exercicios de MP projeto medicina

exercicios de MP projeto medicina

(Parte 1 de 3)

1 | Projeto Medicina – w.projetomedicina.com.br

Exercícios sobre Membrana e

Transportes (Osmose Animal e Vegetal) com Gabarito

1) (PUC - RJ-2007) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que: a) todas as células dos seres vivos têm parede celular. b) somente as células vegetais têm membrana celular. c) somente as células animais têm parede celular. d) todas as células dos seres vivos têm membrana celular. e) os fungos e bactérias não têm parede celular.

2) (UFC-2002) Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extensão, em células cuja membrana celular apresentasse microvilosidades?

A) Detoxificação de drogas. B) Secreção de esteróides. C) Síntese de proteínas. D) Catabolismo. E) Absorção.

3) (UFG-2007) A análise de uma lâmina histológica com células da escama interna do bulbo de cebola permite a identificação deste material como sendo de origem vegetal pela observação de a) nucléolo e cloroplasto. b) vacúolo e lisossomo. c) cloroplasto e parede celulósica. d) membrana celular e lisossomo. e) parede celulósica e vacúolo.

4) (Vunesp-2008) A figura representa uma célula em um processo de troca de material com o meio.

Cite o nome do processo e explique o que acontece em A.

5) (Fuvest-2001) Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de compartimentos membranosos. Com base nessas observações, ele concluiu que a célula pertence a a) uma bactéria. b) uma planta. c) um animal.

d) um fungo. e) um vírus.

6) (Covest-1997) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A difusão simples é um tipo de transporte passivo através da membrana plasmática que ocorre quando existem condições de grandiente de concentração sem haver gasto de energia. b) A difusão facilitada utiliza proteínas carregadoras para o transporte de açúcares simples e aminoácidos através de membrana constituindo, por essa razão, um processo de transporte ativo. c) A membrana plasmática é formada por uma camada bimolecular de fosfolipídeos onde estão dispersas moléculas de proteínas globulares, dispostas como um mosaico. d) Qualquer processo de captura por meio do envolvimento de partículas é chamado endocitose. e) Na fagocitose a célula engloba partículas sólidas para através da emissão de pseudópodes que as englobam formando um vacúolo alimentar denominado fagossomo.

7) (Mack-2005) Assinale a alternativa correta a respeito da membrana lipoprotéica. a) Em bactérias, apresenta uma organização diferente da encontrada em células eucariotas. b) Existe apenas como envoltório externo das células. c) É formada por uma camada dupla de glicoproteínas, com várias moléculas de lipídios encrustadas. d) É rígida, garantindo a estabilidade da célula. e) Está envolvida em processos como a fagocitose e a pinocitose.

8) (UECE-2006) A respeito da plasmalema podemos afirmar, corretamente, que nas células vegetais: a) a presença de colesterol é tão abundante quanto nas células animais; b) tanto elas quanto as células bacterianas possuem reforço mecânico denominado parede celular; c) a citocinese é centrípeta, ao contrário das células animais, onde é centrífuga; d) a estrutura de mosaico fluido é inconsistente em virtude da rigidez imposta pela presença da celulose na sua constituição.

2 | Projeto Medicina – w.projetomedicina.com.br

A respeito da célula representada acima, é correto afirmar que a) se essa célula for colocada em um meio hipotônico, a organela 2 vai passar a ocupar a maior parte do volume celular. b) a organela 3 é a única que pode conter pigmentos. c) a organela 1 é exclusiva desse tipo de célula. d) na organela 4 as informações existentes no núcleo da célula são traduzidas. e) nesse tipo de célula, a presença da organela 3 torna possível a sua sobrevivência sem a organela 5.

10) (UNIFESP-2008) O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente. b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente. c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente. d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal. e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

1) (VUNESP-2010) Devido à sua composição química –a

facilidade, devido ao seu tamanhoNo entanto, certas

membrana é formada por lipídios e proteínas– ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar. (Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.) No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere a) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.

b) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo. c) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo. d) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada. e) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.

12) (UFPR-2006) Abaixo, pode-se observar a representação esquemática de uma membrana plasmática celular e de um gradiente de concentração de uma pequena molécula “X” ao longo dessa membrana.

Com base nesse esquema, considere as seguintes afirmativas: I. A molécula “X” pode se movimentar por difusão simples, através dos lipídios, caso seja uma molécula apolar. I. A difusão facilitada da molécula “X” acontece quando ela atravessa a membrana com o auxílio de proteínas carreadoras, que a levam contra seu gradiente de concentração. I. Se a molécula “X” for um íon, ela poderá atravessar a membrana com o auxílio de uma proteína carreadora. IV. O transporte ativo da molécula “X” ocorre do meio extracelular para o citoplasma.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e I são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e I são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, I e IV são verdadeiras. e) Somente a afirmativa I é verdadeira.

13) (UECE-2005) Para serem atravessadas pelos nutrientes, as células intestinais se apresentam:

a) pavimentosas, dando ao nutriente a oportunidade de percorrer uma pequena distância b) esféricas, para absorver nutrientes de todas as direções c) cúbicas, distribuindo o suco entérico uniformemente d) prismáticas com microvilosidades, para aumentar a superfície de absorção dos nutrientes

14) (UFSCar-2005) O diagrama apresenta a concentração relativa de diferentes íons na água (barras claras) e no citoplasma de algas verdes (barras escuras) de uma lagoa.

3 | Projeto Medicina – w.projetomedicina.com.br

As diferenças na concentração relativa de íons mantêm-se devido a a) osmose. b) difusão através da membrana. c) transporte passivo através da membrana. d) transporte ativo através da membrana. e) barreira exercida pela parede celulósica.

15) (VUNESP-2005) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em: a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria. b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo. c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos. d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos. e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

16) (PUC - RJ-2007) Os salmões são peixes migratórios, que vivem em água salgada, mas migram para as águas doces de rios na época da reprodução. Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e viceversa, apresentam o seguinte mecanismo:

a) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo. b) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo. c) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. d) quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso. e) quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.

17) (PUC - MG-2007) As curvas A e B representam transportes de sódio (Na ) entre os meios intra e extracelulares de um neurônio.

Pela análise do gráfico e de acordo com seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: a) A curva A representa transporte ativo. b) Em B está ocorrendo difusão através de canais. c) O uso de uma droga que bloqueie a produção de ATP é essencial para que B ocorra. d) A transmissão de impulsos nervosos depende da alternância entre as curvas A e B.

18) (PUC - MG-2007) O envelope nuclear encerra o DNA e define o compartimento nuclear. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o envelope nuclear. a) É formado por duas membranas concêntricas e contínuas, com composições protéicas diferentes, perfuradas por grandes aberturas denominadas poros nucleares. b) O surgimento da membrana nuclear determinou a separação dos processos de transcrição e tradução. c) Os fosfolípides das membranas nucleares externa e interna são produzidas no retículo endoplasmático liso. d) Os poros nucleares permitem o livre trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma, sem necessidade de seleção.

19) (FUVEST-2008) Os protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas.

4 | Projeto Medicina – w.projetomedicina.com.br

Explique: a) a razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis. b) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada.

20) (VUNESP-2009) Suponha que aminoácidos que entram na composição das enzimas digestivas de um macrófago tenham sido marcados com isótopos radioativos, o que permite acompanhar seu trajeto pela célula. Em que organela do macrófago haverá maior concentração desses aminoácidos? Justifique.

21) (UFC-2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deuse com: a) o big bang, que deu origem ao universo e conseqüentemente à vida.

b) o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.

c) o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo. d) o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo. e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

2) (FGV - SP-2009) Em um experimento, um pesquisador coletou certa quantidade de água de um lago na qual havia vários exemplares de Paramecium aurelia. Foi dividida em três amostras de igual volume. Na amostra 1 acrescentou água destilada, na amostra 2 acrescentou alguns gramas de cloreto de sódio e na amostra 3, um pouco mais de água proveniente do mesmo lago. O pesquisador registrou a atividade dos vacúolos pulsáteis (ou contráteis) dos Paramecium de cada uma das amostras, e obteve as curvas representadas no gráfico:

Pode-se dizer que as curvas I, I e II correspondem, respectivamente, às amostras a) 1, 2 e 3. b) 1, 3 e 2. c) 2, 1 e 3. d) 2, 3 e 1. e) 3, 1 e 2.

23) (UEL-2010) Na década de 1950, a pesquisa biológica começou a empregar os microscópios eletrônicos, que possibilitaram o estudo detalhado da estrutura interna das células. Observe, na figura a seguir, a ilustração de uma célula vegetal e algumas imagens em micrografia eletrônica.

(Adaptado de: SADAVA, D. et all. Vida: A ciência da biologia. V. 1. 8 ed. Porto Alegre: Artmed. 2009. p. 7.)

Quanto às estruturas anteriormente relacionadas, é correto afirmar: a) A imagem 1 é de uma organela onde as substâncias obtidas do ambiente externo são processadas, fornecendo energia para o metabolismo celular. b) A imagem 2 é de uma organela na qual a energia da luz é convertida na energia química presente em ligações entre átomos, produzindo açúcares. c) A imagem 3 é de uma organela que concentra, empacota e seleciona as proteínas antes de enviá-las para suas destinações celulares ou extracelulares. d) A imagem 4 é de uma organela na qual a energia química potencial de moléculas combustíveis é convertida em uma forma de energia passível de uso pela célula. e) A imagem 5 é de uma organela que produz diversos tipos de enzimas capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas.

24) (UECE-2006) Considere as afirmações abaixo:

I. As membranas biológicas são formadas por fosfolipídios organizados em duas camadas nas quais se inserem moléculas de proteínas I. Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas presentes nas células, constituídas por glicídios, ácidos fosfóricos e bases nitrogenadas I. No citoplasma das células procarióticas diversas organelas encontram-se mergulhadas no citosol, além de uma complexa rede de tubos e filamentos de proteínas que constituem o citoesqueleto IV. A síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e de esteróides ocorre nas bolsas e nos tubos do retículo endoplasmático liso. São corretas:

5 | Projeto Medicina – w.projetomedicina.com.br a) I, I e IV b) I e II c) I e I d) I, II e IV

25) (UEL-2006) A imagem a seguir representa a estrutura molecular da membrana plasmática de uma célula animal.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Os fosfolipídios têm um comportamento peculiar em relação à água: uma parte da sua molécula é hidrofílica e a outra, hidrofóbica, favorecendo a sua organização em dupla camada. I. A fluidez atribuída às membranas celulares é decorrente da presença de fosfolipídios. I. Na bicamada lipídica da membrana, os fosfolipídios têm a sua porção hidrofílica voltada para o interior dessa bicamada e sua porção hidrofóbica voltada para o exterior. IV. Os fosfolipídios formam uma barreira ao redor das células, impedindo a passagem de moléculas e íons solúveis em água, que são transportados através das proteínas intrínsecas à membrana. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e I. b) I e I. c) I e IV. d) I, I e IV. e) I, II e IV.

(Parte 1 de 3)

Comentários