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Guias e Dicas
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musica parte 1 - apostila curso basic de teoria musical, Notas de estudo de Música

MUSICA PARTE 1

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 23/06/2011

marcio-da-silva-santos-12
marcio-da-silva-santos-12 🇧🇷

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Baixe musica parte 1 - apostila curso basic de teoria musical e outras Notas de estudo em PDF para Música, somente na Docsity! I- MúsicaF 0E 0 É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação dos sons simultâneos II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do Cordas Soltas MI LÁ RÉ SOL SI MI I II III IV V etc. As cordas são contadas das mais agudas para as mais graves. 6 5 4 3 2 1 III- Clave Clave é um sinal usado no início da pauta para determinar o nome e a altura das notas. Por enquanto, basta saber que ela é designada para anotar os sons dos instrumentos. Existem três tipos de clave mas para nós só interessa uma: a clave de sol. A clave de sol é designada para anotar os sons de instrumentos agudos como:Violino, flauta, trompete, gaita, violão, bandolim, clareinete, óboe e cavaquinho. IV- Figuras e valores das notas e pausas Observe que os sons musicais têm durações diferentes. Essas durações são os valores, representados por figuras gráficas de notação musical. Temos, para cada figura, uma correspondente indicando silêncio. São as pausas. V- Compasso É a duração de um trecho musical em pequenas partes de duração com séries regulares de tempo. São separados por um traço vertical chamado barra simples. Os compassos são denominados de acordo com o número de tempos: Binário F 0E 0 2 tempos Ternário F 0E 0 3 tempos QuaternárioF 0E 0 4 tempos Ele é representado por uma fração onde, o numerador indica o número de tempos, em cada compasso, e o denominador é o símbolo do valor de cada tempo. -BARRA de COMPASSO- a)SimplesF 0E 0 Separa os compassos b) DuplaF 0E 0 Separa um trecho do outro c) FinalF 0E 0 Término de uma música VI- Intervalo, tom, semitom Intervalo é a distância entre dois sons. Semitom é o menor intervalo entre dois sons. Tom é o intervalo formado por dois semitons. VII- Acidentes musicais Sustenido ( # ) F 0E 0 Eleva o som em um semitom. Bemol ( b ) F 0E 0 Abaixa o tom em um semitom. É quando o baixo é a fundamental ou tônica. XIII- Acorde invertido É quando a quinta, terça ou sétima vai para o baixo. Dizemos que ele está na 1º, 2º e 3º inversão respectivamente. Ex. C/E C/G C/Bb O numerador indica a fundamental e o denominador a nota do baixo. XIX- Categoria dos Acordes Maior Se caracterizam pela fundamental, Terça maior, Quinta justa e nunca possuem a sétima menor. Menor Se caracterizam pela fundamental, Terça menor e Quinta justa. Sétima dominante Os acordes de sétima dominante se caracterizam pelo intervalo formado entre a Terça maior e a sétima menor, dando origem ao som preparatório ou de tensão. Ainda nessa categoria, encontramos o SubV7 que é o acorde substituto do V7. É encontrado um semitom acima do acorde que se quer resolver. Ex. No campo de Dó: C | Em | G7 | C || C | Em | Db7 | C || Sétima diminuta Caracterizado pela fundamental, Terça menor, Quinta diminuta e é construído sobre o VII grau da escala. Pelo fato do acorde diminuto estar separado por intervalos de Terça menor (dividindo a oitava em quatro partes iguais), um mesmo acorde diminuto pode se desdobrar em quatro, isto é, cada uma das quatro notas pode ser a fundamental de um novo acorde diminuto, sendo acordes equivalentes. São três os acordes diminutos( B°, C° e Db°). Os demais são desdobramentos ou inversões desses. XIV- Função tonal ou harmônica dos acordes Em música temos momentos instáveis, estáveis e menos instáveis, e são essa variações que motivam a continuidade da música até o repouso final. Função Tônica Função de sentido conclusivo (estável). Geralmente é o acorde que finaliza uma música. O acorde principal é o I grau e pode ser substituído pelo III e VI graus. Função Dominante Função de sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica. O principal acorde é o V e pode ser substituído pelo VII. Função Subdominante Função de sentido meio suspensivo, pois se apresenta de forma intermediária às outras funções.O principal acorde é o IV e pode ser substituído pelo II. XV- Seqüências harmônicas formadas sobre os graus da escala • Tríades diatônicas Formadas apenas com as notas da escala ou de uma tonalidade. 3M 3m 3m 3M 3M 3m 3m I IIm IIIm IV V VIm VIIm C Dm Em F G Am B° 3m 3m 3M 3M 3m 3m 3M Im IIm III IVm Vm bVI bVII Cm D° E F Gm Am B ARQUIVO EXTRAIDO DO SITE WWW.SOLANOMUSIC.COM -------------------------------- MAIS DE 2000 PARTITURAS GRATUITAS, APOSTILAS E SOFTWARES MUSICAS TUDO QUE UM MUSICO PRECISA -------------------------------------------- WWW.SOLANOMUSIC.COM - SEM LIMITES PARA A MUSICA
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