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Guias e Dicas
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Sistema de Informação em Marketing - Aula-09, Notas de aula de Marketing

Sistema de informação em marketing

Tipologia: Notas de aula

2017

Compartilhado em 15/01/2017

Tucupi
Tucupi 🇧🇷

4.6

(72)

164 documentos

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Baixe Sistema de Informação em Marketing - Aula-09 e outras Notas de aula em PDF para Marketing, somente na Docsity! SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING CST MARKETING – PROF. JONAS ABREU AULA 9 COMO MELHORAR A TOMADA DE DECISÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO Parte 1 2 LIVRO LAUDON, KENNETH. C.; LAUDON, JANE. P. Sistemas de Informação. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Capítulo indicado:  10 (páginas 301 a 315) 5 APRENDA MAIS 6 No material didático desta aula, página 312, no tópico TECNOLOGIA EM DESTAQUE leia o artigo A ratoeira hi-tech de Bermuda, a seguir, responda as questões do tópico: Para pensar, inseridas no final do artigo. A TOMADA DE DECISÃO O maior objetivo da implantação de sistemas de informação é a estruturação dos dados e informações da organização. Seu maior produto quando implementado, é a geração de informações oportunas e de conhecimentos personalizados que visam a auxiliar a organização no apoio à tomada de decisões, sejam elas operacionais, táticas ou estratégicas, para realização dos seus objetivos organizacionais e dos seus planos de ação. 7 Decisões no nível operacional são mais estruturadas – permitem a antecipação dos procedimentos a serem seguidos, são repetitivas, e rotineiras. Decisões no nível tático são mais semiestruturadas – não permitem a antecipação da maioria dos procedimentos a serem seguidos. Decisões no nível estratégico são mais desestruturadas – não possuem procedimentos a serem seguidos. A figura 1 , Laudon (2007), apresenta as características da decisão e os exemplos De decisão. 10 TIPOS DE DECISÃO Figura 1 – Necessidades de informação de grupos-chave responsáveis pela tomada de decisão em uma empresa 11 Gerência sênior Gerência de nível médio Gerência operacional Equipes e funcionários Estruturada - Determinar a elegibilidade de horas extras - Repor estoque - Conceder créditos a clientes - Determinar ofertas especiais para os clientes - Formular um plano de marketing - Desenvolver um orçamento departamental - Projetar um novo site corporativo - Decidir a entrada ou saída de mercados - Aprovar o orçamento de capital - Decidir metas de longo prazo Características da decisão Exemplos de decisão Semiestruturada Não estruturada GRUPOS CHAVE E DECISÃO • O processo de tomada de decisão e a solução do problema, conforme detalhado na figura 2, segundo LAUDON, (p. 315) possuem as três primeiras etapas em comum, e dependendo dos parâmetros avaliados em uma etapa pode ser necessário retornar para a etapa anterior. 12 PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO DIMENSÕES DA QUALIDADE DE DECISÃO DIMENSÕES DA QUALIDADE DESCRIÇÕES Precisão A decisão reflete a realidade Abrangência A decisão reflete uma consideração completa dos fatos e circunstâncias Imparcialidade A decisão reflete as preocupações e interesses das partes envolvidas Velocidade (eficiência) Decisão é eficiente com respeito ao tempo e outros recursos afetados Coerência A decisão reflete um processo racional explicado a outros Obediência a um processo Decisão - processo conhecido descontentes vão à autoridade superior 15 SI E A TOMADA DE DECISÃO Existem diversos tipos de sistemas de informação que se complementam, e se integram ao utilizarem o mesmo banco de dados. Os principais sistemas de informação são: • Sistemas de processamento de informações gerenciais (SPT). • Sistemas de informações gerenciais (SIG). • Sistema de apoio à decisão (SAD). • Sistemas de informações geográficas (GIS – geographic information systems). Sistemas de visualização de dados. • Sistemas de apoio ao executivo (SAE). • Sistema de apoio à decisão em grupo (SADG). 16 SPT Gerentes operacionais precisam de sistemas que registrem as transações empresariais realizadas. Para tal o sistema de processamento das transações (SPT) responde as perguntas de rotina e monitora o fluxo das transações dentro da organização. Os SPT controlam as atividades diárias, os processos de rotina, armazenando todas as informações no banco de dados. Exemplos: • Pedidos de clientes. • Controle de estoque. • Pedidos de compras, faturas. • Controle de pessoal, e folha de pagamento. 17 SAD – VISÃO GERAL 20 Figura 3 – Vista geral de um sistema de apoio à decisão Banco de dados SAD Usuário Software de sistema SAD Modelos Ferramentas OLAP Ferramentas de mineração de dados TPS Dados externos Interface de usuário GIS – SISTEMAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS O´Brien (2007, p.326), destaca mais uma ferramenta de apoio à decisão, os aplicativos sistemas de visualização de dados que apresentam informações complexas utilizando representações gráficas tridimensionais interativas, tais como, gráficos, quadros e mapas. Exemplos: • Mapa de tráfego para auxiliar os motoristas. • Identificar áreas de controle de pragas. • Segmentar mercado com base em dados demográficos. • Identificar os interesses de um usuário através da análise de suas atividades em um site de comércio eletrônico. 21 SAE • Gerentes seniors tomam decisões não rotineiras, que exigem bom senso, e capacidade de avaliação. Os sistemas de apoio ao executivo (SAE) atendem ao processo decisório do alto escalão das empresas. • Os SAE são uma ferramenta interativa que permite ao executivo fácil acesso, uso de dados externos, análise de graus de riscos, planejamento estratégico, visão sistêmica, e vínculo com os processos de negócios 22
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