Reflexões sobre a educação à distância-Neuza

Reflexões sobre a educação à distância-Neuza

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

Acadêmica: Neuza Batista dos Santos

Orientadora Profª.: Ana Maria Soek

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

  • Tema: a EaD.

  • Justificativa:atuo/tutora (UEM).

  • Tutor/essencial na EaD.

  • Relevância: resignificação do que é ser tutor.

  • Presencial (generalista)

  • Distância: mediador dos conteúdos/moodle.

Relevância social e profissional

Democratizar a Educação Superior.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

PROBLEMA DE PESQUISA

  • Quais as contribuições do tutor à distância no processo ensino-aprendizagem dos alunos?

  • Hipóteses.

  • Objetivo geral: ampliar o conhecimento da EaD. (interiorização e democratização da E.S.) mediante a atuação pedagógica dos tutores.

  • Objetivos específicos: conceituar a EaD.

  • Refletir a democratização do ensino superior via EaD.

  • Caracterizar trabalho do tutor a distância

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

  • Metodologia

Pesquisa qualitativa bibliográfica.

Abordagem Histórico – Cultural.

*leituras sobre a EaD em diversas mídias.

  • Referencial Bibliográfico – revisão de literatura:

  • Almeida (2012),Almeida, e Moran (2005),Almeida, Costa, (2009), Belloni (2003).

  • Educação a Distância, a integração das tecnologias na educação, as Políticas Públicas para o ensino superior a distância e a legislação educacional vigente.

  •  

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

Costa (2009), Prudêncio, Carvalho, Ferreria (2009), Rodero ( (2012), Vygotsky (1998).

  • As novas tecnologias de informação e comunicação e o gerenciamento de cursos, as práticas em EaD, o tutor como sujeito social, o papel da mediação.

  • *LDB 9394/96 oficializou a EaD como estratégia de expandir e interiorizar a educação superior. No artigo 80, ela assim a normatiza: [...] O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada (BRASIL, 2007).

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

  • *LDB 9394/96

  • No artigo 80: [...] O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada (BRASIL, 2007).

  • *Decreto nº 5.622/05 (credenciamento das Instituições).

  • *Referenciais de qualidade para todos os cursos de EaD (BRASIL, 2007d).

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

  • A democratização e a interiorização da educação superior

A globalização do século XXI.

A tecnologia, a informática e a internet são realidades que necessitam ser incorporadas pelas pessoas (SANCHEZ, 2007).

EaD: o aluno autônomo, tempo e espaço flexíveis, domínio da tecnologia, abertura para o novo.

*Em 1996, o MEC criou a Secretaria de Educação à Distância (SEED) e foi aos poucos oficializando a EaD.

*2004, o Decreto nº 5.159/2004 – SEED.

*Decreto nº 6.320/2007 passou a “formular, propor, avaliar e supervisionar” a oferta de EAD, em todos os níveis e modalidades de ensino, como estratégia de universalizar e democratizar a educação superior (Artigo 26).

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

O trabalho dos tutores nos cursos de educação a distância.

O sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB: tutor presencial e, à distância.

  • Tutor presencial: formação superior adequada e adaptável.

  • Acolher, incentivar, e orientar o aluno nos polos presenciais. Acompanha entrega de trabalhos, os estágios e a realização de provas presenciais (RODERO, 2012) .

  • tutor à distância: moodle, fóruns, teleconferências, chats e outras ferramentas tecnológicas.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

A mediação do tutor à distância no processo ensino aprendizagem em EAD.

O ambiente virtual de Aprendizagem Moodle - Martin Dougianas.

  • Moodle: software livre e funcional.

Forum.

[...] deve enviar constantemente mensagens encorajadoras de incentivo e de estímulo aos alunos, dar o devido retorno aos trabalhos apresentados, tomando cuidado com os comentários tanto para os erros quanto os acertos, porque podem se constituir em desestímulo quando feitos de forma inadequada, e constituir-se em grande fonte de motivação quando realizados de forma correta [...] (CARDOSO, PEREIRA, 2014, P. 77).

  • ativo no moodle

  • feedbacks

  • cronograma das disciplinas .

  • incentivar a participar nos fóruns.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

Considerações finais

  • o tutor a distância é um mediador (moodle) da aprendizagem fundamental nos cursos de EaD.

  • Corrige trabalhos e provas.

  • feedback aos alunos seguindo o sistema de tutoria da instituição a que estiver vinculado.

  • EaD capacitar as pessoas e lhes oportuniza novas condições de vida e mobilidade social.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

REFERÊNCIAS

  • ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de. Educação a Distância. 2012.

  •  

  • ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manoel. Integração das tecnologias na educação: salto para o futuro. Brasília: MEC, 2005.

  •  

  • ALMEIDA, Marcos P.; COSTA, Maria L. F. Políticas Públicas para o ensino superior a distância e a legislação educacional vigente. In; COSTA, Maria L.F. (Org). Introdução à educação à distância. Maringá: EDUEM, 2009, p. 11-22.

  •  

  • BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. 115 p. (Coleção Educação Contemporânea).

  •  

  • BRASIL/MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 93494/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da união- Brasília- DF, 23 de dezembro de 1996.

  •  

REFLEXÕES SOBRE A EDUCACÃO A DISTÂNCIA

 CARDOSO, Ana Lucia Tomaz, PEREIRA, João Batista. O tutor e a atividade de tutoria na educação a distância. 2014.

COSTA, Maria Luisa Furlan (org.). Introdução à educação à distância. Maringá: Eduem, 2009.

_____ M.L.F. , ZANATTA, Regina M. (Orgs). Educação a distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. Maringá: EDUEM. 3ªedição. 2014.

  

MOODLE. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Disponível em: < etechoracio.com.br/moodle/file.php/1/guia_moodle_1.pd:>.Acesso em: 25 agosto. 2016

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

PEREIRA, João. B.Os cursos superiores à distância e o sistema de tutoria. In: COSTA, Maria L. Furlan (Org.). Introdução à educação à distância. Maringá: EDUEM, 2009, p. 35-52

Comentários