300 alteração catalogo materiais

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Solicitação de Inclusão e Alteração no Cadastro de Produtos Topo Anterior Próximo

A aplicação Solicitação de Cadastro de Produtos (CESolCadProdutos.exe) tem por finalidade permitir a inclusão ou alteração de um produto no catálogo de materiais, de forma que tanto uma quanto a outra passem por uma autorização. Isso faz com que não sejam nem acrescentados, nem alterados produtos desnecessariamente.

Propósito da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

A solicitação de inclusão de novos produtos no catálogo de materiais, ou alteração é realizado através da aplicação de Solicitação Cadastro de Produt os (CESol CadP rodut os .e xe).

(Solicitação de Cadastro de Produtos) Abaixo segue os botões da barra de ferramenta com informações de uso.

(Barra de Ferramenta - Solicitação de Cadastro de Produtos)

NOVO: através desse botão pode ser cadastrado um novo documento para solicitar a inclusão ou alteração de produto no catálogo de materiais da instituição;

ALTERAR: dever ser utilizado quando desejar alterar algum dado do documento criado para solicitar a inclusão ou alteração de produto;

EXCLUIR: dever ser utilizado quando desejar excluir algum documento criado para solicitar a inclusão ou alteração no cadastro de deter mina do pr odut o;

LOCALIZAR: utilizar quando desejar localizar algum documento criado para solicitar a inclusão ou alteração de produto no sistema; TRAMITAR: Para efetuar as tramitações pertinentes obedecendo a configuração feita no documento selecionado.

Objetivos Específicos Topo Anterior Próximo

Os objetivos específicos desta aplicação são: - Solicitar a inclusão de um novo produto no Catálogo de Materiais.

- Solicitar a alteração de um produto já cadastrado no Catálogo de Materiais.

Conhecimentos Necessário e Público Alvo Topo Anterior Próximo

Con hecimentos N ecessários :

- Para utilizar a funcionalidade de solicitação de cadastro ou alteração do cadastro do Catálogo de Materias é importante ter conhecimento das regras de negócio que a envolvem e familiaridade com o uso e interação do sistema SIE/SIM com relação a operações de cadastros (inserir, alterar, salvar, localizar, etc).

Público Alvo:

- Esta funcionalidade esta direcionada aos usuários do módulo Materiais e Compras, ou a quem o responsável da Unidade/Setor de Almoxarifado da instituição delegar a utilização desta funcionalidade.

Configurações / Pré-Requisitos Topo Anterior Próximo

Con figu raç ões

1. Tabelas Estruturadas As seguintes tabelas estruturadas devem estar configuradas na aplicação Tabela Estruturada - (AMTabEstrutEx.exe).

Uma vez inserido itens, as alterações de Código bem como sua remoção não é aconselhada. Tais modificações podem implicar inconsistências no sistema e requer uma análise mais aprofundada sobre sua validade ou não.

- Unidade de Estoque - Tabela de Código: 114 Itens : 1 - Bloco 2 - Barra 3 - Caderno 4 - Cento 5 - Chapa 6 - Caixa Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 114 - Unidade de Estoque)

- Tipo de Relacionamento entre Produtos - Tabela de Código: 701 Itens : 1 - Similaridade 2 - Troca de Unidade

Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição. Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 701 - Tipo de Relacionamento entre Produtos)

- Tabela de Produtos Controlados - Tabela de Código: 723 Itens : 1 - A1: Substâncias entorpecentes 2 - A2: Entorpecentes/concentração especial 3 - B1: Substâncias psicotrópicas Os itens desta tabela não são fixos, portanto serão definidos de acordo com os critérios e necessidade de cada instituição.

(Tabela Estruturada 723 - Produtos Controlados)

2. Configuração de Documento nos Parâmetros de Licitação

Os tipos de documentos que serão utilizados para solicitar a inclusão de novo produto no catálogo de materiais e solicitar a alteração determinado produto cadastrado devem ser configurados na aplicação Parâmetros de Licitação (LMPMateriais.exe), guia Tipos de Documentos de

Materiais.

(Configuração de Tipos de Documentos - Parâmetros de Licitação)

Pré- Requisitos

1. Cadastro de Tipo de Documento

Cadastrar os tipos de documentos que serão utilizados para solicitar a inclusão de novo produto no catálogo de materiais e outro documento para solicitar a alteração no cadastro de determinado produto. Estes documentos são cadastrados através da aplicação Cadastro de Tipos e Fluxos de documentos (TRMTDocumento.exe). Faz necessário salientar que o fluxo de cada documento será definido conforme a necessidade de cada ins tituição.

No último passo de fluxo no documento que solicita inclusão de produto a aplicação de ação (CEACIncluiProduto.exe) deve estar configurada.

Assim como, no tipo de documento que solicita alteração de dados no cadastro de produto a aplicação de ação (CEACAlteraProduto.exe) deverá estar conf igur ada.

2. Unidade Administrativa

Para informar o nome da unidade que esta fazendo a solicitação, esta unidade deverá estar previamente cadastrada na aplicação Estrutura Organizacional da Instituição (AMOrgInstituicao.exe).

3. Cadastro de Produto

Para que o usuário possa localizar o produto que deseja solicitar alteração no seu cadastro, o mesmo deverá estar previamente cadastrado na aplicação Cadastro de Produtos (CEMProduto.exe).

Instruções para Uso da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

1. Guia Produto

Para solicitar a inclusão de novos produtos no catálogo de materiais, ou alteração de algum produto execute a aplicação de Solicitação Cadastro de Produtos (CESolCadProdutos.exe) e clique no botão NOVO.

(Solicitação de Cadastro de Produtos) Esta aplicação tem comportamento diferenciado dependendo do tipo de documento selecionado alguns campos serão ou não habilitados.

No campo Tipo de Documento selecione o documento adequado a sua solicitação (alteração do cadastro ou inclusão de novo produto).

Nesta primeira exemplificação será solicitada a alteração no cadastro de um produto. Sendo assim, o tipo de documento "Solicita Alteração de Produto" será selecionado neste campo. Após selecioná-lo o campo Descrição do Produto será habilitado, clique na lupa para localizar o produto do catálogo de materiais que solicitará alteração de seu cadastro.

Depois de selecionar o produto desejado os campos Código Reduzido, Código Auxiliar e Unidade Armazenamento serão automaticamente preenchidos com os dados informados no cadastro do produto. A descrição detalhada do produto selecionado é apresentada no campo Detalhamento.

No campo Nome Unidade localize a unidade administrativa que esta solicitando tal alteração.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Solicita Alteração do Cadastro de Produto) Selecionado o produto clique no botão SALVAR caso não seja necessário relacioná-lo com outro produto.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Solicita Alteração do Cadastro de Produto)

Observe que será gerado um número para este documento, neste exemplo, 000003/2011.

2. Guia Detalhamento

Esta guia tem por finalidade localizar um produto no cadastro do sistema e relacioná-lo com o produto que está sendo incluído (ou alterado).

Localiza-se o produto similar e o catálogo que o novo produto fará parte quando for solicitada a inclusão. Ainda se definirá se o produto é controlado ou não, como o saldo é controlado (quantidade ou valor), se é estocável e a situação do novo produto. Pode-se ainda definir uma modalidade de compra pela qual esse produto será comprado. Importante ressaltar que esta definição limita a compra do produto para somente a modalidade escolhida.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Guia Detalhamento)

Além disso, existe a possibilidade de colocar uma imagem do produto. Para isso, basta clicar no botão cujo símbolo é uma pasta e localizar a imagem no computador. O botão simbolizado pelo disquete é usado para salvar a imagem do produto no computador, e o botão simbolizado pelo "X" é usado para excluir uma foto já existente.

Tendo-se preenchido os dados nas duas guias, Produto e Detalhamento, deve-se clicar em SALVAR. Logo após, o botão TRAMITAR ficará habilitado. Clicando nele se estará iniciando o trâmite da solicitação para o departamento/seção responsável pela inclusão de produtos no cadastro.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Tramitação)

Tramitado a solicitação o usuário do departamento/seção responsável pela inclusão/alteração de produtos no cadastro irá receber este documento e deverá analisar a solicitação. A seguir segue os passos efetuado pelo usuário deste setor/departamento.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Caixa Postal) Abrindo o documento 000003/2011 - Solicitação de Alteração de Produtos.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Recebendo Documento)

Neste momento o usuário analisará a solicitação, caso aprove o solicitado deverá tramitar para arquivar a solicitação e executar a ação que alterará a descrição deste produto. Do contrário, deverá tramitar para outro passo de fluxo, conforme definição da instituição.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Alterando e Arquivando Solicitação) Clique no botão OK para tramitar o documento.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Confirma Tramitação) Para confirmar acione o botão SIM. O sistema irá executar a ação e informará que esta foi executada com sucesso.

(Solicitação de Cadastro de Produtos - Ação Executada) Para conferir se o produto foi alterado abra o cadastro de Produto e localize o produto em questão.

( Cadastro de Produtos - Descrição Alterada) ( Cadastro de Produtos - Descrição Alterada)

Na imagem acima se pode verificar que a descrição informada no campo Detalhamento da solicitação de alteração do produto foi fielmente copiada para o campo Descrição da guia Descrições Detalhadas do Cadastro do Produto.

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