Arquivologia 06 - classificação dos documentos - mapa

Arquivologia 06 - classificação dos documentos - mapa

Classificação dos Documentos

Gênero

Escritos / textuaisGênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos

Iconográficos Gênero documental integrado por documentos em suporte sintético, em papel emulsionado ou não, que contêm imagens fixas (estáticas), impressas, desenhadas ou fotografadas.

Audiovisuais ou Filmográficos Gênero documental integrado por documentos que contêm imagens em movimento, com ou sem som, como filmes e fitas videomagnéticas. Também é conhecido como documento cinematográfico.

Cartográficos Gênero documental integrado por documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia

SonorosGênero documental integrado por documentos com dimensões e rotações variáveis, contendo registros sonoros.

Micrográficos Gênero documental integrado por documentos resultantes da microrreprodução de imagens em microforma, mediante a utilização de técnicas específicas.

InformáticosGênero documental integrado por documentos produzidos, tratados ou armazenados em computador

Musicais Gênero documental integrado por documentos que se caracterizam por conter informação codificada através de notação musical, independentemente do processo de produção, de registro ou fixação, e de reprodução ou realização.

Natureza do Assunto Ostensivos ou ordináriosDocumento sem qualquer restrição de acesso e cuja divulgação não é prejudicial à administração ou às partes.

Sigilosos

Documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso. Ou seja, é aquele que fica temporariamente submetido à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibiliade para a segurança da sociedade e do Estado. Esse tipo de documento requer medidas especiais de salvaguarda para sua custódia, divulgação e acesso.

Ultrassecreto 25 Anos Secreto15 Anos

Reservado05 Anos

Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável, cujo tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. As informações pessoais terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção. Elas só podem ser acessadas pelos próprios indivíduos e, por terceiros, apenas em casos excepcionais previstos na Lei.

Forma

RascunhoRedação preparatória do original, podendo conter rasuras, correções e supressões MinutaForma sob a qual um documento, antes de sua feição definitiva, apresenta texto abreviado ou completo que, embora sem os sinais de validação, já foi devidamente revisado.

OriginalRepresenta a versão final de um documento, já na sua forma apropriada.

Elementos que distinguem os originais das minutas e das cópias: as assinaturas ou subscrições, carimbos, selos, tintas, etc. inseridos no documento no momento justamente em que ele se torna original.

CópiaRepresenta um documento formalmente idêntico a um original.

Formato É a configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado.

Espécie Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

É a espécie que identifica o modelo que servirá como base jurídica ou consensualmente válida para que o conteúdo do documento arquivístico, correto em sua estrutura semântica, se torne legítimo/fidedigno/credível.

Exemplos: Ofício, memorando, relatório, etc

Tipologia

Configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. Ou seja, o tipo documental é formado quando agregamos à espécie documental as atividades, funções e competências da entidade produtora/acumuladora de documentos.

Espécie + Função/AtividadeExemplo: Ofício de requisição de servidor w.arquivologiaparaconcurso.com

Comentários