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Guias e Dicas
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Data base Marketing - Aula-01, Notas de aula de Marketing

Data base marketing

Tipologia: Notas de aula

2017

Compartilhado em 14/01/2017

Ronaldinho890
Ronaldinho890 🇧🇷

4.3

(94)

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Baixe Data base Marketing - Aula-01 e outras Notas de aula em PDF para Marketing, somente na Docsity! DATABASE MARKETING Aula 1- Do dado ao conhecimento ae Estácio DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Conteúdo Programático desta aula  Dado x Informação x Conhecimento;  Informação e a tomada de decisão gerencial;  Principais conceitos da Tecnologia da Informação DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING PROCESSO Uma série de tarefas logicamente relacionadas e executadas para atingir um resultado definido. Estas tarefas, ou passos, possuem um sequenciamento que não pode ser alterado. Se alterarmos a ordem de execução das tarefas o resultado ficará comprometido. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING DADOS & PROCESSOS “O banco de dados é considerado uma das partes mais valiosas e importantes de um sistema de informação.” Os dados relevantes e que devem ser manipulados por um determinado negócio se mantém estáveis mesmo que o negócio em questão modifique radicalmente sua forma de operação, ou seja, seus processos. Logo, os dados são mais estáveis que os processos. . DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING BANCO DE DADOS? Dados organizados e estruturados para permitir a recuperação de informações. Exemplo: Considere o nome, o endereço e o telefone das pessoas que você conhece. Você pode guardar esses dados num caderno de telefone, ou pode guardar num computador usando um software como ACCESS ou EXCEL DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Onde está o conhecimento nas organizações? Em uma organização o conhecimento é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e que são desenvolvidas por meio de processos de aprendizagem A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito! DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING DADO x INFORMAÇÃO x CONHECIMENTO “O valor da informação está diretamente ligado ao modo com que esta auxilia os tomadores de decisão a alcançar as metas organizacionais.” O processo de construção do conhecimento envolve os dados, que representam a “matéria- prima” bruta, a partir dos quais os processos criam informações e, finalmente, estas são interpretadas para gerar conhecimento DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Simples observações sobre o estado do mundo: Dados dotados de relevância e propósito: Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão e síntese: - Facilmente Estruturado - Requer análise - De difícil estruturação - Facilmente obtido por máquinas - Exige consenso em relação ao significado - De difícil captura em máquinas - Frequentemente Quantificado - Exige,necessariamente , a mediação humana - Freqüentemente tácito - Facilmente transferível - De difícil transferência SÍNTESE DOS CONCEITOS Fonte: DAVENPORT, T., PRUSAK, L., Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING O QUE É SISTEMA? “Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como uma estrutura organizada. Reunião coordenada e lógica de princípios ou ideias relacionadas de modo que abranjam um campo do conhecimento. Conjunto ordenado de meios de ação ou de ideias tendente a um resultado.” (Dicionário Aurélio) DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING SISTEMA “ Em sentido mais básico, é qualquer grupo de partes interdependentes que interagem entre si e se inter- relacionam, formando um todo complexo e unificado com um propósito específico.” Observação: Sem a interdependência teremos uma coleção de partes. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING COLEÇÃO SISTEMA Time de futebol x Caixa de ferramentas x Corpo Humano x COLEÇÃO DE PARTES OU SISTEMA? Time de Futebol Caixa de Ferramentas Corpo Humano DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING SISTEMAS de INFORMAÇÃO De uma forma simples e direta podemos definir sistema de informação como um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING TOMADA DE DECISÃO Imagine um alto executivo de uma empresa varejista de eletrônicos fazendo a seguinte pergunta: “Quais foram as lojas de varejo de maior produtividade nos últimos 12 meses na região de Tão Distante?” As perguntas subsequentes seriam: • Quais foram os produtos mais lucrativos nas lojas de maior produtividade? • Quais foram as promoções de produto mais bem sucedidas nas lojas de maior produtividade? DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING TOMADA DE DECISÃO As respostas a estas questões normalmente exigem instruções de programação complexas cuja codificação e execução pode levar horas. Além disto, a formulação de algumas destas consultas pode depender de dados que fazem parte de um conjunto diverso de sistemas legados internos e de outras fontes externas do mercado, que podem pertencer a bancos de dados relacionais e não relacionais. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING TOMADA DE DECISÃO O ato de tomar decisões está presente em nossa rotina diária. Uma pessoa física pode analisar um problema e escolher alternativas de decisão de maneira informal, já em uma organização este processo deve ser metodologicamente estruturado. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING TOMADA DE DECISÃO No mercado competitivo atual as empresas buscam tomar decisões mais rápidas, coerentes e abrangentes. Nem toda decisão é fácil de ser tomada pois podem envolver grandes riscos, investimentos e negociações. Podemos classificar a tomada de decisão nas organizações em duas categorias: a solução de problemas e a busca por oportunidades. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE O executivo do início do século tomava decisões baseado na escassez de informações. Atualmente, os executivos se deparam com uma quantidade cada vez maior de informações disponíveis fazendo com que desenvolvam habilidades e competências para buscar as informações que realmente são relevantes. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO Podemos considerar a Tecnologia da Informação como um ‘dinamizador’ das mudanças que ocorrem nas organizações e da maneira como estas organizações se posicionam para fazer frente à concorrência, desempenhando um papel fundamental para torná-las mais aptas a responder às mudanças que ocorrem no mercado e para buscar novos parâmetros de aprendizado, especialmente no que diz respeito à globalização de mercados. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das seguintes alternativas NÃO seria considerada um bom exemplo de informação? ( ) O número do CPF do motorista do dono da empresa é 045-638-127-60. ( ) O preço de varejo das canetas verdes é R$ 1,20. ( ) O total das vendas realizadas ontem foi R$ 2.456,85. ( ) Os números 12.367.892, 436.897.458 e 837.621.984. ( ) O total de lojas com o novo sistema é 8. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das seguintes alternativas NÃO seria considerada um bom exemplo de informação? ( F ) O número do CPF do motorista do dono da empresa é 045-638-127-60. ( ) O preço de varejo das canetas verdes é R$ 1,20. ( ) O total das vendas realizadas ontem foi R$ 2.456,85. ( ) Os números 12.367.892, 436.897.458 e 837.621.984. ( ) O total de lojas com o novo sistema é 8. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das seguintes alternativas NÃO seria considerada um bom exemplo de informação? ( F ) O número do CPF do motorista do dono da empresa é 045-638-127-60. ( F ) O preço de varejo das canetas verdes é R$ 1,20. ( F ) O total das vendas realizadas ontem foi R$ 2.456,85. ( V ) Os números 12.367.892, 436.897.458 e 837.621.984. ( ) O total de lojas com o novo sistema é 8. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das seguintes alternativas NÃO seria considerada um exemplo de informação? ( F ) O número do CPF do motorista do dono da empresa é 045-638-127-60. ( F ) O preço de varejo das canetas verdes é R$ 1,20. ( F ) O total das vendas realizadas ontem foi R$ 2.456,85. ( V ) Os números 12.367.892, 436.897.458 e 837.621.984. ( F ) O total de lojas com o novo sistema é 8. DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relação aos conceitos de dados e informação é errado afirmar: ( ) Informações são geradas a partir de fatos em sua forma primária ( ) Informações são geradas a partir de dados em sua forma primária ( ) Informações são geradas a partir de fatos ou dados em sua forma primária ( ) Dados são fatos ou informações em sua forma primária ( ) Nenhuma das respostas anteriores DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relação aos conceitos de dados e informação é errado afirmar: ( F ) Informações são geradas a partir de fatos em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de dados em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de fatos ou dados em sua forma primária ( ) Dados são fatos ou informações em sua forma primária ( ) Nenhuma das respostas anteriores DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relação aos conceitos de dados e informação é errado afirmar: ( F ) Informações são geradas a partir de fatos em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de dados em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de fatos ou dados em sua forma primária ( V ) Dados são fatos ou informações em sua forma primária ( ) Nenhuma das respostas anteriores DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relação aos conceitos de dados e informação é errado afirmar: ( F ) Informações são geradas a partir de fatos em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de dados em sua forma primária ( F ) Informações são geradas a partir de fatos ou dados em sua forma primária ( V ) Dados são fatos ou informações em sua forma primária ( F ) Nenhuma das respostas anteriores DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência No conceito de sistemas de informação, a função de entrada envolve: ( V ) Captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados. ( F ) Processos de transformação que convertem entrada em saída. ( F ) Transferência de elementos que foram produzidos por um processo de transformação para seu destino final. ( F ) Monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta ( F ) Acompanhamento do processo DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Quando nos referimos ao conceito de sistemas, qual das seguintes está incorreta?: ( ) A entrada envolve a captura de elementos que entram no sistema para ser processados ( ) O objetivo do feedback é fornecer informações sobre o desempenho de um sistema. . ( ) A saída envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final ( ) O objetivo do feedback é monitorar as informações fornecidas pelo componente de controle para determinar se o sistema está se dirigindo para sua meta. . ( ) O controle de um sistema faz todos os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento do sistema para garantir que a saída adequada seja produzida DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Quando nos referimos ao conceito de sistemas, qual das seguintes está incorreta?: ( F ) A entrada envolve a captura de elementos que entram no sistema para ser processados ( ) O objetivo do feedback é fornecer informações sobre o desempenho de um sistema. . ( ) A saída envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final ( ) O objetivo do feedback é monitorar as informações fornecidas pelo componente de controle para determinar se o sistema está se dirigindo para sua meta. . ( ) O controle de um sistema faz todos os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento do sistema para garantir que a saída adequada seja produzida DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Quando nos referimos ao conceito de sistemas, qual das seguintes está incorreta?: ( F ) A entrada envolve a captura de elementos que entram no sistema para ser processados ( F ) O objetivo do feedback é fornecer informações sobre o desempenho de um sistema. . ( F ) A saída envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final ( V ) O objetivo do feedback é monitorar as informações fornecidas pelo componente de controle para determinar se o sistema está se dirigindo para sua meta. . ( ) O controle de um sistema faz todos os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento do sistema para garantir que a saída adequada seja produzida DATABASE MARKETING – AULA1 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Quando nos referimos ao conceito de sistemas, qual das seguintes está incorreta?: ( F ) A entrada envolve a captura de elementos que entram no sistema para ser processados ( F ) O objetivo do feedback é fornecer informações sobre o desempenho de um sistema. . ( F ) A saída envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final ( V ) O objetivo do feedback é monitorar as informações fornecidas pelo componente de controle para determinar se o sistema está se dirigindo para sua meta. . ( F ) O controle de um sistema faz todos os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento do sistema para garantir que a saída adequada seja produzida
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