Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Bernoulli 2016 - 1° Simulado - Prova 2 Gabarito (1), Provas de Fisioterapia

Bernoulli 2016 - 1° Simulado - Prova 2 Gabarito (1)

Tipologia: Provas

2017
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 12/01/2017

nathalia-carvalho-campos-ferraz-1
nathalia-carvalho-campos-ferraz-1 🇧🇷

4.7

(60)

123 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Bernoulli 2016 - 1° Simulado - Prova 2 Gabarito (1) e outras Provas em PDF para Fisioterapia, somente na Docsity! EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO UM ENSAIO PARA A VIDA INSTRUÇÕES PARA A PROVA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES: 2 Confira se o seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao fiscal de sala para que ele tome as providências cabíveis. 3 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma corresponde à questão. 4 Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a alternativa que corresponda à resposta correta. Essa alternativa (a, b, c, d ou e) deve ser preenchida completamente no item correspondente na folha de respos- tas que você recebeu, segundo o modelo abaixo. Observe: 6 Reserve os 30 minutos finais para preencher sua folha de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. 7 Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas duas horas do início da aplicação. 8 Fica estritamente proibido: a. perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização da prova; b. se comunicar, durante a prova, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; c. utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa da prova; d. utilizar livros, notas ou impressos durante a realização da prova; e. utilizar máquina calculadora ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, tais quais celulares, pagers e similares. Boa prova! A ERRADO ERRADO ERRADO CORRETO A A A PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / PAULA.OLIVEIRA14 / 24-08-2015 (16:35) 2016 PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões numeradas de 91 a 180, dispostas da seguinte maneira: a. as questões de número 91 a 135 são relativas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; b. as questões de número 136 a 180 são relativas à área de Matemática e suas Tecnologias. 5 O tempo disponível para estas provas é de cinco horas e trinta minutos. PROPOSTA DE REDAÇÃO Apartir cia leitura cos textos motivadores redija texto dissertativo-argumentalivo em mocalidade esé sistema prisional brasileiro”. erel ione, de forma coerente e coes: TEXTO! Número de presos dobra em 10 anos e passa dos 600 mil no país Levantamento do G1 iaz raio X do sistema prisiorial no Brasil em 2015. Faltam 244 mil vagas nas cadeias; 39% dos presos são provisórios Para a secióloga Camila Nunes Dias, da UFABC, é preciso encontrar alternativas ao modelo atual de encarceramenta. “Não há mais condições de expandir vagas, muito menos na proporção que a demanda sempre crescente requer. Os números mostrem que é preciso encontrar aitemativas. A prisão não é mais uma opção viável, nem econemicamente, pelos custes (e a privatização a meu ver não é uma solução), nem socialmente, porque ela amplífica a violência. pelas suas próprias caracteristicas, de eslar absolutamente dominada por facções criminesas”, afirma. Segundo ela, muilos juízes estão “descolados da realidade social brasileira” e acabam condenando as pessoas à pena de prisão “de forma indiscriminada”. “Quando tem condições de pagar um bom advogado, sobreludo quando não cometeu um crime violento. a pessoa consegue aguardar o julgamento em liberdace.” [... “Nês temos uma cultura da prisão enfatizada, co enxsrgar a prisão como única resposta à delincuência. TEXTO SI coreto Eu — esprstsnntE n entonação eita 48 GMIL>ES sessoas estão presas 10 Brasil Tom 5 Nossa nonsiapão carsetánia 6 à mais do mada, atrãs apenas dos EUA, a Bhima oa Bitesto. eu: déficit da vag: Ro sistema pI êo INSTRUÇÕES: guintes e com base nos conhecimentos constr. dos 20 longo de sua formação, ita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “O prosilema do « apresentando proposta de inlervenção que respeite os diroitos humanos. Selecione, organize , argumentos e fatas para defesa de seu ponto de vista. Porém, atencência a longo prazo será mostrar que a liberdade deverá ser preservada, porque grande parte desses presos não deveria sequer ei no sistema prisional”, afirma o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini. VELASCO, 6; DASOSTINO, R, REIS, T. Disvt-ivel am: entpulot gcbm com. Acesso air: 19 now. 20718. [Fregmento edeptedo] TEXTO Segundo Timolhy Ireland, representante cia área ocucacional da Unesca no Brasil, dades do Ministério da Saúde indicam, no perfil da maioria dos presos no Brasil, cus jovens entre 18 e 34 anos, pobres, negros e com baixa escolaridade são 73,83% do total da população carcerária. Mais da melado, 86%, não chegaram a concluir o Ensino Funcamental, e muitos são analfabetos funcionais, sem qualificação ou especialização para ingressar no mercado formal de trebelho. Estes dados podem 'e deveriam ser usacos para a promoção de políticas públicas, humanização do sistema prisional. Ao contrário, são usedos pela mídia alarmista para criar e reforçar a tivologia do jovem negro, violento, criminoso. Que deve, portanto, ser punido. As prisões brasileiras, superlo:adas, insalubres, sem profissionalização E certamente, um grande castigo. Mas não o tipo de castigo: ou punição capaz de fazer com que o detento repense sua trejetória. [...] ABRAHÃO, R. Disponível em; <http:!wemvermelro.org.bo, Acesso em: 16 nov. 2015. [Fregmento adeptedol defensor público lotar no Fórum. ca Barra Funda é «esponsával, am média, por à, 8 MIL PROCESSOS CRIMINAIS. 25% Sisto | Anasda Ê entonação da es fedroms, era 12% Ê 2006, ataraorada 8: Disponível em: <brip:venmidefenscria ra gew bi, Avesso em: 18 10%: 2075 * O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. * O texto definilivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. * A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Cademo de Quesíões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: » liver até 7 (seio) linhas esoritas, sondo considerada “insuficiente” = fugir ao terna ou que não elender ao lipo dissertativo-argumentativo: » apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos; * apresentar parte co texto deliseradamente desconectada com o tema proposto. OULLI SISTEMA DE ENSINO LOT-PROVA II- PAGINAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 91 a 135 Questões de 91 a 95 (opção espanho: QUESTÃO 91 ERA e Disponível em: <htto:iestebu amet ole, epot com 9h2008/tiruroawmvf himt>. Acesso em: 17 0% 2015. A ONG WWE promove ações inlemacionais na área de conservação, de investigação e de preservação ambiental O ditado popular cujo sentido ss identifica com a proposta da campanha urisda pela WANF é: & “Aesperança é a última que more” & “Jogar verde para colher maduro.” (& “Mais vale prevenir que remediar” €) “Não vale chorar pelo leite derramado.” & “Abom entendedor meia palavra basta” QUESTÃO 92 - sm espuma Pensar la lengua del siglo XX! Aceptada la dicotomia entro “aspafiol general” acadêmico y “espafiol pariférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por ia corona y las grandes empresas iransnacionales espafiolas, no promueve la conservaciên de ia unidad, sino la unificacion del espafol, cirigida o impucsta Cesde Esparia (la Fundación Espafiol Urgente: Fundeu). Uniciad y unificación no son lo misrno: la unidad ha existido siempre y com ella la variedad de la lengua. riqueza suprema ce nuestras cu'turas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diforencias ci tan importantes coma la civersidad biológica de la Tierra. liurales, que nutren al ser humano y son Culturas nacionales: desde que nacieron los primoros criollos, mestizos y mulatos en s! continente aispanoamericano, las diferenci s de colunización, las improntas que dejaron on las nacientes sociedades americanas los pueblos aborigenes, la oxpletación ds las riquezas nalurales, las redes comerciales colonieles fueron creando culturas propias, ciferentes antre si, aunque con el fondo común de la tradicion espafola. Después de las independencias, cuendo se Instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre Lodo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay 2 Venczuola, esas culturas nacionales se consolidaron y con elles su espafiol, pues la lengua es, ante toco, constituyente. Asi, el espafiol actual de Espafia no es sino una més de las lenguas nacionales def mundo nales, que lianen sus propias caracteristicas; ninguno vale más El espario! aclual es el conjunto de veintidás aspafioles na que alto. La lengua del sigio XXI es, por eso, una lengua pluricêntrica. LARA, LF. Disponível em: «ven. O texto aborda a questão da lingua espanhola no século XXI e tem como função apontar que 4 as especificidades cullurais rompem com a unidade hispânica. & asvari dades da espanhol têm igual relevância linguística e cultural €& a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica. & a consolidação das diferenças da lingua prejudica sua projeção mundial. & a unificação ca língua enriquese a competência linguistica dos falantes. LCT- PROVA II- PÁGINA 6 ispênico. wistaerie clarin.oom>. Avesso om: 25 fev. 2015. BERNQULL! SISTEMA DE ENSINO QUESTÃO 83 E gm Novelas al dictado Álvaro Pombo ni escribe a mano ni aporrea un teclado ÉI dista. “Dicio todo la que se me va ocurriendo y eso forma un blogue. Lo leo, lo corrijo, lo vucivo à Iser, me o leen. Es un mundo de Ia viva voz. Yo cuenta las cosas. Para una novela habitualmente dicto 300 páginas y después de esas se cuitan 50 o las que sean. La gracia es quitar. Y el ordenador es mês cómodo para quitar y poner. Los calcos ya son historia”. Siempre Irabaja por las tardes. El autor de Contra natura o Donde ias mujeres se levanta tomprano. Emplea las maftanas en | o los periódicos con gren atención y preparo un peca lo cus voy a hacer par la tarde”. Arnediodia se da un passo. La artrosis me ha martirizado ymeha inmovilizado mucho. Yo podía antes podia andar y andar. Ahora, lontoy cojtrnco, me siento más”. Está escribisado que soym untibro de posmes al que lama EI barrio. “Yo soy muy de barfio, de esto barrio (Argúelios). Se ha vuello totalmente mestizo, 2 ha llenado de leilandeses y negros. Es estupendo” HC OSISB3 7 han 7a a em: 18 nox. 2015, imundo esteulturai2) icBb4sea html», Ace: nv em; <hrtpztomeme 5 Para o espanhol Álvaro Pombo, em seu of; o que mais lhe agrada é de escritor, andar à torde pelas ruas do beirro ande mora. retirar lrechos dos romances ditados por ele. conviver com os mestiços de bairro onde vive. ler atenciosamente os jornais pelas manhãs. citar as histórias para escrever um romance 296609 QUESTÃO 94 ss min Espafia lidera por primera vez el ranking mundial de competitividad turistica labora e! Foro Econômico Mundial. E! turismo espafio! logra el pocio internacional gracias a la riqueza de sus recursos culturalos, sus infraostructuras y “la adaptación a los hábitos de consumo igitales”, según sefiaia el organismo, que analiza le industria vacacional de 144 países de todo el mundo. Entre las diez primeras posicionss mundiales de competitividad turística, seis están ocupadas por paises europeos. Tados los paises líderos par sus infrecstructuras, las condiciones de higiene de sus establecimientos, y el grado elevado de apertura intemacional El organismo dedica este aho especial interés a sohialar la necosidad de que los países se adapten e las nuevas tendencias del turismo. Acvierte: “"Muchos paises atin deben hacer imãs para enfrentarse a los retos pendientes del sector de viajes y turismo, lo que incluys las políticas de visado una mejor oromoción del patrimonio cultural, la protección del medio ambiente y el desarrollo de las tecnologias de información y comunicacién (TIC). Esto a su vez podriz impulsar el crecimiento económico y la creación de puestos de trabajo”, sofiala en un comunicado Roberto Croti, economista cel Foro Económico Mundial Disponivel em: <hftp:!/acoromveelpais.comieconomiai2015)05/06! astualidacite30ouBasa naR3DS Ft-1> Acesso em: 18 now 207E, O Fórum Econômico Mundial acontece todos os anos, em Davos, na Suiça. Nesse ovento, são discutidas as perspectivas econômicas, políticas e ambientais do mundo. Segundo o texia, entre os objetivos do Fórum de 2015, haveria maior empenho dos países em $ criar novos postos de trabalho para melhor atender às necessidades dos turistas. & conscientizar os turistas acerca de imporiência da proteção ao meio ambiente B difundir & importância do patrimônio cultural para o crescimento do turismo apereiçoar os mecanismos da tecnologia de informação & comunicação & incentivar os países a se adecuarem às tendências atuais do mercado turístico QUESTÃO 95 Latinoamérica Soy... soy lo quo dejaron Soy toda la sobre de lo que se robaron LJ Mana de obra campesina para tu consumo E Soy un pedazo de tisrra que vale la pona Soy lo que sostiene mi bandera La espina dorsal del planeta, es mi cordillera Soy lo que me ensshó mi pare El que no quiero a su patria, no quiere e su madre Soy américa Latina, un pueblo sin piemas, pero que camina Oyet Vamos carninando Aquí se respira lucha Vamos caminando Yo canto porque se escucha Vamos ceminando Aqui estamos de pie Que viva la américa! No puedes comprar mi vida. Celle 13. Dispenivel om: «<hipidiyramey letinoamerica atmkibez2oRiKILga>, Acesse er tume.combifcale-13; É nov. 2015, Calle 13 é uma banda porto-riquenha conhecida por suas letras críticas que exploram temáticas da cultura e da política latino-americanas. Na letra da canção “Latinoamérica”, o eu lírica expõe predeminantemente um sentimento de & derrota, por não se continuar iutando. entir apto orgulho, por seguir lutando apesar das dificuldades. revolta, por ser explorado em sus própria terra perda, por ter sido evitado e sou povo, roubado vem ao Fesignado, por continuar submisso ao explorador. LET-PROVA II - PÁGINA? QUESTÃO 96 - - e OE = uma vm Sorte sua! Você já viu a E vida passando No meu pela janela do trabalho seu trabalho, não tem não é? janelas. aut. 2018. DAHMLIR, À. Disponível em: «hapr!ww falha uol com brilustradaicarumicariunsciaros/fa0/1052015>, Acesso sr Tiinhas são gêneros textuais que, com frequência, valem-se de estruturas linguísticas concisas a fim de despertar reflexões tiva, prevê a leitura de que, em sobra a vida humana em sociedade. O entendimento da tirinha anisrior, cumprindo essa cxpec: B “Você já viu a vica passando”, a personagem pressupõe uma postura de iranguilidace do leitor. “a vida passando peia janela do seu trabalho”, há uma construção de linguagem conotaliva em "a vida passando” e 48 “não &9”, a interlocução serve para provocar e identificação do leitor com o contexto de conformismo. e fala da personagem é de congratulação ao leilor peia condição privilegiada deste. "Sorte sua”, o tom & “No meu trabalho não im janelas”, o termo “janelas” dave ser entendido por meio de uma leilura conotativa. QUESTÃO 97 matem Cunhal Q Porsche de Jesus! Buembal Buemba! Macavo Simão urgente! O esculhambador-geral da República! Três dias de herário de verão! E continuo sem noção! Que hora é hojo? Meio-dia pras quatro. [.. E atenção! Semanz Cunha! O melhar, o Porsche do Cunha está rogisirado na empresa chamacia Jesus.com. E com o acesivo: “Propriedade de Jesus". [..] Jesus jamois iria imaginar que iria virar laranja. [..] E o tuiteiro Beto Comentando revela a Oração do Cunha: “Em nome do Porsche, de Fusion e du Espírito SUV. Amém". O cara é um Corolia. O Cunha não Não renuncio. Não ganho nada com isso”. Até pra renunciar 0 cars é carole, é Corolla! [..] E adorei a declaração do Cunha: quer ganhar algum? Rarará! [..] DEUS NOS ACUNHAI com brlcolu=asjosesiman207 5/10/1595927-cunna-o-parsane-de-esus.shim » Acesso sr 81 Oui 2015. SIRiÃO, 4. Disponivel ore <ittp-ihanima fel uol A mistura dos registrus formal e informal é muito comum em contextos jornalísticos de cunho humorísticos. No texto de José Simão, há marca de coloquialidade em: “Macaco Simão urgente?” “Não renuncio. Não ganho nada com isso.” “O melhor, o Porsche do Cunha está registrado na empresa chamada Jesus.com.” us jamais iria imaginar que iria virar 'aranja seres “Em nome do Porsche, de Fusion e do Espirito SUV, Amém.” QUESTÃO 98 =—— e = = sm to Como seuis lábios entreabertos esbogavam um sorriso, ponsoi ainde: “O que tanto me comove nesse principe adormecido é a sua fidelidade a uma flor; é a imagem de uma rosa que brilha nele como a chama de uma lamparina, mesmo quando ele trágil. É preciso proteger 2 chama com cuicado: um simples sopro poce apagá-ial dorme..." E eu então o sentia ainda mai, SANTA PÉRY, à. O pequeno príncipa. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2079, p. 72. Considerando a passagem do texto, a narração ganha força quando o narrador, ao observar o príncipe, faz uso de recursos expressivos para aponfar uma comparação que demonstra um ato de amor. demonstrar que o pecueno principe precisa de proteção. > muito cuidago ao lidar com crianças. denotar a necessidade € evidenciar o seu pensamento em relação zo pequeno monarca os e forneser uma imagem para explicar o cue a personagem pensa. LCT-PROVA = PÁGINAS RERNOULLI SISTEMA DE ENSINO QUESTÃO 194. - as rt TEXTO! O meu nome é Severino, não tenho outro ce pia. Gomo há muitos Soverinos, que é santo do romaria. deram oniãa de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Meria do finado Zacarias, mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacari e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria Como então dizer quem fala ora a Vosses Senhorias? MELO NETO, v. C. Chra completa. Ria de Jeneiro; Aguiler, 1994. [Fragmento] TEXTO R João Cabral, que já empresizra sua voz ao rio, transtere-a, aqui, so retianie Severino, que, como o Capibaribe, também segue no ceminho do Recife. A autospresentação do personagem, na fale inicial da texto, nos mosira um Severino quo, quanto mais so define, menos se individueliza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens. SECCHIN, A, G. Juxu Cabrai: a poesia de menos. Ric de Janeiro: Topivoks, 1999. ['ragmento] Com base no trecho ds Morie e vida severina (texto |) e na análise critica (lexto Il), observa-se que a relação entre o texio poético & o contexto social a que els faz referência aponte para um problema social expresso literariamente pela porgunta “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?”. A resposta £ pergunta expressa no poema é dada por meio da descrição minuciosa dos tragus biográficos So personagem-narrador. construção da figura do retiranto nordestino como um homem resignado com a sua situação. representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição. apresentação da porsanagem-narrador como uma projeção do próprio poeta, om sua crise 8) descrição de Severino, que, QUESTÃO 105 = tencial, tedo”o jasar de humílce, orgulha-se de ser descondenie cio coronel Zacerias. rsgucça MO feito wwe Disponivel em: <«tto:fleaww coletivoverce.com bribb-euus ra-salvar 2 plancta», Acesso em Acampanha da WavF, organização lundada em 1961, cuja missão é deter = degradação do meic ambiente e incentivar a harmonia do ser humano com a nalureze, apresentou, como slogan de seus textos, 2 declaração “lEs your tum — em português: “É a sua vez” Relacionando-se o slogan ao texio não verdal da campanha, observa-se reflexão acerca doía) ausência dê opções para salvar animais no jugo do casitalismo e consumismo. e 8 choque entre interesses da agricultura & do universo da moda. 8 dependência social dos ruralistas em relação à venda do gado para subsistência. & responsabilidade dos criadores de gado na venda ilegal de animais. e ários humanos. uso de maléria animal para a confecção de vestes o ace: BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO LCT- PROVA - PÁGINA 11 QUESTÃO 106 Novas tecnologias Atualmente, prevalece na midia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas Igadas às atividades de ielecomunicações. Expressões fequentes como “o futuro chegorr, “maravilhas tecr o total com o mundo" “fetichizar” novos produtos, transformendo-os em objetos do desejo. de consuma obrigatório. Por esse molivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas 8 mochiles o “futura” tão festejado. Todavia, não podemos reduzi-nos a meras vitimas de um aparelho inidliático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem somars de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma roiação simbiática de dependência mútua com os veleulos de comunicação, que se estreita a cada imagem cumpartilhada e a cada dossiê pessoal transfvrmado em objeto pública de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentaces na cavema de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas miciáticas, na qual tento controlames quanio somas controlados. SAMPAID A. 5 A mioroásica do espetáculo. Disponível em: <nitp:vo isa com hr>. a (Adepração). Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguistica que permita alcançar os eitores e conventê los com reiação 20 ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, « escolha das formas verbais em destaçue objetiva & criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias. 8 enfatizar a probabilidade de que toda populi esteja aprisionada às novas iscnciegias. ção brasileira 8 indicar, de forma clara, o ponto de vista co que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias. & tomar o isilor copariicipe do ponto de vista de que ele manipula as novas iscnologias e por eles é manipulado. demonstrar «o leitor sua parcela de resporsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas. QUESTÃO 107 - - o Papá P IS, | éssimo! 1 8 professora É pra isso que a "| l he deu gente vai tedo di ia pe qe Í à escola? | e | 4 | Í Se eu viesse de vez em o. plogspot.com bri rox 204 Í Na tirinha, há uma transgressão aos preceitos ca norma culla da língua. Essa inadequação é identificada na utilização do(a) eujelivo “péssimo”, no primeiro quadrinho. pronome demonstrativo “isto”, no último quadrinho verbo “deu”, no vrimeiro quadrinho. locução adverbial “a escola”, no segundo quadrinho. vegas conjunção subordinativa “se”, no terceiro quadrinho QUESTÃO 108 TEXTO! MIRÓ, 4. Disponivel em: sura pinterest come, Avesso em; 12 ago. 2015 TEXTOR Joan Miró Soitas a sigla, o pássaro, o losango. Também sabes deixar em liberdade O roxo, qualquer azul e 0 vermelho. Todas as cores podera aproximar-se Quando um menino as conduz no sol E cria a fosforescência: Acrdem que se cesintegra Forma outra ordem ajuntada Ag real — este obscuro mito. MENDES, tt. Tampo espanhol, R'u de Janéira: Record, 2007 Entre os texios | 8 Il, há um diglogo, embora sejam de manifestações artisticas distintas. A palavra do poema de Murilo Mendes que sintetiza a técnica do pinter espanhol Joan Miró é & “liberda e sor. & “ordem”. 8 & “desintegra”. “mito” ENSINO QUESTÃO 409 cs Barulho Todo poema é feito ds ar apenas a mão do poeta não rasga a madeira não fero o metal a pedra não tinge do azul os desos cuando escreve manhã ou orisa ou blusa de mulher. O pocma é sem matéria palpável tudo o que há rele é barulho quando rumoreja so sopra da leitura. GULLAR, E Tovs po ia (1950-1908). 8. ed. Rio do Janeiro: Jusó O yirpis, 2000. Ay refictir sobre o fazer poético, a voz do poema compara sua arte a outras manifestações artísticas. De acordo com o eu lírico, a subjetividade da passia opõe-se à objetividade do(a) cinema. dança escultura. música. vossas teatro. » QUESTÃO 110 esse ae = um mai Casinha da serra imo do nada Triste sorte de um homem coitado, quando é destinado so Só encontra emarguras na vida, estrada comprida de espinhos traçada Pelo mundo eu vaguei sem destino, despreze; a casinha da serra Por amar uma ingrata fingida, perai a mãe querida e os prazeres cesta terra Ao sofrer essa cruel traição, minha triste intenção era ir pra não voltar Minha pobre velhinha chorava, ajoclhada imploreva para mim fi car Mas o édio roubou minha celima, com a alma ferida fui embora Fui cumprir meu destino perverso, mãszinha hoje peço perdão à senhora. PARDINHO. Casirha ds serra. In' Carreiro & Pardinho. Casinha da sara. LP. 1863. [Fragmento] je ras de músicas normalmente são compostas por uma linguagem 1 em questã is próxima da mosialidade falada da lingua. No texto , um de seus espectes estruturais que o qualificam como exemplar da linguagem informei é o(a) ausência do conectivos para ditou a compreensão da sequência narraílva emprego de vocabulário regional para “ringir o texto a um público-alvo específico. Ocorrência de proncme de natureza cornplomentar para indicar agente de ação verbal Presença de frases ininteligiveis para laiter e nível instrucional elevado. veses recorrência do emprego de adjetivos para criar comação nas ouvintes e ieitoros. LET= PROVA PÁGINA 13 Toda texto apresenta mais de uma função da linguagem, apesar de ser comum a predominância de uma sobr demais. No posima em questão, corre predomínio da função metalinguistica, pois o as O contado da mensagem é seu elemento de destaque. & objeiivo do eu lírico é interferir no comportamento dlo 'eitor. & propósito principal do poema é testar a comunicação. € sentimento do eulirico & maisimportanto que & mensagem, & texio tem como foco o próprio código !inguístico. QUESTÃO Vig ==" tm Dispenivel em: <httpiihvawr! folha vo.com briolnaigalerie!abu=/ images!20070806-propaçandal2.jpg>. Acesso em: 26 now. 2515. Na peça publicitéria em questão, a relação enire texio | e imagem i & abre espaco para múltiplas interpretações por parte do leitor. & apresenta somente caráter ilustrativo para qualificar o produto. & confere maior cestaque à marca do produto, a fim de promavê-lo. B desfaz a embiguidade inicialmente criada na frase em destaque. B enfatiza a relevância do produto anunciado pare os filhos. QUESTÃO 117 —————— mis » Dispon'vel em: «<nttp:itudibzo.com.br/biogiwp-contert! uplevads/20“MWN7imas2-362x510, 2g>. Acesso err: 24 rov. 2215. LA No periodo em destaçue no texto puálicitário, foram usadas algumas estratégias com o objetivo de convencer Pê o leitor a tomar determinada alude. Entre esses recursos, E sobressai o(a) pt xá o & uso ce um texto curto, objetivo e atraente, para que o “ > " receptor consiga interpretá-io em qualcuer situação. , E “ 2 = & metalingusgem presente na frase, para que o leitor a % perceba a imporiância da propaganda p É o s & utilização de leiras grandes maiúscuias, pera que o “ x texto seja tornado por ums manchete ds jornal e s 8 relação ostrulural do oposição enire os perodos, para a mostrar a diferença entre competência e desejo. 8 acréscimo do uma informação, para relativizar pars O MELO E CASTRO, 2. MM. Pérduo. 1861 leitor o contraste entre competência e desejo. LET-PROVA i- PÁGINA 18 BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO O QUESTÃO 119 === gs Receita para se fazor um herói Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural LJ Embebece-lhe a came o irracional ama a fame, como o ódio De um Depois, perto do fim Levanta-se o pondão E toca-sa o clarim E inca-se o clarim Serve-se morto Serve-se morto Morto, morto Na letra da usnção “Roceita para se fazer um herór, da benda de rock nacional Ital. percebe-se ceria confluência de gêneros, pois nesse texto mescla-se a estrulura tradicional de uma receita à delimitação dos elementos estruturais lípicos de uma narrativa. encenação de um fato presente em subgêncros como a tragédia. lacunas e parcialidades e a 8 estrutura paralelística pertencente ao gênero dramático B racterísticas do gênero lírica a objativiciade e formalidade inerentes ao gênero épico. QUESTÃO 120 TEXTO! ASSISTE AO ENTERRO DE UM TRABALHADOR DE EITO E QUVE O QUE DIZEM DO MORTO OS AMIGOS QUE O LEVARAM AO CEMITÉRIO — Essa cova em que estás, com palmos medida, é e cota menor gue tiraste em vida. — é do bem tamanha nem largo nem fundo é 2 parte que te cabe neste latifúndio. — Não é cova grande. é vova medida, é a terra que querias ver dividida. MELO NETO, J. C. Morte o vida sovorino, Disponível em: “big low comfpocsiafoão, ccbral melo. netolseverineio tran. Acesso em: U4 new. 2015. Fragmento] —— TEXTO nível er: <htips:/laiuffeartuona. es worapress. fipas 2/S-dermarcava-de-terras-indizenas gif Acesse em: 04 nox. 2015 O lexio | é um fragmento de ldorio a vicia severina, obra que trai vida dos habitantes do Sertão nordestino. Comparando-o ao texto , observa-se que há uma relação de 8 compiementação, pois o texto Il mostra que o problema abordado no texto | foi resolvido. & contraste, pois o texio Il treta da questão indígena, & não do retirante nordestino. & oposição, pois o texto Il aborda a questão defendendo a perspectiva da bancada ruralista. & redundância, pois ambos os textos retratam a miséria dos Índios a cos nordestinos. 8 semelhança, pois ambos criticam o problema da cone ação de terras no Brasil. QUESTÃO 12/======——.— O QUE FAZER COM OS MENORES INFRATORES? posso DAR UMA SUGESTÃO? amo eim <hlhy:/8em,2. uol com brfanget» Acesso em: 12 now. 2045. Na construção de críticas em relação a assuntos que geram polêmica na sociedades, é comum chargislas, ao expressarem seu posicionamento, assumirem uma postura de exagero proposital. O principal recurso ompregado por Angeli em sua charge foi o(a) sitação de autoridades. descontextualização do problema. caricatura de personagens. referência hi e; vossos ridicularização d's políticos. BERNOULL! SISTEMA DE ENSINO LOT-PROVA II PÁGINA 17 QUESTÃO 122 se nto A questão do aborto está mal posta. Não é verdade que alguns sejam a favar s outros contrários a ele. Todos contra esse tipo de selução, principalmente os milhões de mulheres que se subinetem a ela anualmente por não enxergarem alternativa. É iógico que o ideal seria instrui-las para jameis engravicarem sem desej mas a natureza humana é mais complexa: alé médicas ginecologistas ficam grávides sem querer VARELLA, D. Nispontvel er; <hitpulidrauzicwarelle.com brimulhar-2 gravidoz/a-cuestagião aborto», Acesso em: 25 now. À Questões polêmicas 'movimentem a sociedades São lemas nas redes sogiais, e diversos profissionais de diferentes áreas, costumam se manifestar em suas páginas pessoais. Dráuzio'varella, médico canesrologista, posiciona-s e no excerto sobre a tomática da iegalização do aborto. Pelo Ultimo período, segundo o autor do texto, infs -se que o(a) aborto em muiheres do baixa renda é menos aceitável adecisão daquelas do que em mulheres abastai é menos confiável crença generalizada de que ainda faltam informações a respeito do aborto e de suas consequências para « mulher exisi interrupção clandestina não é justificada, principalmente em mulheres informadas, ainda que a gravidez indesejada lhes cause sofrimento. julgamento social acerca dia falta do prevenção por parte das mulhoro em gravidez indeseja que culmina ainda so faz presente. mulheres mais insiruídas preconceito em relação às existe, em oposição so julgamento das mulheres de menos condições. QUESTÃO 123 Envelhecer Antes, todos os caminhos jam. Agora todos os caminhos vêm A casa é acolhedora, os livros poucos. E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas. QUINTANA, M. Presa e verso. Perto Alega: Elera co Clobo, ( Em seu poema, Mario Quintana refleie quento Envelhecer”, para alcançar sentido, apresenta passagem do tempo. & , clementos de narrativas iradicionais. o hibridismo entre os gêneros lírica s narrativo recursos líricos convencionais. características da crônica Jornalística. composição semelhante ao gênero dramático. QUESTÃO 124 = free A definição da consumismo O consumismo é consideraco uma duença psicológica que afeta principalmente as mulheres, pois, na maior parte das famílias, é a elas que cabe o cever co fazer as ios. cumpras e manter a casa com os produtos necessá à definição correta de consumismo é: 'c aio de consumir produtos ou serviços, muilas vezes, sem consciência”. Portanto, esse tipo de disiúrbic estã relacionado ao consumo de uma quantidede exagerad= de prociutos cu consumo se produtos desnecessários. São comuns, no dia a dia, cascos de pessoas afetadas pelas ideias consumistes, o que torna evidente que 9 consumismo é uma doença grave, quis lesa um parte consideravel da população, gerando p Pp 9 problemas financeiros Di conívei em: <ntipullconsumapi Aloaspo- com.br o em: OS mar. 2015 (Adaptação) Os textos, em geral, para convencerem seus leitores, utilizam recorrentemente fatos e opiniões. Na definição de consumismo apresenteda, caracteriza-se como ovinião a ideia ce que o consumismo é um(a) prática de adquirir em excesso produlos necessários distúrbio presente no cotidiano das pessoas le considera doença grave que afeta vel da população. fator relacionado ao dever di: Jheres da comprar. e financeiros. motivador de civersos problemas sociai QUESTÃO 125 =55SESSSSSSSSSSSy tm TEXTO | O ludisma 4 um tormo atribuído ao jogo, à diversão. so entre: animento. A função lúdica ocorre quando a arte utilizada como um ceieite, aris pela arte. Disponível cm: adivowy programamaissa ser. com. Acesso em: 2º nov. 2014. TEXTO O cego cidade retina sotina opacidade H. Disponível own saara cro ri 21 n9m 2014, O texto | apresenta um conceito do qual o texto il serve com de exemplo. Isso é provado pelo feio de que o texto jação ao texto 1 apresenta, em . & interpretação ambígua decorrente da função lúdica insinuação de que a cegueira é algo monótono. & referência a um universo citadino como forma de humor. & alusão à cegueire por insio de jogo do palavras inusitado & temática exploradora das fraquezas humanas PROVA IL PÁGINA 18 BERROULL: QUESTÃO 131 o Saudosa maloça Ss o senhor não tá lembrado Dá licença de contá Que acá onde agora astá Esse adifício arto Era uma casa veia Um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mas um dia, nós nem pode se alembré Veia vs homis c'as ferramentas O cono mandô derruba Pegueimos tudo as nossas coisas E fumos pro meio da rua Apreciá a demolição Que tristoza que nós sentia Caca téuba que caía Doia no coração jaloua. in: Aconram Barbosa. Os ynintusos colibris / Saudade da maloca, L2, 1551, [Fragmento No texio em questão. há a utilização de um registro linguístico que não corresponde à norma padrãe da lingua Considerando e contexio retratado, o registro ampregado & confere um tor mais leve, beirando ao relato de humor contido na letra da canção. configura um erro por não se adequar à situação comunicativa aprssentaca. distancia-se da forma usual de lingua, chegando a dificultar sua compreensão. v o o ermite a inferência do 21 educacional em que o eu frica se insere. Bs prejudica a aceitabilidade do texto, já que desprestigia a ida. mensagem emi QUESTÃO 132 === mim Verbo ser QUE VAI SER quando crescar? Vivem perguntando em redor. Que & ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corno ce jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível. ser? Dái? É vom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cade tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quendo crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não vou Não para entender. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. juecer. ANDRADL, 6 [9 Poesia e prose, Rio de Jeneiro; Nova Aguilar 1987 A inquietação exi corporal e a sus corporeidade se desdobra em questões lenciai do autor com a autoimagem existenciais que têm origem €& nocontilo de padrão corparal imposto confia as convioções de ser autêntico 2 singular na aceitação das imposições da sociedade seguindo 2 influência de outros. & na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culiuras familiares. & noanseia dedivulgarhábitos enraizados, negligenciades por seus antepassados. & na certeza da exclusão, revela seus pares. 'a pela indiferença de QUESTÃO 133=— >> mm Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas entes da Pré-História havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e hevia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou. É] Enquanto cu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré- Pré-História já havia os monstros apocalíplicos? Se esta história não existe, passará e existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo 9 que estou escrevendo. [..] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por ai aos montes. esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Como eu irei dizer agor: Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como & morte parscs dizer sobre a vida — porque presiso registrar os fatos anlecedentes. LISPECTOR, E A horz da estrele, Rio de Janeiro: Rocco, 198: [Fragmento A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha à trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com 2 obra Ahora da estrela, de 1977, ano da morte da esuritora. Nesso fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador & observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiforente aos fotos e às personagens. & relata a história sem tertido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem O revela-se um sujeito que refleie sobre questões existenciais e sobre a conistrução do discurso & aúmite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras oxatas & propõe-se a discutir questões do natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção. BERNOULL! SISTEMA D PROVA i- PÁGINA 21 QUESTÃO 134 — ras s near ain HAGAR DIK BROWNE Tem algo pra dor claro. Por que você quer uma no estômago? Gauilache* dor de estômago? BROWNE, D. Disponível am: <irtp:humerfl infoique-significa-texio-sume-istico/>, Azesso em, 28 nov. 2015. 1º) Goulache prato húngaro típico feito com vamos ds porco e vaca () Helga — esposa de Hegar Considerando as falas das personagens e o contexio em que estão inseridas, o humor existente na tiinhia decorre do(a) 8 ambiguidade presente na pergunta de Eddis Sortudo no primeiro quadrinho. & estranhamento gerado pelo pedido pouco convencional de Eddie Sortudo. 8 ingenuidade nas fales de Hager, que ajuda o amigo mesmo sem cntendê-to. É insensibilidade na fala de Hagar à siluação que enfrenta Eddie Sortudo. & sarcasmo presente na pergunta feilz por Hegar na segundo quadrinho. QUESTÃO 135 saúde& bemestar CONFERÊNCIA INTERNACIONAL NOVAS OPORTUNIDADES PARA PORTUGAL “3 [4 JAN. 2010 | LISBOA E TURISMO DE Um PORTUGAL Bea) isponivel em: <hips.!wwolickr comiphotos/E17763256)NIZ/56 19026 /22/in/prowsseem>. Acessmer: 25 nox, 2015 As peças publicitárias apresentam olemenios de linguagem verbal é não verbal o têm a intenção de convenser 0 leitor. Considerando seus objativos, o texto em questão ectador ou & almeja aliar turismo & qualidade de vida para eireir novos negécios a Portuga! & busca demonstrar como Portugal é favorecido por diferentes tratamentos ce saúce. & pretende destacar ue, em Portugal, as terapias altemativas são possiveis. & tenta indicar pera o público em geral como buscar boa saúde em Portugal. & objativa mostrar aos portugueses novas oportunidades ce turismo no país. LeT-PROVAI Página 22 BERNOULL! SISTEMA DE ENSINO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 136 a 180 QUESTÃO 135 == A arte do masaico buscava padrões constituídos por pequenas unidades de tamanho e formas similares. A figura a seguir representa um mosaico arabesco, que se encontra na parte de baixo do domo da Tumba de Hafez, em Xiraz do Sul de Chumeilândia. Observe que os padrões geométricos estabelecidos dividem o plano em partes congruentes. que acabam formando uma estrutura simétrica, sendo cada uma dessas pares obiida pela própria rotação da figura Suponha que um especialista na arts do mosaico de: construir uma reprodução dessa peça o estabelece a medica do ângulo « destacado na figura. Nosse caso, o valor encontrado pelo especialista foi de nas, qa ao. nºs. nez vas so QUESTÃO 137 =— A editora Panini do Brasil foi a responsável impressão dos álbuns da Copa do Mundo do ano de 2014. a produziu 8,5 milhões de albuns, cada um composto por la 200 cromos (figurinhas), sendo R$ 1,00 a preço de cada envelope com 5 cromos. A editora deseja fazer um cálculo nda cias figurinhas, didos, 80% tenham aproximado da receita total com & estimando que, do total de álbuns sido completados. Suponha que, para completar um álbum, uma pessoa precisa dobro do número ce cromos que o compõem. Nesse caso, o valor arrecadadi compietados com todos os cremos vendidos foi ds e 450 478, 1 trilhões de reais, pare os álbuns 458 e.8s sda. õ are. EMA DE ENSINO BERNOULLI SI QUESTÃO 138 ==" a smmm Os produtos notáveis buscam facilitar os reduzir o tompo de resolução e agilizer o apren Os gregos, na Antiguidade, faziem uso de procedimentos aty n dos produlos notáveis pelos gregos está registrado na obra Elementos, de Euclides de Alexandria, na forma de representações geométricas. Um dos problemas clássicos pode ser mocemamente reescrito como a seguir: ricos e geométricos exatamente iguais aos produlos veis modernos. É importante destacar que o uso “Um jardim de 400 unidades ds área será plantado por um agricultor, sendo dividido em quatro regiões, conforme a ilustração a seguir. esposa possui grande afeição por um tipa específica de flor e deciçe airibuir à medida bo valor ce 75 unidades de comprimento” Região Iy O valor que deve sor encontrado pelo agricultor para a medica a, na mesma unidade de comprimento citada, é 2 4 5 6 “82 4 & E QUESTÃO 139 == tim Uma passoa tem uma coleção de papéis de carta e ceseja guardá-la em um élbum. Ela vai, então, a uma mprar um álbum, e lhe são apresentadas um A, que organiza os papéis em grupes de 15, é o álbum B, um pouco maior, que organiza os papéis em grupos de 18. Essa pessoa percebeu que se guardasse os papéis no álbum A, sobraria um grupo incompleto com 7 papéis de carte, ao passo que se fossem guardados no álbum E, seriam formados 5 grupos a menos, mas. mesmo assim. ainda sobrariem 4 papéis do carta O número de papéis de carta que essa pessoa possui pertence so seguinte intervalo: & [3509,400[ & [400,450[ O [450,500[ & [500,550[ € 1550.5007 MAT— PROVA | - PÁGINA 23 QUESTÃO 147 === mm Uma escala possuí três turmas de 3º série do Ensino Médio: A, B e C, todas com o mesmo número de aluros. Os professores dessa escola esião planejando uma excursão para uma cidade distante, apenas com as turmas da 3º série do Ensino Médio, s contrataram uma pousada para que todos vs alunos possam dormir. Cs dormitórios são separados em dois prédios, e os organizadores decidiram que os meninos dormiriam em um dos prédios e as meninas, no outro. Como os dormitórics comportem quantidades diferentes de pessoas, foi necessário realizar uma análise ca quantidade de meninos e meninas entre os alunos ca 3º série. Vorificando as listas de chamada, os professores observaram que, na turma A, 50% dos na turma B, 50% são meninas e, na turma C, 70% são meninas elunos são menin: Então, no conjunto das wês turmas, a porcentagem de meninos é de 30%. 40%. 50%. 80% 7O%. ese & QUESTÃO 148 ——— ce juta Sempre quo possível, é bom usar aulas práticas para que os alunos entendam, de forma mais efetiva, os conhecimentos geométricos. Pensando nisso, a professora de gcomctria da sala de Ana Clara propôs a seguinte tarefa: * 4º passo: desenhar um triângulo qualquer e marcar seus ângulos internos; MAT - PROVA II- PÁGINA 26 Com essa alividade, a professora de Ana Clara tem o intuito de mosirar que & a soma des ângulos internos de um tiângulo é 1807 & um triângulo só pode ser dividido em três quadriáteros. €& a soma dos três ângulos extemos de qualyuer triângulo é igual a 360º, E & a soma de três ângulos agudos quaisquer é sempre um ângulo de meia volta & asomacas medides de ês ângulos & sempre iguai a 180º. sue & & a & isque QUESTÃO 149===E=—— va un Simetria é por vezes definida smo "proporções perfeitas e harmoniosas” ou “uma estrutura que permito que um objele seja dividido em partes de igual formato s n tamanho”, Quando pensamos s simetria, provar mente, imaginamos algum tipo de combinação de tocas ou algumas dossas palavras. Isso se explica porque quer em biologia, em arquitetura, em arte, quer em geometria, simetrias refletem, ds alguma forma, todas essas caracteristicas. Embora ss intuitivamente, é um pouco meis dificil defini-las em termos a fácil reconhecer e compreender simetrias matemáticos mais precisos. No enianto, ro plano. aic básica é bastante clara: uma figura no plano é simétrica se podemos dividi-la em partes ce alguma maneira, de tal. a modo que as partes resultantes dessa divisão coincidam osrfeitamento quando sobrepostas. ' Disporivel eme <hetatwcawim ut eller sala/ponteudorcapiuios/capzi53 hm tprojetotorojelusterecalculor . Agessu err: DB Uma, 2078. serve a figura a seguir, que represenia uma borboleta com as asas abertas O eixo te simetria dessa borhbeleta pode ser repre: pelo(a) ntado & antena direita da borboleta. & antena esquerda da borboleta & corpo da borboleta. €& asa esquorde da borboleta. & asa direita da borboleta DERNOULL! SISTEMA DE ENSINO QUESTÃO 150 ==—mmmmm Na fabricação de uma chapa ce aço quadrada, o diretor de marketing de uma empresa aconselhou sua acuipe à manter todas as dimensõe: da chapa a serem divulgadas na embelegem, na mesma unidade de mediga do sistema métrico decimal Se a chapa possui uma árca ce superficie igual a 1 mê & espessura de 1 mm, as dimensões na embalagem que seguem o conselho do diretor de marketing são O 1xtx1. 1x1x0,1. 1x1x0,01 100 x 100 x1 eso 1OCO x 1000 x 1 QUESTÃO 151 == mpeonato de futedol, um vendedor ontrada do estádio, camisas é asse dia, comprou desse orum boné s uma camisa, pagando R$ 25,00 pelas duas peças. Ao final do dia, mantendo os preços, foram vendidas 60 samises e 80 bonés, gerando uma amecadação de R$ 2 400,00. ambulante comercializa, ne bonés do time da casa. Um torcedor. Nesse dia, a porcentagem que de amisa para se obler o preço do boné é er retirada do preço QUESTÃO 152 P a biblioteca da escola, um professor propôs um projeto incentivar o interesse dos alunos em utilizar pedagógico: um mu: paraorgenizar os livros da bibliot ca Nos primeiros 3 dias, um grupo de 20 alunos, dedicando 3 horas por dia, consoguiu orgenizar a metade dos livros nas estantes. Empolgados com esse resultado, mais 10 slunes, trabalhencio no mesmo ritmo, se juntaram ao grupo anterior, de forma que em mais 2 dias a tarefa foi concluida. Para registrar a carga horária investida nesse projeto, isou calcular o número professor que iterou o mutirão pr de horas diárias que os alunos cedicaram a essa tarefa nos úlimos 2 dias. Qual foi o valor, em horas, encontrado pelo professor? 21 22 ga Ba as QUESTÃO 15] = io O dono de uma rede do farmácias desconfiou que estava perdendo alguns remédios em seu estoque devido au vencimento do prazo da validade dos produtos e resolveu, =. Ao analisar o estoque a várias caixas de um então, fazer uma inspeção no est ds uma de suas farmácias, ande her , 1 . mesmo remédio, ele perccbeu cue | do estoque estava 5 ver cido, 20% do restante foram levados para outra far: da mesma rede e, do que sobrou, 25% foram vendidos. Se ficaram ainda 15 caixas no estocue, então v iotal de caixas inicialmente presc to nesse estoque era igual à 12. 18. 20. 2. A DR) 30. QUESTÃO 154 mma Nos Estados Unicos a unidade de medida de volume ida (foz), que equivale a aproximadamente 2,95 centilitros (cl). utilizada em latas ce refrigerante é a onça Sabe-se que o centilitro é a centésima parte co litro e que a lata de refrigerante usualmente comercializada no Brasil tem capacidade de 355 mL. Assim, a medida do volume da lata de refrigerante de 355 mL, em onga fluida (il oz), é mais próxima de g 083. o 1,20. 8 12,03. O 104,73. 8 120,34. QUESTÃO 155 = prum Nas compras de Netal, Juv a mais comprando um pr u um dinheiro al gas! nie para sua mãe, além do presents cue havia comprado para Judite, sua namorada. Suponha que Juvenal gastou 35% do seu salário na compra de um vestido para sua namorada e, em seguida. gastou 60% do que restou comprando uma blusa parz sua mãe Após essas duas compras, qual foi o percentual do sa do Juvenal qj india lhe restou? O 20% BERNOULLI SiSTE EnSINO MAT- PROVA PÁGINA 27 QUESTÃO 156 Antônio aplicou R$ 10 000,00 durante 2 anos no banco A cue remunera as aplicações em uma taxa de 20% eo ano Já Bruro aplicou a mesma quantia, pelo mesmo perívdo, em divicindo-a em partes proporcionais a 4 c “ em cois bancos ciforentes, B e C, respecivamento, que remuneram com taxas diferentes. O banco B remunera 10% ao ano. a diferença dos rendimentos obtidos sor Bruno & Antônio, em reais, ao final dos 2 anos, foi de e 340 & ec. & 1540 o a 1926. 6420. QUESTÃO 157 Pedro possui um automóvel fe: ou gasolina em qualguer proporção. consumo médio de 1 lro de combusilvel a cada 12 quilômetros rogados, Em um deleminado instante, o tanque do carro está com 24 litros de combustível, sendo 30% de álecol, e o restante de gasolina. Após percorror uma cislância de €4 quilômetros, Pedro ebasteceu o carro, completando 9 tanque de 50 litros com uma mistura álcool / gasolina com 20% ds álenol us funciona com áleocl Quel é o percentual de álecol no tanque de combustivel epós o abastecimento? 272% 25,8% 23,4% 22,0% 2A% eos QUESTÃO 158 ==—=—=—==—= Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno ce uma escola municipal, uma ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola reelizou sempre o mesmo lrajelo, representado na figura, 4 1:25 OCO, por um periodo de cinco dias Escola E. Reprodução. | Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase do “ impla 84 Bs & 18 o 2 e 4 tação do programa? QUESTÃO 159 === ss yum Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inici para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcer com todas as despesas, f vam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingre: do no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividi em partes iguais pelas | 55pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, contribuir com mais R$ cada uma das 50 pessoas du grupo inicial deveria c. De acordo com essas iniarmações, quai foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessuas? 8 R$14,00. & R$17,00. O R$2z200 & R$32,00 & R$57,00. QUESTÃO 180 O mês de janeiro é famoso peias liquidaçães, pois as, ojas aproveilam o período e tentam vende: e produtos que sobraram do Natal. Em um shopping, todas as lojas ateriram à campanha promocional e identificaram as peças com etiquetas verdes, amarelas = vermelhas, conforme os descontos que seus preços recebiam. Os procutos com etiqueta verde têm um des onto de 20%, os com eliqueta amarela, 30%, e os com etiqueta vermelha, 60% Rafael comprou uma camisa com ctqueia verde por R$ 48,00, uma calça com etiqueta amareia por R$ 28,00 vermelha por R$ 180,00. Se Rafael efetuado essa compra, ant da remarcação dos ria gastado um valor muito maior. preços, Em relação ao vaior total, antes dos descontos, a economia de Rafael foi de O 20%. 38%. 49%. 51%. ve eo 56%. MAT - PROVA Il- PÁGINA 20 BERHOULL! SISTEMA DE QUESTÃO 164 mm Uma torneira não foi fachada corretamente e ficou pingando, da O hora & horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada 3 segundos. Sabe-se que cada gole- dágua tem volume de 0,2 ml. Qual foi o valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período, em iffros? 02 812 8 14 e 2 2 eus QUESTÃO 165 ===" mim rviços de uma empresa por telefone alravés dc SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O atendente citou para Jcão o númera de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismo ditados pelo atendente 2 anotou o número 1 sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João não entendeu. De acordo com essas informações, a posição oruparta pelo algarismo cue falta no número de protocolo é a de 8 centona. ( dezena de milhar. & centena de milhar. B milhão. & centena de milhão. QUESTÃO 166 E eo Num certo teatro, as poltronas são divididas em setores. Afiçura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estac reservadas a as claras não foram vencidas. dell od er ed o] tl el elle! ii eee pelo) pel ql el lc) =] lia o(s Las [E o ss dit AA Recrocução. SETOR 3 SERNOULL! SISTEMA DE ENSINO Arazão que representa a quantidade de carleiras reservadas do setor 3 em relação ao total de careiras desse mesmo setor é e” a ss 53 70 e os 17 e 17 QUESTÃO 167 =—=mem eo Uma cooperativa de colheita propôs « um fazendeiro um con ato de trabalho nos seguintes termas: a ccoperativa forneceria 12 trabalhadores e 4 máguinas, em um regime de trabaiho de 8 horas diárias, capazes de colher 20 hectares de milho por dia, ao custo de R$ 10,00 por trabalhador por dia de trabalho, e R$ 1 000,00 pelo aluguel diário de cada máquina. O fazendeiro argumentou que fecharia contrato se a cooperativa colhesse 180 heclares de milho em 6 dias. com gasto inferior a R$ 25 000,00 Para atender às exigências do fazendeiro e supendo que o ritmo des trabalhacoros e das máquinas seja constante, a cooperativa deveria €& manter sua proposta. oferecer 4 máquinas a mais. oferecer 6 trabalhadores a mais. aumentar a jornada de trabalho para 9 horas diárias mes o reduzir em R$ 400,00 o valor do aluguel diário ce uma máguina. QUESTÃO 168 tm Ano-luz (simbolo: ly. do inglês light-yoar) é uma medida de comprimento, com valor aproximado ce 10 trilhões de quilômeiros, Conforme a definição da União Astronômica Internacional (UAI), um ano-luz é à atravessa no vácuo em tm Ano Juliano. distância que a luz Disponível em: <httns:/pt wikipedia. orgAwikifAno-iuz>. Ac O% dez. 2015 (Ada Considere que a distância entro o planeia Terra 8 o Sol seja de 159 milhões ds quilômetros. Dessa forma, a razão entre um ano-luz e a distância entre a Terra e o Sol é de, aproximadamente, O 5.60x 10º. x 105, o 6,66x 10. O 1,5x103 e 15x10+ NAT - PROVA Il - PÁGINA 31 QUESTÃO 169 —— escassas A figura a seguir mostra as medidas reais de uma acronave que será fabricada para utilização por companhias de transporte aéreo. Um engenheiro precisa fazer o desenho desse avião em escala de 1:150. 38 meiros Reprodução ; Enem. Desenho com medidas de avião Para o engenheiro fazer esse desenho em uma folha de , deixando uma margem de 1 cm em relação às bordas 'ha, quais as dimensões minimas, em centimetros, que essa folha deverá ier? O 29cmx34em. 8 39emnx4,4 em. 8 200cmx25cm. O 21cmx26cm O 1920mx 242 cm QUESTÃO 170 === qu ma O gerente de uma empresa de contecção estima, por algumas anolações feitas por els, que 18 costureiras produzem 240 peças trabalhando 8 horas por dia. Os donos dessa confecção pretendem abrir uma filial em outra cidads, na qual serão fabricadas 180 peças por dia, e e jornada de trabalho será de apenas 6 horas digrias. A fim de planejar as custos desse empreendimento, os donos da empresa solickam ao gerente que estabeleça quantas coslureiras deverão ser contratadas para a filial Considerando que as costureiras contratadas têm o mesmo ritmo de produção das que trabalham na empresa matriz, a quantidace ce costureiras que o gerante deve sugerir que sejam coniratadas é 10 12 14 16 18. jseosos QUESTÃO 171 ===> mma Animado com seu dia de folga do trabalhe, David reselveu fazer um passeio pela cidade o também algumas compras. a gasiar, antes ce sair Ce ele contou quanto havia de dinheiro na carteira, Sepa! heu que passula 12 2,00, e o restante, noias de Para saber o quanto pod! a DB natas de acordo com seu valor, el notas ao todo, sendo uma de R$ R$5,008 R$10, organizado, deixou todas as notas de RS 10,00 na carteira, totalizando R$ 87,00. Como David é muito para fazer as compras, e colocou as outras notas no bolso da calça, pera as despesas menores que teria durante o passeio. O múmero de not: carteira é de R$ 10,00 que ele deixou em sua & maior ou igual a 8 & menorque 5. 8 primo. & quadrado perfeito. €& divisivol por 3 QUESTÃO 172 === ai Roborto recebeu ds aposentadoria a quantia de R$ 40 000,00 €& aplicou todo esse valor em um fundo de investimento, a uma taxa de juros compostos de 2,0% ao mês. Dois meses após o inicio da aplicação. Roberto resolveu retirar o rendimento gerado e emprestá-lo a um amigo, para ajudá-lo a abrir um negócio. Eles acordaram que o empréstimo seria feito no sistema de juros simples, a uma taxa anual de 60%, e que seria integralmente quitado após 25 meses. O valor que o amigo de Roserto deve pagar pare ouitar o empréstimo no prazo combinado é, em res O g3ase & co5e5 é 52020 O 25856 O 3036. QUESTÃO 173 === im Em um sil de bate-papo, o sistema detectou que o jo de almogo (12:00 às 14:00h), aumentava em 3 usuários a cada 10 minutos durante número de acessos, durante o horé a primeira hora 6 diminuia em 2 usuários a cada 5 minusos na segunda nora. Considerando que às 12:00h havia 30 usuários conectados nesss site, espera-se que a lidade de pessoas conectadas às 14:00h seje igual e e 4a B as. oa. & a. 8 18. HAT- PROVA PÁGINA 32 SISTEMA UE EN QUESTÃO 174= = e ma ae Para siluações de emorgênc: de uma tema , a prefeitura cisiade mantém um caminhão-pipa cujo reserva forma de um paralelepipedo reto-reiânguio com 3 500 mm de comprimento, 240 em de largura e 20 dm de altura. Durante uma prolongada manutenção na rece de abastecimento da cidade, a prefeitura disponibilizou esse caminhão para levar água a uma comunidac »clurante elguns dias. A água à rvatório por meiu de uma torneira cuja vazão é constante e igual e 21 litros por minuto. retirada do res > O caminhão chega à comunidade com o roservatório svaziado continuamente, o exato momento em que esse reservatório completamente cheio às 7 horas ca manhã, estará vazio se) 8 15h00min & 18h20min & 20h20min. B 20h40 min. & 21h20min QUESTÃO 475 = a es yum Entenda como funciona a fórmula 85/05 da aposentadoria O governo publicou MP (mecida provisória) criando um novo cálculo para a aposentadoria, a chamada fórmula 85/95. A principal vantagem da nova regra é que, para quem se ençuad nela, o fator previdenciário não afeta o valor mensal a ser recobido. O falor, para alguns, oce diminuir o valor da aposentadoria Os números 85 e 95 representem a soma da idace ca niribuição dela para o INSS “Instituto pessua e do tempo de Nacional do Seguro Social). 85 é para mulheres e homens. Por exemplo, se uma mulher tem 55 anos & 30 anos de contribuição. cla poce se apose! soma dos dois valores dá &5 (55 + 30). Disponível em: «hrtp:jecorumia.unL cor erfemprey ao/201biN7InA entenca como-iuniona-a-ragra-8595.hur> Axesso em: 02 now 2015, roliciasires Consicere que João ne “cu em janeiro de 1987 e começou a trabalhar formalmente (passando a contriuir com o INS: ao completar 23 enos ce idade. Se Jogo não parar de trabalhar nem deixer de contribuir com o INSS em nenhum insiante de sua vida profissional. poderá se aposentar a parir d » qual ano? 2043 & 2044 & 2045 S 2046 e 2017 QUESTÃO 176 = e emma Um tanque no formato cilíndrico. usado para em da óleo com densidade de 800 kg/m, foi apoiado sobre uma estrutura de ferra conforme llustração armaze m A estrutura foi dimensionada para suportar 530 kg ao todo, ou soja, a massa do tanque vazio de 50 kg e do óloo colocado no interior de recipi valor de referência para não haver ruatura do sistema. js não deve ultrapassar esse A porcentagem máxima do volume total do recipiente que pode ser enchiga de óleo 6, aproximadamente, Dado: considere x = 3, 50 vosoa QUESTÃO 177 —====— e sm Segundo dados da empresa cus controla a iluminação pública de São Paulo, em 2010, a cidade possuia 580 mil lâmpadas de iluminação pública. A médis de troca cas fâmpadas danificadas na cidade é avaliada em 400 lâmpadas por dia. Um novo modelo de lâmpada, que apresenta meior duração, foi testado, e a prefeitura passou a trocar todas as lâmpadas canificedas somente pelas lâmpadas do novo modelo Considerando quo & quanticade ce lêmpadas na cidade em 2010 e a média de troca diária tenham se mantido constantes nos anos seguintes, o tempo necessário, em dias, para trocar npadas da iluminação pública de São Paulo foi: lodes as 2 1400 B 1450. & 1500. 2 1550. O 150. BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO MAT PROVA II - PÁGINA 33
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved