Arquivologia 01 - conceitos básicos - mapa

Arquivologia 01 - conceitos básicos - mapa

Arquivo

As primeiras instituições arquivísticas tiveram origem na Grécia Antiga

Conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

SuporteRepresenta o material no qual são registradas as informações.

Informação É o elemento referencial, a noção, a ideia ou a mensagem contidos em um documento.

Documento

É a unidade de registro de informações, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, em que se comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar. É qualquer informação registrada fisicamente em determinado material (suporte) suscetível de estudo, prova e pesquisa.

PolissemiaO termo "Arquivo" pode significar

Conjunto de documentos – qualquer que seja a sua data, a sua forma, o seu suporte material, elaborados ou recebidos por um organismo público ou privado, em função do desempenho de sua atividade.

Local de guarda– destinado à conservação de documentos devidamente classificados e ordenados. Instituição ou serviço – que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos. Móvel– destinado à guarda de documentos. Título de periódicos – geralmente no plural, devido à influência inglesa e francesa.

Finalidade Servir à administração

Com o decorrer do tempo, servir de base do conhecimento da história.

FunçãoTornar disponível as informações contidas no acervo documental sob sua guarda.

w.arquivologiaparaconcurso.com

Comentários