Matéria: Gestão empresarial Aula: análise de swot

Janaína Frasson – ETEC Bauru

O que é

  • Planejamento

  • O termo SWOT vem derivado das palavras: strengths, weaknesses, oppotunities e thereats que significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças .

  • No Brasil é comum usar a sigla FOFA

objetivo

Definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade dos pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.

DESENVOLVIMENTO

Em seu desenvolvimento a Análise SWOT divide-se em dois ambientes: interno e externo

Ambiente interno

Refere-se basicamente a própria organização e conta com as forças e as fraquezas que a mesma possui.

Ambiente EXTERNO

Refere-se às questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa.

BENEFÍCIOS

  • Simplicidade:

  • Pode ser conduzida sem treinamento ou habilidades técnicas extensivas

  • – Custos Menores:

  • Sua simplicidade elimina a necessidade e as despesas envolvidas no

  • treinamento formal

  • – Flexibilidade:

  • Pode ser desempenhada com ou sem sistema de informações de marketing

  • – Integração:

  • Habilidade de integrar e sintetizar tipos diversos de informações, quantitativas e

  • qualitativas, de várias áreas da empresa

  • – Colaboração:

  • Tem a habilidade de estimular a colaboração entre as áreas funcionais da

  • empresa que são interdependentes, mas com pouco contato entre si

FORÇAS (STRENGHTS)

Está relacionado as vantagens que a empresa possui em relação aos concorrentes. Podemos dizer que são aptidões mais fortes da empresa.

  • O que você faz bem?

  • Qual seu diferencial?

  • O que os outros identificam como fortaleza em você?

  • Qual sua maior vantagem competitiva?

  • Qual nível de engajamento dos clientes?

FRAQUEZAS (WEAKNESSES)

São aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É muito importante haver sinceridade nesta etapa da análise.

  • A mão-de-obra é capacitada?

  • O que pode melhorar?

  • Existem lacunas de treinamento?

  • Por que a concorrência foi escolhida?

  • Por que meu engajamento não funciona?

  • Qual nível de engajamento dos clientes?

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)

São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo – mudanças na política econômica do governo, alterações de algum tributo, investimentos externos, ampliação do crédito ao consumidor, etc

  • Onde estão as chances a nossa frente?

  • Quais são as tendências interessantes?

AMEAÇAS (THREATS)

Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças que influenciam negativamente a empresa. Devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da empresa, como também, diretamente em seus resultados.

  • Que obstáculos a empresa encontra?

  • Que seus competidores estão fazendo?

  • Há alguma mudança no padrão de consumo de seus clientes?

  • A empresa apresenta problemas financeiros?

TECNICA SWOT

A Análise SWOT deve ser desenvolvida e interpretada de forma com que consiga unir os principais componentes que atuam como elementos da análise externa e interna. O seu diagnostico, deve ser confiável na informação que oferece, integrando as necessidades apresentadas na gestão estratégica

Análise competitiva com suporte a matriz swot

É uma avaliação da concorrência feita pela empresa. Esta análise fornece dados para uma leitura critica e minuciosa das tendências e projeções futuras do ramo no qual a empresa está inserida.

7 passos na análise competitiva

  • Identificação da concorrência

  • Identificação da estratégia da concorrência

  • Determinação dos objetivos e metas dos concorrentes

  • Identificação da Matriz SWOT dos concorrentes

  • Definição de padrões de reação da concorrência em certas situações

  • Elaboração da estratégia de ataque e prevenção aos concorrentes diretos

  • Criação do mapa de ambiente competitivo

Análise SWOT

Fica claro que as possibilidades permitidas através da Análise SWOT são imensas e essenciais. El deve ser usada por qualquer empresa que deseja se tornar competitiva no mercado em que atua.

Referências bibliográficas

http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAK1UAE/analise-swot

Comentários