Virologia Humana, 3.ª edição

Virologia Humana, 3.ª edição

(Parte 1 de 7)

As autoras deste livro e a EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. empenharam seus melhores esforços para assegurar que as informações e os procedimentos apresentados no texto estejam em acordo com os padrões aceitos à época da publicação, e todos os dados foram atualizados pelas autoras até a data da entrega dos originais à editora. Entretanto, tendo em conta a evolução das ciências da saúde, as mudanças regulamentares governamentais e o constante fluxo de novas informações sobre terapêutica medicamentosa e reações adversas a fármacos, recomendamos enfaticamente que os leitores consultem sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificarem de que as informações contidas neste livro estão corretas e de que não houve alterações nas dosagens recomendadas ou na legislação regulamentadora. Adicionalmente, os leitores podem buscar por possíveis atualizações da obra em http://genio.grupogen.com.br.

As autoras e a editora se empenharam para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida.

As autoras preferiram grafar alguns termos técnicos segundo são comumente utilizados em trabalhos da área a adotar a grafia registrada formalmente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2015 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 1 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(1) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 w.editoraguanabara.com.br | w.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br

Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, em quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela Internet ou outros), sem permissão, por escrito, da EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA.

Capa: Bruno Sales Produção digital: Geethik

Ficha catalográfica

Santos, Norma Suely de O. (Norma Suely de Oliveira), 1964-

Virologia humana/Norma Suely de Oliveira Santos, Maria Teresa Villela Romanos, Marcia

Dutra Wigg. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. il.

1. Virologia. I. Romanos, Maria Teresa V. (Maria Teresa Villela), 1959-. I. Wigg, Marcia Dutra. I. Título.

Colaboradores

Carolina Gonçalves de Oliveira Lucas, M.Sc. Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Caroline Cordeiro Soares, D.Sc. Assistente de Pesquisa

Departamento de Virologia Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro

Christian Maurice Gabriel Niel, D.Sc. Pesquisador Titular

Departamento de Virologia Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro

Davis Fernandes Ferreira, D.Sc. Professor Associado

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando Portela Câmara, D.Sc. Professor Associado

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Flávio Guimarães da Fonseca, D.Sc. Professor Adjunto

Universidade Federal de Minas Gerais

Francisco Campello do Amaral Mello, D.Sc.

Assistente de Pesquisa Departamento de Virologia Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro

Gabriella da Silva Mendes, D.Sc. Doutora em Ciências (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Giselle Priscila dos Anjos Pena, M.Sc. Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jéssica Figueiredo Cavalcanti, M.Sc. Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jorge Luiz dos Santos Gonçalves, D.Sc. Doutor em Ciências (Microbiologia)

Departamento de Imunologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

José Nelson dos Santos Silva Couceiro, D.Sc. Professor Associado

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Barros de Arruda, D.Sc. Professora Adjunta

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Jesus da Costa, D.Sc. Professora Adjunta

Departamento de Virologia

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luz Alba Maria Garcete Fornells Arentz, D.Sc. Doutora em Química Biológica

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luiz Max Fagundes de Carvalho, B.Sc. Microbiologista

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luiza Montenegro Mendonça, M.Sc. Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maria Genoveva von Hubinger, D.Sc. (in memoriam) Professora Adjunta

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Raquel Cirlene da Silva, D.Sc. Doutora em Ciências (Microbiologia)

Departamento de Virologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Selma de Andrade Gomes, D.Sc. Pesquisadora Titular

Departamento de Virologia Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro

Tatiana Ferreira Robaina, D.Sc. Pós-doutora

Departamento de Virologia Fundação Oswaldo Cruz do Mato Grosso do Sul

Prólogo

A ideia deste livro emergiu a partir de nossas longas conversas no Departamento de Virologia

(DV) do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde constantemente discutíamos nossa frustração (compartilhada por nossos alunos) com relação à carência de material didático, em português, na área específica da Virologia. Decidimos então, que poderíamos tentar amenizar esse problema produzindo uma apostila para ser utilizada pelos estudantes de graduação do IMPPG. Não era nossa pretensão escrever um “livro”, mas somente um material de apoio para nossos alunos. Para nossa surpresa os alunos passaram a ver a apostila como uma ferramenta valiosa para seus estudos, a ponto da nossa modesta produção amadora não atender à demanda. Veio então a incrível sugestão de nosso caro amigo, o livreiro Nilson Sadek: por que não transformar a apostila em um livro? Daí nasceu a primeira edição da obra Introdução à Virologia Humana. O livro, lançado em 2002, contou com a colaboração de nossos colegas Professores e Pesquisadores do DV/IMPPG. Mais uma vez fomos surpreendidas pelo entusiasmo com que a obra foi recebida. Animou-nos particularmente a opinião unânime de Estudantes e Professores de que o material foi produzido de forma didática sendo assim de fácil assimilação. Para nós, isso é um ponto fundamental, afinal, somos Professoras e esta obra reflete também nossas experiências em sala de aula, além do conhecimento científico. Os comentários positivos e entusiásticos recebidos nos motivaram a continuar o trabalho. Uma segunda edição, revisada e ampliada, foi lançada em 2008, consolidando este trabalho como um instrumento didático profícuo.

Agora, depois de mais de quatro mil exemplares vendidos ao longo destes treze anos desde a primeira edição, estamos lançando a terceira edição da obra. Muito tempo se passou, muita coisa mudou na ciência e na vida. Alguns partiram para sempre, outros partiram para uma nova carreira profissional, outros se juntaram a nós. Considerando a riqueza e o aprofundamento dos temas apresentados, atrevemo-nos a mudar o título da obra para Virologia Humana por entender que o termo “Introdução” já não fazia jus ao seu conteúdo. Esta nova edição traz não apenas revisão e atualização dos temas abordados nas versões anteriores, como também novos temas. Foi incluído um capítulo de “Introdução à Virologia” (Capítulo 1), no qual é apresentada uma revisão da história da criação da apaixonante ciência da Virologia. Novos vírus respiratórios emergentes como o coronavírus MERS, os vírus da influenza H1N1 e H7N9

, e os poliomavírus KIPyV e WUPyV; vírus entéricos como salivírus, cosavírus e vírus Saffold foram incluídos nos respectivos capítulos. O

Capítulo 14, “Viroses Respiratórias”, traz ainda uma abordagem sobre o papel dos vírus nos quadros de exacerbação da asma. Novas descobertas sobre os poliomavírus humanos foram apresentadas nos Capítulos 15 (“Viroses Multissistêmicas”), 17 (“Viroses do Sistema Nervoso Central”) e 20 (“Viroses Oncogênicas”). O papel da metagenômica na descoberta de novos vírus foi abordado no Capítulo 8 (“Diagnóstico Laboratorial das Viroses”). As novas teorias sobre origem e evolução dos vírus podem ser consultadas no Capítulo 2.

Indiscutivelmente, nada disto seria possível sem o esforço e a dedicação dos nossos

Colaboradores, que, durante meses, não pouparam esforços para que o resultado final desta obra pudesse atender às expectativas de todos. Àqueles que de alguma forma contribuíram para a realização deste empreendimento, os nossos mais sinceros agradecimentos. Destacamos ainda a contribuição da Profa Maria Evangelina Ferreira Fonseca e do técnico em microscopia Venício Feo pela cessão de algumas imagens de microscopia eletrônica.

Desejamos expressar também nossos agradecimentos a todos os colegas do IMPPG/UFRJ que sempre acreditaram nesta iniciativa, dando-nos seu apoio e incentivo.

Finalmente, gostaríamos de dedicar esta obra aos nossos alunos, razão maior deste trabalho.

Durante a fase de edição do livro, fomos surpreendidas pela triste notícia de que a Profa Maria

Genoveva von Hubinger havia nos deixado (*1935-2013). Nessa obra, prestamos nossa homenagem à incansável docente e pesquisadora, sempre empenhada em disseminar o conhecimento da Virologia. Era notável o seu entusiasmo, tanto nos cursos de graduação, quanto nos de pósgraduação, tendo sido coordenadora, por muitos anos, do Curso de Especialização em Virologia (CEV). A Profa Maria Genoveva fez parte da História da Virologia no país, participando ativamente da implantação de cursos e na formação acadêmica de muitos Virologistas brasileiros, e será sempre lembrada por sua dedicação ao ensino da Virologia. Também não será esquecida pelo legado deixado nas pesquisas com poliovírus e parvovírus.

Norma Suely de Oliveira Santos

Maria Teresa Villela Romanos Marcia Dutra Wigg

Prefácio à Terceira Edição

A constante evolução das pesquisas na área da saúde, especialmente com a utilização de ferramentas modernas da biologia molecular e da microscopia, bem como os avanços nas técnicas de cultivo de células e técnicas de diagnóstico laboratorial refletem no desenvolvimento da Virologia como uma das áreas mais importantes da biologia e da saúde humana.

Há mais de um século, os vírus têm despertado debates apaixonados com questões, muitas vezes quase filosóficas, sobre o que é vida. Além disso, os vírus são de grande importância para a saúde humana e, na verdade, pesquisas recentes apontam para o que pode ser considerado um paradoxo: eles podem causar doenças e até levar à morte, mas também podem ser fundamentais para o funcionamento das cadeias biológicas de nosso planeta, incluindo, em última análise, a própria sobrevivência do homem na Terra.

Para fazer frente a todos esses avanços é necessário também não perder de vista a qualidade da formação do profissional das áreas Biomédicas e de Ciências Biológicas e, ainda, de profissionais envolvidos com a Virologia.

Este livro, escrito por Professoras/Pesquisadoras com profundo conhecimento e reconhecida projeção nacional e internacional, mostra ao leitor os diversos aspectos da Virologia Humana.

Na ocasião do lançamento dessa nova edição, a direção do Instituto de Microbiologia Paulo de

Góes parabeniza as autoras dessa obra importante para alunos, Professores e Pesquisadores, reconhecendo-a como uma consequência do esforço e da dedicação ao longo de vários anos.

Alexandre Soares Rosado, D.Sc. Professor Associado e ex-Diretor

Instituto de Microbiologia Paulo de Góes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prefácio à Segunda Edição

Prefaciar um livro é uma tarefa extremamente agradável para mim como Professora. Porém, no caso desta obra, em particular, meu prazer torna-se honra pelo fato de as Doutoras Norma Suely de Oliveira Santos e Maria Teresa Villela Romanos serem Professoras do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual atualmente estou como Diretora. Do mesmo modo, a Doutora Marcia Dutra Wigg também pertenceu, durante anos, ao nosso corpo docente, com o qual continua ativamente colaborando por meio de projetos de pesquisa.

Este trabalho generalista, visando atender às expectativas dos alunos dos mais diversos cursos das áreas Médicas e de Ciências Biológicas e, ainda, de profissionais da Virologia, é coroado pela vasta experiência e atuação dessas doutoras na área.

Nas últimas décadas essa especialidade experimentou um desenvolvimento excepcional devido, principalmente, aos avanços nos conhecimentos e nas técnicas moleculares. Além disso, a Virologia é uma das áreas das Ciências Biológicas que mais tem atraído novos profissionais e pesquisadores. Este renovado interesse se deu pela emergência de novas viroses, incluindo o HIV/a AIDS, e ainda pela reemergência de outras antigas, haja vista a epidemia de Dengue no Brasil, inclusive em sua forma hemorrágica.

Ao nos referirmos a essa especialidade tão diversa e extensa, não podemos deixar de destacar o papel do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes no desenvolvimento da Virologia em nosso país, exercendo um efeito multiplicador por demais importante nesta área.

Estas três Professoras/Pesquisadoras foram sensíveis às dificuldades de nossos Estudantes, pois apesar de existirem bons livros abordando importantes temas da Virologia, estes foram escritos em outras línguas e, desta forma, sob realidades epidemiológicas frequentemente diversas. Além disso, o custo elevado de tais publicações as torna inacessíveis a vários de nossos Estudantes.

Esta segunda edição do livro Introdução à Virologia Humana foi atualizada, ampliada e totalmente ilustrada com figuras e gráficos coloridos. Uma análise mais atenta de seu conteúdo evidencia o cuidado, a competência e a dedicação com que gentilmente essas Professoras compartilham seus conhecimentos com os leitores.

As autoras conseguiram reunir assuntos bastante atuais em seus 19 capítulos, os quais abrangem temas básicos como as estruturas e as propriedades virais, a patogênese das infecções virais, a resposta do hospedeiro às viroses e outros mais específicos, incluindo as viroses multissistêmicas, respiratórias e oncogênicas.

Para mim é, portanto, uma grande satisfação estar assinando o prefácio de um livro que possibilitará aos alunos e profissionais da Virologia a leitura de uma obra repleta de informações, atualizada e escrita na língua portuguesa. Estão de parabéns as autoras por esta importante contribuição ao ensino da Virologia.

Agnes Marie Sá Figueiredo, D.Sc.

Professora Titular e ex-Diretora

Instituto de Microbiologia Paulo de Góes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prefácio à Primeira Edição

Em comparação com outras áreas da Microbiologia, o estudo dos vírus tem sido menos difundido nas Universidades Brasileiras, sendo poucas as instituições que possuem Professores com formação específica em Virologia. Com o recente avanço da Biologia Molecular, a estrutura e a propriedade dos vírus têm sido determinadas com maior precisão, levando, consequentemente, a um melhor conhecimento da patogenia e da epidemiologia das infecções virais. Além disso, nos últimos anos, a nomenclatura e a classificação dos vírus têm sofrido diversas modificações, difíceis de serem acompanhadas por profissionais não especialistas que atuam no ensino da Microbiologia.

(Parte 1 de 7)

Comentários