Estatística Aplicada - Larson, Faber - 6 Ed

Estatística Aplicada - Larson, Faber - 6 Ed

(Parte 3 de 9)

Desenhe uma linha vertical no seu caderno.

anotaçõesaqui.Após a aula, releia suas anotações e escreva comentários, perguntas ou explicações aqui.

Faça o dever de casa Aprender estatística é como aprender a tocar piano ou jogar basquete. Você não consegue desenvolver as habilidades apenas assistindo alguém fazer; você mesmo deve fazer. O melhor momento para fazer o dever de casa é logo após a aula, quando os conceitos ainda estão frescos na mente. Fazer o dever neste momento aumenta suas chances de reter a informação na memória de longo prazo.

Encontre um colega de estudo Caso fique emperrado em um problema, você pode perceber que estudar com um colega é de grande ajuda. Mesmo que você ache que está ajudando mais do que sendo ajudado, você perceberá que ensinar aos outros é uma excelente forma de aprender.

Mantenha o ritmo Não fique para trás no curso. Se estiver com dificuldades, procure ajuda imediatamente — do seu professor, monitor ou colega de estudo. Lembre-se, se você tiver dificuldade com uma seção do seu livro de estatística, há uma boa chance de você ter dificuldade em seções futuras, ao menos que você tome medidas para melhorar seu entendimento.

Se ficar emperrado Todo estudante de estatística passou por essa experiência: Você faz um exercício e não consegue chegar à solução, ou a resposta obtida não é igual à do livro. Quando isso acontecer, cogite pedir ajuda ou dar uma pausa para arejar a cabeça. Você pode até se debruçar sobre ele, refazê-lo ou reler a seção do livro, mas evite ficar frustrado ou perdendo muito tempo em um único exercício.

Prepare-se para os testes Estudar rapidamente para um teste de estatística raramente funciona. Se você mantiver o ritmo de estudo e seguir as sugestões dadas aqui, você deverá estar quase pronto para o teste. Para se preparar para o teste do capítulo, revi-

Como estudar estatística xiv Estatística aplicada https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ se o resumo, faça os exercícios de revisão e de revisão acumulada. Depois, reserve algum tempo para os Problemas do capítulo e para o Teste do capítulo. Analise seus resultados para localizar e corrigir os erros.

Fazendo um teste A maioria dos professores não recomenda estudar em cima da hora do teste. Isso pode causar ansiedade. O melhor remédio para a ansiedade pré-teste é estar bem preparado antecipadamente. Uma vez começado o teste, leia as instruções cuidadosamente e trabalhe de forma moderada. (Você pode ler todo o teste primeiro e então resolver as questões na ordem que lhe é mais confortável). Não se afobe! Quem tem pressa tende a cometer erros por falta de atenção. Se você terminar cedo, tire alguns minutos para limpar sua mente e então revise as questões.

Aprendendo com os erros Depois que seu teste for devolvido, revise os erros que você possa ter cometido. Isso ajuda a evitar que se repitam erros sistemáticos ou conceituais. Não descarte qualquer erro como somente um “erro bobo”. Tome vantagem de qualquer erro, buscando por alternativas de melhorar suas habilidades.

Como estudar estatística xv https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

Onde estamos

Você já está familiarizado com muitas das práticas da estatística, tais como realização de pesquisas, coleta de dados e descrição de populações. O que você pode não saber é que coletar dados estatísticos acurados é frequentemente difícil e de alto custo. Considere, por exemplo, a tarefa monumental de contar e descrever a população inteira dos Estados Unidos. Se você fosse o responsável por tal censo, como faria? Como asseguraria que seus resultados são acurados? Essas e muitas outras preocupações são de responsabilidade do United States Census Bureau (Bureau do Censo dos Estados Unidos), que conduz o censo a cada década.

Para onde vamos

No Capítulo 1 você será apresentado aos conceitos básicos e objetivos da estatística. Por exemplo a estatística foi usada para construir os gráficos da Figura 1.1, que mostram as cidades americanas (com população acima de 50.0) com maior crescimento relativo em 2011, aquelas com o maior crescimento absoluto e as regiões em que se localizam.

Para o Censo de 2010 o Census Bureau enviou questionários curtos a cada domicílio, com perguntas a todos os membros residentes, tais como: gênero, idade, raça e etnia. Anteriormente, um questionário maior, que cobria tópicos adicionais, era enviado a cerca de 17% da população. Porém, pela primeira vez desde 1940, o questionário longo foi substituído pela Pesquisa da Comunidade Americana, a qual pesquisará cerca de 3 milhões de domicílios por ano ao longo da década. Esses 3 milhões de domicílios formarão uma amostra. Neste texto você aprenderá como os dados coletados de uma amostra são usados para inferir características sobre a população inteira.

•Usos e abusos

•Estatísticas reais – Decisões reais

•História da estatística – linha do tempo

Introdução à estatística1P AR

Em 2011, da terceira à décima quinta cidades com população acima de 50.0 habitantes e com maior percentual de crescimento populacional dos Estados Unidos eram do Texas.

Mat the w Car roll/F otolia.

https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

Uma definição de estatística

Quase todos os dias você está exposto à estatística. Por exemplo, considere as seguintes afirmações:

•“[Mulheres] que fumaram de um a 14 cigarros por dia tinham, aproximadamente, o dobro de risco de morte cardíaca repentina do que as não fumantes.” (Fonte: American Heart Association.)

•“O desperdício de alimentos [nos Estados Unidos], em relação ao suprimento disponível, tem aumentado progressivamente de aproximadamente 30% em 1974 para quase 40% em anos recentes.” (Fonte: National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.)

•“O percentual de estudantes de Detroit que alcançaram nível igual ou acima de proficiência [em leitura] foi de 7% [em um ano recente].” (Fonte: U.S. Department of Education.)

Ao aprender os conceitos deste livro, você terá ferramentas para se tornar um consumidor informado, compreender estudos estatísticos, conduzir pesquisa estatística e aprimorar seu pensamento crítico.

Muitas estatísticas são apresentadas graficamente. Por exemplo, considere a Figura 1.2.

O que você deve aprender

•Uma definição de estatística.

•Como distinguir entre população e amostra e entre um parâmetro e uma estatística.

•Como distinguir entre estatística descritiva e estatística inferencial.

Oeste

Sul

Nordeste Centro-Oeste32%

Sul

Oeste

Nov a York,

NYHouston,

Los Angeles

San Antonio

, TX Austin,

Crescimento (percentual) 1

Pasco, WA

No va Orleans, LACedar P ark,

TXRound Rock,

TXAllen, TX

(a) Cidades americanas com maior crescimento populacional relativo.

(c) Cidades americanas com maior crescimento populacional absoluto. (d) Localização das 25 cidades americanas com maior crescimento populacional absoluto.

(b) Localização das 25 cidades americanas com maior crescimento populacional relativo.

2 Estatística aplicada https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

Figura 1.2 Lucros de grandes empresas = grande ajuda?

Você acredita que quando grandes empresas lucram isso ajuda a economia americana?

Ajuda a economia

Não afeta a economia Prejudica a economia

Não opinaram Fonte: Gallup.

A informação na figura é baseada em uma coleta de dados.

Definição

Dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medições ou respostas.

O uso de dados estatísticos remonta aos censos realizados na antiga

Babilônia, Egito e, mais tarde, no Império Romano, quando os dados coletados eram sobre assuntos relacionados ao Estado, tais como nascimentos e óbitos. Na verdade, a palavra estatística é derivada da palavra latina status, que significa “estado”. A prática moderna da estatística envolve mais que contar nascimentos e óbitos, conforme se vê na próxima definição.

Definição

Estatística é a ciência que trata da coleta, organização, análise e interpretação dos dados para a tomada de decisões.

Conjuntos de dados

Há dois tipos de conjuntos de dados usados em estatística. Esses conjuntos são chamados de população e amostra.

Definição

Uma população é a coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

Uma amostra é um subconjunto ou parte de uma população.

Uma amostra deve ser representativa de uma população de modo que seus dados possam ser usados para tirar conclusões sobre aquela população. Os dados amostrais devem ser coletados usando-se um método apropriado, tal como a amostragem aleatória. Quando os dados amostrais são coletados usando-se um método inapropriado, eles não podem ser usados para tirar conclusões sobra a população.

Entenda

Um censo consiste em obter os dados de interesse de uma população inteira. Mas, a menos que a população seja pequena, é normalmente impraticável obter todos os dados da população. Na maioria dos estudos, as informações devem ser obtidas de uma amostra aleatória. (Você aprenderá mais sobre amostragem aleatória e coleta de dados na Seção 1.3.)

Capítulo 1 Introdução à estatística 3 https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

1Exemplo

Identificando conjuntos de dados

Em uma pesquisa recente, foi perguntado a 614 proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos se eles achavam que a presença de sua empresa no Facebook tinha valor. Duzentos e cinquenta e oito dos 614 responderam que sim. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados da amostra. (Adaptado de: Manta.)

Solução

A população consiste nas respostas de todos os proprietários de pequenas empresas dos Estados Unidos, e a amostra consiste nas respostas dos 614 pequenos empresários pesquisados. Note na Figura 1.3 que a amostra é um subconjunto das respostas de todos os pequenos empresários dos Estados Unidos. O conjunto de dados da amostra consiste em 258 proprietários que responderam sim e 356 que responderam não.

Figura 1.3 População e amostra dos proprietários de pequenas empresas dos EUA.

Respostas dos 614 proprietários de pequenas empresas na pesquisa (amostra)

Respostas de todos os proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos (população)

Tente você mesmo 1

O departamento de energia dos Estados Unidos conduz pesquisas semanais em aproximadamente 800 postos de gasolina para determinar o preço médio por galão de gasolina comum. Em 10 de dezembro de 2012, o preço médio era US$ 3,35 por galão. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados da amostra. (Fonte: Energy Information Administration.) a. Identifique a população e a amostra. b. No que consiste o conjunto de dados da amostra?

Um conjunto de dados é definido como uma população ou como uma amostra, dependendo do contexto da vida real. No caso do Exemplo 1, a população era o conjunto de respostas de todos os proprietários de pequenas empresas dos Estados Unidos. Dependendo do propósito da pesquisa, a população poderia ter sido o grupo de respostas de todos os proprietários de pequenas empresas que moram na Califórnia ou daqueles que têm negócios na internet. Dois termos importantes usados neste livro são parâmetro e estatística.

Definição

Um parâmetro é a descrição numérica de uma característica populacional. Uma estatística é a descrição numérica de uma característica amostral.

É importante notar que uma estatística amostral pode diferir de uma amostra para outra, enquanto um parâmetro populacional é constante para uma população.

4 Estatística aplicada https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/ https://livros-pdf-ciencias-exatas.blogspot.com.br/

1Exemplo

Identificando conjuntos de dados

Em uma pesquisa recente, foi perguntado a 614 proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos se eles achavam que a presença de sua empresa no Facebook tinha valor. Duzentos e cinquenta e oito dos 614 responderam que sim. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados da amostra. (Adaptado de: Manta.)

Solução

A população consiste nas respostas de todos os proprietários de pequenas empresas dos Estados Unidos, e a amostra consiste nas respostas dos 614 pequenos empresários pesquisados. Note na Figura 1.3 que a amostra é um subconjunto das respostas de todos os pequenos empresários dos Estados Unidos. O conjunto de dados da amostra consiste em 258 proprietários que responderam sim e 356 que responderam não.

Figura 1.3 População e amostra dos proprietários de pequenas empresas dos EUA.

Respostas dos 614 proprietários de pequenas empresas na pesquisa (amostra)

Respostas de todos os proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos (população)

Tente você mesmo 1

O departamento de energia dos Estados Unidos conduz pesquisas semanais em aproximadamente 800 postos de gasolina para determinar o preço médio por galão de gasolina comum. Em 10 de dezembro de 2012, o preço médio era US$ 3,35 por galão. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados da amostra. (Fonte: Energy Information Administration.) a. Identifique a população e a amostra. b. No que consiste o conjunto de dados da amostra?

Um conjunto de dados é definido como uma população ou como uma amostra, dependendo do contexto da vida real. No caso do Exemplo 1, a população era o conjunto de respostas de todos os proprietários de pequenas empresas dos Estados Unidos. Dependendo do propósito da pesquisa, a população poderia ter sido o grupo de respostas de todos os proprietários de pequenas empresas que moram na Califórnia ou daqueles que têm negócios na internet. Dois termos importantes usados neste livro são parâmetro e estatística.

Definição

Um parâmetro é a descrição numérica de uma característica populacional. Uma estatística é a descrição numérica de uma característica amostral.

É importante notar que uma estatística amostral pode diferir de uma amostra para outra, enquanto um parâmetro populacional é constante para uma população.

Retratando o mundo

Quão precisa é a contagem da população americana conduzida, a cada década, pelo Census Bureau? De acordo com as estimativas, a contagem da população do censo de 1940 subestimou a população em 5,4%. A precisão do censo melhorou muito desde então. A subestimação no censo de 2010 foi – 0,01%. (Isso significa que o senso de 2010 contou a mais a população dos Estados Unidos em 0,01%, o que representa cerca de 36.0 pessoas.)

P ercent ual da população subestimada

Contagem do censo dos EUA para menos.

(Fonte: Energy U.S. Census Bureau.)

Quais são algumas das dificuldades de se coletarem dados de uma população?

2Exemplo

Distinguindo entre um parâmetro e uma estatística

Determine se o valor numérico descreve um parâmetro populacional ou uma estatística amostral. Explique seu raciocínio.

1. Uma pesquisa recente com aproximadamente 400.0 empregadores reportou que o salário médio inicial para um especialista em marketing é de US$ 53.400 por ano. (Fonte: National Association of Colleges and Employers.)

(Parte 3 de 9)

Comentários