Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

projeto estufa, Manuais, Projetos, Pesquisas de Química

Trabalhando com produções cinematográfica

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2017

Compartilhado em 21/10/2017

alina-lacerda-12
alina-lacerda-12 🇧🇷

4.3

(4)

10 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe projeto estufa e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Química, somente na Docsity! Atividade Curricular Alternativa Discutindo sobre o filme – O dia depois de amanhã Química, Física, Geografia, L.Portuguesa e L.Inglesa OBJETIVOS: • Criar oportunidades de se fazer uma abordagem contextualizada e lúdica sobre as variações químicas envolvidas; • Estudar algumas possibilidades de reações naturais que transformam o ambiente em que vivemos; • Discutir o efeito estufa e poluição ambiental. Atividade 1 Texto Preliminar – texto informativo com o objetivo de aumentar o seu conhecimento sobre o efeito estufa e mudanças climáticas, e sobre a relação desse tipo de fenômeno da natureza com a Ciência Química. QUESTÕES PRELIMINARES: a) O que é o Efeito Estufa? b) Quais são as conseqüências mais previsíveis de um aquecimento global? c) O que são Tornados, Furacões, Ciclones e Tufões? d) O que você acha que pode acontecer com o aquecimento das geleiras? Atividade 2 Na tentativa de tirarmos o maior número de informações pertinentes ao filme, de modo a enriquecer nosso conhecimento sobre mudanças climáticas, reações químicas, vamos formar grupos que serão responsáveis por observações sobre diferentes aspectos. Cada grupo será então, responsável por observar determinados itens e deverá pesquisar em revistas, livros, enciclopédias e internet para fazer as devidas análises e produzir um material coeso e produtivo. GRUPO I. Caberá a este grupo fazer um relato do filme, dando ênfase à reação das pessoas: povo, políticos e cientistas. Deverão, para isso, fazer anotações durante o filme. GRUPO II. Este grupo deverá observar quais as evidências que anunciam as mudanças climáticas que ocorrem durante o filme. Como os pesquisadores acompanham o surgimento dessas evidências? GRUPO III. O grupo deverá estudar sobre o Efeito Estufa e o buraco na camada de ozônio. Como a poluição interfere nesses fenômenos? O que tem sido feito para amenizar o problema? Observas se o filme abordou esses aspectos. GRUPO IV. O grupo deverá estudar sobre os furacões, evidências e seu comportamento, dando atenção especial para o olho do furacão. Há pouco tempo aconteceram eventos semelhantes no Brasil, pesquise e faça alguma citação. Observar se durante o filme são colocados estas particularidades sobre os furacões. GRUPO V. Esta equuipe GRUPO IV. O grupo deverá estudar sobre os furacões, evidências e seu comportamento, dando atenção especial para o olho do furacão. Há pouco tempo aconteceram eventos semelhantes no Brasil, pesquise e faça alguma citação. Observar se durante o filme são colocados estas particularidades sobre os furacões. Torna-se necessário citar o fato de que o aquecimento global serve como um agravante para o efeito estufa natural, e que, em função destas alterações pode mudar pra sempre nossa vida. Grupo IV Assim como já foi dito acima estes fenômenos climáticos estão sempre sendo monitorados, para que se possa pelo menos diminuir os prejuízos causados por eles sejam do tamanho que forem. É interessante citar o fato de que o olho do furacão é sua origem e a medida que vai aumentando sua dimensão ali torna-se uma área tranqüila, sem tormenta e com céu limpo porém mais frio que em suas extremidades. Grupo V Também já foi dito sobre aquecimento global, aumento na temperatura do planeta a cada ano, causado principalmente pela poluição e pelo buraco na camada de ozônio o que resulta num superaquecimento da Terra, podendo portanto, aumentar o efeito estufa. Vale citar principalmente que tudo que os cientistas têem hoje, são modelos baseados no que já ocorreu e na tecnologia meteorológica que conseguiram chegar até hoje e, como modelos podem estar errados. Grupo VI Quanto às críticas de cinema, percebemos que enquanto arte o filme é muito bom em fotografia e efeitos especiais, além de nos deixar até com a sensação de estar sentido frio, não é mesmo? Bastante realista. Já do ponto de vista científico existem várias correntes de pensamento, mas percebe-se claramente exageros infundáveis, como a quantidade de água doce existente nas calotas polares não são suficientes para modificar correntes marítimas, o Tsunami (que ocorre em Nova York ) é impraticável visto que é um maremoto e não há referência alguma a movimentação de placas tectônicas capazes de formá-lo, haveria a inundação das cidades costeiras mas não como foi mostrado. Furacões continentais e uma série de tornados devastando uma única cidade num mesmo momento é impraticável. Porém é fato que se houvesse uma dessalinização desta ordem nas águas dos mares haveria um deslocamento de equilíbrio, que provocaria tormentas, afim de restabelecer o equilíbrio quebrado. Quanto a excessos e exageros deve no entanto ficar claro que, se assim não fossem não seria um filme e sim, um documentário sobre a “Fúria da Natureza”. Grupo VII Quanto aos satélites vale lembrar que alguns são estacionários, isto é, localizam- se sobre algum ponto da Terra e se movimentam no mesmo sentido para monitorarem certos dados específicos. Existem satélites de várias naturezas e com vários objetivos. É interessante ressaltar o fato de que seu lançamento exige uma grande quantidade de energia de propulsão que o faz capaz de superar a gravidade; no espaço os astronautas encontram-se num estado de imponderabilidade – que resulta numa aparente falta de peso – o que torna difícil realizar algumas ações corriqueiras a nós e no entanto, os torna capaz de mover coisas de peso muitas vezes maior que seu próprio peso; além do fato de que as naves como os ônibus espaciais conseguem se mover por causa da Lei da Inércia, que diz respeito à todo corpo ter uma tendência natural a manter-se em M.R.U. ou parado caso não haja nenhuma força externa que o faça mudar e; portanto, se um astronautas fazendo um conserto qualquer se soltar tem a tendência a seguir em movimento retilíneo uniforme infinitamente se não levarmos em conta o fato da diferença de pressão. Quando as pessoas tentam se manter aquecidas o máximo possível aquecidas para se manterem vivas, fazem uso de papel, principalmente jornal, que são excelentes isolantes térmicos. É interessante notar também que as traduções não se preocupam em fazer as conversões necessárias ao nosso sistema de medidas ( SI ), visto que EUA e Reino Unido usam ainda o Sistema Britânico de Medidas, que além de não ter embasamento científico, é um sistema muito antigo; já causou segundo relatos, acidentes em sondas espaciais por haver um conflito de informações entre o sistema das sondas e os computadores que enviavam as informações. Exemplificando uma temperatura que eles usam 104º F equivale em nosso sistema de medidas cerca de 40º C; ou 1 milha são 1760 jardas e cerca de 1,609 Km e 1 milha marítima equivale a 1853m.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved