Configurar Pedido de Compra estratégia de Aprovação - SCN

Configurar Pedido de Compra estratégia de Aprovação - SCN

(Parte 1 de 2)

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Objectivo da estratégia de lançamento

O departamento de compras de uma empresa é composta de muitos compradores que são responsáveis pela compra de mercadorias do mercado. Há uma hierarquia de pessoas como o operador ou o comprador que cria os gestores de pedidos e compras para supervisionar e controlar o processo de aquisição. Desde ordem de compra é um documento legal e vai fora da empresa para o fornecedor, é muito importante controlar o processo para evitar quaisquer erros ou transação não autorizada. Quando o pedido é processado para entrada de mercadorias e fatura verificações, haverá representando entradas gerar e cria Contas entradas a Pagar (AP). Devido a esta razão e implicações legais de ordens de compra, é muito necessário para controlar o processo de aquisição através da introdução de aprovações. Para o mesmo, a SAP tem proporcionado um conceito de estratégia de lançamento. Na estratégia de lançamento, existem diferentes códigos divulgados que são usados para os usuários designados. O código de liberação é um ID de dois caracteres permitindo que uma pessoa para liberar (claro, ou aprovar) uma requisição de compra ou um documento de compras externo.Os códigos de libertação são basicamente controlado através de um sistema de autorizações (objeto de autorização M_EINK_FRG). O usuário com código de liberação específica atribuída pode realizar um respectivo lançamento em uma ordem de compra. Por exemplo, o usuário que cria a ordem de compra é atribuído o menor código de liberação nível. Quando a ordem de compra é salvo ou verificada, o sistema irá desencadear a estratégia de lançamento para esse documento, dependendo dos critérios definidos. Na ordem de compra que é necessário para ser lançado por um usuário nível superior, haverá um guia de estratégia de lançamento no cabeçalho do documento PO. Neste guia, o sistema mostra todos os níveis de códigos de libertação que estão envolvidos na aprovação do pedido de compra. Seguindo o exemplo prático irá demonstrar o propósito da estratégia de lançamento e sua implementação no SAP. Uma empresa onde há seguinte mecanismo de aprovação usado no departamento de compras precisa ter uma estratégia de lançamento no SAP.

Se o valor da ordem de compra é inferior a 500,00 USD, ele pode ser aprovado por um Gerente de Compras e, em seguida, pode ser processado.

Quando o valor da ordem de compra excede 10000.00 USD, além do gerente de compras, que exige uma aprovação adicional de Chefe de Departamento.

Se o valor de PO é mais do que 50000.00 USD, então ele precisa de uma aprovação do Vice Presidente, uma vez que é aprovado pelo Gestor e depois por HoD.

Para alcançar este objectivo, haverá quatro códigos de libertação criados no sistema. Código 10: Para estado inicial quando o PO é criada

Código 20: Para Gerente de Compras Código 30: Para Chefe de Departamento Código 40: Vice Presidente

Agora, com esta exigência, a seguir código de liberação será anexado a cada documento, dependendo do valor do PO.

A ordem de compra do valor 345,00 USD terá apenas dois códigos de libertação 10 e 20. Primeiro ele precisa ser liberado pelo usuário que é atribuído código de liberação 10 e, em seguida, liberação adicional é exigido pelo gerente de compras que tem código de liberação 20.

A ordem de compra do valor 12500.00 USD terá 10, 20 e 30 códigos de lançamento. Primeiro lançamento será usuário com código de liberação 10; segundo lançamento será pelo usuário com código de liberação 20 e liberação em seguida, final pelo HoD que tem código de liberação 30.

Da mesma forma uma ordem de 75500.00 USD compra, ele requer 4 nível de release.

Preparação de objetos necessários para a estratégia de lançamento no SAP

Antes de começar a configurar estratégia de lançamento no SAP, precisamos definir a combinação de parâmetros para desencadear a liberação. Este critério que desencadeia pode ser uma combinação de tipo de

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN documento e Organização de compras juntamente com valor, dependendo de qual o número de códigos de libertação são atribuídos quando o documento é criado. Na SAP temos uma estrutura tempo de execução com o nome CEKKO (Estratégia de lançamento Comunicação Determinação Purch. Document) que fornece toda a lista possível de campos usando o que uma estratégia de liberação pode ser configurado.Para ver todas estas campos da estrutura você pode usar o código de transação SE12. Na tela SE12, no campo de banco de dados fornecem o nome estrutura CEKKO e clique no botão Display.

Configuração de estratégia de lançamento de ordem de compra

Criando Características de cada atributo do critério de seleção

Vamos supor que queremos para configurar a estratégia de liberação baseado na combinação de três campos. Estes campos são Tipo de Documento (CEKKO BSART), Organização de Compras (CEKKO EKORG) e compra encomendar valor total (CEKKO GNETW). Precisamos criar característica individual para cada deste campo e depois agrupá los em uma classe de lançamento.Por favor, siga os passos abaixo para criar características.

SPRO caminho de menu: SPRO: Material Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra > Editar Característica

Código de transação: CT04 Fornecer o nome característico e clique no botão Criar para criar a característica. Dê nome apropriado e significativo para cada característica para que se tornem fáceis de identificar em outro processo.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Em Dados básicos do ecrã característica, fornecer uma descrição apropriada. Se você quiser configurar a estratégia de lançamento para o tipo de documento único, você precisa selecionar valores individuais no bloco de atribuição de valor e se for necessário para o tipo de documentos múltiplos, em seguida, selecionar vários valores botão de rádio.

Agora, os campos devem ser encaminhados de estrutura CEKKO, precisamos fornecer a referência a esta estrutura e campo correspondente. Desde essa característica é criado para o tipo de documento, especifique o nome de estrutura e de campo dada na tela abaixo.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Assim que você digite o nome estrutura e nome do campo, o sistema irá gerar uma mensagem de aviso " Formatar dados extraídos do Dicionário de Dados (pressione enter) ". Esta mensagem de aviso indica que o tipo de dados da característica será tirada do dicionário de dados desta estrutura no SAP.

Agora navegue para a guia Valores e fornecer os tipos de documentos que são necessários nesta estratégia de lançamento. Para este exemplo, estamos tomando tipo de documento NB que é PO Padrão. Por favor, veja abaixo captura de tela.

Por favor note que no separador valores característicos, esses valores não estão disponíveis como uma seleção F4. Assim, eles devem ser digitados corretamente e deve coincidir exatamente com os tipos de documentos usados. Precisamos ter certeza de que essas características são usados apenas em sala de aula que é composta para a liberação da ordem de compra. Para este efeito, é preciso para proporcionar a restrição na característica. Fornecer tipo de classe 032 na guia restrição para conseguir isso.

Se o sistema é utilizado em múltiplos idiomas e se for necessário para a descrição característica mantido em várias línguas, em seguida, o mesmo pode ser feito a partir do separador descrição.Por favor, navegue para Descrição da guia e para cada idioma e salvar sua característica.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Finalmente salvar a característica. Usando o mesmo método cria outro BP_PURORG característica para a Organização de Compras. Para terceira característica que é da ordem de compra Valor líquido, precisamos seguir os mesmos passos, exceto os pontos abaixo:

Quando você mencionou o nome Estrutura CEKKO e GNETW campo para o valor líquido da ordem de compra, o sistema irá pedir para a moeda desde que este campo está relacionado aos números e valor líquido da ordem de compra. Por favor, mencione USD como uma moeda para a característica.

Se você tem vários critérios para a gama de diferentes valores, o mesmo tem de ser fornecida no separador Valores com um botão tick múltipla rádio Valor em Dados básicos.

S esde haverá intervalos nos valores de ordem de compra, você tem que configurar a característica de permitir que os valores em intervalos. Para o mesmo marque a caixa de seleção "Intervalo Vals permitido" no bloco de atribuição Valor na guia Dados básicos.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Por essa característica, os valores devem ser definidos em intervalos tal como consta da tela abaixo.

Então, desta forma, criamos as seguintes características para a nossa estratégia de lançamento.

BP_DOCTYPE para Tipo de Documento NB BP_PURORG de Compras Organização BP01 BP_NETVAL pelo valor líquido abaixo de 100,00 USD e acima de 100.00 USD

Criação de Classe para lançamento da ordem de compra

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Uma vez que temos todas as características pronto com a gente, precisamos agrupá los em uma classe. Por favor, consulte o procedimento a seguir para criar a classe. SPRO caminho de menu: SPRO: Material Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra > Editar Classe Código de transação: CL02.

Na tela principal de operação CL02, dar o devido Classe Nome e clique no botão Criar. Certifique se de que o tipo de classe deve ser 032 .

Na tela principal de operação CL02, dar o devido Classe Nome e clique no botão Criar. Certifique se de que o tipo de classe deve ser 032 .

Na tela detalhada, fornecer uma descrição apropriada. No bloco de classificação Same selecione Não verificar botão de rádio.

Agora, o próximo passo é para atribuir as características anteriores a esta classe. Por favor, note que essas características são restritos a ser utilizado apenas em tipo de classe 032, que tipo esta classe deve ser criada.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Finalmente salvar a classe. Isto conclui o primeiro passo para a criação da estratégia de lançamento.

Definir estratégia de liberação de ordem de compra

Após a aula está pronto, o próximo é para configurar os elementos necessários na estratégia de lançamento. Seguintes elementos são necessários.

Grupos de libertação

Códigos de libertação Indicador de lançamento Estratégias de lançamento

Fluxo de Trabalho

Configurar Grupos de lançamento

Use seguinte caminho SPRO para configurar esses elementos da estratégia de lançamento.

SPRO: Materials Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra > Definir procedimento de liberação de ordens de compra. Quando você clicar nesta opção, o sistema irá dar sub opções para prosseguir. Selecione Grupo de Lançamento.Mantenha o cursor no Grupo de Emissões e clique no botão Escolher.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Clique no botão Nova entrada para criar um novo Grupo Release. No novo disco, dar o nome Grupo lançamento adequado, como BP, no campo Classe dar o nosso nome da classe que criamos no passo acima. Clique no botão Salvar para salvar sua entrada.

Configurar códigos de lançamento

Use seguinte caminho SPRO para configurar esses elementos da estratégia de lançamento.

SPRO: Materials Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra >

Definir procedimento de liberação de ordens de compra. Quando você clicar nesta opção, o sistema irá dar sub opções para prosseguir. Por favor, selecione códigos de versão. Mantenha o cursor sobre códigos de versão e clique no botão Escolher.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Clique em novas entradas para criar os códigos de lançamento para a nossa estratégia de lançamento. Número de códigos de liberação depende do número de níveis de aprovação. Aqui apenas dois códigos de libertação são criados que são 10 e 20 para o Comprador e Gerente respectivamente. Por favor, note que estes códigos de lançamento estão a ser criado no âmbito do mesmo grupo de libertação que tiver configurado no separador anterior. Clique em Salvar para salvar suas entradas.

Configurar Indicador de lançamento

Use seguinte caminho SPRO para configurar esses elementos da estratégia de lançamento.

SPRO: Materials Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra >

Definir procedimento de liberação de ordens de compra.

Quando você clicar nesta opção, o sistema irá dar sub opções para prosseguir. Por favor, selecione

Indicador de lançamento. Mantenha o cursor sobre Indicador de lançamento e clique no botão Escolher.

Este ecrã indica id liberação para o estado inicial e liberado. Lançamento ID 0 indica o status Bloqueado com ID de liberação 1 ele é liberado status. O campo mutável contém o parâmetro que vai definir como o sistema reage se um documento de compra é alterado após o início do procedimento de liberação. Significa uma vez que a ordem é liberada, ainda podemos mudar os valores na ordem de compra que irá desencadear uma nova status de liberação. Se o campo é permitido alterar, podemos definir a% de variação permitido.

Configurar Estratégias de lançamento

Use seguinte caminho SPRO para configurar esses elementos da estratégia de lançamento.

SPRO: Materials Management > Compras > Ordem de Compra > procedimento de liberação de ordens de compra >

Definir procedimento de liberação de ordens de compra.

Quando você clicar nesta opção, o sistema irá dar sub opções para prosseguir. Por favor seleccione Estratégias

Release. Mantenha o cursor sobre Estratégias de lançamento e clique no botão Escolher.

Clique no botão de novas entradas e dar o seu grupo release. Depois de dar o grupo de liberação, fornecer estratégia de lançamento adequado e descrição.

18/04/2016Configurar Pedido de Compra estratégia de lançamento | SCN

Agora, suponha que você queira manter apenas um nível de aprovação para todos os PO abaixo 100,00 USD e 2 nível de aprovações de PO maior ou igual a 100. Para conseguir isso, precisamos ter duas estratégias de liberação.estratégia primeira versão terá apenas um código de liberação e só valor inferior a 100,00 USD deve ser selecionado a partir BP_NETVAL característica. Para a ordem de compra com valor maior ou igual a 100,00 USD, vamos criar uma outra estratégia de lançamento, que terá ambos os códigos de versão enquanto vamos precisar de duas aprovações nível neste caso. Os passos seguintes são a demonstração de segunda estratégia de lançamento (com 2 aprovações). Os mesmos passos necessita ser seguido por outra estratégia.

No espaço dado dar a todos os seus códigos de versão.

Agora clique no botão de liberação pré requisitos. Na tela de pré requisitos, selecione pré requisitos para cada código de liberação. No dada captura de tela, estamos dizendo que não é pré requisito para código de liberação 10 e para o código de liberação 20, é necessário que id versão 10 tem que estar lá. Uma vez feito isso, clique no botão Continuar para salvar as configurações.

(Parte 1 de 2)

Comentários