Livro Texto - Psicologia Organizacional

Livro Texto - Psicologia Organizacional

(Parte 1 de 5)

2012 2ª edição

Denise de Camargo

Ministério da Educação – MEC

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB

Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP Bacharelado em Administração Pública

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© 2012. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Todos os direitos reservados. A responsabilidade pelo conteúdo e imagens desta obra é do(s) respectivos autor(es). O conteúdo desta obra foi licenciado temporária e gratuitamente para utilização no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, através da UFSC. O leitor se compromete a utilizar o conteúdo desta obra para aprendizado pessoal, sendo que a reprodução e distribuição ficarão limitadas ao âmbito interno dos cursos. A citação desta obra em trabalhos acadêmicos e/ou profissionais poderá ser feita com indicação da fonte. A cópia desta obra sem autorização expressa ou com intuito de lucro constitui crime contra a propriedade intelectual, com sanções previstas no Código Penal, artigo 184, Parágrafos 1º ao 3º, sem prejuízo das sanções cíveis cabíveis à espécie.

1ª edição – 2009

C172pCamargo, Denise de

Psicologia organizacional / Denise de Camargo. – 2. ed. reimp. – Florianópolis :

Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. 124p. : il.

Inclui bibliografia Bacharelado em Administração Pública ISBN: 978-85-61608-76-7

1. Psicologia organizacional - Estudo e ensino. 2. Administração de empresas. 3. Liderança. 4. Educação a distância. I. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). I. Universidade Aberta do Brasil. II. Título.

CDU: 65

Catalogação na publicação por: Onélia Silva Guimarães CRB-14/071

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DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS Universidade Federal de Santa Catarina

METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Universidade Federal de Mato Grosso

AUTORA DO CONTEÚDO Denise de Camargo

EQUIPE TÉCNICA Coordenador do Projeto – Alexandre Marino Costa

Coordenação de Produção de Recursos Didáticos – Denise Aparecida Bunn Capa – Alexandre Noronha Ilustração – Igor Baranenko Projeto Gráfico e Finalização – Annye Cristiny Tessaro Editoração – Rita Castelan

Revisão Textual – Sergio Luiz Meira

Créditos da imagem da capa: extraída do banco de imagens Stock.xchng sob direitos livres para uso de imagem.

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Apresentação7
Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional13
O Campo de Ação da Psicologia Organizacional14
Origem da Psicologia Organizacional21
A Psicologia Organizacional no Brasil31

Unidade 1 – Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional

O Indivíduo na Organização41
Motivação42
Percepção60
Aprendizagem71

Unidade 2 – O indivíduo na Organização Psicologia_grafica.pmd 25/07/2012, 16:545

6 Bacharelado em Administração Pública

Psicologia Organizacional

Liderança91
Características do Líder92
Teorias de Liderança97
Processo de Socialização103
Considerações finais119
Referências121
Minicur rículo124

Unidade 3 – O Grupo na Organização Psicologia_grafica.pmd 25/07/2012, 16:546

7 Módulo 1

Apresentação

Prezado aluno!

Você está iniciando a disciplina Psicologia Organizacional que integra o curso de Graduação em Administração Pública na modalidade a distância, âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e tem como objetivo lhe:

apresentar o campo de ação da Psicologia Organizacional;

explicar as contribuições da Psicologia ao estudo das pessoas no contexto das organizações;

enumerar os principais conceitos e teorias que compõem a disciplina;

apontar a aplicabilidade dos conceitos por meio dos exemplos apresentados; e

demonstrar os conhecimentos da Psicologia Organizacional em sua vida pessoal e profissional.

O termo mudança vem sendo utilizado com frequência no campo da Administração. Nos últimos anos, tem sido essa a palavra de ordem. As transformações ocorrem em todos os setores. A tecnologia, o cenário econômico e político, as concorrências e as tendências do mercado são exemplos de forças que atuam promovendo mudanças. Hoje em dia as organizações enfrentam um ambiente dinâmico e precisam acompanhar esse novo cenário.

Não seria exagero afirmar que a mobilização das pessoas é fundamental para promover mudança. “Nada acontece sem as pessoas”, é o que hoje se fala diariamente nas organizações. Até porque as organizações, embora tenham propriedades físicas, como

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8 Bacharelado em Administração Pública

Psicologia Organizacional edifícios, escritórios e equipamento, são agregados de pessoas que trabalham (ROBBINS, 1999). As ações organizacionais são ações de indivíduos combinados, e podem ser dinâmicas e promotoras de mudanças ou repetitivas e meras mantenedoras da situação atual.

Quando pedimos aos administradores que descrevam as dificuldades enfrentadas no desempenho do seu trabalho, fica ainda mais evidente a importância das pessoas nas organizações. A primeira coisa que nos chama a atenção é que as respostas envolvem sempre pessoas. Eles relatam, por exemplo, entre outras dificuldades, os problemas que enfrentam na interação com as pessoas. Falam da falta de motivação dos trabalhadores, dos conflitos entre eles quando trabalham em equipe e das dificuldades de comunicação, principalmente quando é necessário fazer mudanças no trabalho.

Por outro lado, quando pedimos aos trabalhadores que também descrevam os problemas que enfrentam no desenvolvimento do seu trabalho, as respostas também incluem questões de interação pessoal e satisfação no trabalho. Eles falam da falta de autonomia para tomar decisões, da falta de reconhecimento do seu trabalho e muitas vezes se queixam do comportamento autoritário dos gestores. Tanto os administradores como os trabalhadores falam, cada um do seu lugar, da importância das relações entre pessoas para bom desempenho da organização.

Esta disciplina, Psicologia Organizacional, tratará de temas que ajudarão você a compreender melhor as relações entre as pessoas no contexto das organizações. Em um cenário de tantas mudanças no mundo do trabalho, os administradores passam cada vez mais a admitir a importância das pessoas no sucesso de qualquer empreendimento buscando responder questões do tipo:

Como conciliar os objetivos da organização com o desenvolvimento humano dos trabalhadores?

Como alcançar meus objetivos e, ao mesmo tempo, ser útil à organização em que trabalho?

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9 Módulo 1

Apresentação

Nesse sentido, organizamos seu percurso na disciplina em três Unidades, tratando de temas atuais.

Unidade 1 – Introdução ao estudo da Psicologia

Organizacional. Nesta Unidade você é convidado a conhecer o campo de ação da disciplina, onde e como surgiu e para onde ela caminha. A intenção é que você forme uma visão global e, ao mesmo tempo, identifique os momentos importantes na construção da Psicologia Organizacional.

Unidade 2 – O indivíduo na organização. Aqui você terá acesso à alguns conceitos da Psicologia tais como: motivação, percepção e aprendizagem. Conceitos esses que contribuem para melhorar a compreensão do comportamento das pessoas no contexto das organizações.

Unidade 3 – O grupo na organização. Neste momento iremos apresentar as principais teorias sobre liderança, o conceito de socialização e estudos que ajudam na compreensão das relações entre as pessoas nos grupos.

Agora que você já tem mais claro o que iremos tratar nesta disciplina, Psicologia Organizacional, e sua importância na sua formação acadêmica e profissional, mãos à obra e bons estudos!

Professora Denise de Camargo

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UNIDADE 1

Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Identificar o campo de ação da Psicologia Organizacional;

Situar o surgimento da Psicologia Organizacional e para onde ela caminha;

Tomar conhecimento da aplicabilidade dos conceitos por meio dos exemplos apresentados; e

Conhecer a história da Psicologia Organizacional no Brasil e suas práticas.

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Psicologia Organizacional

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13 Módulo 1

Unidade 1 – Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional

Caro estudante!

Vamos a partir de agora identificar o campo de ação da Psicologia Organizacional, situar o seu surgimento, tomar conhecimento da aplicabilidade dos conceitos por meio dos exemplos apresentados, além de conhecer a história da Psicologia Organizacional no Brasil e suas práticas. Bons Estudos!

Allan Cohen e Stephen Fink, em seu livro Comportamento Organizacional, afirmaram que:

Estamos no meio a uma revolução gerencial e organizacional. As velhas regras quanto ao tratamento a ser dado às pessoas, à organização do trabalho e às formas de liderar estão desmontando (COHEN; FINIK , 2003, p. V).

A nova realidade de mudança exige dos administradores que se interessem pela ciência que estuda o comportamento e a subjetividade. Estamos precisando buscar novas formas de fazer as coisas funcionarem melhor, mais rápido, porém, sem perder a finalidade maior da Psicologia, que é criar condições para o desenvolvimento humano .

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14 Bacharelado em Administração Pública

Psicologia Organizacional

As organizações precisam acelerar os ajustes para a nova tecnologia, a nova concorrência, as novas regulamentações e reivindicações trabalhistas e tantas outras mudanças do cenário público e privado. Os gerentes precisam trabalhar de modo rápido e inteligente e também distanciar-se do ritmo acelerado adotando postura reflexiva para análise constante do cenário do mercado local e global.

Todos esses ajustes passam pelas pessoas. O homem e suas competências, suas habilidades, suas resistências à mudança, seus processos de adaptação, suas estratégias de aprendizagem, seus pensamentos, suas tensões, suas emoções etc. Por todos esses fatores é uma época muito propícia para estudar Psicologia Organizacional.

Assim, vamos começar a apresentar o campo de ação da

Psicologia Organizacional e exemplos de sua aplicação. Depois passaremos a recuperar os momentos históricos importantes que marcaram a construção da disciplina como um campo de pesquisa e aplicação.

A Psicologia Organizacional tem três grandes áreas de preocupações: o trabalho, a organização e a gestão de pessoas.

Trabalho: este é o foco principal de preocupação da

Psicologia Organizacional. O trabalho como meio para a realização das pessoas e como meio para a produção. Pelo trabalho o homem produz objetos e serviços ao mesmo tempo em que realiza trocas sociais. O trabalho também está presente em todos os momentos da vida dos indivíduos. Quando analisamos

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15 Módulo 1

Unidade 1 – Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional os ciclos de vida de indivíduos, em nossa sociedade ocidental, verificamos que sua vida educacional é, de alguma forma, uma preparação para se inserir no mundo do trabalho. Depois as pessoas passam a maior parte da vida trabalhando para se desligarem só na aposentadoria. Assim, o trabalho cumpre muitas funções na vida das pessoas. Ele é meio de sobrevivência, meio de realização pessoal, meio de adoecimento, de construção de identidade, enfim, um meio de socialização.

E para você, o que é o trabalho? É motivo de realização?

O trabalho é algo que você não realiza isoladamente. Por isso as pessoas em geral trabalham dentro de organizações. Portanto, a outra área de preocupação do campo de estudo dessa disciplina é a organização.

Organização: Como é essa organização, como ela se estrutura para dar conta de sua missão? Qual modelo de gestão de pessoas utiliza? Qual a cultura da organização? São algumas das perguntas feitas pelos profissionais da área. Isto porque o comportamento das pessoas depende, entre outros fatores, dos padrões culturais do meio onde vivem. Assim, para auxiliar na criação de novos modos de relacionamento no trabalho, o administrador precisa ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento e a subjetividade em contextos de trabalho.

Você pode estar se perguntando por quê?

Pelo simples fato de que o administrador necessita saber lidar com pessoas, pois as organizações – como

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Psicologia Organizacional já afirmamos – embora tenham propriedades físicas como edifícios, escritórios e equipamento, são agregados de pessoas que trabalham (ROBBINS, 1999).

Gestão de pessoas: esta área da Psicologia

Organizacional preocupa-se com a maneira pela qual uma organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. É o que hoje se chama de gestão de pessoas, ou seja, as estratégias, as políticas e as práticas ou os processos de como lidar com as pessoas.

Assim, podemos afirmar que o objetivo da ação da Psicologia

Organizacional implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

Mas, concretamente, como você acredita que essas preocupações podem se materializar?

Vamos ver melhor através de alguns exemplos de aplicação da Psicologia nas organizações:

nos processos de treinamento; na eficácia de liderança e tomada de decisão;

na avaliação de desempenho;

no planejamento do trabalho;

nos programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho;

no desenvolvimento do trabalho em grupo;

nos programas de mudança comportamental;

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17 Módulo 1

Unidade 1 – Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional

na administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores;

na melhoria do processo de comunicação; e

nas pesquisas de cultura e ambiente organizacional.

Para você compreender melhor a aplicação dos conhecimentos da Psicologia nas organizações, vamos apresentar o objetivo e o que pode ser realizado em alguns dos exemplos listados anteriormente. Pronto? Podemos começar?

Processos de treinamento: conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades* e conhecimentos*. Essa atividade tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano para melhorar os resultados e o clima organizacional. Exemplos de processos de treinamento são: palestras, seminários, cursos, estágios, programas de atividades monitoradas, dinâmicas de grupo.

Eficácia de liderança e tomada de decisão: a tomada de decisão são as ações do dia a dia que deem resultados satisfatórios para a organização. Tomar decisões despende de análises eficientes do dia a dia profissional. Os diferentes cenários e situações de conflitos no mundo administrativo e dos negócios não conhecem receitas básicas e padronizadas, mas sim nos remetem a diagnosticar as melhores soluções e alternativas para o processo decisório. Assim, necessitamos de métodos para identificação e definição do problema e geração de alternativas de

*Habilidade – refere-se à capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo, ou seja, diz respeito às aptidões para trabalhar com as pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Fonte: Lacombe (2004) .

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