Desvendando A Língua Japonesa - Livro2v

Desvendando A Língua Japonesa - Livro2v

(Parte 1 de 4)

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br Desvendando a Língua Japonesa Página 1

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 2

“Ao terminar de ler o livro, o mesmo me permitiu ter uma visão mais ampla da língua japonesa e me fez querer aprender mais além de um simples hobby”, Flavio Rosada

“Desenvolvi em quase 1 mês estudando japonês do que 3 anos estudando inglês. A qualidade do material é excelente! Sem dizer o site, os vídeos. Eu estava procurando o banheiro numa empresa que fui fazer entrevista e pensei comigo ‘Toire wa doko desu ka?’ Hehehe”, Rafael Pinho

“Este livro foi de grande serventia não só para o entendimento geral da língua japonesa, mas sim como uma grande ajuda para consultas rápidas a determinados”, Diego Kuwahara

“O livro traz de uma forma concisa, sem jamais ser incompleto, uma visão geral de particularidades da Língua Japonesa para os falantes nativos de Língua Portuguesa. A forma objetiva como aborda o tópico das partículas foi muito proveitoso”, Cesar Moura

“Este livro me trouxe uma luz tipo holofote para aprimorar omisso correto da gramática e enriquecer meu vocabulário. É sem dúvida nenhuma um best-seller garantido”, Lilian Souza

“O livro me ajudou muito, eu sempre gostei muito da cultura japonesa, mas achava o idioma muito difícil de aprender, esse livro desfez esse meu mito, e descobri que o idioma é simples, é só ter um pouco de dedicação, e me deu vontade de aprender mais e mais. No ano de 2016 pretendo fazer um curso completo com o Luiz. Pretendo também, quem sabe, morar no Japão algum dia (não tenho descendência). Agradeço ao Luiz Rafael pela essa ajuda”, Gabriel Campigotto

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Depoimentos de leitores2
Aviso legal6
Nossos canais7
Introdução8
Como utilizar este livro1
O foco de seus estudos1
PARTE 1: A Escrita Japonesa13
1. Romaji – A escrita14
2. Os sistemas de escrita do japonês16
3. HIRAGANA19
Dakuten (濁!l) e Handakuten (半 l)2
Junção de letras23
O つ pequeno25
Letras com sons semelhantes25
Aprendendo HIRAGANA com músicas26
Conclusão27
4. KATAKANA (カタカナ)29
Sinal de prolongamento30
Nome de países e cidades31
Nomes32
Onomatopeias3
Conclusão35
KANJI (漢字)37
KANJIS de Uso Diário (常#�踓—)38
Leitura ON e leitura KUN41
Jukugo (!1?)4
Elementos e Radicais (4訹3)45
Parte 2 – A língua japonesa50
1. As frases mais básicas51
Frases afirmativas52
Frases interrogativas54
Frases negativas56
Frases no passado57

Desvendando a Língua Japonesa Página 3 2. Partículas (助0?) ..................................................................................................... 59

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Partícula の59
Partícula と61
Partícula や64
Partícula は64
Partícula が67
Partícula も70
Partícula を72
Partícula で74
Partícula へ7
Partícula に78
Partícula に para os verbos em geral – Aprendendo pelo uso80
Partícula に no lugar da partícula へ83
Partícula に para os verbos あります e います84
Partículas から e まで85
3. Adjetivos (形容0?)86
Adjetivos-i87
Adjetivos-na89
4. Verbos (動0?)92
Forma de Dicionário e Forma ます92
Verbos do Grupo 1 terminados em る95
Verbos do Grupo 296
Exceções97
Flexionando o verbo na ます97
Verbos no negativo98
Verbos do Grupo 1 no negativo98
Verbos do Grupo 2 no negativo9
Verbos do Grupo 3 no negativo100
Verbos no passado100
Verbos do Grupo 1 no passado100
Verbos do Grupo 2 no passado101
Verbos do Grupo 3 no passado102
Verbos no passado-negativo102
Verbos na Forma-て103
Usos da Forma-て105

Desvendando a Língua Japonesa Página 4 5. A língua japonesa – Considerações finais ............................................................. 112

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br Desvendando a Língua Japonesa Página 5

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 6

A produção deste livro exigiu muito trabalho e tempo de dedicação exclusiva de minha parte. Também investi anos e muito dinheiro para adquirir este conhecimento, que agora busco formatar de forma que outras pessoas possam atingir o mesmo de forma mais rápida e prática.

Este é o sentido do trabalho: Você emprega sua energia e seus recursos para produzir algo que facilitará a vida de outras pessoas. Em troca, você será remunerado de forma que pode utilizar este pagamento como meio de troca para usufruir das facilidades produzidas pelo trabalho de ainda mais pessoas.

Você aprenderá japonês mais rápido se tiver a ajuda e acompanhamento de pessoas que já passaram por esse processo antes, evitando perder tempo com métodos que não funcionam e focando naquilo que já foi testado e aprovado.

Atualmente este livro está sendo distribuído de forma inteiramente gratuita, mas peço que não altere ou extraia partes deste material para que seja distribuído de outras formas.

O download deve ser feito de nosso canal oficial (w.aulasdejapones.com.br).

Caso goste do livro, recomende que seus amigos façam o download através de nosso website!

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 7

Possuímos alguns canais na internet onde publicamos dicas de aprendizado de japonês, vídeo-aula e outros conteúdos para ajuda-lo nesta jornada. Acompanhe todos para receber as novidades e ficar sabendo sobre nossos programas.

Portal AulasdeJapones.com.br w.aulasdejapones.com.br

Canal no YouTube w.youtube.com/user/aulasjapones

Página no Facebook w.facebook.com/aulasdejapones

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 8

Quando o meu interesse pela língua japonesa começou, eu era um adolescente empolgado com a cultura POP do Japão e tudo o que eu queria era, além de ser capaz de me comunicar com os japoneses, poder assistir coisas sem a necessidade de legendas e também aproveitar as músicas que gostava.

Eu não sou descendente de japoneses e tudo começou por influência dos famosos animes e mangás. Através deles, comecei a ficar curioso em conhecer mais sobre o Japão e aos poucos fui vendo o quão interessante é este país.

Conforme aprendia mais japonês, conhecia melhor o Japão e meu interesse cresceu cada vez mais, chegando assim a compreender os verdadeiros benefícios de mergulhar em uma cultura quase que completamente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Mergulhar no universo japonês é como construir uma vida nova. Você tem a oportunidade de mais do que duplicar as suas fontes de informação e de entretenimento. Tudo isso contribui para a formação do caráter e para o seu desenvolvimento como pessoa. Sem contar os inúmeros benefícios profissionais que, se bem aproveitados, podem leva-lo a um patamar extraordinário, possibilitando a realização de viagens e trabalhos prazerosos de se fazer. Hoje posso usufruir de tudo isso, além de viajar constantemente ao Japão tanto a trabalho, quanto a passeio (ou as duas coisas ao mesmo tempo).

Nem tudo foram flores em minha jornada para aprender japonês. A carência de

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 9 materiais bem formatados e completos publicados no Brasil ainda é grande. Mesmo na internet, quando comecei, praticamente não havia nenhum website com informações relevantes, sendo que mesmo hoje estes ainda são raros.

Este cenário jamais iria mudar sem a profissionalização do ensino de japonês no país. É por isso que hoje eu empreendo neste mercado, produzindo conteúdo e oferecendo cursos completos de aprendizado de japonês.

É com muito orgulho que publico este material como forma de deixar a minha contribuição para os brasileiros futuros fluentes em língua japonesa. Para os futuros tradutores, futuros intérpretes, futuros professores e executivos de empresas japonesas.

Para você, que um dia poderá conhecer o Japão e aprender muito se comunicando em japonês com os japoneses, podendo também usufruir das centenas de milhares de livros que são publicados por lá.

Ou para você que já vive no Japão e deseja ter uma melhor qualidade de vida, interagindo mais com o país, fazendo parte da sociedade japonesa e podendo usufruir de oportunidades melhores e mais qualificadas de trabalho.

O fato é que aprender japonês faz das pessoas mais felizes. Eu não conheço nenhum brasileiro que depois de aprender japonês, não tenha usufruído de inúmeros benefícios. Aprender japonês tem o poder de transformar a sua vida, para um patamar melhor e agora você pode contar com a minha ajuda.

Investir no aprendizado de japonês definitivamente vale a pena. O Japão é um dos países mais relevantes e influentes do mundo, sendo que sua economia e sua produção acadêmica impactam todos os demais países. No Brasil, não temos muitas informações sobre o verdadeiro Japão, sendo que as matérias que passam na TV sempre tentam abordar algum lado caricato ou curioso do país, enquanto as pessoas em geral se limitam a fazer piadinhas ou fazer afirmações exageradas sobre o país, mas no exterior (e eu realmente viajo muito!), o Japão é muito respeitado.

O Japão é um país altamente desenvolvido. Limpo, seguro, com pessoas educadas e que respeitam o espaço individual do próximo. A qualidade de vida é alta e a economia

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 10 está sempre aquecida. Você definitivamente terá inúmeros benefícios, tanto de âmbito pessoal quanto profissional, se investir no aprendizado de japonês.

Este livro foi escrito de forma que uma pessoa que não sabe absolutamente nada sobre o idioma possa entender como é que ele funciona. Você poderá aprender rapidamente o que demoraria um bom tempo “pulando de galho em galho” por diferentes websites na internet ou através dos poucos livros disponíveis no mercado.

Frequento comunidades de língua japonesa na internet há um bom tempo e já tive a oportunidade de interagir com milhares de iniciantes que gostariam de compreender os aspectos básicos do japonês. Busquei resolver aqui todas as dúvidas mais comuns e também ensinar de uma forma prática e direta.

O livro está dividido em duas partes, sendo que na primeira abordarei todos os pontos relacionados a escrita do japonês, para depois disso, entendermos como funcionam as frases e um pouco da gramática.

Espero que você faça bom proveito e que em breve possa me enviar o seu relato, contando sobre o seu avanço na língua japonesa!

Um grande abraço, Luiz Rafael

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 1

Você pode utilizar este livro de duas formas. A primeira é ir com calma, absorvendo profundamente cada um dos tópicos abordados, buscando entender todas as possíveis dúvidas. Na primeira parte, apresentamos a escrita do japonês, e é fundamental que você aprenda como ela funciona para seguir para a parte 2. Na parte 2, serão mostrados diversos exemplos de frases. Se você dominar bem o conteúdo da parte 1, poderá seguir por estes exemplos sem problemas.

A segunda maneira seria prosseguir mesmo que ainda não tenha dominado por completo um assunto. Isto em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas o fato é que o nosso conhecimento não é construído de forma linear. Se você ler o livro inteiro mesmo sem absorver 100% do conteúdo, ao começar de novo e voltar nas partes anteriores, você terá uma visão completamente diferente do conteúdo, compreendendo facilmente coisas que antes não havia compreendido e também tendo novas percepções.

Você também pode utilizar este livro como um guia, caso esteja estudando japonês e queira realizar consultas. Alguns capítulos do livro, como o sobre verbos, possuem um material de consulta que pode ser muito útil, podendo inclusive ser impresso separadamente.

Lembre-se que para aprender japonês, todo conteúdo novo é válido. Não tenha pressa, leia com calma e fique à vontade para utilizar outros materiais e outras fontes como complemento.

O foco de seus estudos Sou um entusiasta do processo de aprendizado de línguas e estou sempre em buscas de forma de aproveitar melhor o nosso tempo e nossa energia. Você me verá falando muito sobre métodos de aprendizado e dicas de estudo, pois é isto que realmente fará a diferença em seu aprendizado.

O “como” você faz algo é tão importante quanto o que você de fato faz. Como disse Albert Einstein, “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 12

Repare que poucos brasileiros realmente aprenderam a falar japonês do zero. Os professores de japonês normalmente são nativos da língua, mesmo nascidos no Brasil, mas descendentes que aprenderam a falar japonês em casa, com os pais. Isto significa que algo está errado nos métodos de ensino praticados até o momento.

Para aprender japonês, você terá que aprender a aprender, e é por isso que eu irei falar muito sobre este assunto.

Vou começar deixando um vídeo, publicado em nosso canal do YouTube, onde explico em que habilidade você deve se focar ao estudar japonês. Clique no link abaixo para assistir:

https://w.youtube.com/watch?v=2RXV_pCJ2Ag

Nosso canal no YouTube é repleto de outras dicas de aprendizado como esta. Assine o canal para acompanha-las e aprender a estudar de forma mais eficiente!

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 13

A escrita japonesa é fascinante e desperta a curiosidade até mesmo daqueles que não são entusiastas do Japão. Você já deve ter reparado na quantidade de pessoas que buscam escrever símbolos japoneses em tatuagens e adesivos para carro.

Nesta primeira parte, estudaremos em detalhe os sistemas de escrita do japonês. Você entenderá qual a função de cada um dos silabários e como funcionam os ideogramas. Os silabários fonéticos são relativamente fáceis de aprender e o ideal é que você os domine de vez durante o estudo desta parte.

A escrita japonesa possui três sistemas diferentes: o HIRAGANA, o KATAKANA e o KANJI. Os três são sempre usados ao mesmo tempo e você entenderá melhor como eles funcionam conforme segue por esta parte.

Defendo que não é necessário mais do que uma semana para aprender o HIRAGANA, e mais uma semana para aprender o KATAKANA. Em meu cronograma de estudos, dentro de meu programa completo de aprendizado, busco fazer com que meus alunos não demorem muito tempo com isto, pois considero que a escrita é, além de fundamental, fácil de ser aprendida.

Busque através desta parte aprender a reconhecer todo o HIRAGANA e o KATAKANA, e também entender como é que funciona o KANJI. Não é necessário aprender todo o KANJI para seguir aprendendo japonês. Ao chegarmos na parte sobre ele, você entenderá isto melhor.

Vamos começar!

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 14

Se você é fã de coisas provenientes do Japão, como músicas, animes, filmes e cultura tradicional, provavelmente já se deparou com diversas palavras em japonês escritas com o nosso alfabeto.

Exemplos:

taiko sushi

itadakimasu

aishiteru

Os japoneses dão o nome de ロマ字 (roomaji, ou romaji, erroneamente chamado por muitos brasileiros de romanji) ao sistema ocidental de escrita. Na verdade, romaji é nada mais e nada menos do que a palavra em japonês utilizada para se referir ao alfabeto ocidental.

Porém, os não-japoneses, principalmente fãs do Japão, adotaram o termo para se referir a palavras em japonês escritas com o alfabeto romano. Ou seja, podemos dizer que as palavras utilizadas anteriormente como exemplo estão escritas em romaji.

Talvez isto não seja novidade para você, mas este esclarecimento é importante, principalmente pelo fato das informações contidas na internet sobre isto serem muito dispersas.

Agora, uma coisa que a maioria não sabe, é que não existem regras absolutas para escrever em romaji. Não existe correto ou incorreto, existem apenas convenções e costumes, todos criados por não-japoneses.

Vejo muitas pessoas preocupadas em como escrever em romaji corretamente, ou então reprimindo uma pessoa que escreveu diferente da forma mais utilizada. Isto não faz muito sentido, uma vez que romaji é apenas uma transcrição do verdadeiro japonês.

Para exemplificar o que estou dizendo, vamos tomar como exemplo a letra japonesa

Desvendando a Língua Japonesa w.aulasdejapones.com.br

Desvendando a Língua Japonesa Página 15

“か” (estudaremos depois, em mais detalhes, como as letras japonesas funcionam). Esta letra representa um som, e a maneira mais próxima de representarmos este som utilizando o nosso alfabeto, é escrevendo “ka”.

か → ka

Porém, antes de qualquer coisa, a letra “か” representa um som, não uma equivalência com a sílaba “ka” do português. O que quero dizer com isso é que eu poderia representar este som da forma que eu quiser, como por exemplo, com “ca” ou “cá”.

(Parte 1 de 4)

Comentários