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Sisfor - Tutorial etapa 4, Notas de estudo de Ciências da Educação

Sistema de Gestão e Monitoramento da Formação Continuada

Tipologia: Notas de estudo

2015

Compartilhado em 24/04/2015

manu-lins-5
manu-lins-5 🇧🇷

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Baixe Sisfor - Tutorial etapa 4 e outras Notas de estudo em PDF para Ciências da Educação, somente na Docsity! 1 SISFOR Sistema de Gestão e Monitoramento da Formação Continuada Etapa 4 – Execução Para os Coordenadores de Curso: Acesse http://simec.mec.gov.br. Atenção: utilize sempre os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. Verifique se o módulo exibido é o “SisFor”. Caso não possua acesso, entre em contato com o seu Coordenador Institucional para que atualize suas informações no SisFor. 1. Se você já é usuário do SIMEC, pode acessar o SIMEC com seu CPF e sua senha atual, selecionando o módulo SisFor. 2. Se você é usuário do SIMEC, mas esqueceu a senha de acesso, na página inicial, clique em “Esqueceu a senha”. Sua senha será enviada para o e-mail cadastrado no SIMEC. 3. Se você foi cadastrado pelo seu Coordenador Institucional, mas nunca utilizou o SIMEC, acesse o sistema com seu CPF e a senha enviada para o e-mail cadastrado. Clique em “Entrar”. Ao acessar o SisFor, o sistema exibe a lista de cursos em que você foi indicado como Coordenador(a). Para iniciar ou continuar a elaboração do projeto do curso ou iniciar a execução, clique no ícone ( ) ao lado do seu nome. A aba de Execução é visível para todos os coordenadores de curso, mas só está disponível para edição se o projeto do curso tiver sido “Validado” pelo MEC. Para saber o estágio atual do projeto, na aba “Coordenador Curso” >> “Visualização do projeto”, no canto superior direito, veja o estado atual. Se quiser acompanhar a tramitação do projeto, clique no botão “Histórico”. O sistema exibirá as diversas etapas de análise e aprovação. Clicando no ícone “ ”, é possível ler os comentários/ pareceres que cada usuário inseriu. 2 Caso o curso encontre-se na situação “Validado”, a aba de Execução estará disponível para inclusão das informações necessárias ao pagamento das bolsas e outras informações relevantes. EXECUÇÃO A aba “Principal” traz informações gerais sobre o módulo. A aba “Dados Coordenador” reproduz o mesmo formulário eletrônico exibido na etapa do Projeto quaisquer alterações modificam automaticamente as duas abas. A aba “Compor equipe” tem como objetivo indicar quem são as pessoas que exercerão função pedagógica no curso. O sistema apresenta as funções disponíveis e os quantitativos de bolsas cadastradas no projeto validado pelo MEC, que não podem ser alteradas neste momento. Ao lado de cada função, clique no [+] para abrir a caixa de texto. Insira o CPF, o e-mail ativo e a quantidade de bolsas que aquela pessoa irá receber enquanto atuar no curso. Não importa quando esta pessoa começará a receber as bolsas; deve-se cadastrar todas as pessoas que, ao longo do curso, irão atuar nas respectivas funções, até o limite de bolsas autorizadas para cada função. Exemplo: o curso tem duração de 6 meses e previu o pagamento de 10 bolsas de Formador. Supondo que 4 pessoas atuarão nesta função, em tempos diferentes, é necessário cadastrar as quatro pessoas e informar o quantitativo de bolsas de cada uma. Não é preciso ainda definir os meses de cada uma. Atenção: o coordenador de curso é definido automaticamente nesta aba, todavia, no caso dos cursos que não possuem esta função, o Coordenador Adjunto é automaticamente cadastrado e possui as mesmas atribuições do Coordenador do Curso. Todas as pessoas cadastradas nesta aba são consideradas, no SisFor, como bolsistas. 5 Dicas importantes: 1. Nos meses seguintes ao cadastro inicial, o sistema replicará todo o quadro de cursistas e seus respectivos avaliadores, de modo que, a partir do segundo mês do “Período cursista”, as pessoas indicadas como “Avaliadores” visualizarão apenas a lista de cursistas que lhes foi designada. 2. Depois de finalizado o cadastramento inicial dos cursistas, não será permitido exclui-los, mas será possível incluir cursistas que ingressaram depois. No caso dos cursistas desistentes, por exemplo, ele deverá ser mensalmente indicado como “Ausente” e “Não realizou as atividades” e entrará no cálculo de evasão do curso. Certifique-se de que todos estão efetivamente matriculados. 3. Para assinalar a mesma condição para todos os cursistas, clique na opção desejada no campo “Selecionar Todas”, na segunda linha do cabeçalho “Avaliar Cursista”. A aba seguinte, “Avaliar equipe”, é a etapa seguinte para a tramitação da solicitação das bolsas. No primeiro acesso, os passos são: 1. Escolha o primeiro período de referência disponibilizado pelo sistema (que caracteriza o primeiro mês de pagamento de bolsa). 2. Informe para cada bolsista se as atividades previstas foram ou não realizadas e quem o avaliou (e continuará avaliando nos meses seguintes, salvo se houver substituição feita pelo Coordenador do curso). 3. O sistema indica na última coluna se o bolsista está “Apto” (realizou as atividades previstas) ou “Não apto” (não realizou as atividades) a receber a bolsa. Caso esteja “Não apto”, pode-se informar o que não foi efetivamente realizado e que justifica a não solicitação de pagamento. 4. A opção “Não se aplica” deve ser utilizada exclusivamente para os profissionais que compõem a equipe mas não tinham atividades para realizar naquele mês e, portanto, não serão avaliados. 5. Clique em “Salvar”. 6. Depois de preencher a situação de TODOS os bolsistas e salvar os dados, o sistema disponibilizará o botão “Enviar para análise do MEC”. Caso isto não ocorra, passe o cursor sobre o ícone e identifique a pendência. 7. Confirme a operação. A última aba disponível neste momento é “Gerenciar equipe”. Esta tela permite gerenciar os acessos ou a substituição de todos os bolsistas. Para tanto, basta marcar o membro da equipe (clicando no checkbox) e clicar em alguns dos botões situados no final da lista, podendo ativar ou bloquear os acessos. Existem basicamente 4 situações de acesso: Ativo - usuário está autorizado a acessar o sistema; Pendente - usuário solicitou acesso pela página principal do SIMEC, e está aguardando confirmação; Bloqueado - usuário está bloqueado, podendo ser pelo excesso de tentativas (5 tentativas de acesso) ou foi bloqueado por alguém com perfil superior; Não cadastrado - usuário não possui acesso ao SisFor. 6 É possível visualizar o histórico do gerenciamento clicando no ícone colorido da situação (verde ou vermelho). Esta tela permite também alterar o e-mail do usuário clicando no ícone ao lado do e-mail. Para substituir as pessoas, basta clicar no ícone azul e inserir os dados referente ao novo bolsista. Observe que o substituto fará jus apenas às bolsas remanescentes daquele que foi substituído. Por fim, clicando no ícone amarelo , você pode reiniciar o acesso do usuário com a senha padrão “simecdti”. Dúvidas ou problemas com o sistema? Envie um e-mail para sisfor@mec.gov.br.
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