Biografia de Frederick Taylor

 

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano, tendo ficado conhecido como o pai da Teoria Científica do Trabalho (ou taylorismo, designação dada em sua homenagem), teoria que esteve na origem de uma verdadeira revolução do sistema produtivo no início do século XX.

 

Biografia

Frederick Taylor nasceu em 20 de Março de 1856 em Filadélfia nos Estados Unidos, no seio de uma familia abastada que fez fortuna no negócio das hipotecas.

Taylor iniciou a sua carreira profissional com 18 anos como aprendiz de mecânico numa empresa de trabalhos hidráulicos, estudando à noite no curso de Engenharia Mecânica no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey. Em 1881, já como engenheiro chefe nas fábricas de aço Midway, empresa especializada no fabrico de máquinas, e após várias experiências de medição de tempos de execução de tarefas com o objectivo de eliminar ineficiências, introduz um método de produção baseado na produção em série - este método assentava na subdivisão dos processos produtivos em pequenos segmentos ou tarefas, tendentes a eliminar todos os tempos mortos. Complementarmente foi desenvolvido um sistema de prémios diferenciados para os trabalhadores que mais se aproximassem dos objectivos.

Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company, em Filadélfia, tendo depois passado por diversas fábricas onde foram sendo implementados os seus métodos de produção e em 1906, é eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Antes disso, em 1903, Taylor publica o seu primeiro livro “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde apresenta pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. Três anos mais tarde, em 1906, publica o seu segundo livro: “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais).

Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" (Princípio da Administração Científica) na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho.

Morre vítima de pneumonia, no dia 21 de Março de 1915, um dia depois de ter completado 59 anos de idade.

http://www.portal-administracao.com

Comentários