U1S2 – Atividade Diagnostica (Respostas em Negrito).

Questão 1:

A Ergonomia estuda o relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de diversas disciplinas na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

Com relação a postura que o ser humano adota em seu ambiente de trabalho, é correto afirmar:

Escolha uma:

a. O ser humano prefere permanecer em postura estática e sem movimento.

b. O ser humano prefere escolher livremente sua postura, dependendo das exigências da tarefa e do seu estado. 

c. O ser humano prefere utilizar apenas determinados segmentos corporais e também gosta de ter o ritmo de seus movimentos controlados por máquinas.

d. O ser humano tem capacidades sensitivas e motoras que sem limites e não variam de um indivíduo a outro, nem ao longo do tempo para um mesmo indivíduo.

e. Todos os seres humanos são iguais e conseguem trabalhar sempre nas mesmas posturas o tempo todo.

Questão 2:

Quando atribuímos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e problemas de qualidade aos chamados “erros humanos”, centralizamos a responsabilidade desses problemas no trabalhador. A ergonomia busca mostrar que a causa dessas dificuldades são as inadequações do trabalho às características humanas.

Qual o principal objetivo da Ergonomia?

Escolha uma:

a. Compreender o trabalho real para transformá-lo promovendo maior conforto, segurança e desempenho eficiente. 

b. Criar tempos e métodos que restrinjam cada vez mais as ações dos trabalhadores.

c. O papel da ergonomia é voltado a criação de treinamentos para ensinar os trabalhadores a se adaptarem as condições de trabalho já existentes.

d. Criar tarefas que não considerem o saber dos trabalhadores deixando a empresa no controle de todas as funções.

e. A Ergonomia estuda apenas mobiliário, tendo como objetivo a fabricação de cadeiras e automóveis ergonômicos.

Questão 3:

A Ergonomia é a ciência que visa adaptar o trabalho ao homem. Para isso, em uma abordagem ergonômica, sempre consideramos os saberes do trabalhador, de forma a identificar a realidade do trabalho. Os princípios da Ergonomia podem ser utilizados inclusive na concepção de projetos e produtos, de forma a garantir que as características psicofisiológicas das pessoas sejam consideradas.

Em um novo design, quais opiniões devem ser ouvidas?

Escolha uma:

a. Um produto deve ser criado por uma pessoa formada na área e apenas o conhecimento dela já é suficiente para criar um produto adequado.

b. Não devemos considerar o usuário final, para não estragar a surpresa de lançamento do produto.

c. Nenhum produto deve ser criado sem se basear em outro antes. Se for parecido com algum que já exista, não precisa de testes.

d. Sempre devemos considerar a opinião da pessoa que utilizará o produto já na sua concepção. A participação do usuário já no projeto do produto diminui o risco de erros e inadequações que poderiam ser detectadas apenas no final. 

e. Apenas o dono da empresa deve ser consultado durante a criação do produto, pois ele é o responsável financeiro e, portanto, a opinião dele é a única que importa.

U1S2 – Atividade de Aprendizagem

Questão 1:

A Ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de ____________, _______________ e ______________.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima:

Escolha uma:

a. Rotatividade, multas e adoecimento

b. Produtividade, desconforto e ritmo imposto

c. Conforto, segurança e desempenho eficiente 

d. Dinheiro, tecnologia e energia

e. Velocidade, erro humano e adoecimento

Questão 2:

As pessoas são diferentes entre si e ao longo de suas vidas. Dessa forma, não podemos conceber um trabalho considerando que as pessoas são iguais. Qual das alternativas abaixo cita aspectos que analisamos quando se trata de variabilidade interindividual?

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Normas de produção, tarefa, atividade.

b. Cabeça, tronco e membros.

c. Conforto, segurança e desempenho eficiente.

d. Diferenças entre as pessoas, como características antropométricas (altura, porte, tamanho dos segmentos corpóreos), gênero, idade. 

e. Como mudamos ao longo da nossa vida, experiência pessoal, vida pessoal, personalização, significação, estado de saúde.

Questão 3:

A Análise Ergonômica do Trabalho traz a compreensão do que o trabalhador deve fazer (a tarefa) e como proceder para atingir esse objetivo (atividade), bem como as dificuldades que enfrenta. Para isso, é importante listar uma série de itens do sistema para entender como o trabalho real ocorre. Quando falamos de “organização do trabalho” estamos nos referindo a quais elementos?

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Apenas regras escritas que precisam ser obedecidas pelos trabalhadores.

b. Normas de produção; modo operatório; exigência de tempo; determinação do conteúdo do tempo; ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas. 

c. Posto de trabalho, ferramentas, máquinas e matéria-prima.

d. Todos os elementos que eliminam bagunça e promovem a limpeza da empresa.

e. Iluminamento, vibração, ruído e temperatura.

Comentários