Catapulta

Catapulta

Projeto de Ensino Prático – Construção de uma Catapulta

Física, Matemática, L.Portuguesa, História

Catapulta: O grupo deverá construir uma catapulta a partir de materiais como: madeira, prego, parafuso, cola, elástico, mola. O objetivo da catapulta é acertar um alvo que estará a 6 m de distância do ponto de lançamento. O alvo é dividido em regiões e o grupo fará 5 lançamentos. A soma dos pontos dos 5 lançamentos define o vencedor da competição.

Este trabalho vem dar suporte ao trabalho teórico, em todas as disciplinas podendo envolver os alunos de maneira mais ampla, incentivando o trabalho em equipe. Pretendemos com isto, trabalhar a parte social assim como promover um entendimento maior sobre lançamento, Leis de Newton,

Veja abaixo como construir e participar da competição:_

_

Material

(a) A catapulta deverá ser constituída em sua maior parte de madeira, sendo permitido o uso de dobradiça de metal e um suporte plástico para a bolinha.

(b) Elástico (sugestão: tipo cirúrgico) ou mola.

(c) Não poderá ficar nenhum material com ponta ou cortante exposto na catapulta.

Dimensões

As dimensões máximas permitidas são as seguintes:

(a) Altura máxima => 40 cm, levando em consideração do chão até a altura da haste de lançamento quando atingir o ângulo de 90º em relação ao chão.

(b) Dimensões da base: mínimo (20 cm x 20 cm) e máximo (40 cm x 40 cm).

Competição

Objetivo:Obter o maior número de Pontos acertando o alvo.

Parte Escrita: Cada grupo deverá pesquisar sobre a origem histórica da catapulta e suas funções na idade média, deverão descobrir as causas de sua decadência na história da humanidade. Esse trabalho escrito deverá ser de conhecimento de todos os integrantes da equipe, devendo ser entregue nos moldes das orientações de trabalhos acadêmicos.

Prova Mínima: Acertar o alvo pelo menos uma vez (em cinco tiros). A prova mínima representa os pontos referentes a parte prática.

Alvo: Uma caixa com dimensão de 50 cm x 50 cm, dividida em três partes:

A parte central do alvo possui valor de 10 pontos, a parte em verde 5 pontos e a parte em azul 1 ponto.

O centro do alvo estará posicionado a 4 metros do ponto de lançamento.

Tentativas: Cada grupo terá 3 lançamentos. O número de pontos será igual a soma dos 3 lançamentos.

Vencedor: Será o grupo que possuir o maior número de pontos. Caso tenhamos um empate, os grupos que estiverem empatados terão direito a mais dois lançamentos. Caso ocorra novo empate a situação se repete até chegarmos a um vencedor.

Equipe: Cada equipe deverá possuir um nome que faça referencia a um Físico da história, no qual todos do grupo deverão saber tudo sobre sua vida (em homenagem ao ano mundial da Física) e um elemento líder. No momento do lançamento, apenas duas pessoas poderão estar na posição de tiro. As equipes poderão ter de 1 a 25 alunos.

Comissão Organizadora

A comissão organizadora é totalmente soberana na competição. Qualquer situação não prevista pela regra a comissão possui autonomia de decidir o que fazer._Os grupos deverão trazer suas catapultas, em dia previsto, para uma vistoria completa. Serão fotografadas e não poderão ser mais modificadas.

Datas das apresentações

Data da 1ª Vistoria:

Data da 2ª Vistoria: Fotografia digital

Data da Competição:

Orientações

Cada sala será dividida em dois grupos de alunos no qual deverão subdividir-se em grupos menores de trabalho. Ao final do projeto os grupos deverão apresentar um relatório de trabalho.

Esse trabalho será pontuado nas disciplinas de Física, Química e Matemática e será executado no turno da tarde.

Comentários