SLIDE COMPETÊNCIA INFORMACIONALcoreto

SLIDE COMPETÊNCIA INFORMACIONALcoreto

Secretário Executivo vinculado a informação e comunicação

Universidade Federal da Bahia

Dupla: Ana Carolina e Taís Teles

Docentes: Jussara Borges e Daniel

Competência Informacional – 2014.2

Conquista do Secretário Executivo

  • “Hoje, pode-se comprovar que o secretário assume uma posição independente mostrando qualidade, conhecimento, tem um bom relacionamento interpessoal, sabe delegar responsabilidades, é empreendedor, facilitador, consultor e inovador, que gera resultados.”

Mudanças ocasionam adaptações

  • Competências e habilidades para atender a demanda do mercado:

  • Competência comunicacional

  • Competência informacional

Competência em comunicação

A comunicação está relacionada como uma competência social e profissional, que Fleury (2001, p. 22) define como:

“Compreender, processar, transmitir informações e conhecimentos, assegurando o entendimento da mensagem pelos outros.”

Por isso, para um profissional ser competente ele necessita saber comunicar-se.

Competência em comunicação

  • A comunicação é uma troca de informações e conhecimentos.

  • Auxilia e é essencial no trabalho do profissional de Secretariado.

  • É a base das relações internacionais dentro das multinacionais.

  • O profissional de secretariado executivo necessita possuir domínio de outros idiomas.

O que são as Relações Internacionais ?

Carvalho define as relações internacionais como: “[...] as relações que as empresas praticam no intercâmbio cultural, econômico ou em negócios entre empresas ou governos. Constituem atividades ligadas ao comércio internacional, que passam por conjunturas econômicas, geopolíticas e sociais.” (2004, p. 82).

Habilidades da comunicação

4 maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação

1. Nunca fale junto com as pessoas

2. Nunca termine a frase das outras pessoas

3. Ouça ativamente

4. Mantenha contato visual

Elementos da Competência em Informação

  • Investigar uma informação pensando-a criticamente

  • Tomar decisões embasadas

  • Aprender a aprender

  • Construir conhecimento

  • Aplicar esses conhecimentos as situações

O Secretário domina Informação

  • “Para vencer no mundo dos negócios, é preciso saber obter a informação como ferramenta estratégica de competitividade. Precisamos saber onde encontrar a informação, como apresentá-la e como usá-la, assim como é fundamental conhecê-la.”

Referências

  • SABINO, R. F.; ROCHA, F. G. Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

  • JORNAL DO EMPREENDEDOR. 5 maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação. 2012. Disponível em: <http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/5-maneiras-de-melhorar-suas-habilidades-de-comunicacao#.VIXOFdLF-n0>. Acesso em: 07 dezembro 2014.

  • E6 A06- PROFISSIONAL DE SECRETARIADO: competências e habilidades no mundo corporativo. 2012. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/e6-a06-profissional-de-secretariado-competencias-e-habilidades-no-mundo-corporativo/> Acesso em : 02 dezembro de 2014

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