Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

As dificuldades encontradas para trabalhar o ensino da Arte interdisciplinar na escola, Traduções de Artes

Interdisciplinaridade

Tipologia: Traduções

2014

Compartilhado em 29/08/2014

zaira-marliza-11
zaira-marliza-11 🇧🇷

4

(1)

8 documentos

1 / 5

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe As dificuldades encontradas para trabalhar o ensino da Arte interdisciplinar na escola e outras Traduções em PDF para Artes, somente na Docsity! As dificuldades encontradas para trabalhar o ensino da Arte de forma interdisciplinar na escola Prof. Zaira Marliza1 Embora muito se tenha discutido e pesquisado ao longo de décadas sobre a necessidade de se trabalhar o ensino da arte nas escolas, o que ainda observamos é a existência de preconceito sobre o mesmo incutido em educadores de outras áreas. O educador em Arte ainda deve provar que em sua formação de licenciatura não teve como base apenas disciplinas práticas, mas sim, todas as disciplinas pedagógicas exigidas pela legislação vigente. Em algumas escolas a falta de conhecimento a cerca disso, faz com que o professor formado na área precise demonstrar que possuem os mesmos conhecimentos pedagógicos a fins em todas as outras disciplinas. Percebemos que a falta de mais pesquisas sobre a temática, a divulgação das mesmas pelas mídias disponíveis e a conscientização nas escolas se faz urgente. Se firmar como profissional atuante nas questões políticas de algumas escolas ainda requer desgaste dos professores de arte. Desmistificar o fazer, apreciar e contextualizar, a prática artística e diferenciá-la do trabalho manual, arte aplicada e decorativismo torna-se um desafio que deve ser trabalhado todos os dias. Mesmo com a afirmação de que tudo que sabemos sobre a existência do ser humano desde os tempos mais primórdios se deve a comunicação visual deixada por eles. Conforme Martins (p.30, 2009): “Mais do que uma reprodução dos animais selvagens reais, os desenhos da arte rupestre nos falam da sensibilidade visual e da capacidade de abstração do homem pré- histórico”. Essa informação diante dos demais profissionais em muitos casos é ignorada. Exige-se do professore de Arte a explicação e justificativa do seu trabalho a todo o momento. Martins (p.30,2009): “Antes mesmo de saber escrever, o homem se expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte”. Um dos exemplos mais recentes foi um trabalho desenvolvido por esta pesquisadora, na escola estadual em que atua. O trabalho proposto e desenvolvido como atividade prática foi a pintura mural, em consonância com o referencial curricular do Mato Grosso do Sul-MS. A temática trabalhada na teoria foi a Arte na contemporaneidade brasileira nos terceiros anos A e B do Ensino Médio. Nosso objetivo era buscar desenvolver um projeto interdisciplinar com outros professores, mas acabamos por esbarrar em várias questões relatadas a seguir. Dentre as dificuldades para que o trabalho abrangesse outras disciplinas, a primeira delas foi à sugestão de um dos professores, que apresentou uma imagem digitalizada do Artista Pernambucano, erradicado nos estados Unidos, Romero Britto. O educador em questão gostaria que a pintura mural fosse uma cópia de uma das obras do referido artista e não uma criação dos alunos. Se a base para o Ensino da Arte encontra-se na Proposta Triangular2 de Ana Mae Barbosa3 que apresenta três pontos a serem desenvolvidos na disciplina de Arte: ler, fazer e contextualizar. Contribuir para o desenvolvimento criativo, levar o aluno a apreciar a Arte e Contextualizar seus trabalhos são as premissas para se trabalhar com os alunos. “A criação artística envolve aprendizagem”. Martins (p.192, 2009) Talvez por falta de informação ou comodismo, alguns educadores ainda se prendem ao modelo de ensino da Arte que tiveram na infância, sem se preocupar em obter informações que levem ao seu próprio aprimoramento cultural. Reconhecer arte como uma das mais belas expressões humanas é elevar-se no conhecimento da própria identidade: O olhar singular da arte faz conexão com outras áreas de conhecimento, assim espelha em si as contribuições daquelas, transversalizando fronteiras. Neste território, a arte gera conexões que podem abordar conceitos e conteúdos que ultrapassam os limites de seus próprios territórios. (Martins, p.194, 2009)
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved