tecnicas - de - pesquisa - social

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étodos e Técnicas de Pesquisa Social mentos constituem a modalidade de pesquisa mais difundida no campo das iociais e correspondem à maioria das pesquisas desenvolvidas por alunos ; de graduação em Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e

;ões.

onstitui um manual de procedimentos básicos para o desenvolvimento de pesiais, sobretudo daquelas que são definidas como levantamentos. Diferentetextos convencionais que têm como objetivo tratar exaustivamente dos mais étodos e técnicas de pesquisa social, ou dos que objetivam constituir-se em dutórias à metodologia científica, ou dos que sintetizam os procedimentos nei elaboração de trabalhos universitários e relatórios de pesquisa, este livro aprenas peculiaridades que fazem dele uma obra significativa: trata dos problemas ais das Ciências Sociais e de seus métodos, proporcionando os elementos ne- >ara a sua caracterização no quadro geral das ciências. A opção por privilegiar !os procedimentos necessários à realização de levantamentos baseia-se em sriência do autor no ensino de Métodos e Técnicas de Pesquisa.

e, a obra trata da natureza da Ciência Social, dos métodos das Ciências i pesquisa social, da formulação do problema, da construção de hipóteses, imento da pesquisa, da operacionalização das variáveis, da amostragem >a social, da entrevista, do questionário, das escalas sociais, dos testes, da de documentos, da análise e interpretação, do relatório de pesquisa.

CARLOS GIL é graduado em Ciências Políticas e Sociais e Pedagogia. Mestre n Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ti Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de São Caetano do Sul. Autor também dos livros Como elaborar projetos de Metodologia do ensino superior, publicados pela Atlas.

to para a disciplina MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA dos cursos de Edu- ;iologia, Psicologia, Comunicação Social e Economia. Leitura complementar jiâadores e profissionais da área de Pesquisa de Mercado e para estudantes duação envolvidos na preparação de teses e dissertações acadêmicas.

icnçoa atlax

3raAtlas.com.br 9 788522 451425 fr fr

© 1985 by Editora Atlas S.A. „UtOKJ^

1. ed. 1987; 2. ed. 1989; 3. ed. 1991; 4. ed. 1994; 5. ed. 1999; 6. ed. 2008

Capa: Roberto de Castro Polisel Composição: Lino-Jato Editoração Gráfica

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Gil, Antonio Carlos

Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

ISBN 978-85-224-5142-5

1. Ciências sociais - Metodologia 2. Ciências sociais - Pesquisas 3. Pesquisa - Metodologia I. Título.

93-3004 CDD-300.72

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Editora Atlas S.A. Rua Conselheiro Nébias, 1384 (Campos Elísios) 01203-904 São Paulo (SP) Tel.: (0 1) 3357-9144 (PABX) w.EditoraAtlas.com.b r índices para catálogo sistemático:

1. Pesquisa social: Ciências sociais 300.72 2. Pesquisa social: Planejamento : Ciências sociais 300.72

A Antonio e Maria, meus pais A Anna Maria, minha mulher A Fernando, Luciana, Antonio Marcos e Maria Inês, meus filhos

Prefácio, xv

1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3

1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade, 4 1.4.2 O problema da quantificação, 4 1.4.3 O problema da experimentação, 5 1.4.4 O problema da generalização, 6

Leituras recomendadas, 6 Exercícios e trabalhos práticos, 7

2 Métodos das ciências sociais, 8 2.1 Método científico, 8 2.2 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, 9 2.2.1 Método dedutivo, 9 2.2.2 Método indutivo, 10 2.2.3 Método hipotético-dedutivo, 12

2.2.4 Método dialético, 13 2.2.5 Método fenomenológico, 14 2.3 Métodos que indicam os meios técnicos da investigação, 15 2.3.1 Método experimental, 16 2.3.2 Método observacional, 16 viii Métodos e Técnicas de Pesquisa Social • Gil

2.3.3 Método comparativo, 16

2.3.4 Método estatístico, 17 2.3.5 Método clínico, 17 2.3.6 Método monográfico, 18 2.4 Quadros de referência, 18

2.4.1 Teorias e quadros de referência, 18 2.4.2 Funcionalismo, 18 2.4.3 Estruturalismo, 19

2.4.4 "Compreensão", 21 2.4.5 Materialismo histórico, 2 2.4.6 Interacionismo simbólico, 23

2.4.7 Etnometodologia, 23 2.4.8 Social-construtivismo, 24

Leituras recomendadas, 24 Exercícios e trabalhos práticos, 25

3 Pesquisa social, 26 3.1 Definição, 26 3.2 Finalidades da pesquisa, 26 3.3 Níveis de pesquisa, 27 3.3.1 Pesquisas exploratórias, 27 3.3.2 Pesquisas descritivas, 28 3.3.3 Pesquisas explicativas, 28

3.4 Envolvimento do pesquisador na pesquisa, 29 3.4.1 Modelo clássico de pesquisa, 29 3.4.2 Pesquisa-ação e pesquisa participante, 30 3.5 Etapas da pesquisa, 31 Leitura recomendada, 32 Exercícios e trabalhos práticos, 32

4 Formulação do problema, 3 4.1 O que é o problema, 3 4.2 Escolha do problema de pesquisa, 34 4.2.1 Implicações na escolha do problema, 34 4.2.2 Relevância do problema, 35 4.2.3 Oportunidade de pesquisa, 35 4.2.4 Comprometimento na escolha do problema, 36 4.2.5 Modismo na escolha do problema, 36 4.3 Processo de formulação do problema, 37 4.4 Regras para a formulação do problema, 37 4.4.1 O problema deve ser formulado como pergunta, 38

4.4.2 O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável, 38 4.4.3 O problema deve ter clareza, 38 4.4.4 O problema deve ser preciso, 38 4.4.5 O problema deve apresentar referências empíricas, 39 4.4.6 O problema deve conduzir a uma pesquisa factível, 39 4.4.7 O problema deve ser ético, 39

Leitura recomendada, 40 Exercícios e trabalhos práticos, 40

5 Construção de hipóteses, 41 5.1 Conceituação, 41 5.2 Tipos de hipóteses, 41 5.2.1 Hipóteses casuísticas, 41 5.2.2 Hipóteses que se referem à freqüência de acontecimentos, 42 5.2.3 Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis, 42 5.3 Fontes de hipóteses, 46 5.4 Características da hipótese aplicável, 46 Leitura recomendada, 48 Exercícios e trabalhos práticos, 48

6 Delineamento da pesquisa, 49 6.1 Conceituação, 49 6.2 Diversidade de delineamentos, 50 6.3 Pesquisa bibliográfica, 50 6.4 Pesquisa documental, 51 6.5 Pesquisa experimental, 51 6.5.1 Pesquisa genuinamente experimental, 52 6.5.2 Pesquisa pré-experimental, 53 6.5.3 Pesquisa quase-experimental, 53 6.6 Pesquisa ex-post-facto, 54 6.7 Levantamento de campo (survey), 5 6.8 Estudo de campo, 57 6.9 Estudo de caso, 57 Leituras recomendadas, 59 Exercícios e trabalhos práticos, 59

7 Uso da biblioteca, 60 7.1 Potencial da biblioteca na pesquisa, 60 7.2 Fontes bibliográficas, 61 7.2.1 Livros de leitura corrente, 61 7.2.2 Obras de referência, 61 viii Métodos e Técnicas de Pesquisa Social • Gil

7.2.3 Periódicos científicos, 62

7.2.4 Teses e dissertações, 64 7.2.5 Anais de encontros científicos, 64 7.2.6 Periódicos de indexação e resumo, 65 7.3 Organização da biblioteca, 65

7.4 Bases de dados, 68 7.5 Sistemas de busca, 70 7.6 Etapas da pesquisa bibliográfica, 72 7.6.1 Formulação do problema, 72 7.6.2 Elaboração do plano de trabalho, 73 7.6.3 Identificação das fontes, 73

7.6.4 Localização das fontes e obtenção do material, 74 7.6.5 Leitura do material, 74 7.6.6 Confecção de fichas, 75

7.6.7 Construção lógica do trabalho, 7 7.6.8 Redação do texto, 7

Leituras recomendadas, 7 Exercícios e trabalhos práticos, 78

8 Operacionalização das variáveis, 79 8.1 Esquema de operacionalização, 79 8.2 Mensuração nas ciências sociais, 80 8.2.1 Complexidade do problema, 80 8.2.2 Fidedignidade das medidas, 82 8.2.3 Validade das medidas, 82 8.3 Níveis de mensuração, 82

8.4 Construção de índices, 83 Leitura recomendada, 8 Exercícios e trabalhos práticos, 8

9 Amostragem na pesquisa social, 89 9.1 Necessidade da amostragem na pesquisa social, 89 9.2 Conceitos básicos, 89 9.3 Princípios fundamentais da amostragem, 90

9.4 Tipos de amostragem, 90 9.4.1 Amostragem aleatória simples, 91 9.4.2 Amostragem sistemática, 92 9.4.3 Amostragem estratificada, 92

9.4.4 Amostragem por conglomerados, 93 9.4.5 Amostragem por etapas, 93 9.4.6 Amostragem por acessibilidade ou por conveniência, 94

9.4.7 Amostragem por tipicidade ou intencional, 94 9.4.8 Amostragem por cotas, 94 9.5 Determinação do tamanho da amostra, 95 9.5.1 Fatores que determinam o tamanho da amostra, 95 9.5.2 Cálculo do tamanho da amostra, 96 9.6 Determinação da margem de erro da amostra, 98 Leituras recomendadas, 9 Exercícios e trabalhos práticos, 9

10 Observação, 100 10.1 Observação como técnica de coleta de dados, 100 10.2 Observação simples, 101 10.3 Observação participante, 103

10.4 Observação sistemática, 104 10.4.1 O que observar, 104 10.4.2 O registro da observação, 105 10.4.3 A amostragem na observação, 106 10.4.4 A ética na observação sistemática, 107

Leitura recomendada, 108 Exercícios e trabalhos práticos, 108

1 Entrevista, 109 1.1 Conceituação, 109 1.2 Vantagens e limitações da entrevista, 10 1.3 Níveis de estruturação das entrevistas, 11 1.3.1 Entrevista informal, 11 1.3.2 Entrevista focalizada, 12 1.3.3 Entrevista por pautas, 12

1.3.4 Entrevista estruturada, 13 1.4 Entrevistas face a face e por telefone, 13 1.5 Entrevistas individuais e em grupo, 14 1.6 Condução da entrevista, 15 1.6.1 Preparação do roteiro da entrevista, 15 1.6.2 Estabelecimento do contato inicial, 16 1.6.3 Formulação das perguntas, 17

1.6.4 Estímulo a respostas completas, 18 1.6.5 Manutenção do foco, 18 1.6.6 Atitude perante questões delicadas, 18

1.6.7 Registro das respostas, 19 1.6.8 Conclusão da entrevista, 19

Leituras recomendadas, 119 Exercícios e trabalhos práticos, 120 viii Métodos e Técnicas de Pesquisa Social • Gil

12 Questionário, 121 12.1 Conceituação, 121 12.2 Vantagens e limitações do questionário, 121 12.3 Forma das questões, 122

12.4 Conteúdo das questões, 124 12.5 Escolha das questões, 126 12.6 Formulação das perguntas, 126 12.7 Número de questões, 127 12.8 Ordem das perguntas, 127 12.9 Prevenção de deformações, 128 12.10 Construção das alternativas, 129 12.10.1 Mútua exclusividade e exaustividade, 129 12.10.2 Número de alternativas, 130 12.10.3 Alternativas gerais e específicas, 131

12.10.4 Número par ou ímpar de alternativas, 132 12.10.5 A alternativa não sei, 133 12.10.6 Apresentação do questionário, 133 12.1 Pré-teste do questionário, 134 Leitura recomendada, 135 Exercícios e trabalhos práticos, 135

13 Escalas sociais, 136 13.1 Conceituação, 136 13.2 Problemas básicos das escalas sociais, 137 13.2.1 Definição de um contínuo, 137 13.2.2 Fidedignidade, 137 13.2.3 Validade, 138

13.2.4 Ponderação dos itens, 139 13.2.5 Natureza dos itens, 139 13.2.6 Igualdade das unidades, 139 13.3 Escalas sociais mais utilizadas, 140 13.3.1 Escalas de ordenação, 140 13.3.2 Escalas de graduação, 140

13.3.3 Escalas de distância social, 141

13.3.4 Escala de Thurstone, 142 13.3.5 Escala de Likert, 143 13.3.6 Diferencial semântico, 145

Leituras recomendadas, 146 Exercícios e trabalhos práticos, 146

14 Utilização de documentos, 147 14.1 Pesquisa documental, 147 14.2 Fontes de documentação, 148 14.2.1 Registros estatísticos, 148 14.2.2 Registros institucionais escritos, 150 14.2.3 Documentos pessoais, 150 14.2.4 Comunicação de massa, 151 14.3 Análise de conteúdo, 152 14.4 Vantagens do uso de fontes documentais, 153 14.4.1 Possibilita o conhecimento do passado, 153 14.4.2 Possibilita a investigação dos processos de mudança social e cultural, 153 14.4.3 Permite a obtenção de dados com menor custo, 154

14.4.4 Favorece a obtenção de dados sem o constrangimento dos sujeitos, 154

Leituras recomendadas, 154 Exercícios e trabalhos práticos, 155

15 Análise e interpretação, 156 15.1 Conceituação, 156 15.2 Estabelecimento de categorias, 157 15.3 Codificação, 158

15.4 Tabulação, 159 15.4.1 Tabulação manual, 159 15.4.2 Tabulação eletrônica, 160 15.5 Análise estatística dos dados, 160 15.5.1 Descrição dos dados, 161 15.5.2 Determinação da força da relação entre variáveis, 162 15.5.3 Avaliação da significância dos dados, 167 15.5.4 Análise multivariada, 172 15.6 Estabelecimento de relações causais, 173

15.7 Análise qualitativa, 175 15.8 Interpretação dos dados, 177 Leituras recomendadas, 179 Exercícios e trabalhos práticos, 180

16 Relatório da pesquisa, 181 16.1 Redação do relatório, 181 16.2 Estrutura do texto, 181 16.2.1 O problema, 182 16.2.2 Metodologia, 182 16.2.3 Apresentação dos resultados, 183 16.2.4 Conclusões e sugestões, 183

I XÍV Métodos e Técnicas de Pesquisa Social • Gil

16.3 Estilo do relatório, 184 16.3.1 Impessoalidade, 184 16.3.2 Objetividade, 184 16.3.3 Clareza, 184 16.3.4 Precisão, 185 16.3.5 Coerência, 185 16.3.6 Concisão, 185

16.4 Aspectos gráficos do texto, 185 16.4.1 Digitação e paginação, 185 16.4.2 Organização das partes e titulação, 186 16.4.3 Disposição do texto, 187

16.4.4 Citações, 188 16.4.5 Notas de rodapé, 189 16.4.6 Referências, 190

16.4.7 Tabelas, 194 16.4.8 Figuras, 195

Leituras recomendadas, 195 Exercícios e trabalhos práticos, 195

Bibliografia, 197

Este livro, apresentado em sua 6a edição, tem como propósito fundamental o de proporcionar aos estudantes tanto as bases conceituais quanto os instrumentos técnicos necessários para o desenvolvimento de pesquisas nos diferentes campos das ciências humanas e sociais. Trata-se de um livro introdutório, elaborado, porém, com a preocupação de permitir que seu usuário se capacite não apenas para a elaboração de um projeto de pesquisa, mas também para sua execução e apresentação.

A inspiração para escrevê-lo surgiu com a docência nos cursos de Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, iniciada na condição de assistente do saudoso Professor Alfonso Trujillo Ferrari. Ao elaborá-lo, tive como preocupação maior a de torná-lo, tanto em virtude de seu conteúdo quanto de sua forma, acessível ao estudante universitário dos diferentes cursos no campo das ciências humanas e sociais. Daí porque as considerações de ordem filosófica, assim como os conteúdos de natureza estatística, são apresentados de maneira bastante simplificada.

Embora abordando os mais diversos tipos de delineamentos de pesquisa, sua ênfase maior está na realização de levantamentos, que constituem a modalidade de pesquisa mais difundida no campo das ciências sociais e correspondem à maioria das pesquisas desenvolvidas em cursos de graduação, sobretudo de Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Comunicação Social.

Na oportunidade do lançamento desta edição não poderia deixar de expressar meus agradecimentos a algumas pessoas que de forma especial vêm contribuindo para o aprimoramento de nosso trabalho. Agradeço, pois, a Luiz Herrmann Júnior, nosso editor, pela confiança em nosso trabalho, a Ailton Bomfim Brandão, xvi Métodos e Técnicas de Pesquisa Social • Gil

Diretor de Marketing Editorial, pelo constante incentivo e valiosas sugestões, e a João Bosco Medeiros e Carolina Tomasi pela competente ajuda nas questões de estilo, correção gramatical e apresentação gráfica do texto. Recordo, com muita saudade, a receptividade de Luiz Herrmann à primeira edição deste livro e o seu apoio aos nossos trabalhos posteriores.

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