400 cadastro de produtos

400 cadastro de produtos

Cadastro de Produtos Topo Anterior Próximo

O Cadastro de Produtos, tem por função manter atualizado os produtos do catálogo de materiais da instituição.

Propósito da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

O cadastro de produtos é realizado através da aplicação de Cadastro de Produtos (CEMProduto.exe).

(Cadastro de Produtos) Abaixo segue os botões da barra de ferramenta com informações de uso.

(Barra de Ferramenta - Cadastro de Produtos)

NOVO: através desse botão pode ser cadastrado um novo Produto no catálogo de materiais da instituição; ALTERAR: dever ser utilizado quando desejar alterar algum dado de produto selecionado;

EXCLUIR: utilizar quando for necessário excluir algum produto selecionado. A exclusão somente será efetuada se não existir vínculos com outras aplicações, ou seja, se o produto selecionado estiver vinculado a um registro de entrada ou saída de material, ou outro registro de movimentação de produto, não será permitido efetuar a sua exclusão;

LOCALIZAR: utilizar quando desejar localizar algum produto já cadastrado no sistema;

PROPRIEDADES: utilizar quando desejar visualização detalhada da descrição do produto selecionado. Este botão, somente aparecerá habilitado quando o usuário abrir a guia Descrições Detalhadas;

NOVO: utilizar quando necessitar informar uma descrição detalhada ao produto selecionado. Este botão aparecerá habilitado quando o usuário abrir a guia Descrições Detalhadas;

Objetivos Específicos Topo Anterior Próximo

O objetivo específico desta aplicação é cadastrar os produtos do catálogo de materiais da instituição.

Conhecimentos Necessário e Público Alvo Topo Anterior Próximo

Con hecimentos N ecessários :

- Para utilizar a funcionalidade de cadastro de produtos é importante ter conhecimento das regras de negócio que a envolvem e familiaridade com o uso e interação do sistema SIE/SIM com relação a operações de cadastros (inserir, alterar, salvar, localizar, etc).

Público Alvo:

- Esta funcionalidade esta direcionada a Unidade/Setor de Almoxarifado da instituição, mais especificamente ao responsável da Unidade/Setor, ou a quem ele delegar a utilização desta funcionalidade.

Configurações / Pré-Requisitos Topo Anterior Próximo

Con figu raç ões

As seguintes tabelas estruturadas devem estar configuradas na aplicação Tabela Estruturada - (AMTabEstrutEx.exe).

Uma vez inserido itens, as alterações de Código bem como sua remoção não é aconselhada. Tais modificações podem implicar inconsistências no sistema e requer uma análise mais aprofundada sobre sua validade ou não.

- Unidade de Estoque - Tabela de Código: 114 Itens : 1 - Bloco 2 - Barra 3 - Caderno 4 - Cento 5 - Chapa 6 - Caixa Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 114 - Unidade de Estoque)

- Tipo de Relacionamento entre Produtos - Tabela de Código: 701 Itens : 1 - Similaridade 2 - Troca de Unidade

Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição. Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 701 - Tipo de Relacionamento entre Produtos)

- Tabela de Produtos Controlados - Tabela de Código: 723 Itens : 1 - A1: Substâncias entorpecentes 2 - A2: Entorpecentes/concentração especial 3 - B1: Substâncias psicotrópicas Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 723 - Produtos Controlados) Pré- Requisitos

Código Estruturado do Catálogo de Produtos

Para informar o código estruturado referente ao catálogo do produto, o mesmo deverá estar previamente cadastrada na aplicação Catálogo de Produt os (CE MEstrut ur aProdut o.e xe).

Instruções para Uso da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

1. Guia Produto Para cadastrar um produto deve-se abrir a aplicação de Cadastro de Produtos (CEMProduto.exe) e acionar o botão NOVO.

(Cadastro de Produtos) No campo Código Estruturado acione a lupa para localizar o código estruturado de terceiro nível relacionado ao produto que será cadastrado.

(Cadastro de Produtos - Localizar Código Estruturado)

Depois de selecionar o código estruturado desejado, o sistema automaticamente preencherá os dados nos campos Código e Classificação de Despesa.

No campo Descrição do Produto informe, resumidamente, o nome do produto que será cadastrado. No campo Unidade selecione a unidade de medida adequada a este produto.

(Cadastro de Produtos - Identificação do Produto)

Informe a numeração única, no campo Código Reduzido, este código identificará o produto que esteja sendo cadastrado. Caso a instituição possua um código interno de identificação dos produtos do catálogo de materiais, o mesmo poderá ser informado no campo Código Auxiliar.

(Cadastro de Produtos - Tipo de Relação e Controle)

No campo Ident.Item Superior deve-se localizar o produto superior, caso este produto seja um sub-produto. O campo Tipo Relação será habilitado para que o usuário possa informar qual a relação entre o produto e o sub-produto.

Quando o produto for controlado, deve-se marcar o checkbox Controlado ? e escolher o tipo de controle adequado no campo Tipo de controle (itens da tabela estruturada 723 - Tabela de Produtos Controlados).

(Cadastro de Produtos - Definições do Produto)

Na caixa de opções Estocável ? deve-se indicar se o produto é ou não estocável, marcando a opção Sim para produtos estocáveis e Não para produtos não estocáveis.

Na caixa de opções Controle de Saldo por: informe a forma de controle deste produto no estoque (por valor ou por quantidade) marcando a opção correspondente. Pode-se indicar no campo Modalidade de Compra, uma modalidade de licitação a qual esse produto deve ser comprado (não se recomenda o uso desse campo).

Por fim, deve-se indicar a Situação do produto. Estando ele como Inativo não se poderá fazer qualquer movimentação. Caso esteja como Ativo, pode-se movimentá-lo.

Depois de informar os dados clique no botão SALVAR.

(Cadastro de Produtos - Produto Cadastrado) 2. Guia Descrições Detalhadas

Nesta guia podem-se verificar as datas e valores de última compra e pesquisa de compra. Além disso, na parte inferior da tela se pode ver a descrição detalhada do produto.

(Cadastro de Produtos - Guia Descrições Detalhadas)

Para alterar os dados informados nesta guia, deve-se clicar em PROPRIEDADES. Para acrescentar informações detalhadas ao produto clicar em NOVO.

Nesta exemplificacão será usado o botão PROPRIEDADES. Ao acioná-lo nova tela será apresentada, conforme imagem abaixo.

(Cadastro de Produtos - Guia Descrições Detalhadas - Propriedades) Visualizando os dados observamos que não existe nenhuma informação referente a pesquisa ou compra deste produto. Isto porque, o produto

"Grampeador" apenas foi cadastrado e não foi realizada nenhuma pesquisa ou compra deste produto.

Desejando alterar os dados para registrar, por exemplo, a data e o valor da última compra clicar em ALTERAR. A descrição do produto também poderá ser complementada de acordo com a necessidade da instituição. Se houver a necessidade de deixar liberado para que na solicitação de compra se possa alterar a descrição detalhada do produto, basta indicar na parte inferior da aplicação marcando o checkbox Permite Alterar na Solicitaç ão.

Na imagem abaixo se pode visualizar que apenas a descrição do produto foi alterada.

(Cadastro de Produtos - Guia Descrições Detalhadas - Descrição Alterada)

Fecha-se a aplicação, e automaticamente se retorna para a guia Descrições Detalhadas. (Cadastro de Produtos - Guia Descrições Detalhadas)

3. Guia Produtos Comerciais Nesta guia podem-se acrescentar produtos comerciais para o produto cadastrado. Para isso, deve-se clicar em NOVO.

(Cadastro de Produtos - Guia Produtos Comerciais) Na tela abaixo se faz o preenchimento do produto comercial para o produto cadastrado no catálogo. Digita-se a descrição do produto no campo

Descrição Produto Comercial, se desejar, pode-se colocar o código de barras do fornecedor.

(Cadastro de Produtos - Guia Produtos Comerciais - Inserir Produto Comercial) No campo Descrição da Marca pode-se localizar uma marca para o produto. Por fim deve-se SALVAR.

(Cadastro de Produtos - Guia Produtos Comerciais - Produto Comercial Cadastrado) Fecha-se a aplicação, e automaticamente se retorna para a guia Produtos Comerciais.

(Cadastro de Produtos - Guia Produtos Comerciais - Produto Comercial Cadastrado) Concluí-se neste momento o cadastro de produto.

Comentários