Arquivologia 02 - classificação dos arquivos - mapa

Arquivologia 02 - classificação dos arquivos - mapa

Classificação dos Arquivos

Entidades Mantenedoras

Públicos

Federal Central

Regional

Estadual DF Municipal

Institucionais

Instituições Educacionais Igrejas Corporações não-lucrativas Associações, Sociedades

Comerciais Firmas

Companhias

Familiais / PessoaisArquivos de famílias ou de pessoas físicas

Estágios de Evolução

Correntes São aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

Intermediários São aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Permanentes Conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

Extensão de Atuação SetoriaisSão aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo função de arquivo corrente.Descentralizados

Centrais / Gerais Destinam-se a receber os documentos correntes provenientes de diversos órgãos que integram a estrutura da instituição, centralizando as atividades de arquivo corrente.

Natureza dos Documentos

Especiais

São constituídos por documentos de diversos formatos que, devido às características físicas do suporte, merecem um TRATAMENTO ESPECIAL quanto ao seu armazenamento e tratamento técnico. Ou seja, exigem TRATAMENTO DIFERENCIADO no que se refere à sua guarda e conservação.

Em função do suporte

Especializados

São arquivos constituídos por documentos resultantes do desenvolvimento de atividades de DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANO, independentemente do suporte onde a informação encontra-se registrada. Também são conhecidos como ARQUIVOS TÉCNICOS.

Em função da informação w.arquivologiaparaconcurso.com

Comentários