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A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA-Maria Ângela Santos, Notas de estudo de Matemática

Este trabalho teve por objetivo verificar de que forma o professor pode usar métodos alternativos para ensinar a matemática na pré-escola. A questão de pesquisa foi: De que forma os professores da pré-escola poderão melhorar o ensino de matemática de modo a torna-la mais perceptível no dia-a-dia? A metodologia usada se aproxima de uma abordagem qualitativa (MALHEIROS, 2011). Os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos da pré-escola e 02 professores desse nível de ensino. Utilizou-se como principais

Tipologia: Notas de estudo

2015

Compartilhado em 08/01/2015

ednilson-souza-9
ednilson-souza-9 🇧🇷

4.2

(6)

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Baixe A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA-Maria Ângela Santos e outras Notas de estudo em PDF para Matemática, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA Óbidos-Pa 2014 MARIA ÂNGELA PICANÇO SANTOS A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Formação de Professores da Educação Básica, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, sob orientação do prof. Msc. Ednilson Souza, para efeito de obtenção do grau de Licenciatura Integrada em Matemática e Física. Óbidos-Pa 2014 AGRADECIMENTO Primeiramente agradeço a Deus, por ter me dado a oportunidade de estar concluindo está faculdade. Ao meu orientador, Professor Mestre Ednilson Sérgio Ramalho de Souza pelo apoio e orientação que sempre e disponibilizou no decorrer de todo este processo. Por me fazer refletir e ponderar sobre todas as decisões que tomei, tendo sempre em vista o alcance de um trabalho melhor. Aos meus orientadores de estágio Professora Lidiane Cavalcante Figueira e Professora Renata Repolho dos Santos e Ednilson Sergio Ramalho de Souza por terem auxiliado a traçar um percurso enriquecedor em experiências de aprendizagem que em muito me serão uteis no futuro. A minha família pelo apoio permanente e incondicional. RESUMO Este trabalho teve por objetivo verificar de que forma o professor pode usar métodos alternativos para ensinar a matemática na pré-escola. A questão de pesquisa foi: De que forma os professores da pré-escola poderão melhorar o ensino de matemática de modo a torna-la mais perceptível no dia-a-dia? A metodologia usada se aproxima de uma abordagem qualitativa (MALHEIROS, 2011). Os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos da pré-escola e 02 professores desse nível de ensino. Utilizou-se como principais referenciais teóricos Corts e Vega (2006), Palhares (2004), Caldeira (2009). Verificou-se que os professores investigados usam predominantemente brincadeiras e pinturas para ensinar matemática e o trabalho com problemas reais poderia ser uma estratégia viável para tornar a matemática mais visível no dia-a-dia das crianças. Realço neste estudo a importância que a resolução de problemas tem no ensino- aprendizagem da matemática, pois está pode ser um processo muito vantajoso e benéfico para o domínio de competências matemáticas. Palavras-chave: Influência. Matemática. Pré-Escola. ABSTRACT This study aimed to verify how the teacher can use alternative methods to teach math in kindergarten. The research question was: How do teachers of kindergarten can improve the teaching of mathematics in order to make it more noticeable in day-to-day? The methodology used approaches a qualitative approach (MALHEIROS, 2011). The study subjects were 30 students from kindergarten and 02 teachers on this level. Was used as the main theoretical frameworks Corts e Vega (2006), Palhares (2004), Caldeira (2009). It was found that teachers investigated predominantly use jokes and paintings to teach math and working with real problems could be a viable strategy to make math more visible in day-to-day lives of children. I stress the importance of this study to problem solving have on teaching and learning of mathematics as it is can be a very advantageous and beneficial to the field of mathematical process skills. Keywords: Influence. Mathematical. Kindergarten. 10 INTRODUÇÃO Sendo a matemática uma área de conhecimentos fundamentais para o dia-a-dia e uma ferramenta essencial a muitas outras áreas, torna-se necessário que a escola, em consonância com os profissionais da educação, família e alunos, busque formas de mostrar como essa disciplina deve ser valorizada no cotidiano das pessoas. Nessa direção, a matemática na pré-escola deve ser ensinada de modo a levar o aluno a percebê-la em diferentes situações de sua realidade. No entanto, segundo Corts e Vega (2006), tal fato não se verifica, são inúmeras as vezes que ouvimos alunos a questionar o ensino da matemática, pondo até em dúvida a utilidade dessa disciplina para o cotidiano. Desse modo é que busco responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma os professores da pré-escola poderão melhorar o ensino de matemática de modo a torna-la mais perceptível no dia-a-dia? Com base no tema procurei buscar conhecimentos importantes para entender como lidar com a matemática na pré-escola, considerando que deve ser necessário utilizar métodos que possam mostrar a importância desta disciplina desde os primeiros anos escolares. São nos primeiros anos que os alunos adquirem base que lhe darão suporte para adquirir conhecimentos matemáticos. Segundo Maia (2008) os anos iniciais tem que receber professores capacitados e prontos para lidar com todas as dificuldades da matemática, pois os professores têm que estar preparados para darem esse suporte desde a pré- escola até os anos finais da carreira escolar. Assim o ensino aprendizagem da matemática na pré-escola deve ser trabalhado com várias metodologias de forma a despertar o interesse dos alunos. 11 Nesse nível eles devem iniciar a criação de uma visão pela utilidade da matemática no cotidiano, valorizando situações-problema que possam ser resolvidas através da matemática, criando gosto pela mesma e o incentivo de atitude investigativa diante da aprendizagem matemática. Nesse contexto, esta pesquisa justifica-se por investigar o ensino e aprendizagem de matemática no nível da pré-escola. O fruto de tal estudo poderá ser importante para subsidiar possíveis intervenções didático- pedagógica na construção de projetos de ensino para tal âmbito educacional. É importante que se tenha o cuidado com o ensino aprendizagem da matemática na pré-escola. São nesses primeiros anos que os alunos adquirirão as bases que lhe darão suporte para obter conhecimentos matemáticos e, com o passar dos anos, ganharem gosto e interesse pela disciplina. Isso fará com que o aluno não leve para sua vida obstáculos de maneira que possam ser problemas na vida escolar do mesmo. Assim, deve-se dar a devida importância à precoce familiarização das crianças com a matemática, devendo este contato ser iniciado no pré-escolar, onde “as crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivencias do dia-a-dia” (BRASIL, 1997, p. 73). Nesse conjunto e a partir de uma pesquisa predominantemente qualitativa (MALHEIROS, 2011), o objetivo maior desta pesquisa é verificar de que forma o professor pode usar métodos para ensinar a matemática na pré- escola. Especificamente, tenho por intensão: compreender a importância da matemática desde a pré-escola; avaliar o ensino da matemática na pré-escola e verificar as possibilidades de como melhorar o ensino da matemática nesse nível. 12 Sendo assim, este trabalho está organizado em duas partes. No primeiro capítulo apresentaremos uma discussão teórica sobre como se ensina matemática na pré-escola. Enfatizaremos a importância de jogos e resolução de problemas como alternativas metodológicas, o papel do educador matemático na pré-escola e a importância do conceito de número nesse nível de ensino. No segundo capítulo apresentaremos a pesquisa de campo, com a exposição do problema de pesquisa, local e sujeitos, procedimentos para coleta e interpretação de dados e discussão dos resultados. Finalizaremos o trabalho com nossas considerações finais. 15 Compreende-se que os jogos educativos também são ferramentas importantes na aprendizagem das crianças, através dos jogos a criança constrói competências e habilidades, os jogos trazem materiais para a prática educativa onde esses facilitam a aprendizagem significativa. Unindo-se o jogo e o lúdico facilitando a interação da criança com o meio onde está sendo feito esse ensino aprendizagem. Ao trabalhar com os jogos matemáticos percebe-se que ele desenvolve um papel importante onde ele constrói o pensamento matemático, nessa fase do desenvolvimento que a criança usa o seu imaginário infantil através dos objetos simbólicos estes que pedagogicamente desenvolvem e integram a criança. (KISHIMOTO, 2008). A aprendizagem da matemática na pré-escola de forma geral é uma realidade encarada por cada criança, sendo essa aprendizagem significativa e que possa contribuir para o desenvolvimento atualizado da matemática, criando visão em cima de contextos de aprendizagens. 1.2. Qual o papel do educador na pré-escola? O educador tem um papel fundamental na formação das crianças da pré- escola, pois tem a responsabilidade de criar e fornecer um ambiente agradável para que as crianças tenham condições de desenvolver uma boa aprendizagem. Esse educador precisa estar preparado a ter habilidade para trabalhar adequadamente no espaço que lhe oferece, utilizar os materiais de forma correta, saber organizar jogos e brincadeiras de forma que possa desenvolver as capacidades cognitivas das crianças. O educador tem o papel importante de estimular o desenvolvimento global da criança. Além disso ele deve respeitar a característica individual de 16 cada criança, observando o desenvolvimento que favorece a aprendizagem significativa e diferenciada. É necessário que o educador tenha uma postura exemplar para que possa ter um bom relacionamento com as crianças, esse precisa desenvolver um processo educativo que possa estimular a curiosidade de cada criança para a educação pré-escolar. (BRASIL, 1997). Segundo Oliveira e Moreira (2003), o educador precisa estar preparado, com seu planejamento onde suas experiências e práticas estejam adequadas ao nível das crianças para que possa trabalhar com os materiais, alcançando o raciocínio lógico de cada um. O educador é responsável pelo desenvolvimento das crianças fazendo com que elas possam refletir em relação a sua própria ação. A criança precisa ficar livre para raciocinar, sendo que a ajuda do adulto é importante nesse processo de desenvolvimento. Ao raciocinar por conta própria, a criança percebe que está adquirindo suas próprias experiências, a criança percebe a importância do seu trabalho, isso faz com que ela tenha prazer em voltar à escola e encontrar o educador sempre preparado para ajudar e tirar suas dúvidas e lhe mostrar novas experiências, porque no processo de ensino aprendizagem na pré-escola é o educador que faz a mediação na construção do conhecimento, por esse motivo o educador tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças iniciantes. Elas constroem aprendizagem com a ajuda das outras pessoas. No caso, são os educadores que estão ao lado dessas crianças para ajudar em seus crescimentos e fazer com que elas consigam sua independência na sala de aula. Para isso, o educador deve procurar mostrar confiança e segurança na forma que é repassando o conteúdo, e na forma de se expressar, porque o educador 17 deve encontrar meios de se expressar conforme a faixa etária que está sendo trabalhada. 1.3. Trabalhando com os números na pré-escola Os números estão por todo lado, mas as crianças precisam ser ensinadas a observar esses números no dia-a-dia. Nesse sentido, os materiais concretos são importantes para que as crianças possam visualizar os números nos objetos físicos. A criança organiza esses objetos mentalmente, ela começa a ter ideia de quantidade porque grava mentalmente as quantidades anteriores aos números já trabalhados. Nessa faixa etária as crianças não devem ser levadas a assimilar o conceito de número, mas a entender o que eles representam. Para isso, o educador deve trabalhar com variedade de atividades. Segundo Giovancarli (2014), elas vão construindo um conceito de número através de um processo lento, muita das vezes os jogos são mais apropriados para atividades de manipulação. Atividades como: brincadeiras livres com os objetos, blocos e outros materiais podem fazer a criança observar a diferença e a semelhança nas formas, tamanhos nas cores. Através dessas ideias matemáticas começa a compreender melhor a observar também que a matemática é útil no cotidiano. É necessário que se tenha uma sala de aula organizada em que a criança possa ter contato com os números como calendário, jogos, na contagem das carteiras, na organização dos grupos, também fazer aulas diversificadas, como levar as crianças a passeios para observar número das casas, levar aos supermercados, mostrar os preços dos objetos e outros materiais das prateleiras. 20 efeito. Alguns passos são indicados para uma abordagem desse tipo: definir o problema de pesquisa na forma de um caso; limitar o caso a uma unidade individual; estruturar o instrumento de coleta de dados, orientando-se pelas limitações de tempo e espaço; coletar dados e analisar os dados (MALHEIROS, 2011). 2.3. Lócus e sujeitos da pesquisa A referida pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “São Benedito”, que está localizada na Comunidade Silêncio no Município de Óbidos-Pa. A escola possui 05 salas de aula, 02 banheiros, 01 secretaria, 01 cozinha e 01 área coberta. No terreno da escola encontramos 01 horta do projeto Mais Educação (projeto do governo federal cujo objetivo é incentivar o tempo integral nas escolas) e 01 construção em madeira para abrigar tal projeto. No mesmo terreno está ocorrendo a construção de uma nova escola de ensino infantil ao fundamental maior. Figura 1. Vista frontal da escola São Benedito, Óbidos-Pa, 2014. Os sujeitos da pesquisa foram aproximadamente 30 alunos da pré- escola e 02 professoras que estão atuando nessas turmas. A faixa etária dos 21 alunos foi em média 04 a 05 anos. Os professores possuem idade média de 30 anos, com tempo de magistério médio de 12 anos. 2.4. Procedimentos para coleta e interpretação de dados Primeiramente, fez-se observação da rotina dos alunos e professores do pré-escolar com o objetivo de detectar as principais dificuldades das crianças e também os obstáculos encontrados pelos professores para ensinar matemática para esse público infantil. A observação ocorreu ano de 2013. Nessa época eu estava trabalhando numa turma do 1º ano do ensino fundamental que ficava ao lado da sala do pré-escolar. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 07 perguntas abertas (anexo I). Para Malheiros (2011), o questionário é muito comum para a coleta de dados em pesquisas das ciências humanas ou sociais quantitativas. É constituído por um conjunto de perguntas agrupadas que trazem as possíveis respostas ou hipóteses previstas por quem o desenvolveu. O questionário aplicado tinha o objetivo de verificar as percepções dos professores sobre o uso do lúdico e outras alternativas de ensino de matemática no pré- escolar. Para interpretar os dados coletados recorreu-se à análise do discurso a partir de quatro momentos principais (MORAES, 2003): i) Desmontagem dos textos (fragmentação do texto para se buscar atingir uma unidade de base); ii) Estabelecimento de relações ou categorização (propostas de relações entre as unidades de base); iii) Captação do novo emergente (nova compreensão do todo) e iv) Auto-organização (produção do metatexto). Utilizou-se ainda o computador para a construção do relatório por meio do Office Word no sistema operacional Windows. 22 2.5. Resultados e discussões Durante a fase de observação, que ocorreu no ano de 2013, tive algumas perguntas principais:  Como os professores da pré-escola trabalham?  Como os alunos aprendem?  Quais as principais dificuldades tanto dos alunos quanto dos professores da pré-escola?  O que poderia ser feito para melhorar o ensino de matemática para as crianças? Observei que os professores utilizavam predominantemente a forma tradicional de ensino. A rotina deles era mais ou menos a seguinte: chegavam na sala de aula, davam o bom dia, conversavam um pouco com as crianças e realizavam diversas brincadeiras como metodologia de ensino-aprendizagem. Não inovavam, não utilizavam jogos, muitas vezes ficavam sentados enquanto as crianças ficavam brincando e correndo livremente pela escola. Notei que os professores não davam muita importância às crianças, não passavam tarefas com objetivos matemáticos para as crianças. Muitas vezes diziam que a educação infantil era apenas para brincar, então as crianças estavam ali somente para essa atividade, faziam muitos desenhos e pinturas. Achei um absurdo esse comportamento dos professores. Já que são crianças iniciantes na vida estudantil, elas estariam perdendo uma oportunidade de aprendizagem, uma vez que é na pré-escola que se deve iniciar a aprendizagem de conhecimentos sistematizados (BRASIL, 2001). Então deveria ser feito um trabalho que tivesse um objetivo de aprendizagem matemática e não 25 P1 ressalta a importância do professor no sentido de favorecer a investigação em sala de aula e a construção significativa de conceitos matemáticos. P2 fala sobre o uso do lúdico para promover a formação do conceito de número entre as crianças do pré-escolar. Nota-se que os professores têm consciência da importância de seus papéis enquanto favorecedores da aprendizagem e que esta torna-se significativa quando realizada por meio de atividades investigativas e dinâmicas. No entanto, as observações feitas em sala de aula mostraram que os professores quase não inovam em suas aulas, limitando-se a aulas nos moldes tradicionais. 4ª) Qual a importância de brincar com a matemática no ensino da pré- escola? P1 Brincar é importante para o desenvolvimento, construção ou potencialização de conhecimentos da criança. Muitas vezes aprende-se a matemática brincando com jogos, brinquedos ou materiais didáticos que dão suporte para a aprendizagem. P2 A importância é mostrar a criança que na matemática os números estão no dia-a-dia e brincar instigar a curiosidade da criança em aprender brincando; Na visão dos professores, a brincadeira é um instrumento potencializador e instigador da aprendizagem matemática. O brincar caracteriza-se como a principal atividade da criança na pré-escola. O uso de materiais manipuláveis ou concretos pode favorecer a aquisição do conceito de número pelas crianças. Os professores entrevistados apontam conhecer a importância pedagógica que os jogos e brincadeiras possuem nesse nível escolar. 26 5ª) Como a utilização de jogos matemáticos podem favorecer a aprendizagem das crianças na pré-escola? P1 A utilização de jogos matemáticos nas atividades pedagógicos podem favorecer a aprendizagem, desde que a participação ou a manipulação das crianças em contato com determinados jogos seja de maneira planejada e orientada pelo educador. Pode-se dizer ainda, que a utilização de jogos tem que ter uma finalidade de aprendizagem, onde a criança adquira algum tipo de conhecimento, relação ou atitude. P2 Favorece por que os jogos são metodologias que desenvolvem o raciocínio lógico da criança, atenção, estimula o interesse em participar e assim a aprendizagem acontece. Aos poucos a criança saberá contar e reconhecer números. Tanto para P1 quanto para P2 os jogos e brincadeiras podem favorecer a aprendizagem matemática. Chama a atenção o relato de P1 quando este afirma que é necessário planejar a atividade para que se tenha uma finalidade subjacente aos jogos e brincadeiras. As atividades com jogos devem ser bem planejadas para que se possa avaliar quais conceitos matemáticos serão desenvolvidos pelas crianças. Apesar da necessidade de se ter objetivo claro e bem definido no trabalho com jogos matemáticos, a pesquisa de campo mostrou que os professores deixam as crianças brincando livremente pela escola sem dar orientação adequada que levem à aquisição de conhecimentos matemáticos. 6ª) Na sua opinião o que pode ser melhorado para o ensino da matemática na pré-escola? P1 Acredito que para a criança aprender e adquirir conhecimentos matemáticos é preciso que haja gosto, prazer e vontade em aprender, para isso o professor (educador) da pré-escola precisa desenvolver e trabalhar com a atividade lúdicas bem planejadas e intencionadas, utilizar diversos jogos que também possam contribuir para a aprendizagem. 27 P2 É ter material didático que possa estar sendo trabalhado a matemática na pré-escola. A questão de jogos didáticos em que a criança possa ter contato. Esse material a pré-escola não tem. O professor que tem que estar confeccionando esse materiais para trabalhar com as crianças. Uma sala adequada para a Educação Infantil e equipada com materiais apropriados a criança. Para P1, as atividades pedagógicas na pré-escola precisam ter uma intenção de ensino-aprendizagem bem definida para melhorar a aprendizagem nesse nível de ensino. P2 dá importância aos materiais didáticos que precisam ser adequados para esse nível de ensino e argumenta que a escola não disponibiliza tais materiais, ficando por conta do professor a construção dos mesmos. Ressalta-se que na pesquisa de campo verificou-se que os professores quase não inovavam em suas aulas, usando predominantemente pinturas e algumas brincadeiras livres como método de ensino-aprendizagem. 30 tem um delicado processo de aprendizagem onde o aluno vai adquirindo práticas educativas que começam na pré-escola e continuam no ensino fundamental e vão se aprofundar até a Universidade. Nesse sentido, minha sugestão aos professores entrevistados é que comecem a fazer uso de problemas práticos do dia-a-dia como alternativa a algumas brincadeiras e pinturas que podem não estar mais motivando a criança na aprendizagem matemática. 31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Organização Curricular e Programas do Ensino Básico – 1º Ciclo. Ministério da Educação, 2004. BRASIL. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Ministério da Educação, 1997. CALDEIRA, M. F. Aprender a Matemática de uma Forma Lúdica. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2009. CORTS, A. V.; VEGA, M. L. C. Matemática para aprender a pensar. Porto: ASA, 2006. GIOVANCARLI, L. Os números e a pré-escola. Disponível em http://cmais.com.br/os-numeros-e-a-pre-escola. Acesso em 25 de julho de 2014. KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993. PALHARES, P. Elementos de matemática para professores do ensino básico. Lisboa: Lidel, 2004.
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