Estatística Aplicada - Larson, Faber - 6 Ed

Estatística Aplicada - Larson, Faber - 6 Ed

(Parte 8 de 9)

Pergunta aberta O que pode ser feito para que os estudantes comam alimentos mais saudáveis?

Pergunta fechada Como você faria para que os estudantes comessem alimentos mais saudáveis?

2. Oferecer somente alimentos saudáveis na cafeteria e retirar os alimentos não saudáveis.

3. Oferecer mais alimentos saudáveis na cafeteria e aumentar os preços dos alimentos não saudáveis.

40. Quem escolheu essas pessoas? Algumas agências de pesquisa pedem que as pessoas liguem para um telefone e deem sua resposta a uma pergunta. (a) Liste uma vantagem e uma desvantagem de uma pesquisa conduzida dessa maneira. (b) Qual técnica de amostragem é usada em tal pesquisa?

41. Analisando um estudo Encontre um artigo que descreva um estudo estatístico.

(a) Identifique a população e a amostra.

(b) Classifique os dados como qualitativos ou quantitativos. Determine o nível de mensuração.

(c) O estudo é observacional ou um experimento? Se for um experimento, identifique o tratamento.

(d) Identifique a técnica de amostragem usada para coletar os dados.

O applet Random numbers é projetado para permitir a geração de números aleatórios a partir de um intervalo de valores. Você pode especificar valores inteiros para o valor máximo (maximum value), o valor mínimo (minimum value) e o número de amostras (number of samples) nos campos apropriados (veja a Figura 1.10). Você não deve usar vírgulas decimais ao preencher os campos. Quando o botão SAMPLE (amostra) é clicado, o applet gera valores aleatórios, que são mostrados como uma lista na área de texto.

Atividade 1.3 – Números aleatórios

Você encontra o applet interativo para esta atividade na Sala Virtual.

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Figura 1.10

Minimum value: Maximum value: Number of samples:

Sample

Explore

Passo 1 Especifique um valor mínimo (minimum value). Passo 2 Especifique um valor máximo (maximum value). Passo 3 Especifique o número de amostras (number of samples). Passo 4 Clique em SAMPLE para gerar uma lista de valores aleatórios.

Conclua

1. Especifique o valor mínimo, máximo e números de amostras como sendo 1, 20 e 8, respectivamente, conforme mostrado na Figura 1.1. Execute o applet. Continue gerando listas até que você obtenha uma que mostre que a amostra aleatória é retirada com reposição. Escreva essa lista. Como você sabe que a lista é uma amostra aleatória com reposição?

Figura 1.1

Minimum value: Maximum value: Number of samples:

Sample

2. Use o applet para repetir o Exemplo 3 da Seção 1.3. Quais valores você usou para o mínimo, máximo e número de amostras? Qual método você prefere? Explique.

Usos

Experimento com resultados favoráveis Um experimento estudou 321 mulheres com câncer de mama em estágio avançado. Todas foram tratadas previamente com outras drogas, mas o câncer parou de responder às medicações. Então, a esse grupo de mulheres foi dada a oportunidade de experimentar uma nova droga combinada com um quimioterápico específico.

Os indivíduos foram divididos em dois grupos, um que tomou a nova droga combinada com a quimioterapia e outro que tomou somente a quimioterapia. De-

Usos e abusos – Estatística no mundo real

Capítulo 1 Introdução à estatística 27 https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ pois de três anos, os resultados mostraram que a nova droga, em combinação com a quimioterapia, postergou a progressão do câncer nos indivíduos. Os resultados foram tão significativos que o estudo foi interrompido e a nova droga foi oferecida para todas as mulheres no estudo. O FDA (Food and Drug Administration), então, aprovou o uso da nova droga em conjunto com a quimioterapia.

Abusos

Experimentos com resultados desfavoráveis Por quatro anos, 180 mil adolescentes na Noruega foram usados para testar uma nova vacina contra a bactéria mortal meningococcus b. Uma cartilha descrevendo os possíveis efeitos da vacina afirmava: “é improvável que haja complicações sérias”, enquanto informações fornecidas para o parlamento norueguês afirmavam: “efeitos colaterais sérios não podem ser excluídos”. A vacina experimental teve alguns resultados desastrosos: mais de 500 efeitos colaterais foram reportados, sendo alguns considerados sérios, e muitos indivíduos desenvolveram doenças neurológicas graves. Os resultados mostraram que a vacina forneceu imunidade em somente 57% dos casos. Esse resultado não foi suficiente para que a vacina fosse adicionada ao programa de vacinação norueguês. Desde então, indenizações foram pagas às vítimas da vacina.

Ética

Os experimentos nos ajudam a entender mais o mundo que nos rodeia. Mas, em alguns casos, eles podem causar mais mal do que bem. Nos experimentos na Noruega, surgem algumas questões éticas. O experimento norueguês foi antiético se os interesses dos indivíduos foram negligenciados? Quando o experimento deveria ter parado? O experimento deveria mesmo ter sido conduzido? Quando os efeitos colaterais de um experimento não são reportados e são escondidos dos indivíduos, não há o que ser discutido sobre ética ele está simplesmente errado.

Por outro lado, os pesquisadores do câncer de mama não queriam negar a nova droga a um grupo de pacientes com uma doença fatal. Mas, novamente, questões surgem. Por quanto tempo um pesquisador deve manter um experimento que mostra resultados melhores dos que os esperados? Quando um pesquisador pode concluir que uma droga é segura para os indivíduos envolvidos?

Exercícios

1. Resultados desfavoráveis Encontre um exemplo de um experimento real que teve resultados desfavoráveis. O que poderia ter sido feito para evitar o resultado do experimento?

2. Parando um experimento Em sua opinião, quais são alguns dos problemas que podem surgir quando as tentativas clínicas de uma nova droga experimental ou vacina pararem mais cedo e forem distribuídas a outros indivíduos ou pacientes?

Resumo do capítulo

O que você aprendeuExemplo(s)

Exercícios de revisão

Seção 1.1

•Como distinguir entre uma população e uma amostra.1–4 •Como distinguir entre um parâmetro e uma estatística.25–8

•Como distinguir entre estatística descritiva e estatística inferencial.39 e 10

Seção 1.2

•Como classificar os dados com relação aos quatro níveis de mensuração:

nominal, ordinal, intervalar e de razão. 2 e 315–18

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Seção 1.3

•Como planejar um estudo estatístico e distinguir entre um estudo obser-

•Como obter uma amostra usando amostragem aleatória, amostragem alea tória simples, amostragem estratificada, amostragem por conglomerado e amostragem sistemática. Como identificar uma amostra tendenciosa. 3 e 423–30

Exercícios de revisão

Seção 1.1

Nos exercícios 1 a 4, identifique a população e a amostra.

1. Uma pesquisa com 1.503 adultos norte-americanos descobriu que 78% são a favor das políticas governamentais que requerem melhor eficiência dos combustíveis para veículos. (Fonte: Pew Research Center.)

2. Trinta e oito enfermeiras que trabalham na área de São

Francisco foram perguntadas a respeito da administração de assistência médica.

3. Uma pesquisa com 2.311 adultos norte-americanos descobriu que 84% consultaram assistência médica pelo menos uma vez no ano passado. (Fonte: Harris Interactive.)

4. Uma pesquisa com 186 adultos norte-americanos com idade de 25 a 29 anos descobriu que 76% leram um livro nos últimos 12 meses. (Fonte: Pew Research Center.)

Nos exercícios 5 a 8, determine se o valor numérico é um parâmetro ou uma estatística. Explique seu raciocínio.

5. Em 2012, a liga principal dos times de beisebol gastou um total de US$ 2.940.657.192 com salários de jogadores. (Fonte: USA Today.)

6. Em uma pesquisa com 1.0 adultos nos Estados Unidos, 65% planejam estar acordados à meia-noite para saudar o ano novo. (Fonte: Rasmussen Reports.)

7. Em um estudo recente com graduandos em matemática em uma universidade, 10 estudantes cursaram física como habilitação secundária.

8. Cinquenta por cento de uma amostra de 1.025 adultos norte-americanos disseram que os melhores anos dos Estados Unidos ficaram para trás. (Fonte: Gallup.)

9. Que parte da pesquisa descrita no Exercício 3 representa o ramo descritivo da estatística? Faça uma inferência baseada nos resultados da pesquisa.

10. Que parte da pesquisa descrita no Exercício 4 representa o ramo descritivo da estatística? Faça uma inferência baseada nos resultados da pesquisa.

Seção 1.2

Nos exercícios 1 a 14, determine se os dados são qualitativos ou quantitativos. Explique seu raciocínio.

1. As idades de uma amostra de 350 funcionários de uma empresa de software.

12. Os códigos postais de uma amostra de 200 clientes de uma loja de artigos esportivos.

13. As receitas das 500 maiores empresas na lista da Forbes. 14. O estado civil de todos os jogadores profissionais de golfe.

Nos exercícios 15 a 18, determine o nível de mensuração dos conjuntos de dados. Explique seu raciocínio.

15. As temperaturas máximas diárias (em graus Fahrenheit) em Sacramento, Califórnia, para uma semana de julho estão listadas a seguir. (Fonte: National Climatic Data Center.)

16. As classes de tamanhos de automóveis para uma amostra de sedans estão listadas a seguir.

minicompacto subcompacto compacto médio grande

17. Os quatro departamentos de uma gráfica estão listados a seguir.

Administração Vendas Produção Faturamento

18. As remunerações totais (em milhões de dólares) dos dez maiores executivos nos Estados Unidos estão listadas a seguir.

Seção 1.3

Nos exercícios 19 e 20, determine se o estudo é observacional ou um experimento.

Capítulo 1 Introdução à estatística 29 https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

19. Pesquisadores conduzem um estudo para determinar se uma droga usada para tratar hipotireoidismo funciona melhor quando ministrada pela manhã ou antes de dormir. Para realizar o estudo, 90 pacientes receberam uma pílula para tomar pela manhã e outra à noite (uma contendo a droga e outra um placebo). Após 3 meses, os pacientes são instruídos a trocar as pílulas. (Fonte: J A M A Internal Medicine.)

20. Pesquisadores conduzem um estudo para determinar o número de quedas que as mulheres sofrem durante a gravidez. Para realizar o estudo, os pesquisadores contataram 3.997 mulheres que deram à luz recentemente e perguntaram quantas vezes elas caíram durante a gravidez. (Fonte: Maternal and Child Health Journal.)

Nos exercícios 21 e 2, 200 estudantes são voluntários em um experimento para testar os efeitos da privação do sono na recuperação de memórias. Os estudantes serão colocados em um dos cinco diferentes grupos de tratamento, incluindo o grupo controle.

2. Explique como você faria um experimento de modo que ele usasse um planejamento completamente aleatorizado.

Nos exercícios 23 a 28, identifique as técnicas de amostragem usadas, e discuta fontes potenciais de tendenciosidade (se aplicável). Explique.

23. Ligando para números de telefone gerados aleatoriamente, pesquisadores perguntaram a 1.003 adultos norte-americanos seus planos sobre trabalhar durante a aposentadoria. (Fonte: Princeton Survey Research Association International.)

24. Um estudante pediu a 18 amigos para participarem em um experimento psicológico.

25. Um estudo sobre a gravidez em Cebu, Filipinas, selecionou aleatoriamente 3 comunidades da área metropolitana, então foram entrevistadas todas as mulheres grávidas nessas comunidades. (Fonte: Cebu Longitudinal Health and Nutrition Survey.)

26. Oficiais de polícia param e checam o motorista de cada terceiro veículo para verificar o teor de álcool no sangue.

28. Um jornalista entrevista 154 pessoas que esperam por suas bagagens no aeroporto e pergunta o quão seguras elas se sentem durante o voo.

29. Use a quinta linha da Tabela B.1 do Apêndice B para gerar 8 números aleatórios entre 1 e 650.

30. Você deseja saber o destino favorito durante o recesso escolar de 15.0 estudantes de uma universidade. Determine se você realizaria um censo ou usaria uma amostra. Se usar uma amostra, decida qual técnica de amostragem aplicará. Explique seu raciocínio.

Problemas

Solucione estas questões como se estivesse fazendo em sala de aula. Depois, compare suas respostas com as respostas dadas no final do livro.

Um estudo dos hábitos alimentares de 20.0 homens foi realizado para encontrar uma ligação entre a alta ingestão de laticínios e câncer de próstata. (Fonte: Harvard School of Public Health.)

2. Determine se o valor numérico é um parâmetro ou uma estatística. Explique seu raciocínio.

(a) Uma pesquisa com 1.0 adultos norte-americanos descobriu que 40% acham que a internet é a melhor forma de obter notícias e informação. (Fonte: Rasmussen Reports.)

(b) Em uma faculdade, 90% dos membros do Conselho de Curadores aprovaram a contratação do novo presidente.

(c) Uma pesquisa com 733 pequenos empresários descobriu que 17% têm uma vaga de trabalho em aberto. (Fonte: National Federation of Independent Business.)

(a) Uma lista de números de código pin de cartões de débito.

(b) As pontuações finais em um jogo de videogame.

(a) Uma lista dos números dos distintivos de policiais em um distrito policial.

(b) A quantidade de cavalos-vapor (cv) dos motores de carros de corrida.

(c) Os 10 filmes de maior bilheteria lançados em determinado ano.

(d) Os anos de nascimento dos corredores da maratona de Boston.

5. Determine se o estudo é observacional ou um experimento. Explique.

(a) Pesquisadores conduzem um estudo para determinar se o índice de massa corporal (IMC) influencia a frequência de enxaquecas. Para conduzir os estudos, os pesquisadores perguntaram a 162.576 pessoas

30 Estatística aplicada https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ seu IMC e o número de enxaquecas que elas têm por mês. (Fonte: JAMA Internal Medicine.)

(b) Pesquisadores conduzem um estudo para determinar se a ingestão de um multivitamínico diariamente reduz o risco de incidentes cardiovasculares sérios entre homens. Para realizar o estudo, os pesquisadores acompanharam 14.641 homens e ministraram, diariamente, o multivitamínico a um grupo e um placebo a outro grupo. (Fonte: The Journal of the American Medical Association.)

6. Um experimento é realizado para testar os efeitos de uma nova droga para hipertensão arterial. O pesquisador identifica 320 pessoas com idades entre 35 e 50 anos com hipertensão para participar do experimento. Os indivíduos são divididos em grupos iguais de acordo com a idade. Dentro de cada grupo, eles são selecionados aleatoriamente para o grupo controle ou para o grupo de tratamento. Que tipo de planejamento foi utilizado nesse experimento?

7. Identifique a técnica de amostragem usada em cada estudo. Explique seu raciocínio.

(a) Um jornalista vai a um local de acampamento para perguntar às pessoas como se sentem em relação à poluição do ar.

(b) Para garantia de qualidade, cada décima peça de uma máquina é selecionada de uma linha de montagem e medida sua precisão.

(c) Um estudo sobre a posição com relação ao fumo é conduzido em uma faculdade. Os estudantes são divididos por classe (calouros, alunos do segundo, terceiro e último anos). Então, uma amostra aleatória é selecionada de cada classe e entrevistada.

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