Modernismo12

Modernismo12

  1. Você teve a oportunidade de entrar em contato com a oposição fundamental “nominativo x acusativo”, com os adjetivos e com o caso genitivo. Valendo-se do que você aprendeu e baseando-se nos vocabulários apresentados no decorrer da Unidade 2, formule:

  1. Uma frase em latim com a tradução, utilizando-se do adjetivo predicativo. Veja os exemplos:

NOMINATIVO Agrícola / Agricolae

VERBO “SER” est / sunt

ADJETIVO PREDICATIVO piger / pigri

CORRESPONDENTE VERNÁCULO O camponês é preguiçoso / Os camponeses são preguiçosos

b) Uma frase em latim com a tradução, colocando adjetivos em concordância com todos os substantivos que você usar, acrescentando o caso genitivo. Veja os exemplos:

NOMINATIVO Agrícola / Agricolae

ADJETIVO segnis / segnes

GENITIVO campi / camporum

VERBO laudat / laudant

ACUSATIVO dominum / dominos

ADJETIVO fortem / fortes

GENITIVO fundi / fundorum

C O R R E S P O N D E N T E VERNÁCULO O camponês covarde do campo louva o patrão forte da fazenda / Os camponeses covardes dos campos louvam os patrões fortes das fazendas

2) Levando em conta o pensamento de Fiorin, retome a leitura do mito “Lucrécia”, de Tito Lívio, que está nas p. 58-62 do nosso Material, leia a crônica “O punhal de Matinha”

http://www.cronicas.uerj/br/home/cronicas/machado/rio_de_janeiro/ano1894/05ago1894.html>. Acesso em: 24 jul. 2017.

De Machado de Assis, o artigo “Machado de Assis: representações sobre saber latim no Brasil”, de Silvio Wesley Rezende Bernal

,https://repositorio.ufba.br/ri/ bitstream/ri/17072/1/LATINITAS_VOLUME%202. pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017. (Ver p. 225-228).

E em um texto dissertativo de no mínimo uma lauda, responda ao questionamento: Estudar as culturas clássicas é importante para a formação do leitor competente e para a formação humana? Justifique.

Comentários