se encarregou de lapidar os textos, distribuir o material pelas páginas, elaborar ilustrações e selecionar fotos. Tudo para você tirar as dúvidas e relembrar conceitos importantes da biologia e, depois, ter uma boa notícia diante da lista de aprovados.

arrow A redação

Boas e más notícias

8 EM CADA 10 APROVADOS NA USP USARAM

O selo de qualidade acima é resultado de uma pesquisa realizada com 351 estudantes aprovados em três dos principais cursos da Universidade de São Paulo no vestibular 2015. São eles:

orn DIREITO, DA FACULDADE DO LARGO SÃO FRANCISCO; orn ENGENHARIA, DA ESCOLA POLITÉCNICA; e orn MEDICINA, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP dot 8 em cada 10 entrevistados na pesquisa usaram algum conteúdo do GUIA DO ESTUDANTE durante sua preparação para o vestibular dot Entre os que utilizaram versões impressas do GUIA DO ESTUDANTE: 8% disseram que os guias ajudaram na preparação. 97% recomendaram os guias para outros estudantes.

A pesquisa quantitativa por meio de entrevista pessoal foi realizada nos dias 1 e 12 de fevereiro de 2015, nos campi de matrícula dos cursos de Direito, Medicina e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP).

cursos: 1.725 alunos.

orn Universo total de estudantes aprovados nesses orn Amostra utilizada na pesquisa: 351 entrevistados. orn Margem de erro amostral: 4,7 pontos percentuais.

7GE BIOLOGIA 2017

Sumário arrow Biologia VESTIBULAR + ENEM 2017

GLOSSÁRIO 8 Os principais conceitos que você encontra nesta publicação

GRANDES PASSOS DA BIOLOGIA 10 Uma linha do tempo com os grandes avanços das ciências naturais, a partir do século XVII

CITOLOGIA 12 Força-tarefa contra o zika A água poluída é uma ameaça à saúde dos atletas de vela e windsurf dos Jogos Olímpicos 14 Seres vivos As estruturas básicas que compõem organismos acelulares, unicelulares e pluricelulares 16 Células Infográfico: os elementos principais das células procarióticas e eucarióticas 18 Núcleo, DNA e cromossomos Como se organiza e funciona o centro de controle das células 2 Divisão celular Os processos de multiplicação das células 24 Acelulares, unicelulares e pluricelulares Microrganismos como vírus, bactérias e fungos 27 Imunologia, vacinas e soros O sistema imunológico e as drogas que acionam ou reforçam a defesa do corpo humano 30 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

GENÉTICA 32 Benefícios e riscos de alterar os genes Surgem novas promessas para a terapia gênica. Mas a ética impõe seus próprios limites 34 As Leis de Mendel As regras da hereditariedade que abriram os estudos no campo da genética 38 Tipos sanguíneos O sistema ABO e o fator Rh 41 Herança ligada ao sexo Os cromossomos sexuais e as características transmitidas por eles 4 Biotecnologia Os mecanismos desenvolvidos pela ciência para alterar características dos seres vivos 48 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

EVOLUÇÃO 50 O gorila e a evolução do homem Os genes que podem explicar a maior complexidade do organismo humano 52 História da vida Infográfico: como surgiram os milhões de espécies que habitam o planeta 54 Origem da vida Dos compostos químicos primordiais às células 56 Lamarck e Darwin As duas grandes teorias da evolução 59 Neodarwinismo A reforma da teoria da seleção natural no século X 62 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

BIOLOGIA ANIMAL 64 A diferença que o sexo não faz As poucas diferenças biológicas entre homens e mulheres não explicam a desigualdade entre eles e elas 6 Árvore da vida Infográfico: a árvore filogenética, que mostra o parentesco entre todos os seres vivos 68 Classificação científica Como é definido o lugar que cada organismo ocupa na linha de evolução 70 Invertebrados As características dos seres sem coluna vertebral 72 Vertebrados Os animais que se sustentam com uma coluna vertebral 75 Fisiologia animal Os mecanismos que garantem o funcionamento do organismo humano e de outros animais 85 Parasitoses humanas Doenças causadas pelos microrganismos 8 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

BIOLOGIA VEGETAL 90 Tudo combinado para controlar o clima Novo acordo alinha os países no combate ao aquecimento global 92 Metabolismo vegetal Infográfico: os processos vitais das plantas 96 Relações hídricas Como a célula vegetal absorve e libera água 98 Evolução das plantas Como de uma alga verde ancestral os vegetais evoluíram para organismos complexos 102 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

ECOLOGIA 104 O meio ambiente no fio da navalha A série de desastres em Cubatão é exemplo da importância do equilíbrio ecológico 106 Relações ecológicas Infográfico: como as diversas espécies convivem 108 Conceitos principais A hierarquia em que se organizam os seres vivos 112 Relações harmônicas e desarmônicas Como os organismos competem pelos recursos do meio em que vivem 114 Ciclos biogeoquímicos A reciclagem das substâncias essenciais à vida 116 Poluição A história de acidentes ambientais na cidade de Cubatão 118 Como cai na prova + Resumo Questões comentadas e síntese da seção

RAIO-X 120 As características dos enunciados das questões que costumam cair nas provas do Enem e dos principais vestibulares

SIMULADO 122 63 questões e resoluções passo a passo

8GE BIOLOGIA 2017

ÁCIDOS NUCLEICOS Macromoléculas, sequências de nucleotídeos que constituem o DNA e o RNA.

ALELOS Num par de cromossomos homólogos, são os dois genes que definem uma mesma característica e ocupam a mesma região (locus gênico).

Composto que tem um grupo amino (NH2 ) e um grupo carboxílico (COOH).

ANALOGIA PURA É a semelhança morfológica entre órgãos de animais que evoluíram por caminhos diferentes. A analogia pura é típica da convergência adaptativa. Por exemplo: as nadadeiras de um tubarão (peixe) e as de um golfinho (mamíferos).

BASES NITROGENADAS Componentes do DNA (adenina, guanina, citosina e timina) e do RNA, que determinam o código genético. No RNA, a timina é substituída pela uracila.

BIOMASSA É toda matéria orgânica que pode transferir energia.

BLASTOCISTO É a fase inicial de desenvolvimento do embrião, em que todas as células são células-tronco totipotentes.

CARBOIDRATOS Grupo de compostos que têm como estrutura geral a composição (CH2O)n .

CÉLULA EUCARIÓTICA Tem diversas organelas no citoplasma e o material genético (DNA) guardado num núcleo separado.

Conceitos básicos

Os principais termos que você precisa saber ao estudar biologia

Todos os vegetais e animais, a maioria das algas, os fungos e os protozoários são eucariontes.

CÉLULA PROCARIÓTICA Célula primitiva, sem núcleo definido, que tem o DNA solto no citoplasma e uma única organela, o ribossomo. Organismos procariontes são sempre unicelulares.

CÉLULAS GERMINATIVAS São as responsáveis pela reprodução, que se dividem para criar os gametas (células sexuais).

CÉLULAS SOMÁTICAS São as células que formam os tecidos do corpo, menos os responsáveis pela reprodução (gametas).

CÉLULAS-TRONCO São células não especializadas, que podem assumir qualquer função em um organismo.

CICLO DE VIDA É a série de eventos por que passa um ser vivo, envolvendo a reprodução. Todo ser vivo – seja um organismo de vida livre, seja um parasita – tem um ciclo de vida característico.

CICLO BIOGEOQUÍMICO É o caminho percorrido na natureza pelos elementos essenciais à vida no planeta. Seguem esse ritmo o carbono, o oxigênio, a água e o nitrogênio.

CÓDIGO GENÉTICO É a linguagem que determina a ordem na qual os aminoácidos são ligados para produzir as proteínas.

CONVERGÊNCIA ADAPTATIVA Acontece quando animais de grupos de parentesco distante têm morfologia semelhante não em razão da herança de um ancestral comum, mas da adaptação ao meio. É o inverso de irradiação adaptativa.

CROMOSSOMO Forma espiralada em que o DNA se condensa, no início da divisão celular.

DIPLOIDE (2N) É a célula em que os cromossomos aparecem em pares (cromossomos homólogos), com genes de mesma função nos mesmos trechos. As células somáticas da maioria dos animais são diploides. Nos vegetais, a fase diploide se alterna com a haploide.

ESPECIAÇÃO Processo de criação de uma espécie animal ou vegetal pela diferenciação de um grupo de indivíduos de uma população, por isolamento geográfico e reprodutivo.

EUTROFIZAÇÃO É a proliferação excessiva de algas e bactérias, causada pela alta concentração de material que serve de nutriente para esses organismos.

(Parte 1 de 9)

Comentários