grandes - pilares - alavancadores

grandes - pilares - alavancadores

Conheça os 5 grandes pilares em que sua construtora ou incorporadora deve se apoiar para aumentar a produtividade de seus canteiros de obra.

05 INSUMOS

03 MÉTODOS E TÉCNICAS

01 PENSANDO EM PRODUTIVIDADE

04 PESSOAS

O Sienge é um sistema de gestão, também chamado de ERP –

Enterprise Resource Planning, especializado na Indústria da

Construção. Você pode gerenciar e integrar todas as áreas de uma empresa, sem ter que abrir mão de um software que atenda com propriedade a produção da sua empresa. Com o Sienge , e sua equipe altamente capacitada neste segmento, todas as necessidades do setor estão ao seu alcance.

Você encontra outros materiais disponíveis em nosso Blog, sempre com novidades interessantes.

Visite w.sienge.com.br/blog/

Produtividade é o fator chave para gerar competitividade a sua empresa. Reduzir o tempo gasto para executar um serviço ou aumentar a qualidade dos produtos sem acréscimo de mão de obra ou dos recursos necessários para esta realização tem sido alvo das empresas em busca do sucesso.

Vale lembrar que ser mais produtivo não implicará só em produzir maior quantidade, mas também manter a qualidade do serviço prestado. Só assim não será perdido tempo nem dinheiro com retrabalho, nem terá a reputação como empresa prejudicada junto ao mercado.

Você vai pensar: “ok, na teoria está bem claro o que é a tal produtividade. Mas e na prática, o que de fato posso fazer em minha construtora ou incorporadora para aumentar a produtividade em meus canteiros de obra?”

É complexo mesmo, por que são muitos fatores, muitas pessoas envolvidas, com os perfis mais diversos. Há diferentes obras em diferentes localizações, estas obras tem influências distintas, e que necessitam de ações diversas entre si para terem sucesso.

Resolvemos organizar idéias e estratégias que podem ser aplicadas para aumentar a produtividade em sua empresa, e separamos elas em 4 grandes pilares, alavancadores da produtividade e que merecem atenção especial.

Você vai encontrar neste ebook dicas valiosas para analisar estes pilares em seus empreendimentos e direcionar estratégias para trabalhar cada um deles de forma eficiente. Como resultado, poderá aumentar a produtividade em suas obras.

Boa leitura!

1. PENSANDO EM PRODUTIVIDADE

Sua produtividade estará diretamente ligada a melhor ou pior utilização dos recursos produtivos disponíveis na sua empresa. Espaço físico, ferramentas, gestão da mão de obra, insumos, gerenciamento dos projetos, cadeia logística, relacionamento com fornecedores, informatização e horário de trabalho são alguns exemplos.

Um grande inimigo da sua produtividade, é o desperdício destes recursos, tanto o aparente, que você consegue identificar facilmente, quanto o está oculto nos processos de trabalho que fazem parte da rotina, e não são percebidos.

Entre 2007 e 2012, o crescimento do PIB do setor da construção civil foi 1,8 vez maior do que o crescimento do PIB da economia como um todo.

Este crescimento gerou gargalos de mão de obra e infraestrutura, comprometendo muitas entregas de obras planejadas para os últimos anos. Analisando de forma combinada os relatórios anuais da administração de sete das maiores incorporadoras e construtoras de capital aberto no Brasil, constata-se a redução das margens do negócio de 21% em 2007 para 16% em 2011.

Fonte: http://www.ey.com

Os dados acima reforçam que sua construtora ou incorporado precisa sim atuar em seus índices de produtividade para garantir competitividade e até sua sobrevivência no mercado.

Considerando todos estes fatores, conheça os 5 grandes pilares, que lhe ajudarão a organizar ações que aumentarão sua produtividade.

2. GERENCIAMENTO

Com o intuito de manter a integridade da empresa, zelar pelo patrimônio e pelos funcionários, fazer o gerenciamento completo de sua empresa se torna condição para aumentar a produtividade e gerar harmonia em seu ambiente de trabalho.

Vale destacar alguns importantes para o bom gerenciamento de sua construtora ou incorporadora:

• Trabalhar com um plano de negócios para desenvolver idéias de como conduzir seu negócio e periodicamente realizar e revisar seu planejamento estratégico, para entender o que precisar ser feito para alicerçar os objetivos de sua empresa. Definir metas e mecanismos de acompanhamento trazem foco para o alcance de resultados.

• Ter uma estrutura organizacional bem definida na empresa, com responsabilidades bem claras permite que cada qual saiba o que fazer, aumentando a produtividade e a eficiência por meio do foco e do domínio das atividades. Não quer dizer que sua empresa deva trabalhar com uma estrutura burocrática ou muito grande, mas sim que as atividades e responsabilidades devem estar sempre bem definidas.

• Gerenciar também o relacionamento com cartórios e demais órgãos licenciadores e geradores de documentos que formalizam seu empreendimento. Atrasos na documentação geram por vezes paradas nas obras e atrasos nas entregas.

3. INSUMOS

Os insumos necessários para a realização dos empreendimentos, sejam matérias-primas, bens intermediários ou equipamentos, por exemplo, são condicionantes para a execução dos trabalhos em sua obra.

Quanto mais organizado o processo de aquisição e utilização destes recursos, maior a produtividade naquele trabalho. Por exemplo:

• Acompanhar a modernização de equipamentos, como gruas flexíveis, elevadores mais rápidos, entre outros, impactam diretamente na produtividade do time.

• Primar pela maior taxa de utilização destes equipamentos, garantindo que estejam disponíveis sempre que necessário, e que estejam aptos para o funcionamento, reduz o tempo ocioso entre a realização de uma tarefa e outra.

• Adotar materiais mais novos e mais eficientes, como concreto autocurativo e cimento magnesiano, por exemplo, também ajuda na produtividade da construção. Garantir o bom armazenamento e utilização destes insumos é condição tanto para atingimento do orçamento da obra, quanto para que estejam disponíveis para uso quando necessário.

• Planejar a necessidade de recursos e de materiais em diferentes horizontes (curto, médio e longo prazos) também é eficiente para apoiar a execução dos empreendimentos da construtora ou incorporadora. Gerenciar os riscos inerentes a cadeia logística e de fornecedores pode reduzir drasticamente tempo ocioso ou de atraso nas obras.

4. MÉTODOS E TÉCNICAS

Importante definir métodos de trabalho, como regras básicas para desenvolver as atividades de sua empresa, bem como corrigir e integrar conhecimentos. Técnicas ou conjunto de procedimentos, com o objetivo de obter determinados resultados também fortalecem os trabalhos dos times, e proporcionam excelência operacional.

Observe as áreas de sua construtora ou incorporadora e identifique os pontos onde os melhores métodos e técnicas de mercado podem facilitar e evoluir seu trabalho, tais como:

• Conhecer e aplicar a Lean Construction ou Construção Enxuta – construção baseada no paradigma de redução de desperdícios. Conhecida também como método Toyota de produção, desafia a quebra de paradigmas na construção civil.

• Adotar a Strategic Sourcing metodologia aplicada a área de Suprimentos e que analisa profundamente o custo total da aquisição dos produtos ou serviços. Assim são revisados os custos externos e internos, otimizando a estrutura de produtos e maximizando o custo beneficio das aquisições.

• Acompanhar o surgimento de novos métodos construtivos, como a aplicação de vigas pré-moldadas, alvenaria estrutural, estruturas metálicas, entre outros mais eficientes que os modelos padrões de construção.

• Visando a eliminação das atividades que não agregam valor, buscar melhorarias na sincronização do empreendimento e do fluxo de materiais.

• Adotar métodos de gestão de projetos, como foco na melhoria na execução dos projetos, processos de produção e metodologia de trabalho utilizada. Outro ponto interessante é o layout do canteiro de obras, que impacta diretamente na mobilidade durante a construção, facilitando o manuseio dos insumos e a convivência das diversas frentes de trabalho no projeto.

• Trabalhar com orçamento das obras, bem estruturado e detalhado.

Orçamentos bem feitos e controlados fazem com que a saúde financeira e a evolução física dos projetos sejam coincidentes, preservando a margem prevista para os empreendimentos.

5. PESSOAS

Seus funcionários ou a mão de obra de sua construtora ou incorporadora são os realizadores de seus projetos. Encontrar mão de obra, tanto em qualidade quanto em quantidade é hoje um grande desafio na construção civil. • Promover programas de melhoria contínua, que incentivam a geração de ideias junto aos seus funcionários pode ser uma boa ajuda para desenhar ações que promovam evolução em sua construtora ou incorporadora, e permeiam o engajamento de todo o grupo junto a sua empresa.

• Buscar sempre ações para aprimorar recrutamento e seleção de profissionais, para evitar que somente no momento de iniciar um empreendimento é que se pare para pensar de onde virá a mão de obra.

• Traçar e executar planos para aumentar a qualificação atual de seu quadro, sejam treinamentos técnicos ou motivacionais.

• Trabalhar com a valorização de sua mão de obra, planejando ações para retenção dos profissionais.

• Buscar a formalização da mão de obra e respeitar as Leis Sociais e

Trabalhistas demonstra a seriedade com a qual sua empresa vê seus funcionários.

Você pode perceber que se direcionar ações para cada um dos quatro pilares identificados - gerenciamento, métodos e técnicas, insumos e pessoas - terá grandes chances de aumentar a produtividade em sua empresa.

Novidades sobre práticas gerenciais e de controle, metologia de trabalho, processo de produção, insumos e tratativas da mão de obra surgem todos os dias. É importante o acompanhamento destas tendências para identificar a melhor aplicação de cada uma delas em seu dia a dia.

Em cada um dos pilares, evolua a análise do comportamento de sua empresa, e desdobre ações com base nas sugestões apresentadas.

Importante: busque soluções tecnológicas para lhe ajudar na promoção de todas as melhorias identificadas, assim como na gestão e administração da empresa, orçamento das obras, suprimentos, gestão da mão de obra, etc.

Soluções tecnológicas especializadas em construção civil, permitem, entre outras inúmeras facilidades e vantagens, integração das áreas da empresa, automatização de processos e consolidação de informações, como as contábeis e as financeiras, por exemplo. Além de permitir a liberação dá área de Recursos Humanos para atuação estratégica,

Nós do Sienge, podemos ajudá-lo neste processo. Nossa solução é extremamente completa para a área de construção, e tem a grande vantagem de atender diferentes departamentos da sua empresa.

Entre em contato! Estamos a disposição para mais informações!

Comentários