SISTUR SUBSISTEMA DEMANDA

SISTUR SUBSISTEMA DEMANDA

SISTUR

SUBSISTEMA: DEMANDA

Turismo ‘’O TURISMO É A ATIVIDADE DO SETOR TERCIRIO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL’’

SISTUR

  • “Um sistema não é apenas a soma de suas unidades, mas resulta das interações entre elas.”

  • Ao entendermos o turismo como um sistema, reconhecemos a importância das relações entre seus elementos. Isso porque o bom funcionamento de qualquer sistema depende do relacionamento entre seus elementos, ou subsistemas. Ou seja, não basta sabermos que existem a oferta e a demanda – precisamos entender a dinâmica que liga um elemento ao outro. Portanto, um sistema não é apenas a soma de suas unidades, mas resulta das interações entre elas.

Significado de demanda...

  • 1.

  • manifestação de um desejo, pedido ou exigência; solicitação.

  • 2.

  • ação de procurar alguma coisa; busca, diligência.

  • 3.

  • Demanda turistica...

  • Mathieson e Wall apresentam uma definição bem simples e com conotações geográficas, dizendo que Demanda Turística é “o número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daquele de trabalho e de residência habitual”.

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A DEMANDA

Percebem-se, nessa definição, dois grupos de turistas:

  • os que viajam e os que desejam viajar. Seguindo esta linha de raciocínio, é comum autores classificarem a demanda turística de acordo com os dois grupos:

  • 1. Demanda efetiva, atual ou real: é composta pelas pessoas que efetivamente participam da atividade turística, ou seja, as que realmente viajam. Esse é o grupo que se analisa com maior facilidade em pesquisas e estatísticas do ramo turístico, uma vez que se refere às pessoas que estão presentes nos Núcleos Receptores. 2. Demanda potencial: é composta pelo grupo de pessoas que, por algum motivo, não está viajando no momento, mas possui todas as características inerentes para tal.

O que os turistas buscam DETERMINA A DEMANDA

  • PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DA COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS

  • 1. Necessidades ou desejos a satisfazer

  • 2. Alternativas existentes para satisfazer as necessidades e desejos

  • 3. Coleta de dados: custos, distâncias, características socioculturais dos centros receptores, situação políticas, etc.

  • 4. Composição dos custos

  • 5. Definição concreta do tipo de produto que deseja consumir

  • 6,. Previsão das consequências

  • 7. Análise da relação custo-benefício

  • 8. Decisão final

  • 9. Consumo

PESQUISA REALIZADA NA COPA DO MUNDO fifa DE 2014(BRASIL) PARA DETERMINAR A DEMANDA E CARACTERISTICAS DOS TURISTAS QUE VIERAM AO BRASIL.

  • Perfil da demanda turística internacional - Síntese Brasil - 2011-2015

  • Motivo da viagem

  • Lazer

  • Negócios, eventos e convenções

  • Outros motivos

  •  

  • Motivação da viagem

  • Sol e praia

  • Natureza, ecoturismo ou aventura

  • Cultura

  • Esportes

  • Diversão noturna

  • Viagem de incentivo

  • Outros

  • Lazer relacionado à Copa do Mundo

  • Outras motivações de lazer

  •  

Permanência média no Brasil

  • Permanência média no Brasil

  • Lazer

  • Negócios, eventos e convenções

  • Outros motivos

  •  

  • Destinos mais visitados

  • Lazer

  • Rio de Janeiro – RJ

  • Florianópolis – SC

  • Foz do Iguaçu – PR

  • São Paulo – SP

  • Armação dos Búzios – RJ

Organização da viagem

  • Organização da viagem

  • Fonte de informação

  • Internet

  • Amigos e parentes

  • Viagem corporativa

  • Agência de viagens

  • Guias turísticos impressos

  • Feiras, eventos e congressos

  • Folders e brochuras

  • Outros

  •  

  • Utilização de agência de viagem

  • Pacote

  • Serviços avulsos

  • Não utilizou

Gênero

  • Gênero

  • Masculino

  • Feminino

  •  

  • Grupo de idade

  • 18 a 24 anos

  • 25 a 31 anos

  • 32 a 40 anos

  • 41 a 50 anos

  • 51 a 59 anos

  • 60 anos ou mais

Grau de satisfação em relação à viagem

  • Nível de satisfação com a viagem

  • Superou

  • Atendeu plenamente

  • Atendeu em parte

  • Decepcionou

Avaliação positiva da viagem

  • Avaliação positiva da viagem

  • Infraestrutura

  • Limpeza pública

  • Segurança pública

  • Serviço de táxi

  • Transporte público

  • Telecomunicações

  • Sinalização turística

  •  

  • Infraestrutura turística

  • Aeroporto

  • Rodovias

  • Restaurante

  • Alojamento

  • Diversão noturna

OUTRAS QUESTÕES...

  • FATORES SOCIOCUTURAIS DOS CONSUMIDORES

  • Sexo

  • Faixa etária

  • Profissão

  • Estado/cidade/país

  • Tipo de ocupação / emprego

  • Nível de escolaridade

  • Status

  • Tempo de lazer

  • Com que frequência eles costumam praticar

  • Quantas vezes já buscou aquele tipo de lazer

SOCIAL (CIDADE/ECONOMIA)

  • SOCIAL (CIDADE/ECONOMIA)

  • Que tipo de trabalho vem sendo feito pela Prefeitura de Bonito...

  • Contra a Dengue e doenças do mosquito Aedes Egypte outras doenças?

  • O que precisa melhor em infraestrutura e em saúde na cidade?

  • Para melhorar a experiência do visitante?

  • Incentivo ao turismo local e regional(Qual a vantagem de abrir um empreendimento)?

  • Qual o grau de concorrência?

  • Qual o diferencial do serviço?

  • Qual a qualidade do serviço prestado?

  • Localização, acesso?

  • Projetos para melhoria e desenvolvimento?

  • Que benefício esse tipo de turismo trás para a região?

  • Qual os prejuízos que isso traria para a região?

  • Geraria empregos em que nível?

  • Expansão de credito?

  • Geração de renda?

  • Criação de empregos?

  • Arrecadação fiscal?

  • Impactos no custo de vida local?

INFRAESTRUTURA

  • INFRAESTRUTURA

  • HOTEIS

  • Existe hotel próximo? Quantos?

  • Qual a estrutura?

  • Qual serviço disponibiliza a mais do que o esperado?

  • Possui café da manha?

  • Possui serviço de quarto com que frequência?

  • Possui cofre?

  • Possui elevador?

  • Hotel é recomendado?

  • Fica próximo de que?

  • Tem concorrentes?

  • Lazer/ recreação?

  • Preço médio?

  • Quantidade de quartos?

FATORES DETERMINANTES QUE PODEM INFLUENCIAR

  • Crises políticas

  • Guerras

  • Cataclismos: terremotos, tsunamis, vulcões, etc.

  • Impostos

  • Emprego

  • Violência

  • Dentre outros...

bibliografia

‘’É possível perceber, então, que a Demanda Turística é consumidora de um sistema e, por isso, tão complexa quanto o turismo. Sendo assim, é mais útil entender sua complexidade, suas características e os fatores que a influenciam em suas tomadas de decisões do que ficar tentando conceituá-la.’’

  • ‘’É possível perceber, então, que a Demanda Turística é consumidora de um sistema e, por isso, tão complexa quanto o turismo. Sendo assim, é mais útil entender sua complexidade, suas características e os fatores que a influenciam em suas tomadas de decisões do que ficar tentando conceituá-la.’’

Obrigada!

Comentários