Operações Gerenciais na Coordenação RH

Operações Gerenciais na Coordenação RH

Operações Gerenciais na Coordenação de RH

Claudia Faria w.mc-consultoria.com

Jornalismo

Pós Graduada em Gestão de Pessoas

Especialização em Pedagogia Especialização em Alfabetização e Letramento

Atividade

Vamos nos conhecer?

Conteúdo Programático

•Operações •Tarefas

•Rotina da área RH

•Impactos

•Responsabilidades

Referência Bibliográfica

ARAÚJO, Luis César. Gestão de Pessoas, Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo: Atlas, 2006

LIMONGI, Ana Cristina. Práticas de Recursos Humanos, conceitos, ferramentas e procedimentos. Atlas, 2007

Bergamini, Cecília Witaker. Líder Eficaz. Rio de Janeiro: Atlas, 2002

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MILKOVICH, George T. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

ROBBINS, Anthony. Poder Sem Limites. Rio de Janeiro: BestSeller , 2007 SCHULER, Maria. Comunicação Estratégica. São Paulo: Atlas, 2004

RH

Conceitos

Responsável por: seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

Conceitos Conceitos

Modelos de RH Modelos de RH

Modelos de RH Modelos de RH

Conceitos Conceitos

Conceitos Conceitos

Conceitos

Recursos Humanos

O Mundo mudou

As empresas mudaram A área de RH mudou

Conceitos Conceitos

Responsabilidades

O que as grandes empresas praticam na atualidade

1. Realizar consultoria interna. Os profissionais de RH não devem fazer a gestão das pessoas na empresa porque os gestores, sim, devem fazer este trabalho porém sua função é orientá-los e apoiá-los, como consultores internos, sobre o que fazer para gerir sua equipe de forma sustentável e eficaz.

Responsabilidades

2. Levar aos gestores o benchmark das “melhores práticas” e ferramentas

de gestão de pessoas, bem como as informações sobre como utilizá-las, e formar parcerias com empresas especializadas no assunto que podem fornecer o conhecimento que a organização precisa e não possui internamente.

Responsabilidades

3. Montar os processos de gestão de pessoas (não necessariamente realizar este trabalho, mas coordená-lo), juntando todos os resultados processados e obtidos pelos gestores de cada equipe e avaliando os saldos de cada um.

Responsabilidades

4. E, por fim, capacitar os gestores sobre como utilizar estes processos, esclarecendo a conexão que existe entre seus resultados (competências, indicadores de desempenho, etc) e o planejamento estratégico da organização.

Atividade

Dinâmica

Desafio Cores 2_Gestão Desempenho

O papel do RH Estratégico O papel do RH Estratégico

O papel do RH Estratégico O papel do RH Estratégico

O papel do RH Estratégico O papel do RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

RH Estratégico RH Estratégico

Tendências RH

•Maior alinhamento com os objetivos e as estratégias da empresa;

•Participação importante nos processos de mudança (Qualidade e Produtividade);

•Apoio efetivo no desenvolvimento das habilidades gerenciais;

•Maior foco no desenvolvimento dos funcionários;

•Terceirização de algumas funções;

•Descentralizações de funções e migrações para as áreas operacionais (ações de liderança, times auto gerenciáveis).

TRABALHO: Reprodutibilidade Rigidez Divisão de tarefas Liderança autoritária Formação

Hierarquia vertical Centralização Acúmulo de funções

Foco no capital Teorias quantitativas Distância entre capital e trabalho

-Criatividade -Flexibilidade

-Multi especialização

-Aprendizado contínuo

- Redução de níveis hierárquicos -Descentralização e autonomia

-Terceirização

-Foco nos Recursos Humanos -Foco na gestão da informação

-Colaboração, participação

Tendências RH

Organizações flexíveis

•Estimulam ao crescimento pessoal de seus funcionários; •Recompensam o desempenho e a iniciativa;

•Facilitam as estruturas interligadas e multifuncionais;

•Criam visão e valores desafiadores;

•Incentivam qualidade de vida de seus funcionários;

•Permitem flexibilidade de horários ou operações;

•Apoiam centros de desenvolvimento locais (escolas);

•Estimulam o relacionamento informal entre funcionários;

•Proporcionam treinamento e educação para toda a vida;

•Buscam comunicação ágil e clara com funcionários e clientes.

Tendências RH

Conjunto de forças humanas voltadas a atividades produtivas, gerenciais e estratégicas.

Potencial Criatividade

Compromisso

Interação Força de trabalho Inovação

Tendências RH

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