Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Modelo de plano anual, Notas de estudo de Pedagogia

apoio pedagogico

Tipologia: Notas de estudo

2017

Compartilhado em 10/10/2017

daniella-ferreira-bezerra-11
daniella-ferreira-bezerra-11 🇧🇷

4.6

(91)

109 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Modelo de plano anual e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! LÍNGUA PORTUGUESA: “Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”. (Rubem Alves) OBJETIVOS GERAIS: Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Localizar informações explicitas e implícitas em um texto; Estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade; Ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série; Revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora; Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto; Produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem; Escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.); Considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora; Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados; Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar. Leitura de diferentes gêneros previstos para as séries; Manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora; Socialização das experiências de leitura; Busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda); Leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente; Análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita; Leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente; Revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora; Escuta de textos lidos pela professora; Atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ; Utilização estratégias de leitura; Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda); Produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc; Uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita,a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação); O estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras); Produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação; Revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia; Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, O solo; A água; O ar; Transformações no ambiente; Seres vivos. HISTÓRIA e GEOGRAFIA: “A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.” (Pedro Demo) OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos. Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade. HABILIDADES e COMPETÊNCIAS: Comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais. A história do seu município: Paisagem, relevo, clima, vegetação; Zonas urbana e rural; Limites; Agricultura e pecuária; Indústria e comércio;F 0D 8 Transporte e comunicação;F 0D 8 Governo do Município.F 0D 8
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved