TCC amanda

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WEBQUEST: software Educacional de autoria para Professores de Língua Portuguesa

Itaituba - PA 2017

1 AMANDA GONÇALVES BENTO

WEBQUEST: software Educacional de autoria para Professores de Língua Portuguesa

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Itaituba, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.

Orientadora: Prof.ª Especialista Raquel Batista Silva.

Itaituba 2017

2 AMANDA GONÇALVES BENTO

WEBQUEST: software Educacional de autoria para Professores de Língua Portuguesa

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Itaituba, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.

Orientadora: Prof.ª Especialista Raquel Batista Silva.

Presidenta: _ Nota

BANCA EXAMINADORA Prof.ª Djalmira de Sá Almeida, Dra.

Orientadora: _ Nota

Prof.ª Raquel Batista Silva, Especialista.

Avaliadora: _ Nota

Prof.ª Maria Danielle Lobato Paes, Especialista.

Resultado: _ Média

A Deus, que me deu sabedoria suficiente para ingressar em uma faculdade, me deu forças para permanecer, desenvolver meus talentos e como resultado, o registro deste trabalho que comprova o aperfeiçoamento adquirido, o qual é direcionado a minha família como gesto de agradecimento por me acompanhar até aqui.

4 AGRADECIMENTOS

Meu primeiro reconhecimento direciono à Deus, por ter me conduzido, dado forças para vencer as dificuldades no ano de 2013 que foi o início da minha história na FAI. Sou grata pela sabedoria e capacidade para entender e aceitar os desafios diários que um professor enfrenta no exercício de sua profissão.

Sou feliz pela graça e compreensão que meu pais Antonia e Manoel Bento tiveram, pois são a minha base. Ao meu irmão Amersom Gonçalves Bento que sempre foi um exemplo de estudante dedicado, minha cunhada Fabiana Gonçalves Bento, ao meu sobrinho Nicolas Emanuel Pereira Bento, e irmão Antonio Manoel Gonçalves Bento que de alguma forma contribuíram.

Meus sentimentos de ternura e gratificação é estendida aos meus professores / orientadores da Instituição, a Dra. Djalmira de Sá Almeida. Uma grande escritora sábia, alguém que transmite inspiração na arte da leitura, me apoiou na concretização deste trabalho e auxiliou na condução das aulas, é impossível dizer a ela o quanto sou grata durante esses 7 anos (IFPA + FAI).

Retribuo minha gratidão a “Magistra” (codinome que batizei ela, porque ela é ótima professora de Latim) Raquel Batista Silva por fazer parte da minha história. Desde as primeiras aulas tem acompanhando meus passos, me guiando sempre no melhor caminho para avançar. Aprendi a dar muito valor à nossa amizade, primeiro, porque é fruto de uma longa construção, e segundo, por adquiri muitos conhecimentos sobre pesquisa e através da mesma obtive as primeiras oportunidades em participar diretamente dos eventos na FAI.

Encaminho meu carinho, respeito, admiração a Prof.ª Maria Danielle Lobato

Paes, pelas orientações recebidas desde o I período, pela motivação na execução dos projetos em escolas, atividades, monitoria, organização e comprometimento em todo e qualquer local em que estivemos presentes. Espero que a vida ainda nos dê a oportunidade de muitos reencontros, repletos de novidades, planos e descobertas.

Dirijo enormes agradecimentos a gestão, através da coordenação que apoiou às atividades da turma e da Monitoria Acadêmica, aos amigos que conheci e manterei amizade fora da instituição e a todos que acompanharam a turma por pouco ou longo tempo nesses quatro anos, por nos desafiarem nas atividades e a todos que conviveram comigo, pois seguirei com a certeza de que me tornarei uma grande profissional.

O Professor é chamado para exercer o papel de estimulador de potencialidades, em vez de executar meras funções de um especialista em disciplinas. “Amanda Gonçalves Bento”

6 RESUMO

Este estudo tem como desígnio avaliar a virtualidade da metodologia WebQuest para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente no exercício da Produção Textual. WebQuest é um software educacional de autoria para a realização de pesquisas orientadas, em que o aluno faz uso de recursos (links) que provém da internet e pré-selecionados. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com três procedimentos: pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo. Este terceiro, foi realizado com 146 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, totalizando 8 turmas dos Cursos Técnico em Edificações, Informática e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Itaituba (IFPA). A base teórica deste material está fundamentada em obras dos autores criadores da metodologia Bernie Dodge (1995) e Tom March (1998), com a complementação de documentos oficiais que guiam o sistema de ensino no Brasil e autores como Xavier (2010), Guimarães (2003), Abreu (2008) e outros que propõem estratégias de como escrever um bom texto. No desenvolvimento, foi apresentado o projeto de pesquisa, a metodologia WebQuest e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo proposto nos 13 temas prováveis para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Houve a demonstração de uma redação modelo e um esclarecimento sobre os fragmentos que compõe a estrutura de um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a sugestão de uma estrutura moderna, clara e objetiva. Na etapa tarefa, foi solicitado uma redação sobre cada tema divulgado, em seguida, todos os textos foram corrigidos e alguns selecionados para serem publicados na revista intitulada TEED - Tecnologia Educativa, elaborada pela autora deste trabalho. Para o levantamento de dados foi utilizado instrumentos como, ficha de observação, questionário avaliativo para alunos e entrevista semiestruturada para três docentes do IFPA – Campus Itaituba. Através dos dados foi contatado que a metodologia WebQuest é uma estratégia eficaz no desenvolvimento da escrita e outras habilidades úteis, porque estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pelos temas da atualidade, que é uma prioridade no ENEM.

Palavras-chave: WebQuest. Pesquisa Orientada. Estratégia Eficaz. Redação. ENEM.

7 ABSTRACT

This study aims to evaluate the virtuality of the WebQuest methodology for teaching and learning Portuguese Language, specifically in the exercise of Textual Production. WebQuest is an educational software authoring to conduct guided research, in which the student makes use of resources (links) that comes from the internet and pre-selected. The research is exploratory and descriptive, with a qualitative approach, with three procedures: bibliographical research, documentary and field study. This third one was carried out with 146 students from the 1st to the 3rd year of High School, totaling 8 classes of the Technical Courses in Building, Computing and Environmental Sanitation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Itaituba (IFPA). The theoretical basis of this material is based on works by Bernie Dodge (1995) and Tom March (1998), with the complementation of official documents that guide the education system in Brazil and authors such as Xavier (2010), Guimarães 2003), Abreu (2008) and others who propose strategies on how to write a good text. In the development, we presented the research project, the WebQuest methodology and the structure of the argumentative essay text proposed in the 13 probable subjects for the National High School Examination (ENEM). There was a demonstration of a model writing and a clarification on the fragments that make up the text structure (introduction, development and conclusion) and the suggestion of a modern, clear and objective structure. In the task step, a written essay was requested on each topic, then all the texts were corrected and some selected to be published in the journal titled TEED - Educational Technology, elaborated by the author of this work. For the data collection instruments were used, such as an observation form, an evaluation questionnaire for students and a semi - structured interview for three teachers from IFPA - Campus Itaituba. Through the data was contacted that the WebQuest methodology is an effective strategy in the development of writing and other useful skills, because it stimulates the curiosity, the authorship, the creativity of the students and the interest in the current topics, which is a priority in ENEM.

Key words: WebQuest. Guided Search. Effective Strategy. Wording. ENEM.

8 LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Relação da WebQuest com os níveis do domínio cognitivo de Bloom25
Figura 2 – Fluxograma do percurso metodológico6
Figura 3 – Estrutura do Texto Dissertativo-Argumentativo69

9 LISTA DE IMAGENS

Imagem 1 – Bernie Dodge e Tom March
Imagem 2 – Tom March. Fonte:http://tommarch.com/strategies/webquests/
lerância Religiosa, para disciplina Redação e Expressão
Redação e Expressão
disciplina Redação e Expressão
disciplina Redação e Expressão
Imagem 7 – Etapa Processo – Software PHP WEBQUEST
disciplina Redação e Expressão
disciplina Redação e Expressão
Religiosa” para a disciplina Redação e Expressão
WebQuest
Imagem 12 – IFPA – Campus Itaituba
Imagem 13 – Passos para elaboração de um questionário
Imagem 14 – Questionário avaliativo para o aluno
Imagem 15 – Ficha de Observação
Imagem 16 – Roteiro da Entrevista Semiestruturada
no IFPA – Campus Itaituba, período de 7 a 17 de dezembro de 2016

Imagem 3 – Modelo de WebQuest - Etapa Introdução sobre o tema Into- Imagem 4 – Etapa Tarefa - WebQuest “Intolerância Religiosa” para a disciplina Imagem 5 – Etapa Processo - WebQuest “Intolerância Religiosa” para a Imagem 6 – Etapa Processo - WebQuest “Intolerância Religiosa” para a Imagem 8 – Etapa Avaliação- WebQuest “Intolerância Religiosa” para a Imagem 9 – Etapa Conclusão- WebQuest “Intolerância Religiosa” para a Imagem 10 – Etapa Créditos (página do professor) - WebQuest “Intolerância Imagem 1 – Imagem 10: Modelo de uma Matriz de Valorização de uma Imagem 17 – Portal WebQuest Fácil e a lista com WebQuests para a pesquisa. Imagem 18 – Execução da pesquisa nos Laboratórios de Informática I e II,

10 LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Aprendizagem tradicional e aprendizagem colaborativa
Quadro 2 – Aspectos a serem revigorados no aluno
I
e Ensino Médio
Superior
Quadro 6 – Websites Nacionais para construção de WebQuest
Quadro 7 – Websites Internacionais para construção de WebQuest

Quadro 3 – Exemplos de WebQuests Interdisciplinar para nível Fundamental Quadro 4 – Exemplos de WebQuests Interdisciplinar para nível Fundamental I Quadro 5 – Exemplos de WebQuests Interdisciplinar para nível Ensino

1 LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – Você já conhecia antes o software WebQuest?84

12 LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Evolução dos componentes da WebQuest39
Tabela 2 – Dimensões para avaliar a tarefa4

Tabela 3 – A Rubrica para Avaliação de WebQuest. Tradução SENAC-SP do origi- nal “A Rubric for Evaluating WebQuests” de Bernie Dodge........................................ 52

13 LISTA DE SIGLAS

EDUCOM – Educação com Computador. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. MEC – Ministério da Educação MWQ – Metodologia WebQuest PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação. TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação WQ – WebQuest

14 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
2.1 NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
COMPUTADOR
2.3 CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE WEBQUEST
2.3.1 Por que a WebQuest?
2.3.2 Sobre Bernie Dodge e Tom March,........
2.3.3 Alguns Estudos sobre WebQuests
2.4 WEBQUEST: CONSTRUTIVISMO E INTERDISCIPLINARIDADE
2.4.1 Construtivismo
2.4.2 Interdisciplinaridade
2.4.3 Exemplos de WebQuests Interdisciplinar
2.5 PRINCIPAIS ETAPAS QUE CONSTITUI UMA WEBQUEST
2.5.1 Características gerais da WebQuest
2.5.2 Introdução
2.5.3 Tarefa
2.5.4 Processo
2.5.5 Recursos
2.5.6 Avaliação
2.5.7 Conclusão
2.5.8 Página do Professor
2.5.9 Critérios para a Auto Avaliação de uma WebQuest
2.5.10 Editores de WebQuests Online Nacional e Internacional
2.5.1 Galerias Virtuais para consultas de WebQuests
2.6 MATRIZ DE VALORIZAÇÃO INDICADO POR ANTONIO TEMPRANO
2.6.1 Erros comuns e sugestões
LÍNGUA PORTUGUESA
MÉDIO

2 WEBQUEST: SOFTWARE EDUCACIONAL DE AUTORIA PARA 2.2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO 2.7 WEBQUEST: OBJETO DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEL NAS AULAS E 3 A METODOLOGIA WEBQUEST NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO

3.1 NATUREZA DA PESQUISA, ABORDAGEM E PROCEDIMENTOS
PESQUISA
3.3 INSTRUMENTOS PARA GERAÇÃO DE DADOS
3.3.1 Questionário
3.3.2 Ficha de observação
3.3.3 Entrevista
3.4 PERFIL DOS DOCENTES ENTREVISTADOS
3.5 TÉCNICAS DE ANÁLISE DOS DADOS
3.6 ESBOÇO PREPARATÓRIO DA DIDÁTICA TECNOLÓGICA
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 DEMONSTRAÇÃO DE TEXTOS COM PARECER TEÓRICO
4.2. ANÁLISES DO QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
4.3 RELATÓRIO AVALIATIVO DE OBSERVAÇÃO
4.4 ANÁLISES DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
REGISTROS DA PESQUISA
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
ROTEIRO DA ENTREVISTA
FICHA DE OBSERVAÇÃO
WEBQUEST FÁCIL
FREQUÊNCIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES

15 3.2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL, AMOSTRA E CONTEXTO DA TUTORIAL PARA CONSTRUÇÃO DE WEBQUESTS NO PORTAL

16 1 INTRODUÇÃO

Este tema “WebQuest: software Educacional de autoria para Professores de

Língua Portuguesa” nasceu de uma nova perspectiva e de um novo significado na postura do professor, este que obrigatoriamente deve apropriar-se da personalidade de pesquisador, que busca novas metodologias marcados pelo uso de materiais que não estão fixados apenas nos espaços de ensino (sala de aula).

O estudo expõe uma técnica (WebQuest) que trabalha habilidades para produção textual e que atualmente, tem exigido do aluno: o domínio da modalidade escrita formal, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos para persuadir o leitor e a elaboração de uma proposta que interfira nos problemas sociais.

Diante destes critérios avaliativos, os questionamentos que impulsionaram a pesquisa foram: como o software pode favorecer os alunos no exercício da Redação? A técnica permite o professor criar um guia de apoio simples, claro, objetivo e com temas atualizados? Possibilita a ampliação da leitura em sites confiáveis? Gera motivação e habilidades na escrita? Ajuda na otimização do tempo de estudo ao direcionar o aluno para uma pesquisa orientada? Conscientizá-los de que pesquisa não é fazer o uso de atalhos como Crtl+C e Crtl+V?

A escolha desta metodologia autoral é justificada pela importância da tecnologia na educação, que têm sido o foco de muitas pesquisas, pois essas ferramentas tem colocado o professor em outros posicionamentos, onde o aluno toma a iniciativa de pesquisar, de adquirir conhecimentos, de construí-los e transformá-los de acordo com as orientações do professor, ou seja o sistema ultrapassado, conhecido popularmente como “decoreba” deixa de existir e aponta o professor como principal responsável em mediar esse processo de ensino através das tarefas que ele propõe em cada WebQuest.

Além disso, o software auxilia no desenvolvimento de cinco habilidades úteis no aluno e que são exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): (1) domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, (2) compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos em áreas de conhecimento, para desenvolvimento do tema, (3) seleção, relação, organização, interpretação de fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, (4) demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos que constroem os argumentos e (5) a elaboração de proposta que venha interferir positivamente nos problemas sociais.

Objetiva-se, por meio deste estudo, indicar aos professores, em especial aos que ministram as disciplinas Língua Portuguesa e Redação e Expressão, o uso de uma metodologia e da importância de acoplar a tecnologia às práticas educativas, demonstrando a eficiência que o software garante nos processos de ensinoaprendizagem.

A pesquisa está respaldada em documentos oficiais que regem a educação no

Brasil, conceitos e orientações do principal criador da metodologia Bernie Dodge (1995) e de seu aluno Tom March (1998) que desenvolveu o primeiro software na Unive e Temprano (2011) idealizador da Matrix de valorização. Além destes, outros autores como Xavier (2010), Guimarães (2003), Abreu (2008), Faulstich (2014), Val (2006), Platão e Fiorin (2003) que sugerem estratégias para elaborar textos dissertativo-argumentativo.

Este material está estruturado em cinco sessões: Introdução, Referencial

Teórico, Metodologia, Resultados e Discussões e Conclusão. A primeira sessão, apresenta a pesquisa como um todo através da introdução, problemáticas, justificativas sobre a realização deste estudo, seus objetivos e os termos centrais utilizados que demonstra a proposta detalhada ao leitor.

A segunda sessão, trata-se da abordagem teórica que traça o histórico da inclusão da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente escolar, com acréscimo de conceitos sobre o Software, sua estrutura de funcionamento, avaliação e contribuição no ensino da Língua Portuguesa.

Na terceira sessão, estão descritos os procedimentos metodológicos exploratórios e descritivos com abordagem qualitativa, o delineamento para a realização de pesquisa-ação, com a caracterização dos sujeitos participantes (professores e alunos) e dos instrumentos de coleta de dados: questionário avaliativo, ficha de observação e entrevista semiestruturada.

As análises do questionário avaliativo, entrevista semiestruturada e o relatório avaliativo de observação estão presentes na quarta sessão, e por último, têm se a quinta sessão que finaliza com a constatação das hipóteses de que a metodologia WebQuest mediada pelo computador, contribuíram favoravelmente na construção do conhecimento, possibilitando aos alunos a proficiência contínua na escrita.

2 WEBQUEST: SOFTWARE EDUCACIONAL DE AUTORIA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE WEBQUEST

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