Exercicio ciclo de krebs

Exercicio ciclo de krebs

1- Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.

a) Qual é a organela envolvida na síntese de ATP nas células animais? b) Quando a célula gasta energia, a molécula de ATP é quebrada. Que parte da molécula é quebrada? c) Mencione dois processos bioquímicos celulares que produzem energia na forma de ATP.

2- O piruvato entra no ciclo de Krebs depois de ser convertido em a) acetaldeído b) lactato c) etanol d) acetil-CoA.

3- Na oxidação de uma molécula de acetil-CoA no ciclo de Krebs, indicar a enzima que catalisa a reação onde há produção ou consumo de:

b) GTP c) NADH d) FADH2 e) H2O

4- Numa célula eucariótica as enzimas responsáveis pelo ciclo de Krebs localizam-se:

a) na membrana interna da mitocôndria. b) no citosol.

c) na matriz mitocondrial d) no espaço intermembranar

5- A maioria do ATP produzido no metabolismo dos nutrientes é gerado por a) glicólise e fermentação anaeróbica b) fermentação e transporte de elétrons c) glicólise e fosforilação a nível do substrato d) ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons 6- A oxidação completa de uma molécula de acetil-CoA pelo ciclo de Krebs produz a) 2 CO2, 2 NADH, 1 FADH2 b) 2 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 c) 3 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 d) 3 CO2, 2 NADH, 1 FADH2.

7- Considerando apenas as reações do ciclo de Krebs para uma molécula de acetil-CoA, quantos NADH, FADH2 e ATP são formados?

8- Qual das seguintes afirmativas descreve corretamente o Ciclo de Krebs? a) é necessário haver oxigênio para a regeneração dos aceptores de elétrons b ) o citrato é hidratado e desidratado pela mesma enzima, Aconitase c )doze ligações fosfato de alta energia são formadas a cada volta no ciclo d) a succinato desidrogenase liga o Ciclo do Citrato à Fosforilação Oxidativa e) todas as anteriores

Comentários