Verbetes de avaliação da aprendizagem

Verbetes de avaliação da aprendizagem

Verbetes de avaliação da aprendizagem

Palavras

Definições

Fontes bibliográficas

Empirismo

Modo de pensar que atribui valor à razão, ao pensamento lógico.

Significado de Empirismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br>. Acesso em: 5 fev. 2017.

Relativismo

Ponto de vista epistemológico que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos inerentes ao processo cognitivo.

Significado de Relativismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br>. Acesso em: 5 fev. 2017.

Racionalismo

Modo de pensar que atribui valor somente à razão, ao pensamento lógico.

Significado de Racionalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br>. Acesso em: 5 fev. 2017

Paradigma

Um exemplo que serve como modelo; padrão.

ALVAREZ. E. Paradigma. Dicionário informal. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br>. Acesso em: 5 fev. 2017.

Concepções teóricas

O ato de gerar teorias sobre algo.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Critérios

O termo critério que dizer discernimento

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação Pontual

Dá-se ao final de algum trabalho.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação continua

Aquela que acontece de forma regular, continuamente em sala de aula.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avalição normativa

É aquela que compara o rendimento de um aluno com o rendimento alcançado pelos demais colegas do grupo.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação criterial

Procura situar cada aluno em relação ao atingimento ou não de um dado objetivo pré-fixado, informando sobre o que o aluno sabe ou não sabe, pode ou não pode fazer.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação diagnóstica

Faz um prognóstico sobre a capacidade sobre as capacidades de um determinado aluno em relação a um novo conteúdo a ser abordado.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação somativa

É uma avaliação pontual sempre tratando de determinar o grau de domínio de alguns objetivos previamente estabelecidos.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Avaliação formativa

Tem a finalidade de proporcionar informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem, como fim de que o professor possa ajusta-lo às características das pessoas a que se dirige.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Didática

Arte de transmitir conhecimento; técnicas de ensinar.

 CAMARGO, L. Didática.Dicionário informal. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br>. Acesso em: 5 fev. 2017. 

Político-ideológica

Ideais politicas difundido para a educação.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Educação

É uma ação que se exerce sobre os alunos com vista a modelar seus comportamentos.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Certificação

Afirmação da certeza ou verdade de; atestado, prova.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Concretude

Particularidade ou característica do que é concreto; real.

RABELO, E. H. Avaliação: Novos tempos, novas práticas. 7ª ed. Editora Vozes. Petrópolis 2014.

Comentários