ERGONOMIA U1S1 - Atividade de aprendizagem

ERGONOMIA U1S1 - Atividade de aprendizagem

ERGONOMIA – U1S1 – Atividade de aprendizagem (RESPOSTAS CORRETAS EM NEGRITO)

QUESTÃO 1

O mundo do trabalho sofreu diversas transformações ao longo dos anos. Após a Revolução Industrial, a produção em massa tomou conta dos processos, exigindo cada vez mais uma organização das formas como o trabalho era realizado. Assim, surgiu a Administração Científica do Trabalho que tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Essa metodologia possui ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. De acordo com os conhecimentos adquiridos, quem foi o responsável pela criação da Administração Científica do Trabalho e qual o nome sistema de organização do trabalho concebido para diminuir tempo e desperdício no trabalho?

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Mario Toyota e Toyotismo

b. Jastrzebowski e Ergonomia

c. Frederick Wislow Taylor e Taylorismo 

d. Henry Ford e Fordismo

e. Henry Ford e Toyotismo

QUESTÃO 2

Ao analisarmos o trabalho real, percebemos que o homem usa de si, de seu corpo e de sua inteligência para realizar sua atividade frente as características da organização do trabalho presentes na empresa. Ao desconsiderar qualquer um desses aspectos, podemos ignorar características do trabalho que podem levar a adoecimentos, acidentes e desempenho ineficiente.

Tratando dos domínios da ergonomia, quais os três aspectos principais que ela analisa?

Escolha uma:

a. Organização do trabalho, afastamentos e acidentes

b. Postura, esforço e posto de trabalho

c. Físico, cognitivo e organizacional 

d. Metas, produtividade e indicadores de desempenho

e. Conforto, erro humano e riscos de acidentes

QUESTÃO 3

É comum notarmos a palavra “ergonômico” como adjetivo a objetos que possuam boas características de design. Termos como “design ergonômico” são utilizados para descrever embalagens e veículos motorizados, assegurando que houve preocupação com as características físicas daquele produto. O termo cadeira ergonômica é utilizado com grande frequência na indústria de mobiliário, designando que é uma cadeira que apresenta regulagens e é adequada para todos os tipos de trabalho.

Considerando que cada situação de trabalho é única, pode existir o conceito de “cadeira ergonômica”?

Escolha uma:

a. Sim. A cadeira ergonômica é uma resposta da indústria de mobiliário para adequar as características do mobiliário às necessidades dos trabalhadores.

b. Não. O termo “ergonômico” traz a ideia de que aquele objeto atende a todas as necessidades de todas as situações possíveis. Pensando que cada situação de interação do homem com o sistema e demais elementos é única, o termo “ergonômico” deveria ser evitado.

c. Sim. Se um trabalho é realizado na posição sentada, apenas a Ergonomia Física pode ser aplicada, identificando a postura correta e selecionando a cadeira ergonômica adequada aquele trabalho. (ERRADA)

d. Sim. Se uma cadeira possui regulagens significa que todas as pessoas podem utilizá-la de acordo com as suas características, adequando altura e profundidade do assento e podendo sentar-se em postura adequada, o que facilita o trabalho.  (ERRADA)

e. Não. O termo “ergonômico” deveria ser utilizado apenas na Análise Ergonômica do Trabalho, identificando os momentos em que foi possível realizar todos os ajustes que um trabalho precisa para ser perfeito.

  • Letra C e D estão erradas – não consegui resolver essa.

Comentários