600 controle por lotes de compra

600 controle por lotes de compra

Instruções para Uso da Funcionalidade Topo Anterior Próximo

A seguir serão apresentadas as instruções para efetuar a entrada de produtos no Almoxarifado.

1. Guia Entrada Para dar início ao Registro da Entrada de Materiais no Almoxarifado, clique no botão NOVO.

(Entrada Simples de Materiais) Comece selecionando o Nome do Almoxarifado, o qual será efetuada a Entrada do Produto.

(Campo Nome do Almoxarifado)

O próximo campo é o do Tipo de Movimento, neste campo é definido o tipo de documento de Entrada. Sendo apresentado o documento que foi definido na configuração do almoxarifado selecionado.

(Campo Tipo de Documento)

No campo Dt. Entrada, selecione a data de movimento dessa entrada de produto. Lembrando que deverá ser respeitado mês de curso do almoxarifado. Caso contrário, no momento do processamento será apresentada a informação que a movimentação do produto está num mês diferente do aberto no almoxarifado selecionado, e então o usuário deverá mudar a data.

(Campo Data de Entrada)

Então, selecione a forma de entrada do item no Almoxarifado, as opções apresentadas no campo Forma de Ingresso são buscadas da tabela estruturada 116 - Detalhamento do Movimento.

(Campo Detalhe do Movimento)

Havendo integração com o Módulo de Compras, sendo realizada a entrada via nota fiscal e sendo selecionado a opção Compra, no campo

Detalhe do Movimento, o campo Nota Fiscal deverá ser preenchido. A Nota Fiscal referente a aquisição do Produto que está sendo efetuada a Entrada de Materiais no Almoxarifado deve estar anteriormente cadastrada. O cadastro da nota fiscal é efetuado na recepção de material através da aplicação Recepção de Materiais/Serviços (ERMatServicos.exe).

(Campo Nota Fiscal)

Para encontrar a Nota Fiscal basta clicar na lupa ao lado do campo Nota Fiscal. Com isso será aberta a tela de localização do Empenho ou da nota fiscal a qual foi recebida.

(Tela para Localização do Empenho)

O usuário pode clicar diretamente no botão PROCURAR, como pode clicar no botão NÚMERO DO EMPENHO, e selecionar o empenho cor responde nt e.

Na tela que abrir, selecione o Ano do Orçamento, e clique no botão PROCURAR.

(Tela para localização do Empenho) Selecione o Empenho, e clique no botão SELECIONAR. Com isso irá retornar para a tela principal, para concluir a Entrada do Produto.

Vale ressaltar que somente será possível localizar notas fiscais que foram recebidas no almoxarifado em que se esta dando a entrada. Para que isso ocorra de maneira correta, o campo Almoxarifado na aplicação de Solicitação de Compra (LMSLicitacao.exe) deve ter sido informado, veja na imagem o local:

Selecionando o Almoxarifado na Solicitação de Compra

Caso o empenho tenha sido gerado sem solicitação de compra, a informação do almoxarifado deve ter sido informada na geração do empenho, veja a localização na aplicação abaixo:

Selecionando o Almoxarifado no Cadastro do Emepnho

Caso o almoxarifado não tenho sido informado nem na Solicitação de Compra e tambem nem no Cadastro do Empenho, deve-se informar no momento da recepção da nota fiscal, veja na imagem a aplicação e a localização do campo:

Selecionando o Almoxarifado na Recepção de Materiais Observação: Não havendo integração com o Módulo de Compras, basta preencher os dados e deixar o campo Nota Fiscal em branco.

Havendo a necessidade de inserir alguma informação pertinente ao Documento, pode utilizar com campo Observações.

(Campo Observações) Para finalizar clique no Botão ADICIONAR.

(Entrada Simples de Materiais - Documento sendo criado)

O campo Número Documento será preenchido automaticamente. O documento está salvo e pronto para receber os itens que farão parte dessa Entrada de Materiais.

(Campo Número Documento) Passe para a guia Itens, na qual poderá selecionar os produtos que farão parte desse documento.

2. Guia Itens

Nesta guia existem duas formas para vincular os itens ao documento de entrada simples de material:

• Havendo integração com o Módulo de Compras, bastará conferir os itens que foram carregados automaticamente ao selecionar o empenho.

• Mas, não existindo essa integração será necessário vincular manualmente os produtos a esse documento de entrada.

Para isso inicie clicando no botão NOVO.

(Entrada Simples de Materiais - Guia Itens) Nova tela será aberta para vinculação dos itens.

(Tela para Vinculação dos Itens) Nessa tela deve-se localizar o produto através do campo Código Reduzido.

(Campo Código Reduzido)

Clique na lupa localizado no lado direito do campo. Então será aberta a tela para Localização do Produto.

(Tela para Localizar Produto)

Para efetuar a localização utilize os campos de consulta, ou pelo Código Reduzido ou pelo dados do Produto. Feita a consulta clique nos botões OK ou PROCURAR. Após a seleção do produto, o campo Descrição do Produto será preenchido automaticamente.

OBS: Será possível localizar somente os produtos que ja existam no almoxarifado (Aplicação Controles do Almoxarife - CECALmox.exe).

Além disto é necessário observar o parâmetro de 'Somente entrada de produtos que estejam no Almox' localizado nas configurações do almoxarifado. Quando marcado será possível localizar somente os produtos que estejam no almoxarifado selecionado na primeira guia.

(Campo do Produto Preenchido) Com isso defina a quantidade que será dada entrada preenchendo o campo Quantidade.

(Campo Quantidade) Já o campo Unidade, será preenchido conforme o cadastro do produto na aplicação de Catálogo de Produtos.

(Campo Unidade)

Preencha o campo Valor Total Item, com a soma total dos itens. Veja bem, o valor deve ser absoluto e não parcial.

Caso esse produto já tenha sido recebido alguma vez no almoxarifado em questão, o valor da última entrada poderá ser usado, assim como calcular o valor total do produto.

Para informar o valor basta digitar o valor no botão Valor Total Item.

(Campo Valor Total do Item)

Lembrando, que se o produto já foi estocado no almoxarifado os dados da última compra serão apresentados no campo Última Entrada. Do contrário, não serão apresentados estes dados.

(Imagens Campo Última Entrada com Histórico e Sem Histórico)

Concluído o preenchimento clique no Botão ADICIONAR, e estará finalizado. Havendo a necessidade de incluir mais itens, clique no botão

NOVO, e realize o procedimento de vinculação de item. Caso deseja remover algum item adicionado selecione o item desejado para habilitar o botão REMOVER e acione-o. Para cancelar o procedimento de vinculação dos itens clique no botão CANCELAR.

(Tela para Vinculação dos Itens - Botões)

Se o produto está sendo incluído pela primeira vez nesse almoxarifado, você poderá incluir o lote de controle (tema tratado no próximo tópico).

Pois, ao clicar no botão ADICIONAR o sistema apresentará uma mensagem perguntando se o produto em questão será controlado por lote, conforme ilustrado na imagem abaixo. Não havendo controle de lote para esse produto, basta clicar no botão NÃO e seguir o procedimento.

(Mensagem - Controle por Lote) Após selecionar os itens, clique no Botão RETORNAR localizado para parte inferior da tela.

(Vinculação dos Itens - Itens Adicionados) De volta a tela inicial, será possível visualizar os Produtos, os quais estará o sendo dada a sua entrada no estoque do almoxarifado em questão.

(Entrada Simples de Materiais - Guia Itens - Itens Vinculados)

Para efetuar a entrada destes itens no estoque volte a guia Entrada, selecione o documento que será processado, o mesmo estará com a

Situação do Movimento como Pendente. A seguir clique no botão PROCESSAR (quando apenas um documento estiver selecionado) ou PROCESSAR TODOS (quando serão processados todos os documentos que estejam com situação Pendente, também se pode usar a tecla Shift do teclado e selecionar apenas aqueles que deseja processar).

(Entrada Simples de Materiais - Documento a Processar) Ao acionar o botão PROCESSAR a tela abaixo será apresentada ao usuário para que ele confirme a tramitação deste documento de entrada de material.

(Entrada Simples de Materiais - Tramitação de Documento)

Clique no botão OK para confirmar, caso contrário acione o botão CANCELAR.

Nesta exemplificação, quando confirmado, será executada a aplicação de ação (CEACProcessaDoc.exe), a qual efetuará a entrada dos produtos no estoque do Almoxarifado Central. Esta aplicação de ação executa as seguintes funções:

• Verifica se a data do movimento está dentro do mês e do ano corrente do almoxarifado;

• Verifica se o almoxarifado não está bloqueado;

• Verifica se existe estoque;

• Muda situação do documento para Movimentada;

• Quando utilizada a funcionalidade de Contas Correntes, atualiza o saldo da Conta Corrente do estoque.

Lotes de Estoque Topo Anterior Próximo

Para realizar o cadastro do Lote de Materiais, é necessário informar que o produto é controlado por lote na entrada do produto, ou no próprio cadastro do produto existe essa opção.

Quando vincular um item que não tenha sido efetuada nenhuma entrada para o almoxarifado selecionado, o sistema atualizará o campo Última

Entrada com a mensagem de "Sem Histórico". Com isso, será realizado o questionamento se o produto será controlado por lotes ou não, conforme ilustra a imagem abaixo.

(Entrada Simples de Materiais - Guia Itens - Controle por Lotes)

Clicando no botão NÃO, você irá voltar para a tela dos itens. Mas clicando no botão SIM, será aberta uma nova tela, o qual será possível cadastrar o lote de controle.

(Tela de Cadastro de Lotes) Nessa nova tela deve-se informar o Número do Lote, o qual poderá ser cadastrado clicando no botão representado por uma folha, mas caso o lote já exista no sistema deve-se localizá-lo clicando na lupa.

(Número do Lote)

Acionando o botão NOVO para cadastrar o lote, a tela abaixo será apresentada, na qual deve-se informar os dados detalhados do lote em que stão.

Para o pleno controle da data do lote, é necessário informar corretamente a data de validade do Lote, através do campo Dt. Validade.

O campo Registro, será usado para inserir o número de registro no Ministério da Saúde desse lote, não havendo o código, pode-se incluir alguma descrição, assim como algum nome ou derivado, use esse campo para essa informação.

(Cadastro Novo Lote)

Caso esse lote deva permanecer em algum lugar especifico no estoque, por exemplo em prateleira em condições climáticas controladas como temperatura ou umidade, esse local pode ser mapeado na aplicação de Cadastro do Almoxarifado (CEMAlmox.exe) guia Localizações dos Al moxar ifad os .

O campo Endereço deve ser utilizado para informar a localização para esse lote ou produto. Acionando a lupa deste campo o usuário irá visualizar todas as localizações cadastradas no cadastro do almoxarifado que receberá o lote. Na imagem abaixo se pode verificar que apenas duas localizações foram cadastradas para o almoxarifado selecionado.

(Cadastro Novo Lote - Localização de Endereço)

Assim como informou a localização do produto, é necessário definir qual a forma de controle de distribuição, definindo o tipo de embalagem no campo Embalagem. Precisando incluir ou alterar algum item, deve acessar a tabela estruturada 709 - Embalagens de Produtos. Sendo Unidade, será um item apenas, agora se a embalagem for Caixa devemos informar quantos itens podem existir.

No campo Fabricante será possível localizar o fornecedor do lote em questão, para localizá-lo o cadastro do fornecedor deverá estar previamente cadastrado na aplicação Cadastro de Fornecedores (LMFornecedor.exe). Sendo que o campo Nome ou Razão Social será preenchido aut om atica mente.

Caso necessite acrescentar ao lote alguma observação utilize o campo Observações. Para concluir o cadastro de um novo lote clique no botão SALVAR.

( Novo Lote Cadastrado)

Feche esta tela para adicionar a quantidade, a qual deve ser informada no campo Qtd Movimentada, neste campo digite o número de produtos que fazem parte desse lote. Obviamente é a quantidade total do mesmo produto, o qual está sendo cadastrado. Atente que o total da quantidade do produto no lote, deve ser igual a quantidade informada na quantidade total movimentada (Qt.Total Mov.), na tela de vinculação do produto no documento de entrada.

(Informando a Quantidade) Para finalizar clique no botão ADICIONAR e estará concluído o cadastro, com isso será habilitado o botão REMOVER, o qual pode excluir o produto da listagem. (Quantidade Adicionada)

Após incluir os produtos do lote, clique no botão RETORNAR presente no canto inferior direito da tela, desta forma o usuário voltará a tela de cadastro do documento de entrada do produto no estoque.

De volta a tela de vinculação dos produtos, confira os dados digitados, não havendo correções, clique no botão RETORNAR, e voltará para a tela inicial de Cadastro do Documento de Entrada.

(Entrada Simples de Material - Controle por Lote - Item Vinculado) Para processar o documento clique na guia Entrada e acione o botão PROCESSAR.

(Entrada Simples de Material - Controle por Lote - Documento Processado)

Concluído o processamento deste documento a Situação do Movimento será atualizada para Movimentada. Através da aplicação de Controles do Almoxarife (CECAlmox.exe) será possível identificar quais produtos são controlados por lote.

( Controles do Almoxarife - Produto Controlado por Lote) ( Controles do Almoxarife - Produto Controlado por Lote)

Selecionando o produto Grampeador pode-se verificar que a guia Lotes no Estoque aparece habilitada, nela será possível visualizar os detalhes do lote.

( Controles do Almoxarife - Guia Lotes no Estoque) ( Controles do Almoxarife - Guia Lotes no Estoque)

Quando selecionar um produto que não seja controlado por lote não aparecerá a guia Lotes no Estoque, pois esta somente é apresentada quando o produto for controlado por lote.

( Controles do Almoxarife - Guia Lotes no Estoque) ( Controles do Almoxarife - Guia Lotes no Estoque)

Na imagem acima o produto Papel não é controlado por lote. Na imagem acima o produto Papel não é controlado por lote.

Comentários