920 estorno de entrada e saida direta

920 estorno de entrada e saida direta

Estorno de Entrada e Saída Direta Topo Anterior Próximo

O procedimento de "Estornar" sempre faz referência a um lançamento anterior, desfazendo todos os efeitos produzidos naquela operação. No caso do estorno de entrada e saída direta, o almoxarife efetua o cancelamento de alguma entrada e saída direta de produto.

Propósito da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

Registrar o cancelamento de alguma entrada e saída direta de produto realizado indevidamente. Para executar o Estorno de Entrada e Saída Direta é necessário acessar a aplicação com o mesmo nome (CEESTESDireta.exe).

( Estorno de Entrada e Saída Direta)

Abaixo seguem os botões da barra de ferramenta com informações de uso.

(Barra de Ferramenta - Estorno de Entrada e Saída Direta de Materiais)

NOVO: através desse comando pode ser criado um novo documento para estorno de entrada e saída direta de material de algum almoxarifado da instituição;

ALTERAR: dever ser utilizado quando desejar alterar algum dado do documento criado para estorno de entrada e saída direta de material. Este botão será habilitado após criar o documento de estorno de entrada e saída direta para determinado almoxarifado. Somente será possível alterar os dados do documento quando o mesmo ainda estiver pendente, ou seja, não será possível alterar dados de documento já processado.

EXCLUIR: utilizar quando for necessário excluir algum documento de estorno de entrada e saída direta de material selecionado. Este botão será habilitado após criar o documento de estorno de saída para determinado almoxarifado.

PROPRIEDADES: dever ser utilizado quando desejar visualizar os dados detalhados dos itens vinculados ao documento de estorno de entrada e saída direta de material selecionado.

NOVO: utilizar quando desejar adicionar o item que será estornado ao documento estorno de entrada e saída direta de material criado. Este botão, somente aparecerá habilitado quando o usuário tiver criado o documento de estorno de entrada e saída direta de material para determinado almox arifado;

PROCESSAR: utilizar quando for efetuar o estorno de entrada e saída direta de material. Este botão será habilitado após criar o documento de estorno de entrada e saída direta de material para determinado almoxarifado.

PROCESSAR TODOS: este botão deve ser utilizado quando o usuário possuir vários documentos de estorno de entrada e saída direta de material prontos para serem processados, mas que ainda estejam pendentes. Quando acionar este botão o sistema efetuará o estorno de todos os produtos de cada documento de estorno de entrada e saída direta de material pendente.

Objetivos Específicos Topo Anterior Próximo

O processo de Estorno de Entrada e Saída Direta de Material, tem por objetivo registrar correções de movimentações realizadas erroneamente.

Conhecimentos Necessário e Público Alvo Topo Anterior Próximo

Con hecimentos N ecessários :

Para utilizar a funcionalidade de Estorno de Entrada e Saída Direta de Materiais é importante ter conhecimento das regras de negócio que a envolvem e familiaridade com o uso e interação do sistema SIE/SIM com relação a operações de cadastros (inserir, alterar, salvar, localizar, etc). Bem como, possuir conhecimento de saldo de estoque, assim como das movimentações.

Público Alvo:

Esta funcionalidade esta direcionada ao Almoxarife, ou usuários autorizados e capacitados pelo mesmo. Estes devem saber as movimentações e ter embasamento para justificar os estornos realizados.

Configurações / Pré-Requisitos Topo Anterior Próximo

Con figu raç ões

Configuração de Tipo de Documento no Cadastro de Almoxarifado

O tipo de documento que será utilizado para Estornar uma Entrada e Saída Direta de Material para determinado almoxarifado deverá ser configurado na aplicação de Cadastro de Almoxarifados (CEMAlmox.exe), guia Tipos Documento. Esta configuração deve ser realizada para todos os almoxarifado da instituição. Ou seja, se a instituição possuir dois almoxarifados, no cadastro de ambos deve ser configurado o documento que será utilizado por esta funcionalidade.

(Cadastro de Almoxarifado - Configuração de Tipos de Documento para Estorno de Entrada e Saída Direta de Material) (Cadastro de Almoxarifado - Configuração de Tipos de Documento para Estorno de Entrada e Saída Direta de Material)

Pré- Requisitos

1. Cadastro do Almoxarifado

O almoxarifado que irá estornar os produtos da entrada e saída direta de material deverá estar previamente cadastrado na aplicação de Cadastro de Almoxarifados (CEMAlmox.exe).

2. Cadastro de Tipo de Documento

O tipo de documento que será utilizado para Estornar uma Entrada e Saída Direta de Material deverá estar previamente cadastrado através da aplicação Cadastro de Tipos e Fluxos de documentos (TRMTDocumento.exe). Faz necessário salientar que o fluxo de cada documento será definido conforme a necessidade de cada instituição.

No documento que efetuará o estorno de entrada e saída direta dos produtos no almoxarifado recomenda-se configurar um passo de fluxo simples (1 - 9). Neste, deve-se configurar a aplicação de ação (CEACProcessaDoc.exe), a qual efetuará o estorno da entrada e saída direta dos produtos no estoque. No passo de fluxo de cancelamento (1 - 8) deve-se configurar a aplicação de ação (CEACCancelaDocumento.dll), a qual efetuará a liberação dos itens do documento.

3. Documento de Entrada e Saída Direta de Materiais

Para que o usuário possa localizar o produto que deseja estornar sua entrada e saída direta no estoque, se faz necessário localizar o documento de origem. Ou seja, o documento de entrada e saída direta de materiais deverá estar devidamente cadastrado e processado através da aplicação Entrada e Saída Direta (CEESDEstoque.exe).

Instruções para Uso da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

Na sequência estão as instruções de preenchimento e processamento do documento de estorno de entrada e saída direta dos produtos no almox arifado.

1. Guia Estorno de Entrada

Para dar início ao Registro de Estorno de Entrada e Saída Direta de Materiais no Almoxarifado comece selecionando o Nome do

Almoxarifado, o qual será efetuado o Estorno de determinada entrada e saída direta de Produto. Deve-se escolher o almoxarifado o qual irá listar os documentos de Entrada e Saída Direta.

(Campo Nome do Almoxarifado) A seguir clique no botão NOVO.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Definindo Almoxarifado)

Observe que após acionar o botão NOVO, a aplicação preencherá automaticamente o campo Tipo de Movimento, o qual foi definido na configuração do almoxarifado. No campo Dt. Movimento deve-se informar a data do estorno do produto do estoque. Lembrando que deverá ser respeitado mês de curso do almoxarifado. Caso contrário, no momento do processamento será apresentada a informação que a movimentação do produto está num mês diferente do aberto no almoxarifado.

(Estorno de Entrada Simples de Material - Definindo Tipo de Documento)

No campo Doc.Almox.Vinc., será selecionado o documento de entrada e saída direta, sobre o qual o estorno será realizado. Para isso clique na lupa localizada à direita do campo.

(Campo Doc. Almox. Vinc.)

Quando acionar a lupa será aberta uma nova tela. Nessa tela irão aparecer todos os documentos de entrada e saída direta deste almoxarifado com seus itens e lotes. Caso o documento não apareça, ajuste o período de consulta, usando o botão FILTROS.

(Tela dos Documentos de Entrada e Saída Direta)

A medida que selecionar o documento, os itens vinculados ao mesmo são listados no grid Itens do Movimento Selecionado. Selecione o documento de entrada e clique no botão OK. Esta última tela será fechada automaticamente e voltará a ser apresentada a tela anterior. E o número do documento de entrada e saída direta, será apresentado no campo Doc.Almox.Vinc..

(Campo Número Documento Preenchido) A seguir clique no botão ADICIONAR para efetuar o salvamento do Documento.

(Botões Adicionar, Excluir e Cancelar) Desistindo de prosseguir, use o botão CANCELAR, para limpar os campos e resetar a aplicação.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Documento Criado)

Após o salvamento e não havendo produtos relacionados, pode ainda clicar no botão EXCLUIR para deletar o documento criado. No campo botão FILTROS pode-se delimitar a pesquisa para localizar o Documento por número do Processo ou Data.

(Botão de Filtros)

Depois de criar o documento de Estorno de Entrada e Saída Direta, o campo Num.Doc. Almox, será preenchido automaticamente, com o número do documento.

(Número do Documento) O próximo passo será selecionar os produtos que farão parte desse documento. Para isso abra a guia Itens.

2. Guia Itens

Passando para a guia Itens, note que os produtos vinculados ao Documento de Entrada selecionado anteriormente, serão listados na parte inferior da tela conforme imagem abaixo.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Guia Itens)

Para selecionar os itens a serem estornados clique no botão NOVO. Com isso será aberta uma nova tela, onde serão relacionados as quantidades dos itens daquele documento de entrada e saída direta que serão estornados.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Guia Itens-Tela para definição dos Itens)

A partir dessa tela, selecione o item e defina a quantidade que será estornada. Use o campo Quantidade a Estornar, para informar a quantidade dos produtos a serem devolvidos. Estando o produto selecionado e a quantidade informada clique no botão ADICIONAR.

Havendo a necessidade de incluir mais algum outro produto, selecione o outro produto e clique no botão NOVO para habilitar o campo Quantidade a Estornar. Informe a quantidade que será estornada deste item e acione o botão ADICIONAR.

Nesta exemplificação o documento de origem possui apenas o produto "Caneta Esferográfica Azul". Então, será estornado 10 unidades deste pr odut o.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Guia Itens - Quantidade de Estorno Definida) Após relacionar os itens, clique no botão RETORNAR localizado para parte inferior da tela.

De volta a tela da guia Itens, na parte superior será possível visualizar o produto que está sendo estornado. Já na parte inferior são apresentados todos os produtos do documento de entrada que esta originando o estorno.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Guia Itens -Produtos a serem Estornados) Feita a seleção do item, retorne a guia Estorno de Entrada para efetuar o processo de estorno destes produtos.

(Estorno de Entrada e Saída Direta de Material - Guia Estorno de Entrada - Documento pronto para ser processado)

Para que o documento possa ser processado, ele deve estar como Pendente na coluna Situação do Movimento. Para processar um documento no almoxarifado, você terá duas opções, tanto processar o documento isolado como processar um conjunto de documentos. Nesta segunda opção pode-se usar a tecla Shift do teclado e selecionar o conjunto de documentos.

(Botões de Processamento)

Estando o documento pronto para ser processado, basta clicar no botão PROCESSAR (processará apenas o documento selecionado) ou PROCESSAR TODOS (quando serão processados todos os documentos apresentados no grid com situação pendente).

Salientamos que o processamento se realiza através da tramitação do documento, com isso ao acionar o botão de processamento será aberta a tela de tramitação do documento.

(Processamento através de Tramitação)

Serão apresentadas duas opções de tramitação, sendo uma delas o próprio processamento, e a outra o cancelamento do documento. Selecione o fluxo desejado e clique no botão OK para confirmar, caso contrário acione o botão CANCELAR.

Nesta exemplificação, quando confirmado, será executada a aplicação de ação (CEACProcessaDoc.exe), a qual efetuará estorno da entrada e saída direta dos produtos no estoque do Almoxarifado Central. Esta aplicação de ação executa as seguintes funções:

• Verifica se a data do movimento está dentro do mês e do ano corrente do almoxarifado;

• Verifica se o almoxarifado não está bloqueado;

• Verifica se existe estoque;

• Muda situação do documento para Movimentado;

• Quando utilizada a funcionalidade de Contas Correntes, atualiza o saldo da Conta Corrente do estoque.

Quando optar por Cancelar o Documento, será tramitado e arquivado o mesmo, porém será executada a ação CEACCancelaDocumento.dll, o qual efetua a liberação dos itens do documento.

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