Baixe Bernoulli 2016 - 1° Simulado - Prova 2 Gabarito (1) e outras Provas em PDF para Fisioterapia, somente na Docsity! EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO UM ENSAIO PARA A VIDA INSTRUÇÕES PARA A PROVA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES: 2 Confira se o seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao fiscal de sala para que ele tome as providências cabíveis. 3 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma corresponde à questão. 4 Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a alternativa que corresponda à resposta correta. Essa alternativa (a, b, c, d ou e) deve ser preenchida completamente no item correspondente na folha de respos- tas que você recebeu, segundo o modelo abaixo. Observe: 6 Reserve os 30 minutos finais para preencher sua folha de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. 7 Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas duas horas do início da aplicação. 8 Fica estritamente proibido: a. perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização da prova; b. se comunicar, durante a prova, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; c. utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa da prova; d. utilizar livros, notas ou impressos durante a realização da prova; e. utilizar máquina calculadora ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, tais quais celulares, pagers e similares. Boa prova! A ERRADO ERRADO ERRADO CORRETO A A A PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / PAULA.OLIVEIRA14 / 24-08-2015 (16:35) 2016 PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões numeradas de 91 a 180, dispostas da seguinte maneira: a. as questões de número 91 a 135 são relativas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; b. as questões de número 136 a 180 são relativas à área de Matemática e suas Tecnologias. 5 O tempo disponível para estas provas é de cinco horas e trinta minutos.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Apartir cia leitura cos textos motivadores
redija texto dissertativo-argumentalivo em mocalidade esé
sistema prisional brasileiro”.
erel
ione, de forma coerente e coes:
TEXTO!
Número de presos dobra em 10 anos
e passa dos 600 mil no país
Levantamento do G1 iaz raio X do sistema prisiorial no
Brasil em 2015. Faltam 244 mil vagas nas cadeias;
39% dos presos são provisórios
Para a secióloga Camila Nunes Dias, da UFABC,
é preciso encontrar alternativas ao modelo atual de
encarceramenta. “Não há mais condições de expandir vagas,
muito menos na proporção que a demanda sempre crescente
requer. Os números mostrem que é preciso encontrar
aitemativas. A prisão não é mais uma opção viável, nem
econemicamente, pelos custes (e a privatização a meu ver
não é uma solução), nem socialmente, porque ela amplífica
a violência. pelas suas próprias caracteristicas, de eslar
absolutamente dominada por facções criminesas”, afirma.
Segundo ela, muilos juízes estão “descolados da
realidade social brasileira” e acabam condenando as pessoas
à pena de prisão “de forma indiscriminada”. “Quando tem
condições de pagar um bom advogado, sobreludo quando
não cometeu um crime violento. a pessoa consegue aguardar
o julgamento em liberdace.” [...
“Nês temos uma cultura da prisão enfatizada,
co enxsrgar a prisão como única resposta à delincuência.
TEXTO SI
coreto
Eu
— esprstsnntE n
entonação eita
48 GMIL>ES
sessoas estão presas 10 Brasil Tom 5
Nossa nonsiapão carsetánia 6 à
mais do mada, atrãs apenas
dos EUA, a Bhima oa Bitesto. eu:
déficit da vag:
Ro sistema pI
êo
INSTRUÇÕES:
guintes e com base nos conhecimentos constr.
dos 20 longo de sua formação,
ita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “O prosilema do
« apresentando proposta de inlervenção que respeite os diroitos humanos. Selecione, organize
, argumentos e fatas para defesa de seu ponto de vista.
Porém, atencência a longo prazo será mostrar que a liberdade
deverá ser preservada, porque grande parte desses presos não
deveria sequer ei no sistema prisional”, afirma o presidente
do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini.
VELASCO, 6; DASOSTINO, R, REIS, T. Disvt-ivel am: entpulot gcbm com.
Acesso air: 19 now. 20718. [Fregmento edeptedo]
TEXTO
Segundo Timolhy Ireland, representante cia área ocucacional
da Unesca no Brasil, dades do Ministério da Saúde indicam, no
perfil da maioria dos presos no Brasil, cus jovens entre 18 e 34
anos, pobres, negros e com baixa escolaridade são 73,83%
do total da população carcerária. Mais da melado, 86%, não
chegaram a concluir o Ensino Funcamental, e muitos são
analfabetos funcionais, sem qualificação ou especialização para
ingressar no mercado formal de trebelho.
Estes dados podem 'e deveriam ser usacos para a
promoção de políticas públicas, humanização do sistema
prisional. Ao contrário, são usedos pela mídia alarmista
para criar e reforçar a tivologia do jovem negro, violento,
criminoso. Que deve, portanto, ser punido. As prisões
brasileiras, superlo:adas, insalubres, sem profissionalização
E certamente, um grande castigo. Mas não o
tipo de castigo: ou punição capaz de fazer com que o detento
repense sua trejetória. [...]
ABRAHÃO, R. Disponível em; <http:!wemvermelro.org.bo,
Acesso em: 16 nov. 2015. [Fregmento adeptedol
defensor público lotar
no Fórum. ca Barra Funda é
«esponsával, am média, por
à, 8 MIL PROCESSOS
CRIMINAIS.
25% Sisto |
Anasda Ê
entonação da es
fedroms, era 12% Ê
2006, ataraorada 8:
Disponível em: <brip:venmidefenscria ra gew bi, Avesso em: 18 10%: 2075
* O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
* O texto definilivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
* A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Cademo de Quesíões terá o número de
linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
» liver até 7 (seio) linhas esoritas, sondo considerada “insuficiente”
= fugir ao terna ou que não elender ao lipo dissertativo-argumentativo:
» apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos;
* apresentar parte co texto deliseradamente desconectada com o tema proposto.
OULLI SISTEMA DE ENSINO LOT-PROVA II- PAGINAS
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Questões de 91 a 135
Questões de 91 a 95 (opção espanho:
QUESTÃO 91
ERA e
Disponível em: <htto:iestebu amet ole,
epot com 9h2008/tiruroawmvf himt>. Acesso em: 17 0% 2015.
A ONG WWE promove ações inlemacionais na área de conservação, de investigação e de preservação ambiental
O ditado popular cujo sentido ss identifica com a proposta da campanha urisda pela WANF é:
& “Aesperança é a última que more”
& “Jogar verde para colher maduro.”
(& “Mais vale prevenir que remediar”
€) “Não vale chorar pelo leite derramado.”
& “Abom entendedor meia palavra basta”
QUESTÃO 92 - sm
espuma
Pensar la lengua del siglo XX!
Aceptada la dicotomia entro “aspafiol general” acadêmico y “espafiol pariférico” americano, la capacidad financiera de
la Real Academia, apoyada por ia corona y las grandes empresas iransnacionales espafiolas, no promueve la conservaciên
de ia unidad, sino la unificacion del espafol, cirigida o impucsta Cesde Esparia (la Fundación Espafiol Urgente: Fundeu).
Uniciad y unificación no son lo misrno: la unidad ha existido siempre y com ella la variedad de la lengua. riqueza suprema ce
nuestras cu'turas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diforencias ci
tan importantes coma la civersidad biológica de la Tierra.
liurales, que nutren al ser humano y son
Culturas nacionales: desde que nacieron los primoros criollos, mestizos y mulatos en s! continente aispanoamericano,
las diferenci
s de colunización, las improntas que dejaron on las nacientes sociedades americanas los pueblos aborigenes,
la oxpletación ds las riquezas nalurales, las redes comerciales colonieles fueron creando culturas propias, ciferentes antre si,
aunque con el fondo común de la tradicion espafola. Después de las independencias, cuendo se Instituyeron nuestras
naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre Lodo, dieron su pauta
a Argentina, Uruguay 2 Venczuola, esas culturas nacionales se consolidaron y con elles su espafiol, pues la lengua es, ante
toco, constituyente. Asi, el espafiol actual de Espafia no es sino una més de las lenguas nacionales def mundo
nales, que lianen sus propias caracteristicas; ninguno vale más
El espario! aclual es el conjunto de veintidás aspafioles na
que alto. La lengua del sigio XXI es, por eso, una lengua pluricêntrica.
LARA, LF. Disponível em: «ven.
O texto aborda a questão da lingua espanhola no século XXI e tem como função apontar que
4 as especificidades cullurais rompem com a unidade hispânica.
& asvari
dades da espanhol têm igual relevância linguística e cultural
€& a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica.
& a consolidação das diferenças da lingua prejudica sua projeção mundial.
& a unificação ca língua enriquese a competência linguistica dos falantes.
LCT- PROVA II- PÁGINA 6
ispênico.
wistaerie clarin.oom>.
Avesso om: 25 fev. 2015.
BERNQULL! SISTEMA DE ENSINO
QUESTÃO 83 E gm
Novelas al dictado
Álvaro Pombo ni escribe a mano ni aporrea un teclado
ÉI dista. “Dicio todo la que se me va ocurriendo y eso
forma un blogue. Lo leo, lo corrijo, lo vucivo à Iser, me
o leen. Es un mundo de Ia viva voz. Yo cuenta las cosas.
Para una novela habitualmente dicto 300 páginas y después
de esas se cuitan 50 o las que sean. La gracia es quitar. Y el
ordenador es mês cómodo para quitar y poner. Los calcos
ya son historia”. Siempre Irabaja por las tardes. El autor de
Contra natura o Donde ias mujeres se levanta tomprano.
Emplea las maftanas en | o los periódicos con gren
atención y preparo un peca lo cus voy a hacer par la tarde”.
Arnediodia se da un passo. La artrosis me ha martirizado ymeha
inmovilizado mucho. Yo podía antes podia andar y andar. Ahora,
lontoy cojtrnco, me siento más”. Está escribisado
que soym
untibro de posmes al que lama EI barrio. “Yo soy muy de barfio,
de esto barrio (Argúelios). Se ha vuello totalmente mestizo,
2 ha llenado de leilandeses y negros. Es estupendo”
HC OSISB3 7 han 7a
a em: 18 nox. 2015,
imundo esteulturai2)
icBb4sea html», Ace:
nv em; <hrtpztomeme
5
Para o espanhol Álvaro Pombo, em seu of;
o que mais lhe agrada é
de escritor,
andar à torde pelas ruas do beirro ande mora.
retirar lrechos dos romances ditados por ele.
conviver com os mestiços de bairro onde vive.
ler atenciosamente os jornais pelas manhãs.
citar as histórias para escrever um romance
296609
QUESTÃO 94 ss min
Espafia lidera por primera vez el ranking mundial de
competitividad turistica labora e! Foro Econômico
Mundial. E! turismo espafio! logra el pocio internacional
gracias a la riqueza de sus recursos culturalos, sus
infraostructuras y “la adaptación a los hábitos de consumo
igitales”, según sefiaia el organismo, que analiza le industria
vacacional de 144 países de todo el mundo.
Entre las diez primeras posicionss mundiales
de competitividad turística, seis están ocupadas por
paises europeos. Tados los paises líderos
par sus infrecstructuras, las condiciones de
higiene de sus establecimientos, y el grado elevado de
apertura intemacional
El organismo dedica este aho especial interés a sohialar
la necosidad de que los países se adapten e las nuevas
tendencias del turismo. Acvierte: “"Muchos paises atin deben
hacer imãs para enfrentarse a los retos pendientes del sector
de viajes y turismo, lo que incluys las políticas de visado
una mejor oromoción del patrimonio cultural, la protección
del medio ambiente y el desarrollo de las tecnologias de
información y comunicacién (TIC). Esto a su vez podriz
impulsar el crecimiento económico y la creación de puestos
de trabajo”, sofiala en un comunicado Roberto Croti,
economista cel Foro Económico Mundial
Disponivel em: <hftp:!/acoromveelpais.comieconomiai2015)05/06!
astualidacite30ouBasa naR3DS Ft-1> Acesso em: 18 now 207E,
O Fórum Econômico Mundial acontece todos os anos,
em Davos, na Suiça. Nesse ovento, são discutidas as
perspectivas econômicas, políticas e ambientais do mundo.
Segundo o texia, entre os objetivos do Fórum de 2015,
haveria maior empenho dos países em
$ criar novos postos de trabalho para melhor atender às
necessidades dos turistas.
& conscientizar os turistas acerca de imporiência da
proteção ao meio ambiente
B difundir & importância do patrimônio cultural para o
crescimento do turismo
apereiçoar os mecanismos da tecnologia de informação
& comunicação
& incentivar os países a se adecuarem às tendências
atuais do mercado turístico
QUESTÃO 95
Latinoamérica
Soy... soy lo quo dejaron
Soy toda la sobre de lo que se robaron
LJ
Mana de obra campesina para tu consumo
E
Soy un pedazo de tisrra que vale la pona
Soy lo que sostiene mi bandera
La espina dorsal del planeta, es mi cordillera
Soy lo que me ensshó mi pare
El que no quiero a su patria, no quiere e su
madre
Soy américa Latina, un pueblo sin piemas,
pero que camina
Oyet
Vamos carninando
Aquí se respira lucha
Vamos caminando
Yo canto porque se escucha
Vamos ceminando
Aqui estamos de pie
Que viva la américa!
No puedes comprar mi vida.
Celle 13. Dispenivel om: «<hipidiyramey
letinoamerica atmkibez2oRiKILga>, Acesse er
tume.combifcale-13;
É nov. 2015,
Calle 13 é uma banda porto-riquenha conhecida por suas
letras críticas que exploram temáticas da cultura e da política
latino-americanas. Na letra da canção “Latinoamérica”, o eu
lírica expõe predeminantemente um sentimento de
& derrota, por não se continuar iutando.
entir apto
orgulho, por seguir lutando apesar das dificuldades.
revolta, por ser explorado em sus própria terra
perda, por ter sido evitado e sou povo, roubado
vem ao
Fesignado, por continuar submisso ao explorador.
LET-PROVA II - PÁGINA?
QUESTÃO 96 - - e OE = uma vm
Sorte
sua!
Você já viu a E
vida passando No meu
pela janela do trabalho
seu trabalho, não tem
não é? janelas.
aut. 2018.
DAHMLIR, À. Disponível em: «hapr!ww falha uol com brilustradaicarumicariunsciaros/fa0/1052015>, Acesso sr
Tiinhas são gêneros textuais que, com frequência, valem-se de estruturas linguísticas concisas a fim de despertar reflexões
tiva, prevê a leitura de que, em
sobra a vida humana em sociedade. O entendimento da tirinha anisrior, cumprindo essa cxpec:
B “Você já viu a vica passando”, a personagem pressupõe uma postura de iranguilidace do leitor.
“a vida passando peia janela do seu trabalho”, há uma construção de linguagem conotaliva em "a vida passando”
e
48 “não &9”, a interlocução serve para provocar e identificação do leitor com o contexto de conformismo.
e
fala da personagem é de congratulação ao leilor peia condição privilegiada deste.
"Sorte sua”, o tom
& “No meu trabalho não im janelas”, o termo “janelas” dave ser entendido por meio de uma leilura conotativa.
QUESTÃO 97 matem
Cunhal Q Porsche de Jesus!
Buembal Buemba! Macavo Simão urgente! O esculhambador-geral da República! Três dias de herário de verão! E continuo
sem noção! Que hora é hojo? Meio-dia pras quatro. [..
E atenção! Semanz Cunha! O melhar, o Porsche do Cunha está rogisirado na empresa chamacia Jesus.com. E com
o acesivo: “Propriedade de Jesus". [..] Jesus jamois iria imaginar que iria virar laranja. [..] E o tuiteiro Beto Comentando
revela a Oração do Cunha: “Em nome do Porsche, de Fusion e du Espírito SUV. Amém". O cara é um Corolia. O Cunha não
Não renuncio. Não ganho nada com isso”. Até pra renunciar 0 cars
é carole, é Corolla! [..] E adorei a declaração do Cunha:
quer ganhar algum? Rarará! [..] DEUS NOS ACUNHAI
com brlcolu=asjosesiman207 5/10/1595927-cunna-o-parsane-de-esus.shim
» Acesso sr 81 Oui 2015.
SIRiÃO, 4. Disponivel ore <ittp-ihanima fel
uol
A mistura dos registrus formal e informal é muito comum em contextos jornalísticos de cunho humorísticos. No texto de José
Simão, há marca de coloquialidade em:
“Macaco Simão urgente?”
“Não renuncio. Não ganho nada com isso.”
“O melhor, o Porsche do Cunha está registrado na empresa chamada Jesus.com.”
us jamais iria imaginar que iria virar 'aranja
seres
“Em nome do Porsche, de Fusion e do Espirito SUV, Amém.”
QUESTÃO 98 =—— e = = sm to
Como seuis lábios entreabertos esbogavam um sorriso, ponsoi ainde: “O que tanto me comove nesse principe adormecido
é a sua fidelidade a uma flor; é a imagem de uma rosa que brilha nele como a chama de uma lamparina, mesmo quando ele
trágil. É preciso proteger 2 chama com cuicado: um simples sopro poce apagá-ial
dorme..." E eu então o sentia ainda mai,
SANTA
PÉRY, à. O pequeno príncipa. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2079, p. 72.
Considerando a passagem do texto, a narração ganha força quando o narrador, ao observar o príncipe, faz uso de recursos
expressivos para
aponfar uma comparação que demonstra um ato de amor.
demonstrar que o pecueno principe precisa de proteção.
> muito cuidago ao lidar com crianças.
denotar a necessidade €
evidenciar o seu pensamento em relação zo pequeno monarca
os e
forneser uma imagem para explicar o cue a personagem pensa.
LCT-PROVA = PÁGINAS RERNOULLI SISTEMA DE ENSINO
QUESTÃO 194. - as rt
TEXTO!
O meu nome é Severino,
não tenho outro ce pia.
Gomo há muitos Soverinos,
que é santo do romaria.
deram oniãa de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Meria
do finado Zacarias,
mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacari
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria
Como então dizer quem fala
ora a Vosses Senhorias?
MELO NETO, v. C. Chra completa. Ria de Jeneiro; Aguiler, 1994. [Fragmento]
TEXTO R
João Cabral, que já empresizra sua voz ao rio, transtere-a, aqui, so retianie Severino, que, como o Capibaribe, também
segue no ceminho do Recife. A autospresentação do personagem, na fale inicial da texto, nos mosira um Severino quo, quanto
mais so define, menos se individueliza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.
SECCHIN, A, G. Juxu Cabrai: a poesia de menos. Ric de Janeiro: Topivoks, 1999. ['ragmento]
Com base no trecho ds Morie e vida severina (texto |) e na análise critica (lexto Il), observa-se que a relação entre o texio
poético & o contexto social a que els faz referência aponte para um problema social expresso literariamente pela porgunta
“Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?”. A resposta £ pergunta expressa no poema é dada por meio da
descrição minuciosa dos tragus biográficos So personagem-narrador.
construção da figura do retiranto nordestino como um homem resignado com a sua situação.
representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição.
apresentação da porsanagem-narrador como uma projeção do próprio poeta, om sua crise 8)
descrição de Severino, que,
QUESTÃO 105 =
tencial,
tedo”o
jasar de humílce, orgulha-se de ser descondenie cio coronel Zacerias.
rsgucça MO
feito wwe
Disponivel em: <«tto:fleaww coletivoverce.com bribb-euus
ra-salvar 2 plancta», Acesso em
Acampanha da WavF, organização lundada em 1961, cuja missão é deter = degradação do meic ambiente e incentivar a harmonia
do ser humano com a nalureze, apresentou, como slogan de seus textos, 2 declaração “lEs your tum — em português: “É a sua vez”
Relacionando-se o slogan ao texio não verdal da campanha, observa-se reflexão acerca doía)
ausência dê opções para salvar animais no jugo do casitalismo e consumismo.
e
8 choque entre interesses da agricultura & do universo da moda.
8 dependência social dos ruralistas em relação à venda do gado para subsistência.
& responsabilidade dos criadores de gado na venda ilegal de animais.
e ários humanos.
uso de maléria animal para a confecção de vestes o ace:
BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO LCT- PROVA - PÁGINA 11
QUESTÃO 106
Novas tecnologias
Atualmente, prevalece na midia um discurso de exaltação das
novas tecnologias, principalmente aquelas Igadas às atividades
de ielecomunicações. Expressões fequentes como “o futuro
chegorr, “maravilhas tecr o total com o mundo"
“fetichizar” novos produtos, transformendo-os em objetos do
desejo. de consuma obrigatório. Por esse molivo carregamos
hoje nos bolsos, bolsas 8 mochiles o “futura” tão festejado.
Todavia, não podemos reduzi-nos a meras vitimas de
um aparelho inidliático perverso, ou de um aparelho capitalista
controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem somars
de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma roiação simbiática
de dependência mútua com os veleulos de comunicação,
que se estreita a cada imagem cumpartilhada e a cada dossiê
pessoal transfvrmado em objeto pública de entretenimento.
Não mais como aqueles acorrentaces na cavema de Platão,
somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade,
a esta relação sadomasoquista com as estruturas miciáticas,
na qual tento controlames quanio somas controlados.
SAMPAID A. 5 A mioroásica do espetáculo.
Disponível em: <nitp:vo isa com hr>.
a (Adepração).
Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar
uma base de orientação linguistica que permita alcançar
os eitores e conventê los com reiação 20 ponto de vista
defendido. Diante disso, nesse texto, « escolha das formas
verbais em destaçue objetiva
& criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que
ambos usam as novas tecnologias.
8 enfatizar a probabilidade de que toda populi
esteja aprisionada às novas iscnciegias.
ção brasileira
8 indicar, de forma clara, o ponto de vista co que hoje as
pessoas são controladas pelas novas tecnologias.
& tomar o isilor copariicipe do ponto de vista de que ele
manipula as novas iscnologias e por eles é manipulado.
demonstrar «o leitor sua parcela de resporsabilidade por
deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.
QUESTÃO 107 - -
o
Papá P IS, |
éssimo! 1
8 professora É pra isso que a "|
l he deu gente vai tedo di ia
pe qe
Í
à escola? |
e |
4 |
Í
Se eu viesse
de vez em
o. plogspot.com bri
rox 204
Í
Na tirinha, há uma transgressão aos preceitos ca norma culla
da língua. Essa inadequação é identificada na utilização do(a)
eujelivo “péssimo”, no primeiro quadrinho.
pronome demonstrativo “isto”, no último quadrinho
verbo “deu”, no vrimeiro quadrinho.
locução adverbial “a escola”, no segundo quadrinho.
vegas
conjunção subordinativa “se”, no terceiro quadrinho
QUESTÃO 108
TEXTO!
MIRÓ, 4. Disponivel em: sura pinterest come, Avesso em; 12 ago. 2015
TEXTOR
Joan Miró
Soitas a sigla, o pássaro, o losango.
Também sabes deixar em liberdade
O roxo, qualquer azul e 0 vermelho.
Todas as cores podera aproximar-se
Quando um menino as conduz no sol
E cria a fosforescência:
Acrdem que se cesintegra
Forma outra ordem ajuntada
Ag real — este obscuro mito.
MENDES, tt. Tampo espanhol, R'u de Janéira: Record, 2007
Entre os texios | 8 Il, há um diglogo, embora sejam de
manifestações artisticas distintas. A palavra do poema de
Murilo Mendes que sintetiza a técnica do pinter espanhol
Joan Miró é
& “liberda
e sor.
& “ordem”.
8
& “desintegra”.
“mito”
ENSINO
QUESTÃO 409 cs
Barulho
Todo poema é feito ds ar
apenas
a mão do poeta
não rasga a madeira
não fero
o metal
a pedra
não tinge do azul
os desos
cuando escreve manhã
ou orisa
ou blusa
de mulher.
O pocma
é sem matéria palpável
tudo
o que há rele
é barulho
quando rumoreja
so sopra da leitura.
GULLAR, E Tovs po
ia (1950-1908). 8. ed. Rio do Janeiro: Jusó O yirpis, 2000.
Ay refictir sobre o fazer poético, a voz do poema compara sua arte a outras manifestações artísticas. De acordo com o eu
lírico, a subjetividade da passia opõe-se à objetividade do(a)
cinema.
dança
escultura.
música.
vossas
teatro. »
QUESTÃO 110 esse ae = um mai
Casinha da serra
imo do nada
Triste sorte de um homem coitado, quando é destinado so
Só encontra emarguras na vida, estrada comprida de espinhos traçada
Pelo mundo eu vaguei sem destino, despreze; a casinha da serra
Por amar uma ingrata fingida, perai a mãe querida e os prazeres cesta terra
Ao sofrer essa cruel traição, minha triste intenção era ir pra não voltar
Minha pobre velhinha chorava, ajoclhada imploreva para mim fi
car
Mas o édio roubou minha celima, com a alma ferida fui embora
Fui cumprir meu destino perverso, mãszinha hoje peço perdão à senhora.
PARDINHO. Casirha ds serra. In'
Carreiro & Pardinho. Casinha da sara. LP. 1863. [Fragmento]
je
ras de músicas normalmente são compostas por uma linguagem 1
em questã
is próxima da mosialidade falada da lingua. No texto
, um de seus espectes estruturais que o qualificam como exemplar da linguagem informei é o(a)
ausência do conectivos para ditou
a compreensão da sequência narraílva
emprego de vocabulário regional para
“ringir o texto a um público-alvo específico.
Ocorrência de proncme de natureza cornplomentar para indicar agente de ação verbal
Presença de frases ininteligiveis para laiter e nível instrucional elevado.
veses
recorrência do emprego de adjetivos para criar comação nas ouvintes e ieitoros.
LET= PROVA PÁGINA 13
Toda texto apresenta mais de uma função da linguagem,
apesar de ser comum a predominância de uma sobr
demais. No posima em questão, corre predomínio da função
metalinguistica, pois o
as
O contado da mensagem é seu elemento de destaque.
& objeiivo do eu lírico é interferir no comportamento dlo 'eitor.
& propósito principal do poema é testar a comunicação.
€ sentimento do eulirico & maisimportanto que & mensagem,
& texio tem como foco o próprio código !inguístico.
QUESTÃO Vig ==" tm
Dispenivel em: <httpiihvawr! folha vo.com briolnaigalerie!abu=/
images!20070806-propaçandal2.jpg>. Acesso em: 26 now. 2515.
Na peça publicitéria em questão, a relação enire texio |
e imagem i
& abre espaco para múltiplas interpretações por parte do
leitor.
& apresenta somente caráter ilustrativo para qualificar o
produto.
& confere maior cestaque à marca do produto, a fim de
promavê-lo.
B desfaz a embiguidade inicialmente criada na frase em
destaque.
B enfatiza a relevância do produto anunciado pare os filhos.
QUESTÃO 117 —————— mis
» Dispon'vel em: «<nttp:itudibzo.com.br/biogiwp-contert!
uplevads/20“MWN7imas2-362x510, 2g>. Acesso err: 24 rov. 2215.
LA No periodo em destaçue no texto puálicitário, foram
usadas algumas estratégias com o objetivo de convencer
Pê o leitor a tomar determinada alude. Entre esses recursos,
E sobressai o(a)
pt xá o & uso ce um texto curto, objetivo e atraente, para que o
“ > " receptor consiga interpretá-io em qualcuer situação.
, E “ 2 = & metalingusgem presente na frase, para que o leitor
a % perceba a imporiância da propaganda
p É o s & utilização de leiras grandes maiúscuias, pera que o
“ x texto seja tornado por ums manchete ds jornal
e s 8 relação ostrulural do oposição enire os perodos, para
a mostrar a diferença entre competência e desejo.
8 acréscimo do uma informação, para relativizar pars O
MELO E CASTRO, 2. MM. Pérduo. 1861 leitor o contraste entre competência e desejo.
LET-PROVA i- PÁGINA 18 BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO
O
QUESTÃO 119 === gs
Receita para se fazor um herói
Toma-se um homem
Feito de nada como nós
Em tamanho natural
LJ
Embebece-lhe a came
o irracional
ama a fame, como o ódio
De um
Depois, perto do fim
Levanta-se o pondão
E toca-sa o clarim
E inca-se
o clarim
Serve-se morto
Serve-se morto
Morto, morto
Na letra da usnção “Roceita para se fazer um herór,
da benda de rock nacional Ital. percebe-se ceria confluência
de gêneros, pois nesse texto mescla-se a estrulura tradicional
de uma receita à
delimitação dos elementos estruturais lípicos de uma
narrativa.
encenação de um fato presente em subgêncros como
a tragédia.
lacunas e parcialidades
e
a
8 estrutura paralelística pertencente ao gênero dramático
B racterísticas do gênero lírica
a
objativiciade e formalidade inerentes ao gênero épico.
QUESTÃO 120
TEXTO!
ASSISTE AO ENTERRO DE UM TRABALHADOR
DE EITO E QUVE O QUE DIZEM DO MORTO OS AMIGOS
QUE O LEVARAM AO CEMITÉRIO
— Essa cova em que estás,
com palmos medida,
é e cota menor
gue tiraste em vida.
— é do bem tamanha
nem largo nem fundo
é 2 parte que te cabe
neste latifúndio.
— Não é cova grande.
é vova medida,
é a terra que querias
ver dividida.
MELO NETO, J. C. Morte o vida sovorino, Disponível em:
“big low comfpocsiafoão, ccbral melo. netolseverineio
tran. Acesso em: U4 new. 2015. Fragmento]
——
TEXTO
nível er: <htips:/laiuffeartuona. es worapress.
fipas 2/S-dermarcava-de-terras-indizenas gif
Acesse em: 04 nox. 2015
O lexio | é um fragmento de ldorio a vicia severina, obra que
trai vida dos habitantes do Sertão nordestino.
Comparando-o ao texto , observa-se que há uma relação de
8 compiementação, pois o texto Il mostra que o problema
abordado no texto | foi resolvido.
& contraste, pois o texio Il treta da questão indígena,
& não do retirante nordestino.
& oposição, pois o texto Il aborda a questão defendendo a
perspectiva da bancada ruralista.
& redundância, pois ambos os textos retratam a miséria
dos Índios a cos nordestinos.
8
semelhança, pois ambos criticam o problema da
cone
ação de terras no Brasil.
QUESTÃO 12/======——.—
O QUE FAZER COM OS MENORES INFRATORES?
posso
DAR UMA
SUGESTÃO?
amo
eim <hlhy:/8em,2. uol com brfanget»
Acesso em: 12 now. 2045.
Na construção de críticas em relação a assuntos que
geram polêmica na sociedades, é comum chargislas,
ao expressarem seu posicionamento, assumirem uma
postura de exagero proposital. O principal recurso
ompregado por Angeli em sua charge foi o(a)
sitação de autoridades.
descontextualização do problema.
caricatura de personagens.
referência hi
e;
vossos
ridicularização d's políticos.
BERNOULL! SISTEMA DE ENSINO
LOT-PROVA II PÁGINA 17
QUESTÃO 122 se nto
A questão do aborto está mal posta. Não é verdade
que alguns sejam a favar s outros contrários a ele. Todos
contra esse tipo de selução, principalmente os milhões
de mulheres que se subinetem a ela anualmente por
não enxergarem alternativa. É iógico que o ideal seria
instrui-las para jameis engravicarem sem desej
mas a natureza humana é mais complexa: alé médicas
ginecologistas ficam grávides sem querer
VARELLA, D. Nispontvel er; <hitpulidrauzicwarelle.com brimulhar-2
gravidoz/a-cuestagião aborto», Acesso em: 25 now.
À
Questões polêmicas 'movimentem a sociedades
São lemas nas redes sogiais, e diversos profissionais
de diferentes áreas, costumam se manifestar em suas
páginas pessoais. Dráuzio'varella, médico canesrologista,
posiciona-s
e no excerto sobre a tomática da iegalização
do aborto. Pelo Ultimo período, segundo o autor do texto,
infs
-se que o(a)
aborto em muiheres do baixa renda é menos aceitável
adecisão daquelas
do que em mulheres abastai
é menos confiável
crença generalizada de que ainda faltam informações
a respeito do aborto e de suas consequências para «
mulher exisi
interrupção clandestina não é justificada, principalmente
em mulheres informadas, ainda que a gravidez
indesejada lhes cause sofrimento.
julgamento social acerca dia falta do prevenção por parte
das mulhoro em gravidez indeseja
que culmina
ainda so faz presente.
mulheres mais insiruídas
preconceito em relação às
existe, em oposição so julgamento das mulheres de
menos condições.
QUESTÃO 123
Envelhecer
Antes, todos os caminhos jam.
Agora todos os caminhos vêm
A casa é acolhedora, os livros poucos.
E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.
QUINTANA, M. Presa e verso. Perto Alega: Elera co Clobo, (
Em seu poema, Mario Quintana refleie quento
Envelhecer”, para alcançar sentido, apresenta
passagem
do tempo.
& , clementos de narrativas iradicionais.
o
hibridismo entre os gêneros lírica s narrativo
recursos líricos convencionais.
características da crônica Jornalística.
composição semelhante ao gênero dramático.
QUESTÃO 124 = free
A definição da consumismo
O consumismo é consideraco uma duença psicológica
que afeta principalmente as mulheres, pois, na maior
parte das famílias, é a elas que cabe o cever co fazer as
ios.
cumpras e manter a casa com os produtos necessá
à definição correta de consumismo é: 'c aio
de consumir produtos ou serviços, muilas vezes,
sem consciência”. Portanto, esse tipo de disiúrbic estã
relacionado ao consumo de uma quantidede exagerad= de
prociutos cu consumo se produtos desnecessários.
São comuns, no dia a dia, cascos de pessoas
afetadas pelas ideias consumistes, o que torna
evidente que 9 consumismo é uma doença grave, quis
lesa um
parte consideravel da população, gerando
p Pp 9
problemas financeiros
Di
conívei em: <ntipullconsumapi Aloaspo- com.br
o em: OS mar. 2015 (Adaptação)
Os textos, em geral, para convencerem seus leitores,
utilizam recorrentemente fatos e opiniões. Na definição
de consumismo apresenteda, caracteriza-se como ovinião
a ideia ce que o consumismo é um(a)
prática de adquirir em excesso produlos necessários
distúrbio presente no cotidiano das pessoas
le considera
doença grave que afeta vel da população.
fator relacionado ao dever di: Jheres da comprar.
e financeiros.
motivador de civersos problemas sociai
QUESTÃO 125 =55SESSSSSSSSSSSy tm
TEXTO |
O ludisma 4 um tormo atribuído ao jogo, à diversão.
so entre:
animento. A função lúdica ocorre quando a arte
utilizada como um ceieite, aris pela arte.
Disponível cm:
adivowy programamaissa ser. com.
Acesso em: 2º nov. 2014.
TEXTO
O cego
cidade
retina
sotina
opacidade
H. Disponível own saara cro ri
21 n9m 2014,
O texto | apresenta um conceito do qual o texto il serve
com
de exemplo. Isso é provado pelo feio de que o texto
jação ao texto 1
apresenta, em .
& interpretação ambígua decorrente da função lúdica
insinuação de que a cegueira é algo monótono.
& referência a um universo citadino como forma de humor.
& alusão à cegueire por insio de jogo do palavras inusitado
& temática exploradora das fraquezas humanas
PROVA IL PÁGINA 18
BERROULL:
QUESTÃO 131
o
Saudosa maloça
Ss o senhor não tá lembrado
Dá licença de contá
Que acá onde agora astá
Esse adifício arto
Era uma casa veia
Um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mas um dia, nós nem pode se alembré
Veia vs homis c'as ferramentas
O cono mandô derruba
Pegueimos tudo as nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição
Que tristoza que nós sentia
Caca téuba que caía
Doia no coração
jaloua. in: Aconram Barbosa. Os ynintusos
colibris / Saudade da maloca, L2, 1551, [Fragmento
No texio em questão. há a utilização de um registro
linguístico que não corresponde à norma padrãe da lingua
Considerando e contexio retratado, o registro ampregado
& confere um tor mais leve, beirando ao relato de humor
contido na letra da canção.
configura um erro por não se adequar à situação
comunicativa aprssentaca.
distancia-se da forma usual de lingua, chegando a
dificultar sua compreensão.
v o o
ermite a inferência do
21 educacional em que o eu
frica se insere.
Bs
prejudica a aceitabilidade do texto, já que desprestigia a
ida.
mensagem emi
QUESTÃO 132 === mim
Verbo ser
QUE VAI SER quando crescar? Vivem perguntando
em redor. Que & ser? É ter um corpo, um jeito,
um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar
quando crescer? Usar outro nome, corno ce jeito? Ou
a gente só principia a ser quando cresce? É terrível.
ser? Dái? É vom? É triste? Ser: pronunciado tão
depressa, e cade tantas coisas? Repito: ser, ser, ser.
Er. R. Que vou ser quendo crescer? Sou obrigado a?
Posso escolher? Não vou Não
para entender. Não
quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. juecer.
ANDRADL, 6 [9 Poesia e prose, Rio de Jeneiro; Nova Aguilar 1987
A inquietação exi
corporal e a sus corporeidade se desdobra em questões
lenciai do autor com a autoimagem
existenciais que têm origem
€& nocontilo de padrão corparal imposto confia as convioções
de ser autêntico 2 singular
na aceitação das imposições da sociedade seguindo 2
influência de outros.
& na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e
culiuras familiares.
& noanseia dedivulgarhábitos enraizados, negligenciades
por seus antepassados.
& na certeza da exclusão, revela
seus pares.
'a pela indiferença de
QUESTÃO 133=— >> mm
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula
disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas entes da
Pré-História havia a pré-história da pré-história e havia o
nunca e hevia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei
que o universo jamais começou.
É]
Enquanto cu tiver perguntas e não houver resposta
continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as
coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-
Pré-História já havia os monstros apocalíplicos? Se esta
história não existe, passará e existir. Pensar é um ato. Sentir
é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo 9 que estou
escrevendo. [..] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida,
inventada pelas nordestinas que andam por ai aos montes.
esta história será o resultado
de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos
poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência
de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como
que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido.
Como eu irei dizer agor:
Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como &
morte parscs dizer sobre a vida — porque presiso registrar
os fatos anlecedentes.
LISPECTOR, E A horz da estrele, Rio de Janeiro: Rocco, 198:
[Fragmento
A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha à
trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com 2 obra
Ahora da estrela, de 1977, ano da morte da esuritora. Nesso
fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador
& observa os acontecimentos que narra sob uma ótica
distante, sendo indiforente aos fotos e às personagens.
& relata a história sem tertido a preocupação de investigar
os motivos que levaram aos eventos que a compõem
O revela-se um sujeito que refleie sobre questões
existenciais e sobre a conistrução do discurso
& aúmite a dificuldade de escrever uma história em razão
da complexidade para escolher as palavras oxatas
& propõe-se a discutir questões do natureza filosófica e
metafísica,
incomuns na narrativa de ficção.
BERNOULL! SISTEMA D
PROVA i- PÁGINA 21
QUESTÃO 134 — ras s near ain
HAGAR DIK BROWNE
Tem algo pra dor claro. Por que você quer uma
no estômago? Gauilache* dor de estômago?
BROWNE, D. Disponível am: <irtp:humerfl infoique-significa-texio-sume-istico/>, Azesso em, 28 nov. 2015.
1º) Goulache prato húngaro típico feito com vamos ds porco e vaca
() Helga — esposa de Hegar
Considerando as falas das personagens e o contexio em que estão inseridas, o humor existente na tiinhia decorre do(a)
8 ambiguidade presente na pergunta de Eddis Sortudo no primeiro quadrinho.
& estranhamento gerado pelo pedido pouco convencional de Eddie Sortudo.
8 ingenuidade nas fales de Hager, que ajuda o amigo mesmo sem cntendê-to.
É insensibilidade na fala de Hagar à siluação que enfrenta Eddie Sortudo.
& sarcasmo presente na pergunta feilz por Hegar na segundo quadrinho.
QUESTÃO 135
saúde&
bemestar
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
NOVAS OPORTUNIDADES
PARA PORTUGAL
“3 [4 JAN. 2010 | LISBOA
E
TURISMO DE Um
PORTUGAL
Bea)
isponivel em: <hips.!wwolickr comiphotos/E17763256)NIZ/56 19026 /22/in/prowsseem>. Acessmer: 25 nox, 2015
As peças publicitárias apresentam olemenios de linguagem verbal é não verbal o têm a intenção de convenser 0
leitor. Considerando seus objativos, o texto em questão
ectador ou
& almeja aliar turismo & qualidade de vida para eireir novos negécios a Portuga!
& busca demonstrar como Portugal é favorecido por diferentes tratamentos ce saúce.
& pretende destacar ue, em Portugal, as terapias altemativas são possiveis.
& tenta indicar pera o público em geral como buscar boa saúde em Portugal.
& objativa mostrar aos portugueses novas oportunidades ce turismo no país.
LeT-PROVAI Página 22 BERNOULL! SISTEMA DE ENSINO
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Questões de 136 a 180
QUESTÃO 135 ==
A arte do masaico buscava padrões constituídos
por pequenas unidades de tamanho e formas similares.
A figura a seguir representa um mosaico arabesco, que se
encontra na parte de baixo do domo da Tumba de Hafez,
em Xiraz do Sul de Chumeilândia. Observe que os padrões
geométricos estabelecidos dividem o plano em partes
congruentes. que acabam formando uma estrutura simétrica,
sendo cada uma dessas pares obiida pela própria rotação
da figura
Suponha que um especialista na arts do mosaico de:
construir uma reprodução dessa peça o estabelece a medica
do ângulo « destacado na figura.
Nosse caso, o valor encontrado pelo especialista foi de
nas,
qa
ao.
nºs.
nez
vas so
QUESTÃO 137 =—
A editora Panini do Brasil foi a responsável
impressão dos álbuns da Copa do Mundo do ano de 2014.
a produziu 8,5 milhões de albuns, cada um composto por
la
200 cromos (figurinhas), sendo R$ 1,00 a preço de cada
envelope com 5 cromos. A editora deseja fazer um cálculo
nda cias figurinhas,
didos, 80% tenham
aproximado da receita total com &
estimando que, do total de álbuns
sido completados.
Suponha que, para completar um álbum, uma pessoa precisa
dobro do número ce cromos que o compõem. Nesse caso,
o valor arrecadadi
compietados com todos os cremos vendidos foi ds
e 450
478,
1 trilhões de reais, pare os álbuns
458
e.8s
sda.
õ
are.
EMA DE ENSINO
BERNOULLI SI
QUESTÃO 138 ==" a smmm
Os produtos notáveis buscam facilitar os
reduzir o tompo de resolução e agilizer o apren
Os gregos, na Antiguidade, faziem uso de procedimentos
aty
n
dos produlos notáveis pelos gregos está registrado na
obra Elementos, de Euclides de Alexandria, na forma de
representações geométricas. Um dos problemas clássicos
pode ser mocemamente reescrito como a seguir:
ricos e geométricos exatamente iguais aos produlos
veis modernos. É importante destacar que o uso
“Um jardim de 400 unidades ds área será plantado por
um agricultor, sendo dividido em quatro regiões, conforme
a ilustração a seguir. esposa possui grande afeição por
um tipa específica de flor e deciçe airibuir à medida bo valor
ce 75 unidades de comprimento”
Região Iy
O valor que deve sor encontrado pelo agricultor para a
medica a, na mesma unidade de comprimento citada, é
2
4
5
6
“82 4 &
E
QUESTÃO 139 == tim
Uma passoa tem uma coleção de papéis de carta
e ceseja guardá-la em um élbum. Ela vai, então, a uma
mprar um álbum, e lhe são apresentadas
um A, que organiza os papéis em grupes
de 15, é o álbum B, um pouco maior, que organiza os papéis
em grupos de 18. Essa pessoa percebeu que se guardasse
os papéis no álbum A, sobraria um grupo incompleto com
7 papéis de carte, ao passo que se fossem guardados
no álbum E, seriam formados 5 grupos a menos, mas.
mesmo assim. ainda sobrariem 4 papéis do carta
O número de papéis de carta que essa pessoa possui
pertence so seguinte intervalo:
& [3509,400[
& [400,450[
O [450,500[
& [500,550[
€ 1550.5007
MAT— PROVA | - PÁGINA 23
QUESTÃO 147 === mm
Uma escala possuí três turmas de 3º série do Ensino
Médio: A, B e C, todas com o mesmo número de aluros.
Os professores dessa escola esião planejando uma
excursão para uma cidade distante, apenas com as turmas
da 3º série do Ensino Médio, s contrataram uma pousada
para que todos vs alunos possam dormir. Cs dormitórios
são separados em dois prédios, e os organizadores
decidiram que os meninos dormiriam em um dos prédios
e as meninas, no outro. Como os dormitórics comportem
quantidades diferentes de pessoas, foi necessário realizar
uma análise ca quantidade de meninos e meninas entre
os alunos ca 3º série. Vorificando as listas de chamada,
os professores observaram que, na turma A, 50% dos
na turma B, 50% são meninas e, na
turma C, 70% são meninas
elunos são menin:
Então, no conjunto das wês turmas, a porcentagem de
meninos é de
30%.
40%.
50%.
80%
7O%.
ese &
QUESTÃO 148 ——— ce juta
Sempre quo possível, é bom usar aulas práticas para
que os alunos entendam, de forma mais efetiva,
os conhecimentos geométricos. Pensando nisso,
a professora de gcomctria da sala de Ana Clara propôs
a seguinte tarefa:
* 4º passo: desenhar um triângulo qualquer e marcar
seus ângulos internos;
MAT - PROVA II- PÁGINA 26
Com essa alividade, a professora de Ana Clara tem o intuito
de mosirar que
& a soma des ângulos internos de um tiângulo é 1807
& um triângulo só pode ser dividido em três quadriáteros.
€& a soma dos três ângulos extemos de qualyuer triângulo
é igual a 360º, E
& a soma de três ângulos agudos quaisquer é sempre um
ângulo de meia volta
& asomacas medides de ês ângulos
& sempre iguai a 180º.
sue
&
&
a
&
isque
QUESTÃO 149===E=—— va un
Simetria é por vezes definida
smo "proporções
perfeitas e harmoniosas” ou “uma estrutura que permito
que um objele seja dividido em partes de igual formato s
n
tamanho”, Quando pensamos s
simetria, provar
mente,
imaginamos algum tipo de combinação de tocas ou
algumas dossas palavras. Isso se explica porque quer
em biologia, em arquitetura, em arte, quer em geometria,
simetrias refletem, ds alguma forma, todas essas
caracteristicas.
Embora ss
intuitivamente, é um pouco meis dificil defini-las em termos
a fácil reconhecer e compreender simetrias
matemáticos mais precisos. No enianto, ro plano. aic
básica é bastante clara: uma figura no plano é simétrica
se podemos dividi-la em partes ce alguma maneira, de tal.
a
modo que as partes resultantes dessa divisão coincidam
osrfeitamento quando sobrepostas. '
Disporivel eme <hetatwcawim ut eller
sala/ponteudorcapiuios/capzi53 hm
tprojetotorojelusterecalculor
. Agessu err: DB Uma, 2078.
serve a figura a seguir, que represenia uma borboleta
com as asas abertas
O eixo te simetria dessa borhbeleta pode ser repre:
pelo(a)
ntado
& antena direita da borboleta.
& antena esquerda da borboleta
& corpo da borboleta.
€& asa esquorde da borboleta.
& asa direita da borboleta
DERNOULL! SISTEMA DE ENSINO
QUESTÃO 150 ==—mmmmm
Na fabricação de uma chapa ce aço quadrada, o diretor
de marketing de uma empresa aconselhou sua acuipe à
manter todas as dimensõe:
da chapa a serem divulgadas
na embelegem, na mesma unidade de mediga do sistema
métrico decimal
Se a chapa possui uma árca ce superficie igual a 1 mê
& espessura de 1 mm, as dimensões na embalagem que
seguem o conselho do diretor de marketing são
O 1xtx1.
1x1x0,1.
1x1x0,01
100 x 100 x1
eso
1OCO x 1000 x 1
QUESTÃO 151 ==
mpeonato de futedol, um vendedor
ontrada do estádio, camisas é
asse dia, comprou desse
orum boné s uma camisa, pagando R$ 25,00 pelas duas
peças. Ao final do dia, mantendo os preços, foram vendidas 60
samises e 80 bonés, gerando uma amecadação de R$ 2 400,00.
ambulante comercializa, ne
bonés do time da casa. Um torcedor.
Nesse dia, a porcentagem que de
amisa para se obler o preço do boné é
er retirada do preço
QUESTÃO 152
P
a biblioteca da escola, um professor propôs um projeto
incentivar o interesse dos alunos em utilizar
pedagógico: um mu:
paraorgenizar os livros da bibliot
ca
Nos primeiros 3 dias, um grupo de 20 alunos, dedicando
3 horas por dia, consoguiu orgenizar a metade dos livros
nas estantes. Empolgados com esse resultado, mais 10
slunes, trabalhencio no mesmo ritmo, se juntaram ao grupo
anterior, de forma que em mais 2 dias a tarefa foi concluida.
Para registrar a carga horária investida nesse projeto,
isou calcular o número
professor que iterou o mutirão pr
de horas diárias que os alunos cedicaram a essa tarefa nos
úlimos 2 dias.
Qual foi o valor, em horas, encontrado pelo professor?
21
22
ga
Ba
as
QUESTÃO 15] = io
O dono de uma rede do farmácias desconfiou que
estava perdendo alguns remédios em seu estoque devido au
vencimento do prazo da validade dos produtos e resolveu,
=. Ao analisar o estoque
a várias caixas de um
então, fazer uma inspeção no est
ds uma de suas farmácias, ande her
, 1 .
mesmo remédio, ele perccbeu cue | do estoque estava
5
ver
cido, 20% do restante foram levados para outra far:
da mesma rede e, do que sobrou, 25% foram vendidos.
Se ficaram ainda 15 caixas no estocue, então v iotal de
caixas inicialmente presc
to nesse estoque era igual à
12.
18.
20.
2.
A DR)
30.
QUESTÃO 154 mma
Nos Estados Unicos a unidade de medida de volume
ida (foz),
que equivale a aproximadamente 2,95 centilitros (cl).
utilizada em latas ce refrigerante é a onça
Sabe-se que o centilitro é a centésima parte co litro e
que a lata de refrigerante usualmente comercializada no
Brasil tem capacidade de 355 mL.
Assim, a medida do volume da lata de refrigerante de 355 mL,
em onga fluida (il oz), é mais próxima de
g 083.
o 1,20.
8 12,03.
O 104,73.
8 120,34.
QUESTÃO 155 = prum
Nas compras de Netal, Juv
a mais comprando um pr
u um dinheiro
al gas!
nie para sua mãe, além do
presents cue havia comprado para Judite, sua namorada.
Suponha que Juvenal gastou 35% do seu salário na
compra de um vestido para sua namorada e, em seguida.
gastou 60% do que restou comprando uma blusa parz
sua mãe
Após essas duas compras, qual foi o percentual do sa
do Juvenal qj india lhe restou?
O 20%
BERNOULLI SiSTE
EnSINO
MAT- PROVA PÁGINA 27
QUESTÃO 156
Antônio aplicou R$ 10 000,00 durante 2 anos no banco A
cue remunera as aplicações em uma taxa de 20% eo ano
Já Bruro aplicou a mesma quantia, pelo mesmo perívdo,
em divicindo-a em partes proporcionais a 4 c “ em cois
bancos ciforentes, B e C, respecivamento, que remuneram
com taxas diferentes. O banco B remunera
10% ao ano.
a diferença dos rendimentos obtidos sor
Bruno & Antônio, em reais, ao final dos 2 anos, foi de
e 340
& ec.
& 1540
o
a
1926.
6420.
QUESTÃO 157
Pedro possui um automóvel fe:
ou gasolina em qualguer proporção.
consumo médio de 1 lro de combusilvel a cada 12 quilômetros
rogados, Em um deleminado instante, o tanque do carro está
com 24 litros de combustível, sendo 30% de álecol, e o restante
de gasolina. Após percorror uma cislância de €4 quilômetros,
Pedro ebasteceu o carro, completando 9 tanque de 50 litros
com uma mistura álcool / gasolina com 20% ds álenol
us funciona com áleocl
Quel é o percentual de álecol no tanque de combustivel epós
o abastecimento?
272%
25,8%
23,4%
22,0%
2A%
eos
QUESTÃO 158 ==—=—=—==—=
Secretaria de Saúde de um município avalia um
programa que disponibiliza, para cada aluno ce uma escola
municipal, uma ser usada no trajeto de ida
e volta, entre sua Na fase de implantação
do programa, o aluno que morava mais distante da escola
reelizou sempre o mesmo lrajelo, representado na figura,
4 1:25 OCO, por um periodo de cinco dias
Escola E.
Reprodução.
| Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase do
“ impla
84
Bs
& 18
o 2
e 4
tação do programa?
QUESTÃO 159 === ss yum
Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inici
para organizar uma festa, que seria dividido entre elas
em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcer com
todas as despesas, f
vam R$ 510,00, e que 5 novas
pessoas haviam ingre:
do no grupo. No acerto foi decidido
que a despesa total seria dividi
em partes iguais pelas
| 55pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua
parte,
contribuir com mais R$
cada uma das 50 pessoas du grupo inicial deveria
c.
De acordo com essas iniarmações, quai foi o valor da cota
calculada no acerto final para cada uma das 55 pessuas?
8 R$14,00.
& R$17,00.
O R$2z200
& R$32,00
& R$57,00.
QUESTÃO 180
O mês de janeiro é famoso peias liquidaçães, pois as,
ojas aproveilam o período e tentam vende:
e produtos
que sobraram do Natal. Em um shopping, todas as lojas
ateriram à campanha promocional e identificaram as peças
com etiquetas verdes, amarelas = vermelhas, conforme os
descontos que seus preços recebiam. Os procutos com
etiqueta verde têm um des
onto de 20%, os com eliqueta
amarela, 30%, e os com etiqueta vermelha, 60%
Rafael comprou uma camisa com ctqueia verde por
R$ 48,00, uma calça com etiqueta amareia por R$ 28,00
vermelha por R$ 180,00. Se Rafael
efetuado essa compra, ant
da remarcação dos
ria gastado um valor muito maior.
preços,
Em relação ao vaior total, antes dos descontos, a economia
de Rafael foi de
O 20%.
38%.
49%.
51%.
ve eo
56%.
MAT - PROVA Il- PÁGINA 20
BERHOULL! SISTEMA DE
QUESTÃO 164
mm
Uma torneira não foi fachada corretamente e ficou
pingando, da O hora
& horas da manhã, com a frequência
de uma gota a cada 3 segundos. Sabe-se que cada gole-
dágua tem volume de 0,2 ml.
Qual foi o valor mais aproximado do total de água
desperdiçada nesse período, em iffros?
02
812
8 14
e 2
2 eus
QUESTÃO 165 ===" mim
rviços de uma empresa
por telefone alravés dc SAC (Serviço de Atendimento
ao Consumidor). O atendente citou para Jcão o númera
de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele
anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismo
ditados pelo atendente 2 anotou o número 1
sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João
não entendeu.
De acordo com essas informações, a posição oruparta pelo
algarismo cue falta no número de protocolo é a de
8 centona.
( dezena de milhar.
& centena de milhar.
B milhão.
& centena de milhão.
QUESTÃO 166 E eo
Num certo teatro, as poltronas são divididas em setores.
Afiçura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual
as cadeiras escuras estac reservadas a as claras não foram
vencidas.
dell od
er ed o]
tl el elle!
ii eee
pelo) pel ql el lc) =]
lia o(s Las [E o ss
dit AA
Recrocução.
SETOR 3
SERNOULL! SISTEMA DE ENSINO
Arazão que representa a quantidade de carleiras reservadas
do setor 3 em relação ao total de careiras desse mesmo
setor é
e”
a
ss
53
70
e
os
17
e
17
QUESTÃO 167 =—=mem
eo
Uma cooperativa de colheita propôs « um fazendeiro
um con
ato de trabalho nos seguintes termas: a ccoperativa
forneceria 12 trabalhadores e 4 máguinas, em um regime de
trabaiho de 8 horas diárias, capazes de colher 20 hectares
de milho por dia, ao custo de R$ 10,00 por trabalhador por
dia de trabalho, e R$ 1 000,00 pelo aluguel diário de cada
máquina. O fazendeiro argumentou que fecharia contrato
se a cooperativa colhesse 180 heclares de milho em 6 dias.
com gasto inferior a R$ 25 000,00
Para atender às exigências do fazendeiro e supendo que
o ritmo des trabalhacoros e das máquinas seja constante,
a cooperativa deveria
€& manter sua proposta.
oferecer 4 máquinas a mais.
oferecer 6 trabalhadores a mais.
aumentar a jornada de trabalho para 9 horas diárias
mes o
reduzir em R$ 400,00 o valor do aluguel diário ce uma
máguina.
QUESTÃO 168 tm
Ano-luz (simbolo: ly. do inglês light-yoar) é uma medida
de comprimento, com valor aproximado ce 10 trilhões de
quilômeiros, Conforme a definição da União Astronômica
Internacional (UAI), um ano-luz é à
atravessa no vácuo em tm Ano Juliano.
distância que a luz
Disponível em: <httns:/pt wikipedia. orgAwikifAno-iuz>. Ac
O% dez. 2015 (Ada
Considere que a distância entro o planeia Terra 8 o Sol
seja de 159 milhões ds quilômetros. Dessa forma, a razão
entre um ano-luz e a distância entre a Terra e o Sol é de,
aproximadamente,
O 5.60x 10º.
x 105,
o
6,66x 10.
O 1,5x103
e 15x10+
NAT - PROVA Il - PÁGINA 31
QUESTÃO 169 —— escassas
A figura a seguir mostra as medidas reais de uma
acronave que será fabricada para utilização por companhias
de transporte aéreo. Um engenheiro precisa fazer o desenho
desse avião em escala de 1:150.
38 meiros
Reprodução ; Enem.
Desenho com medidas de avião
Para o engenheiro fazer esse desenho em uma folha de
, deixando uma margem de 1 cm em relação às bordas
'ha, quais as dimensões minimas, em centimetros, que
essa folha deverá ier?
O 29cmx34em.
8 39emnx4,4 em.
8 200cmx25cm.
O 21cmx26cm
O 1920mx 242 cm
QUESTÃO 170 === qu ma
O gerente de uma empresa de contecção estima,
por algumas anolações feitas por els, que 18 costureiras
produzem 240 peças trabalhando 8 horas por dia. Os donos
dessa confecção pretendem abrir uma filial em outra cidads,
na qual serão fabricadas 180 peças por dia, e e jornada de
trabalho será de apenas 6 horas digrias. A fim de planejar
as custos desse empreendimento, os donos da empresa
solickam ao gerente que estabeleça quantas coslureiras
deverão ser contratadas para a filial
Considerando que as costureiras contratadas têm o mesmo
ritmo de produção das que trabalham na empresa matriz,
a quantidace ce costureiras que o gerante deve sugerir que
sejam coniratadas é
10
12
14
16
18.
jseosos
QUESTÃO 171 ===> mma
Animado com seu dia de folga do trabalhe, David reselveu
fazer um passeio pela cidade o também algumas compras.
a gasiar, antes ce sair Ce
ele contou quanto havia de dinheiro na carteira, Sepa!
heu que passula 12
2,00, e o restante, noias de
Para saber o quanto pod! a
DB
natas de acordo com seu valor, el
notas ao todo, sendo uma de R$
R$5,008 R$10,
organizado, deixou todas as notas de RS 10,00 na carteira,
totalizando R$ 87,00. Como David é muito
para fazer as compras, e colocou as outras notas no bolso da
calça, pera as despesas menores que teria durante o passeio.
O múmero de not:
carteira é
de R$ 10,00 que ele deixou em sua
& maior ou igual a 8
& menorque 5.
8 primo.
& quadrado perfeito.
€& divisivol por 3
QUESTÃO 172 === ai
Roborto recebeu ds aposentadoria a quantia de
R$ 40 000,00 €& aplicou todo esse valor em um fundo de
investimento, a uma taxa de juros compostos de 2,0% ao mês.
Dois meses após o inicio da aplicação. Roberto resolveu retirar
o rendimento gerado e emprestá-lo a um amigo, para ajudá-lo
a abrir um negócio. Eles acordaram que o empréstimo seria
feito no sistema de juros simples, a uma taxa anual de 60%,
e que seria integralmente quitado após 25 meses.
O valor que o amigo de Roserto deve pagar pare ouitar o
empréstimo no prazo combinado é, em res
O g3ase
& co5e5
é 52020
O 25856
O 3036.
QUESTÃO 173 === im
Em um sil de bate-papo, o sistema detectou que o
jo de almogo (12:00 às
14:00h), aumentava em 3 usuários a cada 10 minutos durante
número de acessos, durante o horé
a primeira hora 6 diminuia em 2 usuários a cada 5 minusos
na segunda nora.
Considerando que às 12:00h havia 30 usuários conectados
nesss site, espera-se que a lidade de pessoas
conectadas às 14:00h seje igual e
e 4a
B as.
oa.
& a.
8 18.
HAT- PROVA PÁGINA 32
SISTEMA UE EN
QUESTÃO 174= = e ma ae
Para siluações de emorgênc: de uma
tema
, a prefeitura
cisiade mantém um caminhão-pipa cujo reserva
forma de um paralelepipedo reto-reiânguio com 3 500 mm de
comprimento, 240 em de largura e 20 dm de altura. Durante
uma prolongada manutenção na rece de abastecimento
da cidade, a prefeitura disponibilizou esse caminhão para
levar água a uma comunidac
»clurante elguns dias. A água à
rvatório por meiu de uma torneira cuja vazão
é constante e igual e 21 litros por minuto.
retirada do res
> O caminhão chega à comunidade com o roservatório
svaziado
continuamente, o exato momento em que esse reservatório
completamente cheio às 7 horas ca manhã,
estará vazio se)
8 15h00min
& 18h20min
& 20h20min.
B 20h40 min.
& 21h20min
QUESTÃO 475 = a es yum
Entenda como funciona a fórmula 85/05
da aposentadoria
O governo publicou MP (mecida provisória) criando
um novo cálculo para a aposentadoria, a chamada fórmula
85/95. A principal vantagem da nova regra é que, para quem
se ençuad
nela, o fator previdenciário não afeta o valor
mensal a ser recobido. O falor, para alguns, oce diminuir
o valor da aposentadoria
Os números 85 e 95 representem a soma da idace ca
niribuição dela para o INSS “Instituto
pessua e do tempo de
Nacional do Seguro Social). 85 é para mulheres e
homens. Por exemplo, se uma mulher tem 55 anos
& 30 anos de contribuição. cla poce se apose!
soma dos dois valores dá &5 (55 + 30).
Disponível em: «hrtp:jecorumia.unL cor erfemprey
ao/201biN7InA entenca como-iuniona-a-ragra-8595.hur>
Axesso em: 02 now 2015,
roliciasires
Consicere que João ne
“cu em janeiro de 1987 e começou
a trabalhar formalmente (passando a contriuir com o INS:
ao completar 23 enos ce idade. Se Jogo não parar de
trabalhar nem deixer de contribuir com o INSS em nenhum
insiante de sua vida profissional. poderá se aposentar a
parir d
» qual ano?
2043
& 2044
& 2045
S 2046
e 2017
QUESTÃO 176 = e emma
Um tanque no formato cilíndrico. usado para
em da óleo com densidade de 800 kg/m,
foi apoiado sobre uma estrutura de ferra conforme
llustração
armaze
m
A estrutura foi dimensionada para suportar 530 kg ao
todo, ou soja, a massa do tanque vazio de 50 kg e do óloo
colocado no interior de recipi
valor de referência para não haver ruatura do sistema.
js não deve ultrapassar esse
A porcentagem máxima do volume total do recipiente que
pode ser enchiga de óleo 6, aproximadamente,
Dado: considere x = 3,
50
vosoa
QUESTÃO 177 —====— e sm
Segundo dados da empresa cus controla a iluminação
pública de São Paulo, em 2010, a cidade possuia 580 mil
lâmpadas de iluminação pública. A médis de troca cas
fâmpadas danificadas na cidade é avaliada em 400 lâmpadas
por dia.
Um novo modelo de lâmpada, que apresenta meior
duração, foi testado, e a prefeitura passou a trocar todas
as lâmpadas canificedas somente pelas lâmpadas do
novo modelo
Considerando quo & quanticade ce lêmpadas na cidade em
2010 e a média de troca diária tenham se mantido constantes
nos anos seguintes, o tempo necessário, em dias, para trocar
npadas da iluminação pública de São Paulo foi:
lodes as
2 1400
B 1450.
& 1500.
2 1550.
O 150.
BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO
MAT PROVA II - PÁGINA 33