Plano de aula Acidos Carboxilicos

Plano de aula Acidos Carboxilicos

Ministério da Educação

Secretária de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Campus Iporá

PLANO DE AULA

Professores: Daniely Barros; Carina de Souza; Evani Cardoso; Jordana Goulart; Thais Correia.

Disciplina: Química Orgânica II

Data: 20/07/2017 Duração: 4 horas e 30 minutos

Público alvo: Licenciatura em Química.

Conhecimentos prévios: Nomenclatura de compostos orgânicos; reações de adição-eliminação nucleofílica; Compostos acíclicos e cíclicos, Funções orgânicas, interações intermoleculares, Classificação de ácidos e bases em fortes e fracos, Grupos Retirantes.

1. ASSUNTO

Ácidos Carboxílicos e Seus Derivados. Adição-eliminação Nucleofílica no Carbono Acílico

2. OBJETIVOS

Objetivo Geral

Desenvolver os conceitos relativos a nomenclatura, preparação, reações, mecanismos dos ácidos carboxílicos e seus derivados.

Objetivos Específicos

  • Compreender e interpretar a nomenclatura e propriedades físicas

  • Conceituar e classificar os tipos reações de adição-eliminação nucleofílica.

  • Utilizar o conceito de ácidos e bases fortes e fracos para reações nucleofílica no carbono acíclico.

  • Reconhecer a síntese de derivados de ácido e a síntese de anidridos de ácidos carboxílicos.

  • Definir halogenação e descarboxilação do ácido carboxílico.

3. CONTEÚDOS

-Nomenclatura e Propriedades Físicas dos ácidos carboxílico;

-Preparação dos ácidos carboxílicos;

-Adição-Eliminação Nucleofílica no Carbono Acíclico;

-Anidridos de ácidos carboxílicos;

- Síntese de derivados de ácido.

-Halogenação e Descarboxilação do ácido carboxílico.

-Teste químico para os compostos acíclicos.

4. RECURSOS

Lousa, canetão e atividade impressa.

5. METODOLOGIA

Aula expositiva dialogada com auxílio do resumo, utilização da lousa, canetão a fim de promover um material de estudo do assunto, permitindo questionamentos durante a explicação. Finalização com entrega de uma atividade para que os alunos respondam, com o objetivo de articular os conhecimentos obtidos.

6. AVALIAÇÃO

Participação e desenvolvimento dos alunos na atividade proposta.

7. REFERÊNCIAS

SOLOMONS, T. W. Química – Orgânica 2. v. 2, 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC editora, 2002.

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Daniely Barros; Carina de Souza; Evani Cardoso; Jordana Goulart; Thais Correia.

Urutaí, 13 de Março de 2015.

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