Livro Introdução à Economia

Livro Introdução à Economia

(Parte 1 de 5)

2012 2ª edição

Carlos Magno Mendes

Cícero Antônio de Oliveira Tredezini Fernando Tadeu de Miranda Borges Mayra Batista Bitencourt Fagundes

Ministério da Educação – MEC

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB

Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP Bacharelado em Administração Pública

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I61 Introdução à economia / Carlos Magno Mendes ...[et al.]. – Florianópolis : Departamento de

Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 170p. : il.

Inclui bibliografia Bacharelado em Administração Pública ISBN: 978-85-61608-72-9

1. Economia - Estudo e ensino. 2. História econômica. 3. Política monetária. 4. Comércio internacional. 5. Desenvolvimento econômico. 6. Educação a distância. I. Mendes, Carlos Magno. I. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). I. Universidade Aberta do Brasil. IV. Título.

CDU: 330

Catalogação na publicação por: Onélia Silva Guimarães CRB-14/071

© 2012. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Todos os direitos reservados. A responsabilidade pelo conteúdo e imagens desta obra é do(s) respectivos autor(es). O conteúdo desta obra foi licenciado temporária e gratuitamente para utilização no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, através da UFSC. O leitor se compromete a utilizar o conteúdo desta obra para aprendizado pessoal, sendo que a reprodução e distribuição ficarão limitadas ao âmbito interno dos cursos. A citação desta obra em trabalhos acadêmicos e/ou profissionais poderá ser feita com indicação da fonte. A cópia desta obra sem autorização expressa ou com intuito de lucro constitui crime contra a propriedade intelectual, com sanções previstas no Código Penal, artigo 184, Parágrafos 1º ao 3º, sem prejuízo das sanções cíveis cabíveis à espécie.

1ª edição – 2009

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DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS Universidade Federal de Santa Catarina

METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Universidade Federal de Mato Grosso

Carlos Magno Mendes

Cícero Antônio de Oliveira Tredezini Fernando Tadeu de Miranda Borges Mayra Batista Bitencourt Fagundes

EQUIPE TÉCNICA Coordenador do Projeto – Alexandre Marino Costa

Coordenação de Produção de Recursos Didáticos – Denise Aparecida Bunn Capa – Alexandre Noronha Ilustração – Igor Baranenko Projeto Gráfico e Finalização – Annye Cristiny Tessaro Editoração – Rita Castelan

Revisão Textual – Sergio Luiz Meira

Créditos da imagem da capa: extraída do banco de imagens Stock.xchng sob direitos livres para uso de imagem.

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Apresentação9
O Significado de Economia15
Explicação sobre o Sentido de Escassez na Economia17
Tomada de Decisões18
Funcionamento das Economias20
Bens e Serviços21
Agentes Econômicos24

Unidade 1 – Conceitos Fundamentais da Economia

O Pensamento Econômico em Diferentes Épocas e Escolas31
Ecomonia Medieval ou Economia da Idade Média31
Mercantilismo32
Escola Fisiocrata3
Escola Clássica36
Escola Marxista41
Escola Neoclássica43
Escola Keynesiana42

Unidade 2 – Evolução do Pensamento Econômico Introducao Economia Grafica.pmd25/07/2012, 15:595

O Objetivo da Análise Econômica5
Evolução dos Sistemas Econômicos59
Funcionamento de uma Economia de Mercado63
Mercado6
Estrutura de Mer cado7

Unidade 3 – Mensuração da Atividade Econômica

Introdução à Teoria Monetária97
Princípios de T eoria Monetária97
Tipos de Moeda9
Política Monetária109
Demanda de Moeda100
Oferta de Moeda102
Funções do Banco Central104
Instrumentos de P olítica Monetária106

Unidade 4 – Introdução à Teoria Monetária

Noções de Comércio Internacional115
Os Determinantes do Comércio Internacional115
Taxa de Câmbio119
Balanço de Pagamentos121
O Papel da Organização Mundial do Comércio (OMC)123

Unidade 5 – Noções de Comércio Internacional Introducao Economia Grafica.pmd25/07/2012, 15:596

Desenvolvimento Econômico: Tópicos Introdutórios129
Guer ra F ria132
A Economia Brasileira e o Desenvolvimento Econômico132
Fontes de Financiamento133
Fontes de Crescimento137
Funções do Setor Público139
Intervenção Governamental139
O Setor Público nas Correntes do Pensamento Econômico142
Por Que Regular?146
O que é Política Fiscal?150
Déficit e Superávit151
Opções de Política Fiscal152
Financiamento155
Política Fiscal e Taxa de Juros156
Tributação156
Qualidade de Vida X Distribuição de Renda158
Referências163
Minicur rículo169

Unidade 6 – Desenvolvimento Econômico e Funções do Setor Público Introducao Economia Grafica.pmd25/07/2012, 15:597

8 Bacharelado em Administração Pública

Introdução à Economia

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9 Módulo 1

Apresentação

Caro estudante do Curso de Graduação em Administração

Pública, convidamos você a embarcar nessa viagem que é o estudo da disciplina Introdução à Economia, parte integrante do Módulo Básico do Curso de Administração Pública.

Acreditamos no significado social da administração pública, e foi com esse espírito que construímos o presente livro de Introdução à Economia. Logo, esperamos que o livro por nós produzido o envolva e que, ao final deste percurso, você se sinta ainda mais motivado para aprofundar os conhecimentos adquiridos.

O estudo da Economia é algo envolvente e apaixonante, pois está muito ligado ao nosso cotidiano, aos nosso problemas domésticos e profissionais, por isso fique tranquilo, pois para compreender Economia não há segredo e nem fórmula mágica, basta apenas que você se coloque em atitude de: disposição, curiosidade, determinação e interesse.

O estudo da Economia envolve juízos de valor. Embora tenhamos os nossos, esperamos que você se sinta à vontade para cultivar aquele que lhe fale mais de perto. Queremos que você seja livre e acredite no que for melhor para a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

No mundo de hoje, vivemos conectados. Contudo, veja você, o fato de estarmos conectados não significa que estejamos integrados; muito pelo contrário, precisamos fazer alguma coisa rapidamente para conquistar, por meio do desenvolvimento sustentável, o nosso lugar e espaço na rede mundial do conhecimento .

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10 Bacharelado em Administração Pública

Introdução à Economia

Todos (você e nós) temos muita pressa e, na maioria das vezes, sequer conseguimos avaliar o real motivo disso tudo, porém, um fato parece comprovar esta nossa concepção: ninguém no mundo quer “perder” tempo. Há uma racionalidade instalada pela técnica que domina nossos movimentos e sentidos, como relógio invisível tendendo a nos governar de forma direta e indireta, tal qual a batida de um coração. Neste sentido contamos com a tecnologia da informação para auxiliar na velocidade da comunicação instantânea e regular o nosso mundo econômico, político, social e administrativo o tempo todo.

Há uma nova forma de trabalho em curso que ocupa tecnologia avançada e que pode ser realizada sem tempo fixado e lugar estabelecido, levando ao aumento da produtividade em rede. Veja, por exemplo, os cursos de educação a distância. A ampliação do desenvolvimento tecnológico está aí, e como favorável ao seu crescimento, não acreditamos ser a tecnologia a responsável pelo aumento do desemprego na economia.

Uma das explicações para o desemprego pode ser a de que, no sistema econômico em que vivemos – devido à capacidade ilimitada do desenvolvimento tecnológico e à limitada capacidade aquisitiva, em algum momento –, certa tendência ao decréscimo da taxa de lucro pode vir a colocar o sistema em risco. Procurando entender o caráter contraditório dessa lógica, muitos estudiosos, dentro do seu tempo, examinaram o funcionamento da Economia.

Lembramos a você que é na forma de apropriação do que é produzido, redistribuindo-o de maneira igualitária e transparente, que poderemos superar as desigualdades e romper, de uma vez por todas, com as barreiras que vêm dificultando o acesso dos excluídos do jogo econômico. Trata-se de ruptura difícil, pois os interesses são muitos e as oportunidades não são iguais para todas as pessoas.

Mas será que esse processo, esse movimento social e histórico da Economia, que é sentido por todos nós na carne e no bolso, é compreendido? O que você ouve nos telejornais, nos batepapos com amigos, ou lê em revistas e jornais sobre os aspectos econômicos da realidade brasileira e mundial, como é entendido por você? Pois, a Economia abarca diferentes áreas do

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1 Módulo 1

Apresentação conhecimento, como, por exemplo, Administração, Ciências Contábeis, Geografia, História, Direito, Estatística, Matemática, Engenharias, Meio Ambiente, Sociologia, Filosofia, Política, Turismo, Educação, Urbanismo, entre outras. Você sabia disso?

Como podemos observar, a Economia precisa trabalhar interdisciplinarmente para poder enfrentar os desafios postos às análises econômicas, que requerem diagnósticos precisos. Logo, todos nós contribuímos na construção do conhecimento da Economia, com nossos valores culturais. É preciso que você traga consigo uma ideia do quanto a nossa participação na feitura e construção do mundo tem importância. Aliás, cabe relembrar que todos somos produtores e consumidores de conhecimentos. Observamos que as diversidades precisam ser respeitadas e que não temos a verdade, apenas a procuramos intensamente, num mundo de muitos tempos dentro de um tempo.

A Economia está nos mais diversos lugares e espaços, sendo uma ciência que envolve, como já dissemos, muitos juízos de valor. Para saber um pouco mais a respeito dessa área de conhecimento, convidamos você a nos acompanhar e elaborar conosco os conhecimentos necessários à formação do administrador público.

O objetivo central dessa disciplina é despertar seu interesse pelo estudo da Economia e ampliar seus conhecimentos com os principais conceitos, pressupostos e teorias que compõem a ciência econômica. Esperamos que este livro o auxilie na aplicação dos conhecimentos apreendidos junto aos problemas locais, estaduais e nacionais e também na construção de uma nova percepção do domínio do conhecimento, tendo em vista o maior entendimento do presente, a partir do passado, com vistas à prospecção de um futuro melhor e menos desigual, tendo compreensão dinâmica da totalidade.

Por meio de uma linguagem acessível, procuramos mesclar nossa visão teórica com exemplos do dia a dia. Esses conceitos, concepções e teorias serão apresentados ao longo do livro nas seis Unidades que o integram:

Unidade 1 – Conceitos Fundamentais da Economia; Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico;

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12 Bacharelado em Administração Pública

Introdução à Economia

Unidade 3 – Mensuração da atividade econômica; Unidade 4 – Introdução à teoria monetária; Unidade 5 – Noções de comércio internacional; e

Unidade 6 – Desenvolvimento econômico e funções do setor público.

Esperamos que os estudos desses temas auxiliem você na aplicação dos conhecimentos apreendidos. Para você, futuro bacharel em Administração Pública, um bom curso de Introdução à Economia!

Professores Carlos Magno Mendes, Cícero Antônio de

Oliveira Tredezini, Fernando Tadeu de Miranda Borges e Mayra Batista Bitencourt Fagundes

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13 Módulo 1

Apresentação UNIDADE 1

Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de:

Identificar todos os discursos dentro das escolas de pensamento econômico existentes;

Enumerar os juízos de valor professados;

Entender o funcionamento da economia tendo em conta o modo de produção; e

Discutir os permanentes desafios que surgem o tempo todo.

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14 Bacharelado em Administração Pública

Introdução à Economia

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15 Módulo 1

Unidade 1 – Conceitos Fundamentais da Economia

Caro estudante!

Nesta primeira Unidade do livro de Introdução à Economia, faremos uma abordagem de alguns conceitos que consideramos básicos no estudo da Economia, além de apresentarmos temas variados sobre o funcionamento do sistema econômico que, devido à escassez, precisa tomar decisões corretas sob pena de todos perdermos. Atualmente, com a velocidade das transformações e a redução das distâncias, o mundo ficou mais próximo, e com isso os problemas afligem a todos com maior rapidez.

Nos dias de hoje, quando andamos pela cidade, percebemos grande movimento no comércio. Centenas de pessoas enchem as lojas, despertando contentamento enorme nos vendedores. Os compradores também demonstram parecer contentes, pois as lojas oferecem uma infinidade de produtos, desde roupas de todos os tipos até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, de modo a satisfazer a todos os gostos.

Veja que essa variedade de bens satisfaz a vontade do consumidor desde o mais exigente e mais rico até o menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que muitos produtos milhares de pessoas podem comprar todos os dias. Essa cena pode ser vista em qualquer cidade do Brasil e do mundo.

A disciplina Introdução à Economia, que estamos iniciando, se interessa, em grande medida, por essas coisas ditas comuns. Então mãos à obra!

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16 Bacharelado em Administração Pública

Introdução à Economia

No Século XIX, Alfred Marshall disse que a Economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade. Por negócios comuns, podemos entender as cenas comuns da vida econômica.

Mas, o que vem a ser a Economia? Como funciona nosso sistema econômico? Quando e por que o sistema econômico entra em crise, ocasionando mudanças de comportamento das pessoas e empresas? Você saberia responder?

Etimologicamente, a palavra “economia” vem dos termos gregos oikós (casa) e nomos (norma, lei). Pode ser compreendida como “administração da casa”, pois, administrar uma casa é algo bastante comum na vida das pessoas. Portanto, é interessante essa aproximação do mundo da casa com o mundo da economia.

Em outras palavras, podemos dizer que a Economia estuda a maneira como se administram os recursos disponíveis com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

Agora é sua vez. Faça uma reflexão a partir de: como você e sua família tomam decisões no dia a dia? Que tarefas cada membro deve desempenhar e o que cada um vai receber em troca? Quem vai preparar o almoço e o jantar? Quem vai lavar e passar? Que aparelho de televisão vai ser comprado? Que carro vai ser adquirido? Onde passar as férias de final de ano? Quem vai? Onde vai ficar?

Alfred Marshall (1842-1924)

Considerado um pensador da economia com contribuições às teorias da demanda e da utilidade. Matemático, se dedicou aos estudos econômicos e lecionou Economia na Universidade de Cambridge. Seu livro Princípios de Economia Política, lançado no final do Século XIX, influenciou o desenvolvimento de novas pesquisas e deixou marcas nos ensinamentos da Economia Neoclássica no Século X. Fonte: Hunt (2005).

Saiba mais

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17 Módulo 1

Unidade 1 – Conceitos Fundamentais da Economia

Segundo, Nicholas Gregory Mankiw (2005, p. 3), “[...] cada família precisa alocar seus recursos escassos a seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um”.

Cabe observar que, além das habilidades, os recursos produtivos ou fatores de produção, são elementos também utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens (mercadorias) e utilizados para satisfazer às necessidades humanas.

O que você entende por necessidade humana?

Isso mesmo! A necessidade humana envolve a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la. Acreditamos que todas as pessoas sentem necessidade de adquirir alguma coisa, sentem desejo tanto por alimentos, água e ar, quanto por bens de consumo como comprar sapatos, sabonete, televisão, computador, geladeira etc.

Da mesma forma que uma família precisa satisfazer suas necessidades uma sociedade também precisa fazer o mesmo. Aliás, precisa definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir. Em linhas gerais, a sociedade precisa gerenciar bem seus recursos, principalmente se considerarmos que estes, de maneira geral, são escassos.

Assim como uma família não pode ter todos os bens que deseja, ou seja, dar aos seus membros todos os produtos e serviços

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