201621530026 - Atividade 1 (até dia 07 de novembro de 2016) - 2

201621530026 - Atividade 1 (até dia 07 de novembro de 2016) - 2

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

(imagem extraída do caderno de estudos página 121) 1) Pesquise sobre os principais softwares para criação de slides, citando as suas principais diferenças. 280slides

Uma ferramenta online para a criação de slides, com a possibilidade de exportação de conteúdo em formatos suportados pelo PowerPoint, ou seja, é possível criar apresentações diretamente no navegador e depois visualizá-las também no aplicativo do Office. É fácil notar as diferenças no que diz respeito ao aspecto visual das apresentações.

Aplicativo web de criação e edição de apresentações

Os aplicativos web ainda são vistos com preconceito, pois muitas vezes não funcionam como deveriam. Mas o 280 Slides mostra que é possível criar bonitas apresentações, de qualquer lugar, sem que seja necessário instalar um programa no seu computador ou pagar por isso.

O 280 Slides permite criar, de maneira rápida, fácil e gratuita, apresentações online. Com uma interface intuitiva, que facilita seu uso pelos usuários iniciantes, é possível importar e exportar documentos no formato PowerPoint 2007 e acessá-los de qualquer lugar. Além disso, o 280 Slides traz temas profissionais para quem deseja exibir belas apresentações no trabalho.

Opções

Com o 280 Slides, você pode adicionar fotos e vídeos diretamente de sites como YouTube e

Flickr à sua apresentação. E depois de tudo pronto, é possível compartilhar seu documento, através de e-mail, adicionando-o ao seu próprio site ou publicando no SlideShare.

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

Se a sua preocupação é perder a apresentação, caso a conexão de Internet caia enquanto você criar ou edita o documento, saiba que isso não é um problema para o 280 Slides. O aplicativo salva o trabalho automaticamente de segundos em segundos, permitindo restaurar a versão mais recente, caso haja algum imprevisto.

Acrobat Presentations

Outro aplicativo simples e com bons recursos é o Acrobat Presentations. Aqui você foge da mesmice do PowerPoint, em uma plataforma intuitiva e moderna para a criação de apresentações. Além disso, o aplicativo é gratuito e possui várias possibilidades de personalização.

Não é difícil imaginar situações em que você pode precisar criar apresentações no estilo

PowerPoint e não contar com o programa instalado no computador. Para estes momentos é importante que você tenha um plano B. É exatamente aí que entra o Acrobat Presentations. O serviço online da Adobe permite criar apresentações ricas e cheias de recursos visuais bastante úteis para que você possa expor suas ideias e trabalhos.

Tudo o que você precisa fazer para começar a usar o Acrobat Presentations é acessar o serviço através do botão verde logo acima deste texto. Feito isso, certifique-se de que você possui uma Adobe ID. Do contrário, clique no botão vermelho com o texto “Sign up now” (Cadastre-se agora) e preencha os campos do formulário para se cadastrar. Porém, se já tiver a sua Adobe ID, insira seus dados e clique no botão verde com o texto “Sign in”.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/acrobat-presentations.htm#ixzz4OxZmYld0

Dentro de pouco tempo você receberá um email com um link para a ativação do serviço. Fique atento à sua Caixa de Entrada e clique na URL fornecida pela Adobe. Depois disso, você já está habilitado para criar suas apresentações. Um ponto bastante positivo deste serviço é que ao final, você pode exportar o seu slideshow para o formato PDF e exibi-lo em qualquer computador.

Como começar?

Agora que você já está logado no sistema do Acrobat Presentations, clique em “Document” e depois em “New Presentation”. Isso fará com que o serviço abra uma nova apresentação. Todo o resto é bastante semelhante ao PowerPoint, porém possui recursos próprios e uma interface tão simples que vai poupar muito tempo na hora de criar apresentações.

Escolhendo as cores

O primeiro passo é escolher o esquema de cores e qual será o tema dos slides. Para fazer isso, clique no menu dropdown na barra “Design”. Existem várias opções de temas, e depois de escolher qual deles se enquadra melhor com o assunto da apresentação, você já pode definir qual será o

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016 esquema de cores dos seus slides. As opções de cores são bastante numerosas e, assim como os temas, você pode criar novos esquemas.

Montando a sua apresentação

Uma vez determinados o tema e o esquema de cores, é hora de criar novos slides. Para inseri-los, clique no botão “New Slide”, localizado logo abaixo das abas “Slides”, “Layouts” e “Master”. Se por um acaso você precisar alterar o layout dos seus slides, basta clicar na seta que aponta para baixo ao lado do botão para criar novos slides. Deste modo você abrirá um menu com várias opções de slides.

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

Textos, formas e imagens

Para editar textos, inserir imagens e outras interações basta que você clique nos campos os quais deseja alterar. Você pode formatar seus textos e trocar as cores das fontes. Clique no ícone para acessar as opções de formatação e coloração dos textos. Além disso, você pode trabalhar com efeitos como sombra, brilho e chanfro/entalhe como nos programas tradicionais da Adobe. Também é possível utilizar textos em hierarquia e em tópicos. Clique neste ícone para expandir as configurações de listagem do Acrobat Presentations. As listas podem ser feitas com marcadores que podem ser personalizados ou números. Para alterar a hierarquia dos itens, pressione TAB, da mesma maneira como se faz com o PowerPoint.

Outro recurso bastante interessante do Adobe Presentations é a barra de ferramentas, localizada na lateral direita da sua tela. Ali, você vê uma série de formas e ferramentas como o importador de imagens e o editor de caixa de texto. A oportunidade de trabalhar com formas é exatamente igual ao que se experimenta com o criador de apresentações do Office, porém, este serviço oferece recursos exclusivos de softwares Adobe, como sombras e outros.

Duplica, exclui e retorna

Tudo isso é possível com apenas dois cliques na seta que fica logo no canto de cada slide à esquerda da sua tela. Ali, você pode gerenciar cada um dos seus slides e definir se devem ser duplicados, excluídos ou se devem voltar à diagramação padrão de cada modelo. O assunto slides é bastante vasto e deve ser bastante explorado pelo usuário.

Slide mestre

Se você gosta de manter padrões, a criação de um slide mestre é ideal para as suas necessidades. Nele, você estabelece quais serão os textos, as posições e até mesmo as imagens e as formas que devem ser inseridas em cada um dos slides. Desta maneira, você não vai precisar repetir aquele processo de “Copiar e Colar” todas as vezes que for iniciar um novo slide.

Chegando ao final

Logo que terminar a sua apresentação, clique em “Play Slideshow” na barra inferior da tela.

Depois de conferir tudo e fazer as eventuais alterações necessárias, vá até “Presentation” – na parte superior da tela – e clique em “Export”. Assim, você irá transformar a sua apresentação em um documento PDF. Escolha um nome e salve.

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

Além de salvar e manter a apresentação para si, você pode compartilhá-la com outros co-autores. Basta clicar no botão “Share” (Compartilhar), localizado no canto inferior esquerdo da tela. Uma janela aparecerá. Insira os e-mails dos seus amigos e colegas de trabalho e envie!

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/acrobat-presentations.htm#ixzz4Oo8hsUtT

Prez i

Para quem gosta de dinamismo, o Prezi é um prato cheio. Perto dele o PowerPoint parece mais um quadro-negro. Sem exageros, o Prezi permite apresentações de slides mais interativas e dinâmicas, não estáticas como as do aplicativo da Microsoft. Nele você movimenta os slides para diversos lados, como se navegasse em uma apresentação feita em flash.

O Prezi consegue substituir o Microsoft PowerPoint perfeitamente. Para construir apresentações nesta ferramenta, o usuário dispõe o conteúdo em uma "mesa" e usa o conceito de mapeamento mental para organizar ideias com movimentos de zoom.

Prezi permite criar apresentações mais criativas por meio de zoom no conteúdo (Foto: Reprodução/Prezi)

Uma vantagem é que o programa é mais personalizável que os concorrentes, pois permite explorar mais recursos multimídia de maneira criativa, facilitando o entendimento do público.

Há vários templates com layouts pré-definidos e ainda é possível começar uma apresentação do zero – o que é, certamente, mais desafiador.

Keynote

O Keynote roda em Mac e iOS e sincroniza todas as suas criações no iCloud. Mais parecido com o PowerPoint, essa ferramenta oferece diversas transições elegantes, animações e gráficos 3D para seus slides.

Keynote é solução da Apple para seus dispositivos, com integração ao iCloud (Foto: Reprodução/Apple)

Outro recurso interessante é a compatibilidade com o Keynote Remote, aplicativo para iOS que transforma seu dispositivo móvel em um controle remoto. A função mais interessante da plataforma é a apresentação em múltiplas telas.

Ou seja, permite que o usuário mostre ao público os slides em tela inteira e, no seu dispositivo pessoal – seja um Mac, iPad ou iPhone. É possível visualizar os slides junto com notas e um relógio, excelente para não esquecer de nenhum tópico e garantir que a apresentação não passe do tempo programado.

3. Google Drive

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

As apresentações disponíveis pelo Google Drive possuem recursos de edição mais limitados. Mas, para apresentações urgentes, a eficiência da nuvem do Google pode ser muito útil.

Essa é a melhor solução para criar apresentações de forma colaborativa: basta fazer login no drive.com e compartilhar um arquivo com algum colega. A partir daí, várias pessoas podem editar os slides ao mesmo tempo, com direito a janela de bate-papo para trocar ideias.

Google Docs oferece ferramenta de apresentações útil para quem quer colaborar (Foto: Reprodução)

É simples de usar, mas muitos recursos estéticos presentes no software da Microsoft não estão disponíveis. Ou seja, use o Docs se você não faz questão de beleza, mas de agilidade e colaboração.

Como disponibilizar arquivos no Google Drive?

A ferramenta tem versões gratuitas e pagas, além do suporte para web e computadores pessoais pelo aplicativo próprio. Se você tem uma conta gratuita, basta acessar o site do Prezi, criar sua apresentação e exportar um arquivo flash para visualização offline.

4. Microsoft PowerPoint

O Microsoft PowerPoint vem melhorando a cada nova edição do Microsoft Office e já oferece integração com a nuvem. Seus recursos de edição são avançados e é possível adicionar diversas transições e efeitos aos slides.

Os templates também estão mais bonitos e variados, tornando a tarefa de criar uma apresentação ainda mais simples.

Versão 2013 do PowerPoint tem novos templates, transições e efeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma vantagem especial do POwerPoint sobre os concorrentes, além da popularidade, é a variedade de programas de terceiros que se integram a suas opções. Se você quiser gravar sua voz para inserir nos slides, como no Keynote, basta baixar softwares como o Camtasia e instalar o plugin para PowerPoint.

De maneira geral, cada uma dessas ferramentas serve a um público específico. Se você quiser apresentações criativas e tiver tempo disponível para editar, o Prezi é a opção ideal.

Se seus equipamentos forem da Apple, o Keynote irá oferecer uma experiência melhor. Em situações em que você está em um computador emprestado ou de um cybercafé, use o Google Docs.

Agora, se sua preferência é pelo formato mais usado e pelo programa mais familiar, o PowerPoint continua sendo o mais indicado.

Aprimore sua apresentação

201621510430026 – Atividade 2 – Para 07 de novembro de 2016

Com os dois serviços acima você, com certeza, cria apresentações visualmente bem mais atrativas. Contudo, mesmo que você use o PowerPoint, o Impress (do OpenOffice) ou o Google Docs, pode levar em conta nossas dicas e sugestões para criar algo mais inteligível e interessantes.

2)Explique por que não devemos exagerar nos elementos visuais (cores, fontes, planos de fundo, animações) de uma apresentação de slides.

As cores nos slides são muito importantes e devem ser usadas para valorizar sua apresentação. No entanto, é preciso usá-las com cautela. Crie contraste entre o fundo e o texto. Por exemplo, fundos escuros como preto e azul exigem letras em cores claras como branco ou amarelo. Já em fundo branco ou claro, espera-se o uso de cores mais escuras como o preto ou o azul.

Os softwares para desenvolver apresentações possuem inúmeros recursos para animar os slides. Usados com parcimônia (moderação) , eles podem deixar sua apresentação um sucesso. No entanto, exageros podem transformar a apresentação num desastre.

Referências

<https://w.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/907142/1/apresentacao.pdf>Acesso em

Romani, Luciana Alvim Santos et al. Como tornar sua apresentação atrativa e interessante. 31/10/2016.

Tecmundo. <http://w.tecmundo.com.br/office/3586-oito-dicas-para-aprimorar-suas-apresentacoes-de-slides. htm>. Acesso em 31/10/2016.

Tecmundo. <http://w.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/qual-o-melhor-programa-para-criar-apresent acoes-em-slides-veja-dicas.html>. Acesso em 31/10/2016. Tecmundo.<http://w.techtudo.com.br/tudo-sobre/280-slides.html>. Acesso em 31/10/2016.

Comentários