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Folheto Estradas Concreto, Notas de estudo de Engenharia Civil

Folheto Estradas Concreto

Tipologia: Notas de estudo

2016

Compartilhado em 14/06/2016

ramiro-lopes-andrade-2
ramiro-lopes-andrade-2 🇧🇷

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Baixe Folheto Estradas Concreto e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Civil, somente na Docsity! Estradas de concreto: este é o caminho do futuro. RODOANEL MÁRIO COVAS FOTO: GLÉCIA VIEIRA O Futuro chega mais rápido pelas estradas de concreto. Hoje, em todo o mundo, administradores e técnicos experimentados em projetos e construções de estradas, encontram no concreto as soluções inovadoras que satisfazem os mais variados níveis de exigências técnicas. No Brasil, não é diferente, e a ABCP, fundada em 1936, é hoje considerada um centro de referência e vanguarda em tecnologia do cimento Portland, realizando pesquisas, aperfeiçoando técnicas e desenvolvendo profissionais em todos os níveis. Antes de decidir, consulte a ABCP para concretizar com sucesso o seu projeto. Feito para durar. 3 Quando se compara o concreto com uma estrutura equivalente de pavimento flexível, principalmente em rodovias de tráfego pesado, obtém-se um melhor desempenho da opção de pavimento de concreto, em função do seu custo construção (custo inicial) ser competitivo, requerer quase nenhuma manutenção e oferecer ao usuário baixo custo de operação durante sua vida útil. Ciclo de vida. 3 milhões 4 milhões 5 milhões R$ 6 milhões 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Pavimento flexível Pavimento de concreto Anos de vida 1986 Rodovia dos Imigrantes - SPVia Expressa Belo Horizonte - MG Estrada de São Miguel Paulista - SP Aeroporto de Congonhas - SP 1976 4 Sucesso comprovado pelo tempo. Estrada Rio/Petrópolis - RJ Serra do Rio do Rastro - SC 40s 40s 40s 40s 1974 2000 Av. III Perimetral - Porto Alegre - RS Rodovia Anchieta - SP 5 Marginais da Castello Branco - SP BR 232 - PE Interligação Anchieta/Imigrantes Rodoanel - SP 20012001 50s 60s 1974 2002 Rodovia MT 130 - MT 2001 Rio de Janeiro - Itaipava - RJRodovia Vitória-Escada - PE Praia da Boa Viagem - PE 60s 8 Disponíveis no Brasil equipamentos de alta produtividade, que executam pavimentos com qualidade, economia, precisão e principalmente com conforto de rolamento nos padrões internacionais. Vibroacabadoras de Fôrmas Deslizantes. Gomaco GP-2600 Wirtgen SP 500 Usinas Transportáveis, Dosadoras e Misturadoras. CMI SF 3004 CMI TC 2604 Equipamentos de grande porte e alta produtividade para pavimentos rodoviários. CMI Suburban Paver Aplicadora de cura e texturizadora. Distribuidora de concreto. CMI PS 3302 Schwing Stetter M2ARCEN ARCMOV - 100Erie Strayer MG11C 9 Equipamentos de médio porte para pavimentos rodoviários e urbanos. Equipamentos de pequeno porte para pavimentos urbanos. Réguas vibratórias Gomaco - C 450 BID-WELL 5000 Ponte de ServiçoCorte de JuntasRéguas adensadoras de rolos 10 Concreto Simples com e sem Barras de Transferência. Concreto contínua ou descontinuamente armado, sem função estrutural e concreto com fibras. Aplicações: Excelente alternativa de pavimentação, para estradas, marginais, grandes avenidas, corredores de ônibus, aeroportos, portos etc. Possui custo inicial competitivo, quando comparado com o pavimento flexível, em condições de tráfego pesado. Vantagens: • Durabilidade; • Qualidade de superfície; • Conforto de rolamento; • Custo inicial competitivo; • Baixo custo de manutenção; • Baixo custo de operação; • Resistência aos agentes químicos; • Resistência à abrasão; • Resistência mecânica; • Segurança; • Menor consumo de energia elétrica. Procedimento de execução: Pode ser construído com equipamentos de alta produtividade quando se tratar de obras de grande porte, como estradas, aeroportos, portos, marginais etc; e de pequeno porte, quando se tratar de obras urbanas, como avenidas, corredores de ônibus etc. Nova Dutra - SP Aeroporto de Brasília - DF Av. Iguaçu/Curitiba - PR Praia do Flamengo - RJPorto de Paranaguá - PR 13 Free-Way - RS Definição: Revestimento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento Portland. Vantagens: O whitetopping - ou seja, o recobrimento de pavimentos flexíveis com concreto - permite ampliar a vida útil e a capacidade de carga desses pavimentos, substituindo vantajosamente a construção por etapas, sendo solução definitiva e não paliativa e temporária, tendo custo de construção altamente competitivo com o das práticas comumente adotadas. Pode ser de três tipos diferentes: o WT tradicional, cuja primeira aplicação deu-se em 1918, com espessura mínima de até 10 cm e que pode ser aplicado em qualquer estado de degradação do pavimento flexível; o WT ultradelgado, com espessuras entre 10 cm e 5 cm, usado desde 1988, que se presta para reforçar estruturalmente o pavimento existente; e o WT delgado composto, estrutura que mescla vantajosamente as características dos dois primeiros tipos, permitindo espessuras entre as que resultariam entre a do WT tradicional e a do ultradelgado. • A preparação da superfície deteriorada é mínima, reparando principalmente "panelas" existentes ou fresando a superfície (no caso de existência de trilhas de roda consideráveis); • Vida útil acima de 20 anos; • Como todo pavimento de concreto, economiza energia elétrica de iluminação e combustível. Aplicações: Em qualquer pavimento flexível com a superfície deteriorada, seja em estradas, aeroportos, portos, grandes avenidas, marginais, ruas urbanas, corredores de ônibus etc. Procedimento de execução: • Avaliação das condições em que se encontra o pavimento flexível; • Ensaios da condição de suporte de carga do pavimento existente, a ser recuperado; • Preparação da superfície, se requerida, tapando os buracos ("panelas") existentes e fresando as regiões que apresentem grandes deformações, como trilhas de rodas excessivas; • No caso do WT ultradelgado, limpeza da superfície existente para garantir a aderência da placa de concreto ao pavimento flexível; • Definição do tipo de equipamento de pavimentação adequado ao porte da obra, podendo ser desde uma régua vibratória, até uma vibroacabadora de fôrmas deslizantes; • Com a superfície pronta para ser reabilitada, o concreto deve ser monitorado para atender as exigências do projeto; • O concreto deve ser aplicado sobre a superfície previamente lavada com água limpa, para posteriormente ser adensado; • Imediatamente após a concretagem deve-se fazer o ranhuramento da superfície, bem como a aplicação do produto de cura química; • Por fim deve-se serrar as juntas. Caso seja um WT ultradelgado não há necessidade da selagem das juntas; caso contrário, se for do tipo WT tradicional, as juntas deverão ser seladas. Whitetopping. SP 79 - SP 14 Concreto Rolado ou compactado com rolo. Construindo novos caminhos. O concreto rolado é uma técnica usada com êxito em um grande número de países, inclusive no Brasil, substituindo com vantagens o pavimento flexível. Ideal para uso em lugares de circulação em baixa velocidade. Vantagens: • Custo inicial mais baixo que a alternativa em flexível; • Vida útil de mais de 20 anos, com pequena manutenção; • Maior luminosidade e segurança; • Reduz o desgaste dos veículos e o consumo de combustível; • Construção com equipamento comum e mão-de-obra já disponíveis nas construtoras. Aplicações: Ideal para lugares de baixa velocidade, tendo como principal característica a alta durabilidade comum a todos os pavimentos de concreto. As principais aplicações são: • Rodovias vicinais; • Pavimentos urbanos; • Pátios de manobras; • Locais de armazenamento de produtos e/ou matérias-primas; • Locais de tráfego pesado e de baixa velocidade; • Sub-base para pavimentos de concreto. Procedimentos de execução: A produção deve ser feita em usina apropriada, o que garante maior uniformidade e qualidade da mistura. O concreto pode ser descarregado no solo e espalhado por uma motoniveladora, ou diretamente em uma pavimentadora de asfalto ou distribuidora de agregados. A compactação dá-se com rolo simples ou vibratório. Espalhamento Espalhamento Ensaio de CompactaçãoRolo compactador Solo-cimento. Usina de solo-cimento Camada de solo-cimento acabado Imprimação de cura pulvimisturador, ou usar solos selecionados, de jazida, misturados em usina central ou no próprio campo. Custo inicial baixo e alta durabilidade são dois pontos fortes dessa alternativa. Indicado como base e sub-base de pavimentos flexíveis e de peças pré-moldadas de concreto e sub-base de pavimentos de concreto. No campo rodoviário, serve também como contenção de encostas. 15 Os pavimentos com base ou sub-base de solo-cimento são empregados no Brasil desde 1939, quando foi construída a estrada Caxambú-Areias, em empreendimento no qual a ABCP juntou-se ao DNER; desde então, foram executados no País mais de 25.000 km com essa solução, um marco mundial. Mistura homogênea compactada, curada e endurecida de solo, cimento e água, pode empregar solos do próprio leito da futura base, misturados no local com equipamento
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