A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MADRE IMACULADA-Adlin Amaral e Max Silva

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA...

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Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, sob orientação do prof. Msc. Ednilson Souza, para efeito de obtenção do grau de Licenciatura Integrada em Matemática e Física

da Universidade Federal do Oeste do Pará, tendo sido considerado

Este documento corresponde à versão final do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MADRE IMACULADA, e apresentado por ADLIN IRLANDE TAVARES DO AMARAL e MAX LUIZ PAIVA DA SILVA à banca examinadora do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física Óbidos-Pa, 08 de agosto de 2014

Prof. Msc. Ednilson Sergio Ramalho de Souza-Presidente

Prof. Dr. João Roberto Pinto Feitosa-Avaliador interno

Prof. Msc. Sandro Aléssio-Avaliador interno Prof. Msc. Francisco Robson Alves-Avaliador suplente

Adlin Irlande Tavares do Amaral

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, autor de nosso destino, nosso guia, socorro presente na hora da angustia e, principalmente pela força e coragem durante toda esta longa caminhada.

A minha mãe Zilma Canto Tavares, minhas irmãs Ana Dayse Tavares do Amaral e Ana Milber Tavares do Amaral e meus sobrinhos, Alan Victor do Amaral Matos, André do Amaral Rocha e Alex Saulo do Amaral Rocha, que sempre me ajudaram quando faltou-me forças para prosseguir por caminhos difíceis.

Minha amada esposa Áurea Célia Frota Monteiro do Amaral, que sempre esteve e estará ao meu lado nos momentos alegres e tristes, sendo sustentáculo em nossa família. Ao meu amado filho Adlin Júnio Monteiro do Amaral, que muito me ama demonstrando seu amor pelos seus gestos e ações e toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até está etapa de minha vida.

Max Luiz Paiva da Silva

Dedico este trabalho em primeiro lugar a Deus, que iluminou meu caminho durante esta caminhada, me sustentou e me deu coragem para questionar realidades e propor sempre um novo mundo de possibilidades.

A minha querida esposa Rosinele Maria Soares da Silva, pessoa com quem amo partilhar a vida, a meus filhos, Ana Quezia Soares de Souza, Edimara Santos da Silva, Max Luiz Paiva da Silva Júnior, Midian Soares da Silva e Victor Luiz Soares da Silva, que com carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até está etapa de minha vida.

Aos meus pais, irmãos e sobrinhos, que sempre estiveram e estarão ao meu lado nos momentos alegres e tristes, sendo sustentáculo em nossa família.

Adlin Irlande Tavares do Amaral

Agradeço ao mundo por mudar as coisas, por nunca fazê-las serem da mesma forma, pois assim não teríamos: o que pesquisar o que descobrir e o que fazer, pois através deste conseguimos concluir a nossa monografia.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na nossa vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia, em particular ao professor Ednilson Sergio Ramalho de Souza, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

Aos amigos e colegas, pelo incentivo e apoio constante, pelas alegrias, tristezas e dores compartilhadas. Com vocês, as pausas entre um parágrafo e outro de produção melhoram tudo que temos produzido na vida. Em especial as minhas amigas Ana Maria Fonseca da Rocha e Ana Patrícia Palma da Silva, obrigado pela paciência, pelo incentivo pela força e principalmente pelo carinho. Valeu a pena esperar, hoje estamos colhendo juntos os frutos do nosso empenho.

Max Luiz Paiva da Silva

Agradeço a Deus, pois sem ele eu não teria forças para essa longa jornada.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na nossa vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia, em particular ao professor Ednilson Sergio Ramalho de Souza, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

Aos amigos e colegas, pelo incentivo e apoio constante, pelas alegrias, tristezas e dores compartilhadas. Com vocês, as pausas entre um parágrafo e outro de produção melhoram tudo que temos produzido na vida. Em especial as nossas amigas Ana Maria e Ana Patrícia, obrigado pela paciência, pelo incentivo pela força e principalmente pelo carinho. Valeu a pena esperar, hoje estamos colhendo juntos os frutos do nosso empenho.

Esta pesquisa tem como objetivo buscar uma análise sobre a utilização do laboratório de informática pelos alunos e professores do ensino médio nas aulas de matemática e os resultados na melhoria do ensino aprendizagem na escola Madre Imaculada no município de Santarém-Pa. Privilegiou-se metodologia do tipo qualti-quantitativa (TEIXEIRA, 2009) com pesquisa de campo por meio de questionários e entrevistas. Utilizamos em nosso referencial teórico Almeida (2000), Citelle e Costa (2011) Gaeta (2007), Borba e Penteado (2012) entre outros. Nosso problema de pesquisa é afirmar que o laboratório de informática é de grande importância para o ensino aprendizagem dos alunos, pois bem aproveitado é uma ferramenta auxiliar e motivadora para aquisição de novos conhecimentos. Se não empregado, verificar o que falta para que o mesmo passe a ser utilizado. Detectamos que os professores entrevistados sabem da importância do laboratório de informática para as aulas de matemática, no entanto não utilizam tal laboratório como favorecedor de aprendizagem, mas como complemento para suas aulas. Os laboratórios existem em várias escolas e a educação é um direito do estudante, este pode usufruir de um ensino que o torne alfabetizado tecnologicamente, o que não é meramente fazer um curso de informática e sim, como ler e utilizar esse novo instrumento, que a partir de então deverá estar inserido nas atividades do educando. Como educadores, não podemos simplesmente reagir a essas mudanças, precisamos ser proativos, preparar nossos alunos para ingressar no mercado de trabalho, tendo como suporte o conhecimento necessário para superar os desafios de uma economia global.

Palavras Chaves: Educação Matemática, Escola, Laboratório de Informática, Tecnologia.

This aims to seek a review of the use of the computer lab for the students and high school teachers in mathematics lessons and results in improved teaching and learning in school Immaculate Mother in the municipality of Santarém-Pa. We focused on quantitative methodology qualti-type (TEIXEIRA, 2009) with field research through questionnaires and interviews. Used in our theoretical framework Almeida (2000), Citelle and Costa (2011) Gaeta (2007), Borba and Penteado (2012) among others. Our research problem is to say that the lab is of great importance to the teaching and learning of students, as well as an auxiliary is used and motivating tool for acquiring new knowledge. If not used, check what is missing so that the same password to be used. We detected that interviewed teachers know the importance of the computer lab for math classes, however do not use this lab as a facilitator of learning, but as a complement to their classes. Laboratories exist in various schools and education is a right of the student, this can take advantage of a teaching that become technologically literate, which is not merely to do a computer course and yes, how to read and use this new instrument, the thereafter shall be inserted in the activities of the student. As educators, we can not simply react to these changes, we need to be proactive, to prepare our students to enter the labor market, supported by the necessary knowledge to meet the challenges of a global economy.

Keywords: Mathematics Education, School, Computer Lab Technology.

Imaculada (direita)27
Figura 2. Imagem da frente da escola28

Figura 1. Escudo da Escola Madre Imaculada (esquerda) e fotografia da Freira Madre Figura 3. Localização da Escola lócus da investigação (Fonte: w.google.com.br/mapas). 28

(direita)29
Figura 5. Vista da biblioteca (esquerda) e quadra poliesportiva coberta (direita)30

Figura 4. Imagem do auditório e sala de aula (esquerda) e laboratório multidisciplinar Figura 6. Profª. Tutora Milena, Max e Adlin (esquerda) e laboratório de informática. ............ 3

Gráfico 1. Resposta da pergunta 01 dos alunos37
Gráfico 2. Respostas da pergunta 02 dos alunos38
Gráfico 3. Resposta da pergunta 03 dos alunos38
Gráfico 4. Resposta da pergunta 04 dos alunos39
Gráfico 5. Resposta da pergunta 05 dos alunos40
Gráfico 6. Resposta da pergunta 06 dos alunos40
Gráfico 7. Resposta da pergunta 01 dos professores41
Gráfico 8.Resposta da pergunta 02 dos professores42
Gráfico 9. Resposta da pergunta 03 dos professores43
Gráfico 10. Resposta da pergunta 04 dos professores43

LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1. Resposta da pergunta 05 dos professores. ............................................................. 4

EJA – Educação de Jovens e Adultos

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

LINUX – Sistema Operacional desenvolvido pelo programador Filandês Linus Torvalds

MEC – Ministério da Educação e Cultura

NTE – Núcleo Tecnológico Educacional

PROINF – Programa Nacional de Tecnologia Educacional

P – Projeto Político Pedagógico

SEDUC – Secretaria de Estado de Educação

TIC’s – Tecnologias de Informática e Comunicações URE – Unidade Regional de Educação

INTRODUÇÃO17
I CAPÍTULO20
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA20
1.1 Contextualizando a informática20
1.2 O avanço da informática nas escolas23
1.3 A implantação da informática na educação25
I CAPÍTULO27
A PESQUISA DE CAMPO, RESULTADOS E ANÁLISES27
2.1. Caracterização da escola, professores e estudantes:27
2.3. Resultados analisados32
I. CONSIDERAÇÕES FINAIS52
IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS5
V. ANEXOS57
Questionário para os alunos57
Questionários para os professores de matemática58
Questionário para o tutor59
Questionário para o coordenador pedagógico60

SUMÁRIO Questionário para o diretor ................................................................................................... 61

Adlin Irlande Tavares do Amaral

Nascimento: 1/06/1975

Em 1979, Ingressou no Jardim da Infância na Escola José Veríssimo onde completou o Ensino Fundamental Menor.

Em 1985, Passou a estudar na Escola São José onde concluiu o Ensino Fundamental

Maior e o 2º Grau em Habilitação Técnica em Magistério, no ano de 1992, atual Ensino Médio.

Nos anos de 1993 e 1994, exerceu a Função de Professor de Matemática no Ensino Fundamental Maior na Escola São Raimundo Nonato, Vila Curua, atual cidade de Curua.

Em 1995, ingressou no Seminário Maior São Gaspar.

No mesmo ano inicia seus estudos Filosóficos no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, concluindo em 1997.

Em 1998, inicia seus estudos teológicos no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, concluindo em 2001

Em 05/05/2002 é ordenado Diácono na Cidade do Curua por D. Martinho Lammers.

Em 20/12/2002 é ordenado Sacerdote da Igreja Católica pela imposição das mãos de D. Martinho Lammers.

Trabalha como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de 2003 a 2007.

De 2003 a 2006, Faz o Curso de Licenciatura em Ensino Religioso no Centro de Ensino Religioso Peniel – CERP.

De 2006 a 2007, faz a validação de Seu Curso de Teologia pelo MEC, no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

De 07/2007 a 07/2008, faz o Curso de Especialização em Ciências da Religião pelo Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.

De 2010 a 2012, faz o curso de Licenciatura em Ciências da Religião, Habilitação em Ensino Religioso, pela Faculdade de Teologia Hokemâh – FATEH.

Em 2010 a 2013, Passa no Concurso Público passando a ministrar a Disciplina de Ensino Religioso nas Escolas Municipais São Francisco e Raimundo Chaves.

Em 2013, é aprovado no Concurso do Estado e passa a Ministrar a Disciplina de

Ensino Religioso e Filosofia nas escolas Estaduais Madre Imaculada, Ezeriel, Richarde Hennington, Maria Uchôa e Aluízio Martins.

De 07/2012 a 06/2013, faz o curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Max Luiz Paiva da Silva

Nascimento: 24 de abril de 1980 na Comunidade Curumu, Município de Óbidos-PA.

No período de 1986 a 1990 ingressou e concluiu 1º Grau (1ª e 4ª série) na Escola Municipal de 1º Grau "Gov. Fernando Guilhon".

No período de 1992 a 1996, continuou e concluiu o 1º Grau (5ª e 8ª série) na Escola Estadual de 1º e 2º Grau "São José".

De 1997 a 1999 cursou e concluiu o Magistério na mesma Escola.

Em 2000, retornou a sua Comunidade para trabalhar na Escola Municipal de Ensino

Fundamental Gov. Fernando Guilhon com a disciplina Matemática, a qual estou atuando a 14 anos.

No ano de 2010 ingressei na Universidade Federal do Oeste do Pará cursando Matemática e Física, pois são as disciplinas que eu gosto demais.

INTRODUÇÃO Vivemos em uma época muito dinâmica. A evolução da tecnologia e a introdução da internet mudaram nosso ambiente de trabalho, nossas escolas e nossa sociedade. Segundo Costa (2009), desde o período da Revolução Industrial moderna, nosso mundo não mudava tão rapidamente em um período tão curto. Como educadores, não podemos simplesmente reagir a essas mudanças, precisamos ser proativos, preparar nossos alunos para ingressar na força de trabalho, tendo como suporte o conhecimento necessário para superar os desafios de uma economia global, na qual a informática tem grande influência como instrumento manipulador do mercado.

O que a faz adquirir cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida, chegando ao ponto de não conseguirmos acompanhar essa evolução. Nesse sentido, Borba e Penteado (2012), ressalta que a educação é levada a perpassar por mudanças estruturais e funcionais frente ao surgimento de um novo modelo educacional onde as novas tecnologias tornam-se instrumentos auxiliares na aprendizagem e desenvolvimento do educando.

O principal objetivo defendido hoje, ao adaptar a informática ao currículo escolar, está na utilização do computador interligado a rede mundial de computadores (internet) como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos aplicados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada eles passam a conhecer novos horizontes no campo do conhecimento técnico científico.

No Estado do Pará, a Secretaria Executiva de Educação - SEDUC, juntamente com a

IMPROINF, laçou em 2001 o Projeto laboratório na escola, tendo como objetivo até 2015, instalar em todas as escolas públicas estaduais de ensino médio laboratórios de informática interligados a internet, para que se promova entre os agentes escolares um olhar mais atento quanto à importância da utilização deste novo recurso, e os mesmos possam se adaptar a estes novos recursos tecnológicos, desta forma torna-se necessário a divulgação dos mesmos com atividades, eventos e projetos pedagógicos desenvolvidos em cada espaço escolar, para que os educandos possam utilizá-los como suporte educacional.

Em consonância com o projeto da SEDUC, no município de Santarém, mais especificamente na escola Madre Imaculada, o projeto está sendo colocado em prática, pois o laboratório já está em pleno funcionamento, tendo como objetivo tornar-se um espaço on-line aberto para toda a comunidade escolar, para: trocar informações, digitação e publicação de trabalhos, realização de intercâmbios culturais, assim como divulgar eventos de natureza sócios pedagógicos, cultural, esportiva e institucional.

Assim, o laboratório de informática torna-se instrumento possibilitando ao educando, depois de certa prática, uma formação básica qualificada na área da tecnologia digital, oferecendo conhecimentos dos recursos tecnológicos e seus usos adequados, aprimorando sua qualificação e potencializando sua inserção no mercado de trabalho. Precisamos também adquirir consciência das habilidades necessárias para participarmos da construção do novo ou então nos submetermos a uma vida de dependência.

São estes os fatos que aguçaram nosso interesse por essa pesquisa, que será desenvolvida no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e

Médio Madre Imaculada, abordando a formação básica dos educandos na área da tecnologia digital e as metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores para melhor aproveitar esses recursos no processo ensino aprendizagem. “O que deve acontecer de forma gradativa e continuada, contribuindo para o surgimento de mudanças significativas na instituição escolar” (PESSOA, 2005, p. 238).

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