curso ingles gramatica basica

curso ingles gramatica basica

(Parte 1 de 3)

Seja Bem Vindo!

Curso

Inglês Gramática Básica Carga horária: 45hs

Dicas importantes

• Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!

• Leia cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa.

• Explore profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois saiba que elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.

• Saiba que quanto mais aprofundaste seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais alunos dos cursos.

Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.

• Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.

• Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-adia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.

• Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.

Conteúdo

Os advérbios
Os advérbios de tempo

Introdução As classes gramaticais em inglês Letras maiúsculas Nouns: os substantivos em inglês Singular Nouns: substantivos singulares Plural Nouns: substantivos no plural Collective Nouns: substantivos coletivos Masculine and Feminine Nouns: substantivos masculinos e femininos Personal Pronouns: os pronomes pessoais Personal Pronouns: os pronomes pessoais (parte 2) Reflexive Pronouns: os pronomes reflexivos Interrogative Pronouns: os pronomes interrogativos Demonstrative Pronouns: os pronomes demonstrativos Adjectives: os adjetivos em inglês Adjetivos terminados em –ful e –less Os comparativos Os superlativos Comparativos e superlativos com more e most Comparativos e superlativos irregulares Os pronomes possessivos Advérbios de lugar

Introdução Antes de começarmos nosso Curso de Básico de Gramática de Inglês, vale a pena parar e pensar sobre o que é gramática. Se formos até a Wikipedia, veremos que:

Gramática (do grego: γραμματική, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso “correto”. É ramo da Linguística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a interrelação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

Simplificando, a gramática são as regras do idioma, que definem como as palavras se relacionam umas com as outras. Em português a frase “Eu vou de a escola” está gramaticalmente errada, pois aqui a palavra “de” não pode ser usada, o certo seria “Eu vou para a escola”. A gramática chama “de” e “para” de preposições. Interessante é notar que, sabendo ou não que “de” e “para” são palavras chamadas de preposição pela gramática, ainda assim falamos corretamente, não é mesmo? Isso acontece porque a língua não foi feita a partir da gramática, mas sim a gramática a partir da língua.

Antes de começarmos nosso curso, é importante saber que estudar um idioma e estudar gramática são coisas diferentes, mas que se relacionam. O estudo da gramática ajuda no estudo do idioma, mas temos que tomar cuidado para não acabarmos estudando somente a gramática e deixarmos a língua real de lado. Sempre leia a escute muito em inglês, usando a gramática como um complemento, que serve para polir as imperfeições que ficarem ao longo do caminho. Um professor me disse que costumava dar KISS em todos os alunos, mas isso não quer dizer que ele beijava todos os alunos! KISS, nesse caso, quer dizer Keep It Simple and Short, ou seja, mantenha tudo simples e curto. Isso vale principalmente para a gramática: quando mais simples, clara e direta, melhor.

As classes gramaticais em inglês

A gramática divide as palavras em várias categorias diferentes: substantivos, adjetivos, advérbios, etc. Você deve lembrar desses nomes da época da escola, não? Pois em inglês esses nomes também existem. Mas calma, antes de você entrar em desespero, quero dizer que tudo isso é muito mais simples do que parece! Primeiramente, dê uma olhada nesse versinho, usado para decorar as categorias gramaticais em inglês.

Every name is called a noun, As field and fountain, street and town In place of noun the pronoun stands As he and she can clap their hands. The adjective describes a thing, As magic wand or bridal ring. Most verbs mean action, something do To read and write, to jump and run. How things are done the adverbs tell As quickly, slowly, badly, well. The preposition shows relation, As in the street or at the station. Conjunctions join, in many ways, Sentences, words, or phrase and phrases The interjection cries out, “Heed! An exclamation point must follow me!”

Nouns são os substantivos, as palavras que dão nome as coisas, como field (campo), fountain (fonte), street (rua) ou town (cidade). Pronouns são os pronomes, que indicam pessoas e coisas, como he (ele) ou she (ela). Adjectives são os adjetivos, que caracterizam as coisas, como magic (mágico) ou bridal (de noivado). Verbs são ações, como read (ler), write (escrever), jump (pular) e run (correr). Adverbs são os advérbios, que mostram como as coisas são feitas, como quickly (rapidamente), slowly(lentamente), badly (gra vemente) ou well (bom, bem feito). Prepositions são as preposições, que determinam relações entre as coisas com em in the street (na rua) e at the station (na estação). Conjunctions são as conjunções, que ligam as palavras e frases, como or (ou) e and (e). Por fim, interjections são as interjeições, que representam sons, falas, etc., como “stop!” (Pare!). Você não precisa saber tudo isso de cor e salteado, basta ter uma noção de cada uma das categorias gramaticais. Nas lições futuras, veremos mais um pouco sobre cada categoria, e como elas funcionam.

Letras maiúsculas Quando usar letras maiúsculas em inglês Em inglês, letras maiúsculas são chamadas capital letters, big letters ou upper-case letters, ou simplesmentecapitals. Assim como no português, em alguns casos deve-se usar obrigatoriamente as letras maiúsculas. Em inglês, usa-se letras maiúsculas…

No começo de uma frase: The book is on the table. – O livro está em cima da mesa.

You are going home. – Você está indo pra casa. Please, leave me alone! – Por favor, me deixe sozinho!

Sempre que usamos a palavra I (eu): I am a teacher. – Eu sou um professor. John and I went to the party. – John e eu fomos para a festa. I play soccer. – Eu jogo futebol.

Em nomes de pessoas e lugares: John, Peter, Alice, James, Brazil, Japan, National Universit y

Para dias da semana, meses do ano, festivais e feriados: Sunday, Monday, Tuesday, October, November, December , Christmas, Mother’s Day, Father’s Day

Nouns: os substantivos em inglês Existem dois tipos de nouns (substantivos) em inglês: common nouns e proper nouns.

Common Nouns

São os nomes das coisas, pessoas, animais, etc.

Alguns nouns de coisas/objetos: table: mesa door: porta chair: cadeira cake: bolo gate: portão Alguns nouns de pessoas:

teacher: professor student: estudante reader: leitor soldier: soldado clown: palhaço

Alguns nouns de animais: bird: pássaro zebra: zebra bear: urso cow: vaca lion: leão

Alguns nouns de lugares: school: escola mall: shopping center beach: praia park: parque island: ilha

A lista abaixo mostra os 25 nouns mais usados no idioma Inglês: 1. time – tempo 2. person – pessoa 3. year – ano 4. way – caminho/modo 5. day – dia 6. thing – coisa

7. man – homem 8. world – mundo 9. life – vida 10. hand – mão 1. part – parte 12. child – criança 13. eye – olho 14. woman – mulher 15. place – lugar 16. work – trabalho 17. week – semana 18. case – caso/caixa 19. point – ponto 20. government – governo 21. company – companhia, empresa 2. number – número 23. group – grupo 24. problem – problema 25. fact – fato

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Most_common_words_in _English

Proper Nouns

Proper Nouns são os nomes próprios, que designam pessoas, lugares e coisas específicas. Proper nouns sempre começam com letra maiúscula. Todos os nomes de pessoas, incluindo o seu, são proper nouns:

John, Peter, Alice, Lisa, Beethoven, Harry Potter, Ali Baba, etc. Nomes de países e nacionalidades são todos proper nouns:

Brazil – Brazilian

Brasil – brasileiro America – American

América – americano

Japan – Japanese

Japão – japonês

China – Chinese

China – chinês

Egypt – Egyptian

Egito – egípcio

Todos os nomes de cidades, monumentos ou lugares famosos também são proper nouns:

London – Londres

New York – Nova Iorque

Tokyo – Tóquio

Statue of Liberty – Estátua da liberdade

Great Wall of China – A grande muralha da China

Niagara Falls – Cataratas do Niágara

Mount Everest – Monte Everest

Dias da semana, meses do ano e datas comemorativos também são propers nouns:

Days of the week – dias da semana Sunday – domingo

Monday – segunda

Tuesday – terça Wednesday – quarta

Thursday – quinta

Friday – sexta

Saturday – sábado

Months – meses January – janeiro

February – fevereiro

March – março

April – abril

May – maio

June – junho

July – julho

August – agosto

September – setembro

October – outubro

November – novembro

December – dezembro

Datas comemorativas: Christmas – Natal

Mother’s Day – Dia das mães

Father’s Day – Dia dos pais

Independence Day – Dia da independência April Fool’s Day – Dia dos bobos/dia da mentira

Singular Nouns: substantivos singulares Os nouns podem aparecer nas forma singular e plural.

Quando falamos de uma única pessoa/coisa, o noun ésingular. Quando falamos de várias pessoas/coisas, o noun é plural. Hoje vamos ver como funcionam os singular nouns.

Singular Nouns a boy – um menino a flower – uma flor a computer – um computador a girl – uma menina a book – um livro Você notou o “a” antes dos nouns? Esse “a” é o artigo

“um/uma”. Ele sempre vai aparecer na frente dos singular nouns, afinal, se falarmos simplesmente “boy”, estamos falando “menino”, sem um sentido específico. Quando dizemos “a boy”, agora sim temos o sentido de “um menino”. Quando o noun for feminino, o “a” pode ser traduzido como “uma”, como no caso de “a girl”: “uma menina”. Agora, dê uma olhada nos seguintes nouns:

an egg – um ovo an umbrella – um guarda-chuva an apple – uma maçã an envelop – um envelope an orange – uma laranja Notou que, em vez de “a”, usamos “an”. O Significado de

“an” é o mesmo de “a”: um/uma. Porém, usamos aantes de palavras que começam com um som de consoante (b,c,d,f,g, etc) e an antes de palavras que começam com som de vogal (a,e, i, o, u).

a player – um jogador – “player” começa com a consoante P, assim usamos “a”.

an apple – uma maçã – “apple” começa com a vogal “a”, assim usamos “an”.

A regra é simples:

antes de vogal = AN antes de consoante = A

Exceção:

Lembre-se que isso diz respeito ao som, assim, palavras como university e uniform, embora comecem com vogal (“u”), têm o som de consoante no início: university fala-se “yunivãrssiti”, e uniforme fala-se “yunifórm”. Assim usamos “a”, e não “an”.

a university a uniform O mesmo ocorre com “hour”, que começa com a consonante H, mas tem som de “a” no começo, pois falamos “auãr”.

an hour Felizmente, as exceções são poucas. Não fique muito preocupado e foque na regra de modo simples e eficiente:antes de vogal = AN, antes de consoante = A.

Plural Nouns: substantivos no plural Plural Nouns Na última lição aprendemos sobre os substantivos singulares. Nesta lição aprender sobre os Plural Nouns, que são os substantivos no plural.

Usamos os plural nouns para definir qualquer coisa que exista em quantidades maiores do que um. Vejamos os exemplos:

Plural Nouns com S book > books (livro > livros) egg > eggs (ovo > ovos) game > games (jogo > jogos) photo > photos (foto > fotos) A regra geral é bem simples, basta adicionar “S” no final no noun. Porém, em alguns casos teremos que adicionar ES, como nos seguintes exemplos.

Plural Nouns com ES beach > beaches (praia >praias) box > boxes (caixa > caixas) watch > watches (relógio > relógios) glass > glasses > (copo > copos) Uma boa dica é notar que, geralmente, quando as palavras terminam com CH, SH, S, S ou X, o plural será feito com ES.

Plural Nouns com IES Há também plural nouns que terminam com IES.

butterfly > butterflies (borboleta > borboletas) baby > babies (bebê > bebês) family > families (família > famílias) fairy > fairies (fada > fadas) Nos nouns acima, trocamos o Y final por IES.

No entanto, caso o noun terminar com Y, mas vier precedido de uma vogal, o plural é feito somente com S:

key > keys (chave > chaves) turkey > turkeys (peru > perus) toy > toys (brinquedo > brinquedos) day > days (dia > dias)

Nouns que terminam com F

Quandos os nouns terminam com a letra F, geralmente, trocamos o F por V e adicionamos um ES. Veja os exemplos:

leaf > leaves (folha > folhas) shelf > shelves (prateleira > prateleiras) thief > thieves (ladrão > ladrões) wolf > wolves (lobo > lobos) Porém, como sempre, há exceções.

chef > chefs (chefe de cozinha > chefes de cozinha) cliff > cliffs (penhasco > penhascos) handkerchief > handkerchiefs (lenço > lenços) roof > roofs (teto > tetos)

Além disso, alguns nouns aceitam as duas formas, como, por exemplos dwarf (anão), que pode ter seu plural tanto como dwarves ou dwarfs. Há também palavras que terminam com FE, que do mesmo modo têm seu plural feito com VES: wife (esposa) > wives; knife (faca) > knives.

Nouns que terminam com O

Quando o nomes terminar com O, às vezes vamos acrescentar um S, outras vezes colocamos ES.

video > videos (vídeo > vídeos) zoo > zoos (zoológico > zoológicos) tomato > tomatoes (tomate > tomates) potato > potatoes (batata > batatas) hero > heroes (herói > heróis)

Plurais irregulares

Algumas palavras mudam completamente no plural. São os chamados plurais irregulares. É bom estar atento a essas palavras para não se confundir.

mouse > mice (rato > ratos) foot > feet (pé > pés) child > children (criança > crianças) man > men (homem > homens) woman > women (mulher > mulheres) tooth > teeth (dente > dentes) Algumas palavras apresentam uma única forma, tanto no singular como no plural.

sheep > sheep (ovelha > ovelhas) fish > fish (peixe > peixes) reindeer > reindeer (rena > renas) Outras têm uma única forma, porém no plural.

pajamas (pijama) sneakers (tênis) pants (calças) Pode parecer estranho, mas esses nomes realmente não têm forma singular. Você não pode dizer “a pajama” (um pijama), pois em inglês, é sempre “pijamas”.

Collective Nouns: substantivos coletivos

Depois de aprender sobre substantivos singulares e plurais, vamos ver nesta lição como funcionam os substantivos coletivos em inglês. Da mesma maneira que no português, os substantivos coletivos são palavras usadas para se referir e grupos de pessoas, animais ou coisas. Vejamos alguns exemplos de collective nouns:

(Parte 1 de 3)

Comentários