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Sobre o NX 1.1O que é o NX?

O NX é um software (CAD/CAM/CAE) da UGS PLM Software (SIEMENS), voltadoà industria. Sua principal aplicação é no desenvolvimento de produtos, desdedesenho até o produto final.

1.2CAD- Computador Auxiliando Desenho.

Usado na modelagem de peças em geral ( 2D e 3D). 1.3CAM-Computador Auxiliando Manufatura.

Usado na programação para Máquinas CNCs (Torno, Centro de

Usinagem eEletroerosão à fio, etc)

1.4CAE- Computador Auxiliando Engenharia

Usado simular e analisar projetos em nível avançado, como por exemplo:Mecânicos (resistência de materiais, análises de falhas, movimentos, ergonomia,etc) e Elétricos (circuitos em geral).

Módulos deste Curso 2.1Modeling

Módulo para modelamento em 3D de componentes, utilizando ferramentas parametrizadas, que permite modificação rápida e controle das cotas durante a contruçãodo modelos. Desenha em 3D apartir de um rascunho.

2.2Manufacturing

Módulo para manufatura, usado criação deprogramase simulações de usinagens, de peças modeladas no modeling ou importadas de outras extensões, paramáquinas como Centro de Usinagem e Torno CNC. Permite criação de Ferramentas, geometrias, métodos de usinagens e operações de usinagens.

Módulo para documentação do modelo. Nele é feito o detalhamento em 2d do modelo desenhado no modeling ou importado de outra extensão, com as vistas, perspectivas, cotas, símbolos, legenda e etc.

Entrar software 3.1Pelo desktop Clicar duas vezes no íconeNX7.5

3.2Pelo menu iniciar

3.3Interface do usuário Entrar no Modeling

4.1Criar um modelo em 3D

New; Model; Digitar o nome do arquivo em Name, Ex: peca_1 (obs: sem acentos, Ç e simbolos); Em Folder; buscar o destino a salvar,Ex: C:\Treinamento_Nx; OK

4.2Salvar Modelo

4.3Salvar em outro destino

File;Save as; Encontrar a pasta onde está o arquivo em Salvar em :

Desktop;

Nomear o arquivo em Nome do arquivo :peca_1;Selecionar a extensão em Salvar como Tipo: Part Files (*.prt); OK

Organizar as ferramentas de modelagem Botão direito na barra de Menu

Ativar somente as barras: Seletion bar, Standard, Feature, Utility e View 5.1Barra de Seleção (Selection bar)

5.2Barra Padrão (Standard)

5.3Barra de Ferramentas( Features)

5.4Barra de Utilidade (Utility)

5.5Barra de Visualização (View)

5.6Reduzir o tamanho dos ícones

Botão direito na barra menu; Customize; Toolbar Icon :Extra small; Menu icon: Extra small; Close

Funções de Visualização com o Mouse

ZOOM (-): girar rolete para frente para diminuir o objeto ZOOM (+): girar rolete para trás para aumentar objeto ROTAÇÃO: clicar no rolete e segurar, arrastando para rotacionarobjeto PAN: clicar no rolete + botão direito (ao mesmo tempo) , arrastando para mover objeto

Criar Sketch (rascunho)

Na barra de features, clicar em sketchin task, selecionar o plano ZX, representa a vista frontal do modelo/ OK.

Criar um retângulo Rectanglebytwo point; clicar ponto inferior esquerdo; arrastar para um ponto superior direito; clicar com botão esquerdo; esc;

Clicar duas vezes na cota para alterar o valor; digitar 100; enter. Repetir o passo anterior para as demais cotas;

Finish Sketch

Criar Extrusão (Sólido a partir de um racunho)

Na barra de features, clicar em Extrude; selecionar o rascunho; em distance, digitar 20; enter; clicar em reverse direction, para mudar o sentido; OK.

Editar Sketch

Há varias maneiras para editar um sketch 1ª)NoPart Navigator, botãodireito no sketch desejado; Edit; Yes; Open in Sketch Task Environment.

Para sair desse sketch, clicar em Finish Sketch; fechar direct sketch. 2ª) Botão direito na extrusão, Edit Sketch 3ª)PeloPartNavigator, botão direito naExtrude; Edit Sketch. 4ª) Botãodireito no sketch, Edit With Rollback

Editar Extusão

Também há várias maneiras de editar uma extrusão 1ª) Botão direito na extrusão; EditParameters

2ª) Clicar duas vezes na extrusão 3ª)Pelo PartNavigator, botão direito na Extrude; EditParameters 4ª)Pelo PartNavigator, botão direito na Extrude; EditWithRollback

Obs: As alterações podem ser feitas tanto no Sketch quanto na extrusão,devido o software ser parametrizado.

Se for necessário visualizar as cotas do modelo, mesmo estando em 3D, clicar com o botão direito no sketch; Show Dimensions. Assim é possível fazer alterações sem editar o sketch ou a extrusão.

Para esconder as cotas do 3D: Ctrl+S (Salvar).

Aplicar Raios

Na barra de Features, clicarem Edge Blend; selecionar as arestas desejadas; digitar o raio em Radios 1:10 ; Enter; Ok

AplicarChanfros

Na barra de features, clicarem Chamfer; selecionar as arestas desejadas; digitar em Distance: 5 ; Enter; Ok

AplicarCascas em sólidos Na barra de features, clicarem Shell ; selecionar a face à aplicar a casca; digitar em Thickness: 3 ; Enter; Ok

Obs:Para editar a espessura do Shell, basta clicar duas vezes dentro da casca, digitar o novo valor; Enter; Ok Editar o Shell para 6mm de espessura.

Alterar cor do modelo 14.1 Trocar a cor da peça toda

Na Barra Menu: Edit; Object Display; Obs: na barra Selection Bar, deve estar ativo o item SolidBody para trocar a cor da peça toda.

Selecionar a peça; Ok

Color; selecionar a cor amarelo; Ok; Ok. 14.2 Trocar a cor de uma face

Na Barra Menu: Edit; Object Display; Obs: na barra Selection Bar, deve estar ativo o item Face para trocar somente a cor de uma ou mais faces. Selecionar a face; Ok; Color; selecionar a cor desejada; Ok; Ok.

14.3Tornar o modelo translúcido

Na Barra Menu: Edit; Object Display; selecionar a peça; Ok; mover o cursor doTranslucencypara direita.

Criar furospara parafusos

É possível criar furos com alojamentos para cabeças de diversos tipos de parafusos.

Obs: É necessário um planona face à aplicar os furos, do centro dele surgirão as coordenadas, todas absolutas.

Na barra de Features,clicar em Hole;selecionar um plano; Clicar nas posições onde deseja inserir os furos; editar as cotas;

Finish Sketch; Preencher a janela conforme as características do alojamento.

Visualização da seção no modeling

Na barra de View, clicar EditWorkSection;selecionar o plano ZC; movimentar o cursor offset para visualizar a seção.

Obs: Se desejar manter o objeto em corte na tela, basta clicar em Clip WorkSection.

É possível alterar a cor da seção emCapSettins; Color options: Specify Color (com o Cap color)ouBody Color(na cor do Modelo).

Subtrairelementos

A partir de um Sketch sob uma face do modelo principal, é feito um

Extrude para dentro, em seguida é feita a subtração.

Sketch; selecionar a face do modelo a ser aplicado o rascunho; ok; Na barra Sketch Tools, Circle; clicar no centro do WCS; moveo mouse para direita; digitar o diâmetro: 25 ;Enter;

Esc; Finish Sketch Extrude; selecionar o sketch; Reverse Direction;

Distance:Until Next (até a próxima); OK Ob: Teremos um modelo cilíndrico dentro do modelo principal.

Na barra de Features, em Combine Drop-Down, Subtract; selecionar o modelo principal, o que permanecerá na tela; em seguida selecionar o modelo a ser subtraído; OK.

Escondere mostrar elementos

Para esconder elementos como rascunhos, peças, planos, linhas e etc, basta selecioná-los e com o botão direito do mouse, clicar em HideouCtrl+B.

Para mostrar os elementos escondidos, basta teclarCtrl+ Shift + B; selecionar os elementos que deseja retornar para área do modeling; Ctrl+B; e seguida teclarCtrl+ Shift + Bpara voltar ao modelamento.

Criar Layers

Layer são camadas. Podemos desenha um conjunto de peças no mesmo ambiente de trabalho do Modeling, onde cada um poderá estar em um determinado layer e ser ativado e desativado quando necessário.

Quando desenhamos uma peça, automaticamente essa é desenhada no

Layer1, e oWCS dessa peça automaticamente vem no Layer 61. Essa peça é chamada de peça de trabalho, pois está ativada comoWork.

Para visualizar um layer:barra de Menu; Format; Layer Settings. Para criar um layer:barra de Menu; Format; Layer Settings; em

WorkLayer, digitar 2; Enter; Close. Obs: A partir de agora tudo o que for modelado ficará no layer2

Criar Revolução

Sólido de Revolução é um modelo criadoa partir de um rascunho fechado e um eixo de rotação.

Primeiramente criar um Layer para esse novo modelo, chamará Layer2. Sketch;clicar no plano desejado, neste caso é o ZY; OK

Obs: Na barraSketch Tools, desmarcar a funçãoContinuos Auto

Dimensioning, que tem a função de auto dimencionar o rascunho e as vezes acaba atrapalhando esse desenho.

Obs: é aconselhável trocar a cor do objeto para uma cor mais escura (azul). Na barra View, ativar a funçãoStaticWireframe, para mostra somente as arestas do modelo

A partir do WCS, criar uma linha reta com comprimento de 100mm. Clicar no centro do WCS; mover o mouse para a esquerda; digitar 100;

Enter; clicar com botão esquerdo para fixar a linha; Esc. Obs:Esta linha será o eixo de rotação.

Ainda com o comando Line, continuar o Sketch, conforme a figura abaixo.

Finish Sketch

Para fazer a revolução,Revolve; selecionar o sketch

Confirmar o o Botão central do mouse; Clicar na linha de revolução;OK.

Exercício: Trocar a cor do eixo para verde escuro; Deixar o eixo translúcido em 50%; Desabilitar o Layer1, para visualizar somente o eixo na tela;. Esconder os rascunhos e planos de construção;

Visualizar a peça em corte e alterar a cor da seção para a cor da peça.

Criar uma roda dentada

Roda dentada de 18 dente Criar um sketch de 50mm de diâmetro na face do eixo; Fazer uma extrusão simétrica de 10mm;

Fazer uma subtração, utilizar Keep Tool para não deletar o eixo; Criar um novo sketch para o dente da roda; traçar primeiramente as retas e criar uma nova circunferência de 50mm sob o círculo da roda; cotar com as dimensões desejadas;

Aparar o excedente do sketch com o comando Quicktrim (sob a linha excedente);

Espelhar sketch, nabarra Sketch Tools,Curve from curve Drop- Down,clicaremMirror Curve,

Selecionar a geometria a ser espelhada; Obs:não selecionar a linha de centro

Clicar com o botão central do mouse para confirmar;

OK ;deletar a linha de centro; Fazer a extrusão do dente com 20mm em distance;

Multiplicar objetos em ângulo

Na Barra Menu, clicar em Edit; Move Object; selcionar o dente a ser multiplicado em ângulo; Motion:Angle;Angle:360(é a abertura para distribuir os dentes, neste caso em uma volta completa); Result:Copy Original; Distance/ AngleDivisions:18 (total de dentes); Numberofunassociative Copies: 17 (copias).

Confirmar com o botão central do mouse; Clicar no vetor que indica o comprimento do eixo;

Clicar em um ponto no centro da roda;

OK. Obs: Não esquecer de unir os dentes na roda.

Exercício: Adicionar um furo com alojamento para parafuso M6, no centro da roda dentada.

Habilitar o Layer2 comoWork; desabilitar o Layer3; Inserir um furo comrosca: M6, profundidade:10mm na face do eixo; Preencher os dados da janela: TheadDepth:10 (profundidade da rosca); Depth: 15 (profundidade do furo).

Desabilitar o Layer1, deixar somente o Layer2 (eixo) ativado;

Inserir rosca detalhada

Podemos inserir roscas detalhadas em superfícies cilíndricas, com dimensões padrões para roscamento.

Exemplo: Furo 5mm - M6 Eixo diâmetro de 25mm – Rosca Ext. M25 Na barra de Feature, clicar emThead, clicar na superfície cilídrica, selecionar a opção Detailled

OK; Habilitar os layer1 e 3

Inserir canal

Na barra de Feature, clicar em Groove; selecionar o tipo de canal ex: U Groove; clicar na face mais ou menos na posição onde será inserido o canal; preencher os dados Groove Diameter: 2; Width: 5 ; Corner Radius: 1; OK; Clicar em uma aresta de referencia;

Clicar do sólido que irá subtrair o canal; digitar a distancia: 10mm; OK

Multiplicar sólidos em linha com passo constante ( cremalheira)

Pode ser usado para qualquer tipo de sólidos. Criar um modelo novo: Desenhar um sketch retangular de 100x10mm no plano ZY;

Fazer uma extrusão de 5mm

Desenhar o sketch do primeiro dente na face que está o sketch anterior, já na coordenada a partir do canto superior esquerdo; Obs:Não esquecer de deletar a linha de simetria.

Fazer extrusão de 5mm;

Multiplicar dentes: Edit; Move Object; selecionar o dente modelo; Motion: Distance;Distance: 80 (distância entre centros do primeiro ao último dente); Copy Original; Distance/ AngleDivisions: 4 fator que determina o passo entre os dentres(ex: 80/4=20mm de passo); NumberofUnassociative Copies: 4 (quantidade de dentes a serem adicionados);

Confirmar com o botão do central do mouse; Clicar no vetor (eixo azul), que indica o sentido das cópias; OK.

Obs: Unir os dentes ao prisma retangular.

Multiplicar sólidos em linhas e colunas (retangular)

Pode ser usado para qualquer tipo de sólidos. É necessário orientar o WCS no centro conforme o sentido desejado, porque dele surgirá a primeira coordenada. Criar um modelo novo:Desenhar um sketch de diâmetro de 10mm e extrusão de 20mm

Edit;Transform;Selecionar o modelo sólido; OK; RectangularArray;Reference (AbsoluteWorkPart) : X0, Y0, Z0; OK ; OK; Preencher as coordenadas de X (distância entre os modelos da linha) ,Y(distância entre os modelos da coluna)e o número de colunas (Columns) e o número de Linhas (Row).

OK; Copy; Cancel

Multiplicar sólidos em coordenadas angulares (Circular)

Pode ser usado para qualquer tipo de sólidos. É necessário orientar o

WCS no centro conforme o sentido desejado, porque dele surgirá a primeira coordenada.

Criar um modelo novo:Desenhar um sketch de diâmetro de 10mm e extrusão de 20mm

Edit; Transform;Selecionar o modelo sólido; OK; Circular Array;Reference (AbsoluteWorkPart) : X0, Y0, Z0; OK ; OK; Preencher o raio da circunferência a serem distribuídos os modelos (Radius); Ângulo entre os modelos (AngleIncrement) (360º/ numero de cópias em ângulo);

OK; Copy; Cancel

Extrair faces Criar um eletrodo por extração

Criar um novoLayer (2); Insert;AssociativeCopy; ExtractBoby; Type: Face; selecionar todas as faces internas da cavidade; OK;

Desligar Layer 1 (da cavidade);

Extrusar as arestas externas das faces, até fechar o circuito; Especificar o

Vetor que indica o sentido da extrusão em Specify Vetor(-ZC); OK.

Obs: Distancia deve ser maior que a extensão desejada para fora da cavidade. Isso é importante para facilitar a lavagem na eletroerosão por penetração.

Costurar as faces

Insert; Combine; Sew; Selecionar o conjunto de faces que está com a cor definida; em seguida selecionar as novas faces extrusadas; OK.

Obs:Alterar a cor para Azul claro Habilitar o Layer (1) da Cavidade Posicionar o WCS dinâmico em um dos vértices superiores da cavidade: Oriente WCS; clicar no ponto desejado;

Orientar o eixo Z para cima; clicar na seta do eixo ZC; Digitar 10; Enter; OK;

Inserir novos planos de referências no WCS: Na Barra de Features, clicar emDatum CSYS;OK

Aparar faces

Na barra de Feature, TrimBody; selecionar as faces; confirmar com o botão central do mouse; Selecionar o plano XYdo Datum criado; OK

Obs:Desabilitar o Layer da Cavidade Fechar faces

Com o botão direito na área cinza de uma das barras de ferramentas, Habilitar a barraSurface.

Through Curves; na barra de seleção marcar a opção single curve;

Obs: Analisar a geometria do circuito fechado, imaginar que X seja um eixo de simetria. Selecionar as curvas de um lado; Confirmar com botão central do mouse;

Selecionar as curvas do outro lado; Confirmar com botão central do mouse;

Obs: Os se as curvas se retorcerem, a seta das curvas selecionadas na segunda etapa, deverá ser invertidas, basta clicar duas vezes sob isto. Repetir o passo anterior para a área da antena.

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