Estatística I (para leigos) - aprenda fácil e rápido! Uanderson Rébula - amostra

Estatística I (para leigos) - aprenda fácil e rápido! Uanderson Rébula - amostra

(Parte 1 de 3)

Capa Capa

Estatística I

(para leigos)

Aprenda fácil e rápido! com exercícios e resoluções comentadas

A versão impressa deste livro pode ser comprada em w.agbook.com.br ou w.clubedeautores.com.br

Clique aqui para comprar a versão impressa

Por meio de uma linguagem simples, prática e objetiva, este livro foi desenvolvido especialmente com o propósito de ensinar estatística para pessoas com pouca familiaridade (leigos) com essa matéria, pessoas com pouca habilidade com operações básicas de matemática, alunos que estão tendo dificuldades em aprender estatística em suas aulas de rotina e, também, para aquelas que aprenderam estatística, mas que buscam melhorar o desempenho de suas notas.

Todos os direitos reservados e protegidos ao autor – Lei 9.610, de 19/02/98. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, vendida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletrônico, por fotocópia e outros, sem autorização, por escrito, do autor.

Art. 184, §1º e §2º do Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 – Código Penal: [...] quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor [...] sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Copidesque: Uanderson Rébula de Oliveira Editoração: Uanderson Rébula de Oliveira

Arte e Produção: Uanderson Rébula de Oliveira Capa: Uanderson Rébula de Oliveira

Licenças de comercialização e distribuição

Saraiva - Publique-se

Grupo Saraiva e Siciliano S.A.,

Rua Henrique Schaumann, nº 270, São Paulo/SP. w.saraiva.com.br

Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda.

Av. Juscelino Kubitschek, 2041, Torre E, 18° andar - São Paulo/SP w.amazon.com.br

AgBook Empreendimentos

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08. América

CEP 89201-700 – Joinville/SC. w.agbook.com.br

Clube de Autores Publicações S/A

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08. América

CEP 89201-700 - Joinville/SC. w.clubedeautores.com.br

Impressão

AlphaGraphics Brasil Rua Guararapes, 1855

CEP 04561-003 - São Paulo/SP w.alphagraphics.com.br

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) O48c Oliveira, Uanderson Rebula de

Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido! / Uanderson Rebula de Oliveira. 1ª Edição. São Paulo: Edição do autor – Saraiva Publique-se, 2017.

74 f. : il. Bibliografia: f. 73ISBN: 978-85-922607-1-2

1. Estatística – estudo e ensino 2. Estatística – problemas e exercícios. I. Título CDD 519.507

Uanderson Rébula de Oliveira é Doutorando em Engenharia e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pósgraduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Logística Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Ciências Contábeis. Técnico em Metalurgia e em Segurança do Trabalho. Operador Industrial. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de logística, qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.

É professor convidado dos cursos de MBA em Gestão da Produção pela UNESP, Gestão da Produção e Manutenção pela UFF e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UniFOA. Professor em universidades da região Sul Fluminense (RJ), desde 2006, atuando nas áreas de Estatística (por mais de uma década), Logística, Administração da Produção, Engenharia Econômica, Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. É orientador de trabalhos de conclusão de curso e revisor de periódicos. Desenvolveu diversos projetos acadêmicos na UNESA (planos de ensino, de aula, materiais didáticos, banco de questões, projeto pedagógico de cursos, etc). Atuou como Gerente de Operações de Pós-graduação na UNESA e em grupos de trabalho em projetos de pesquisa financiados pelo Governo Federal.

Uanderson possui experiência de 21 anos de trabalho em ambiente industrial (ex-funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional, 1993-2014), onde atuou em diversas funções operacionais e técnicas voltadas à administração da produção, logística, sistemas de transportes, gestão de estoques, qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente. Possui ampla experiência no desenvolvimento e instrução de diversos cursos corporativos (teóricos e práticos), na indústria, com mais de 20.0 treinados em todos os níveis funcionais. Por meio dos programas de Pós-graduação em Engenharia (Mestrado e Doutorado), atualmente desenvolve pesquisas sobre Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos, possuindo diversos artigos publicados nessa área. Além do presente livro, Uanderson possui diversas obras disponíveis na livraria Saraiva. Clique aqui para ver todas as obras do autor. Uanderson também possui dezenas de apostilas – dos mais variados temas – disponíveis gratuitamente em diversas redes sociais acadêmicas ao redor do Brasil.

Contato com o autor: uanderson.rebula@yahoo.com.br

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1039175956271626 https://br.linkedin.com/in/uandersonrebula

Prof. MSc. Uanderson Rébula de Oliveira

Doutorando em Engenharia. Professor universitário. “Mais de uma década ensinando Estatística”

Apresentação

Ao longo de uma década lecionando a disciplina de Estatística em escolas técnicas e universidades, tive a oportunidade de identificar dificuldades reais relatadas pelos alunos em relação a aprendizagem dessa área de conhecimento: i) pouca habilidade com operações básicas de matemática; i) existência de numerosos procedimentos matemáticos, seguidos de interpretação dos resultados; i) conteúdo sequencial (dependente), isto é, uma etapa que não foi bem compreendida compromete o aprendizado da etapa posterior; e iv) conceitos e cálculos aparentemente similares, gerando confusão nas resoluções e interpretações dos resultados estatísticos.

Em razão dessas dificuldades, por meio de uma linguagem simples, prática e objetiva, este livro foi desenvolvido com o propósito de ensinar estatística: i) para iniciantes ou pessoas com pouca habilidade com operações básicas de matemática; i) alunos com dificuldades em aprender essa disciplina em suas aulas de rotina ou que aprenderam estatística, mas buscam melhorar o desempenho de suas notas; e i) profissionais que desejam conhecer a estatística com o propósito de aplicá-la no trabalho.

A linguagem usada neste livro evita termos excessivamente técnicos, simplifica conceitos considerados difíceis e desmistifica algumas ideias consideradas como inacessíveis aos estudantes de estatística. A obra possui explicações intuitivas e práticas sobre conceitos básicos estatísticos, ideias, técnicas, fórmulas e cálculos; passo a passo conciso e claro de procedimentos matemáticos que intuitivamente explicam como lidar com problemas estatísticos; exercícios propostos com aumento gradativo do nível de dificuldade; resoluções comentadas, passo a passo, de todos os exercícios propostos.

Por meio de uma metodologia simplificada, este livro vai ajudá-lo a entender, calcular e interpretar conteúdos básicos de estatística tais como: i) introdução à estatística, tabelas e gráficos; i) distribuição de frequências (com e sem intervalos de classes), frequências relativas e acumuladas, gráficos de histogramas, polígono de frequências, gráficos de frequências acumuladas (ou ogiva); i) média simples, média ponderada, média de distribuição de frequências (com e sem intervalos de classes), e média a partir de histogramas; iv) mediana simples, mediana de distribuição de frequências (com e sem intervalos de classes) e mediana a partir de histogramas; v) moda simples, moda bruta, moda de Czuber, moda de distribuição de frequências (com e sem intervalos de classes) e moda a partir de histogramas.

Ao aprender os conteúdos deste livro, você: i) aumentará as chances de resolver exercícios de estatística em suas aulas de rotina com mais agilidade e eficiência; i) terá noções básicas de elaboração, análise e interpretações de resultados estatísticos; i) poderá utilizar essa poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de seus trabalhos, sejam escolares ou profissionais; iv) obterá os recursos necessários para decifrar e tomar importantes decisões com relação aos resultados estatísticos.

Este livro é parte integrante da série de cursos online de Estatística (para leigos): aprenda fácil e rápido! – ministrado pelo Prof. MSc. Uanderson Rébula de Oliveira – que estará disponível em breve nas seguintes plataformas de cursos online: w.udemy.com, w.learncafe.com e w.floqq.com.

Um grande abraço e bons estudos!

Prof. MSc. Uanderson Rébula de Oliveira uanderson.rebula@yahoo.com.br

Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido!

Sumário

Sumário

Capítulo I – Estatísticas, tabelas e gráficos

1.1 O que é Estatística? Para que serve?, 10 1.2 Como estudar Estatística com eficiência?, 10 1.3 Tabelas e Gráficos: O que são? Para que servem?, 1 1.4 Tabelas, 1 1.5 Gráficos, 12 1.5.1 Gráfico em Colunas, 12 1.5.2 Gráfico em Barras, 12 1.5.3 Gráfico em Linhas, 12 1.5.4 Gráfico em Setores, 13 1.5.5 Gráfico Polar, 13 1.5.6 Gráfico Cartograma, 13 Exercícios propostos, 14 Resolução dos exercícios propostos, 17

Capítulo I – Distribuição de frequências

2.1 O que é Distribuição de frequência? Para que serve?, 21 2.2 Distribuição de frequência (sem classes) e tipos de frequências, 21 2.2.1 Frequência e histograma, 21 2.2.2 Frequência relativa (fr%), 2 2.2.3 Frequência acumulada (fa), 2 2.2.4 Frequência relativa acumulada (fra%), 2 2.2.5 Aplicações da distribuição de frequência, 23 Exercícios propostos, 24 Resolução dos exercícios propostos, 27 2.3 Distribuição de frequência (com classes), 30 2.3.1 Conceito e construção, 30 2.3.2 Histograma com classes, 31 2.3.3 Polígono de frequência, 31 2.3.4 Gráfico de frequências acumuladas (ou ogiva), 31 Exercícios propostos, 32 Resolução dos exercícios propostos, 36

(Os textos estão com links. Clique naquele de interesse)

Prof. MSc. Uanderson Rébula de Oliveira

Sumário

Capítulo I – Medidas Resumo - média, mediana e moda

3.1 O que são Medidas Resumo? Para que servem?, 41 3.2 Médias, 42 3.2.1 Média simples, 42 3.2.2 Média ponderada, 42 Exercícios propostos, 43 Resolução dos exercícios propostos, 46 3.2.3 Média de distribuição de frequência (sem classes), 49 3.2.4 Média de histogramas (sem classes), 49 3.2.5 Média de distribuição de frequência (com classes), 49 3.2.6 Média de histogramas (com classes), 50 Exercícios propostos, 51 Resolução dos exercícios propostos, 53 3.3 Mediana, 5 3.3.1 Mediana simples, 5 3.3.2 Mediana de distribuição de frequência e histograma (sem classes), 5 3.3.3 Mediana de distribuição de frequência e histograma (com classes), 56 3.3.4 Qual a lógica da equação da mediana com classes?, 56 Exercícios propostos, 57 Resolução dos exercícios propostos, 60 3.4 Moda, 63 3.4.1 Moda simples, 63 3.4.2 Moda de distribuição de frequência e histograma (sem classes), 63 3.4.3 Moda de distribuição de frequência e histograma (com classes), 63 3.4.4 Qual a lógica da equação da moda com classes?, 64 Exercícios propostos, 65 Resolução dos exercícios propostos, 68 3.5 Relação entre média, mediana e moda, 71

Mensagem do autor, 72 Referências Bibliográficas, 73

Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido!

Sumário

Capítulo 1 Estatística,

Tabelas e Gráficos

Prof. MSc. Uanderson Rébula de Oliveira

Sumário

1.1 O que é Estatística? Para que serve?

ENTENDENDO RAPIDAMENTE O mundo está repleto de problemas e frequentemente nos deparamos com diversas informações a respeito deles nos mais variados veículos de comunicação (jornais, rádios, programas de TV, etc). São notícias sobre doenças, obesidades, tabagismo, criminalidades, pobreza, acidentes de trânsito, inflação, desemprego, mortalidade infantil, catástrofes, danos ambientais, aquecimento global, não reaproveitamento de resíduos, fabricação de produtos defeituosos, prejuízos nas vendas, acidentes do trabalho, etc. Para resolvermos boa parte deles precisamos reunir dados e compreendê-los, isto é, coletar informações que possam ser contadas, como peso, temperatura, preço, número de produtos defeituosos etc. É aí que entra a Estatística, pois ela se encarrega dessa árdua tarefa. A estatística tem por objetivo coletar, organizar, analisar e interpretar as informações de um problema em estudo para, assim, auxiliar na tomada de decisão. Portanto, a estatística tem um papel fundamental na geração do conhecimento: por meio de seu uso, governos, empresas, pessoas, escolas, entidades, instituições e organizações atuam na formulação de soluções dos problemas da sociedade moderna.

Cientificamente, é difícil compreender um problema que envolve dados sem o uso da estatística, pois ela coloca ordem à desordem, projeta estudos e experimentos; coleta, organiza, resume e analisa dados; interpreta resultados, esboça conclusões e auxilia na tomada de decisão. Para desenvolver essa tarefa, a estatística se apoia na matemática e nos seus principais instrumentos: tabelas, gráficos, distribuição de frequência, histogramas, médias, mediana, moda, decil, quartil, percentil, variância, amplitude total, desvio médio, desvio padrão, escore padrão, assimetria, curtose, correlação, regressão, números índice, probabilidades, amostragens e distribuições amostrais, intervalos de confiança, teste de hipóteses, estatística não paramétrica, entre outros. Neste livro vamos abordar apenas os instrumentos sublinhados acima. Os demais serão abordados no livro: Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido! Se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre estatística, clique nos links abaixo e veja um vídeo e leia um artigo. Caso não, vá para a próxima seção (isto não afetará a sua aprendizagem).

1.2 Como estudar Estatística com eficiência?

ESTA É A SEÇÃO MAIS IMPORTANTE DESTE LIVRO Ao longo de uma década ensinando estatística (e aprendendo também) tive a oportunidade de identificar dificuldades reais relatadas pelos alunos quanto a aprendizagem dessa disciplina: i) pouca habilidade com operações básicas de matemática; i) existência de numerosos procedimentos matemáticos, seguidos de interpretação dos resultados; i) existência de numerosos conceitos e, para piorar, sequenciais (dependentes), isto é, uma etapa que não foi bem compreendida compromete o aprendizado da etapa posterior; e iv) conceitos e cálculos aparentemente similares, gerando confusão nas resoluções e interpretações. De fato, esses relatos fazem sentido e representam a realidade desses estudantes. Então, como estudar estatística com eficiência para obter melhores resultados? Basta seguir (fielmente) as orientações abaixo!

1. ESTUDE DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DAS SEÇÕES DESTE LIVRO – seja paciente, avance gradualmente e não pule as seções! Lembre-se: os conteúdos de estatística são dependentes e, portanto, uma etapa não compreendida compromete a aprendizagem da etapa posterior; 2. RESOLVA TODOS OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS – sem exercícios, sem aprendizagem! Para cada seção há exercícios propostos. Devido ao aumento gradual do nível de dificuldade, não passe para o próximo exercício sem que o anterior seja resolvido. 3. CONFIRA OS RESULTADOS NA SEÇÃO “RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS” – para cada exercício proposto há resolução comentada. Use-a para conferir, e não copiar! Você absorverá o conteúdo com mais eficiência se, e somente se, tentar resolver os exercícios. Esta dica é de ouro! 4. FAÇA O CURSO ONLINE DE ESTATÍSTICA I (PARA LEIGOS): APRENDA FÁCIL E RÁPIDO! – você ainda tem a opção de fazer este curso, pois ele aborda o conteúdo deste livro com aulas interativas e escritas diretamente na tela do computador (método preferido pelos alunos nas aulas online). Estará disponível em julho/2017.

(Parte 1 de 3)

Comentários