Determinantes da decisão de financiamento empresarial

Determinantes da decisão de financiamento empresarial

(Parte 1 de 7)

9

ÍNDICE

LISTA DE TABELAS

Tabela 1- Payback45

Tabela 2- Tipos de investimentos previsto57

Tabela 3- O que a empresa pretende com este investimento57

LISTA DE GRAFICOS

Grafico 1- Satifação de distribuição de rendimento55

Grafico 2- Dispersão do capital social56

Grafico 3- Criterio usual na escolha da fonte58

Tabela 4- Metodos usados na avaliação das fontes59

LISTA DE FIGURAS

Figura1- Stactic Theoy20

Figura2- Demonstração de uma operação de factoring26

Figura 3- Vista frontal do edifício da sede da Gani Comercial.52

Figura 4- Organograma53

LISTA DE ABREVIATURAS

PME΄s Pequenas Medias Empresas

VAL Valor actual liquido

Tir Taxa interna de rentabilidade

Pb Payback

SCR Sociedade de capital de Risco

CX Custos Explícitos

CI Custo Implícitos

SA Sociedade anonima

Cfa Cash flow acumulado

DECLARAÇÃO

Declaro por minha honra que esta monografia é da minha autoria, resulta da minha investigação e sob orientação do meu supervisor. Esta é a primeira vez que submeto a uma instituição Académica para obtenção do grau de licenciatura em Gestão de Empresas com habilitações em Gestão Financeira.

Nampula, aos________________ de Janeiro de 2016

Nome do autor

__________________________________________

(Sérgio Alfredo Macore)

Nome do Supervisor

_____________________AURELIO _________________

(-------------------------------------)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família em especial ao meu pai e minha mãe por me confiarem e acreditarem nas minhas capacidades e terem-me apoiado e incentivado sempre na minha caminhada académica.

AGRADECIMENTO

Minha imensa gratidão vai primeiramente aos meus pais por sempre me darem força e me incentivar a nunca desistir daquilo que almejo e pelo apoio incondicional nas minhas decisões.

O meu irmão pelo apoio e conforto, a minha irmãs pelos anos de amizade, compreensão, carinho e incentivo na busca dos objectivos da vida e dos meus sonhos.

Aos grandes mosquiteiros da minha vida: Nhamire, Inlapucha e Mugulufo, por aguentarem os

Gostaria de agradecer o Administrador da empresa Gani Comercial, que dispensou o seu tempo de trabalho para responder o meu questionário.

A todos meus sinceros agradecimentos.

RESUMO

Este trabalho ora apresentado teve como objectivo principal factores determinantes da decisão de financiamento nas empresas de ramo de construção civil. Tendo em conta as dificuldades encontradas durante a pesquisa no que tange a recolha de dados, a pesquisa do estudo cingi se apenas as empresas que foram indicadas nas quais responderam o questionário. A realização deste trabalho foi aplicado um questionário á sete empresas sedeadas na cidade de Nampula, todas elas construtoras cujo estas já actuam a pelo dois anos no mercado. A revisão da literatura representa fundamentalmente a descrição e analise de varias ideias de diferentes autores sobre determinantes da decisão de financiamento e a composição da estrutura de capital este considerado essencial na gestão financeira das empresas e estão relacionadas ao estabelecimento da política de endividamento ou por outra aquela que leva aos objectivos da empresa ou a maximização da empresa não só mas também das várias formas usadas na determinação de decisões de financiamento. As interpretações dos resultados obtido foi feita na base de um estudo qualitativo sobre os aspectos financeiros considerados mas importantes nas empresas como seja a determinação de uma política de financiamento e das ideias mas importantes de alguns autores referente a tema em alusão. Os resultados mostram que as empresas escolhem as fontes de financiamento de acordo com as taxas de juros de mercado que é o (custo das fonte) e a oportunidade fácil de cedência de capital. Ainda de referir que os mesmos resultados mostraram com clareza a prática sistemática da avaliação e determinação das fontes de financiamento com maior destaque utilização do método VAL (valor actual liquido) da decisão de financiamento. Com o presente trabalho pensei que pode contribuir bastante para uma melhor compreensão das decisões de financiamento nas várias empresas com destaque as de construção civil.

Palavras-chave: Financiamento.

CAPITULO 1- INTRODUÇÃO

    1. Introdução

O trabalho que ora se apresenta tem como tema Determinantes da decisão de financiamento empresarial, caso Gani Comercial 2014 a 2015, visa descrever a melhor forma de financiar as operações e os investimentos em activos de longo prazo da empresa, descrever a estrutura de capital mais adequada, ou seja, qual deve se a percentagem de terceiros e de capital próprio que uma empresa deve adoptar e quais os respectivos custos.

Muitas das vezes as decisões de investimentos são pelos donos da empresa ou pela direcção da mesma.

Cabe ao gestor financeiro o papel de encontrar meios de obter recursos de curto ou longo prazo, de acordo com o tipo de investimento, activo permanente ou em capital de giro de modo que as taxas a encontrar se ajuste ao plano de negocio traçado, dando importância a moeda de referencia, o prazo de carência, datas de pagamentos, garantias exigidas, o prazo de amortização e a contra parte da empresa e da entidade que financia.

A decisão de financiamento tem levantado grandes debates e despertado um interesse maior a nível académico e científico, que deu origem a um considerável número de teorias, que se foram paulatinamente aproximando das reais práticas de decisão de financiamento das empresas.

A polémica em volta da existência de uma estrutura de capital óptima, várias teorias defende que cada empresa deve seleccionar sua estrutura de capital de acordo com determinados atributos teóricos considerados relevantes tais como tamanho da empresa, grau de crescimento do negócio, estrutura dos activos (tangíveis e intangíveis) singularidade dos serviços oferecidos e lucratividade entre outros.

A importância desses atributos sobre a decisão de financiamento deriva do impacto que eles são capazes de levar a efeito sobre os custos e benefícios associados à emissão de acções ou de divida. Deste modo não teria uma estrutura de capital óptima, mas uma estrutura de capital mais adequado ao perfil de cada uma das empresas.

    1. Objectivos do trabalho

Para a realização desta monografia, o autor pretende atingir os seguintes objectivos:

      1. Objectivo geral

  • O objectivo geral do deste trabalho pretende-se identificar os aspectos que definem a escolha de uma determinada fonte de financiamento e como esta pode contribuir para o crescimento da empresa, em particular na empresa Gani Comercial na Cidade de Nampula.

      1. Objectivos específicos:

Baseando no esclarecimento feito a cima, pode se ainda destacar como objectivos específicos:

  • Descrever e analisar aspectos que as empresas do ramo comercial têm tido em consideração na determinação da política de financiamento na cidade de Nampula;

  • Apresentar as fontes de financiamento que há em Nampula, sua respectiva caracterização, vantagens e desvantagens;

  • Identificar os modelos que a mesma empresa Gani Comercial usa para avaliar suas decisões.

    1. Justificativas

As motivações que me levaram a escolha deste tema do presente trabalho, pretendo em primeiro lugar conhecer os critérios usados pelas empresas ao decidirem dentre várias fontes de financiamento qual adoptar e, sobre os factores determinantes da estrutura de capitais.

Assim a presente monografia, ao versar o processo de financiamento, visa concorrer para a determinação dos factores críticos inerentes a essas decisões e porem, para o aumento do conhecimento das melhores soluções de financiamento. Simultaneamente este trabalho contribui para estimular e incentivar estudos complementares a volta desta área financeira.

    1. Definição do problema da pesquisa

As crescentes mudanças sociais e económicas tornaram um dos motivos permanente pela busca da inovação empresarial. A existência de técnico e analistas de processos organizacionais e decisórios não é apenas tarefa complexa mas também ferramenta essencial da gestão que busca desenvolver analises concisas e profundas com intenção de diminuir os riscos proveniente da ma adequação das decisões de financiamento. A ma escolha da fontes, a desorganização de uma empresa, a pode acarretar grande transtorno a empresa e prejudicando a sua imagem perante o mercado, causando impactos ate considerados negativos em termos de rentabilidade.

Fazer uso de métodos técnicos é um pré-requisito para minimizar a ocorrência de factos indesejados na gestão de empresarial, sendo necessário que havendo necessidade de financiamento buscar técnicos capazes de auxiliar os gestores na busca de fontes que geram lucros de forma eficiente nas suas operações.

Geralmente no contexto actual organizacional é crescente o número de empresas que não conseguem permanecer a longo prazo com suas operações, são apontados como factores contribuintes para este triste realidade, a falha na escolha de fontes de financiamento.

Diante deste contexto surge me a seguinte pergunta: Quais os factores que determinam a escolha de financiamento na estrutura de capital nas empresas de construção civil?

(Parte 1 de 7)

Comentários